• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Chorinho....

Gostaria de saber quem curte chorinho, e ate se alguem toca chorinho...
vale lembrar q e um estilo fabuloso, em q surgiram classicos da musica brasileira, como carinhoso, tico-tico no fuba e odeon... e tb mestre da composiçao como pixinguinha e benedito lacerda....
 
Aí cara eu curto escutar chorinho,bossa nova e talz mas num entendo nada disso,meu pai que toca isso("isso" com todo respeito).Meu pai toca violão,flauta doce,acordeon(sanfona) e teclado,toca de saber ler partitura... :mrgreen:
 
Eu tive q pesquisar a respeito de chorinho e modinha para um trabalho da faculdade e fiquei fascinada por estes generos, saum deliciosos de se ouvir e de uma riqueza fora de série!

Existe um cara chamado Baden Powel, q embora tenha um nome meio estrangeiro toca estes generos além de bossa nova e etc.

O cara é extremamente virtuoso com o violão, eu fiquei impressionada com o pouco q ouvi, é altamente recomendável!
 
Eu adoro chorinho. Não tenho muito conhecimento sobre o estilo, mas sempre que passo em algum lugar com roda de choro eu paro pra curtir, e tenho vária sMP 3 do estilo...
 
Pessoalmente e adoro choro, é a música clássica brasileira, tem muita qualidade técnica e melodia. Pra quem não sabe o gênero tem sua origem no Barroco com ritmos populares, um choro propriamente dito é uma especie de Rondò. Gosto principalmente de violão solo como Dilermando, Turíbio Santos toca incrivelmente. Toco um pouco: Marcha dos marinheiros, Tempo de Criança, Magoado, Odeon.
 
Adoro chorinho! o Chorinho remonta a música popular do século XIX. A série Chiquinha Gonzaga constitui formidável experiência no que tange a boa demonstração de chorinho de primeira. Eventualmente, aqui no Rio, há apresentações de bandas de chorinho. A última que assisti foi na PUC ano retrasado, e foi soberba.

Brasileirinho é uma das mais formidáveis músicas instrumentais já criadas aqui no Brasil, é uma das que mais tem a cara do nosso país. E das que melhor nos representam.
 
Existe um cara chamado Baden Powel, q embora tenha um nome meio estrangeiro toca estes generos além de bossa nova e etc.
ele era genial... exelente musico e compositor... meu favorito e o pixinguinha... mas ja citaram odeon por ai q tn e exelente e q eu tb toco... os compositores eu naum sei muito , sei mas as musicas , mesmo...tb tem muito bom q se chama andre com calo no pe... muito bom...
 
depois de 5 anos de aula de cavaquinho cansei dos chorinhos...já toquei e ouvi muito..agora do preferencia ao rock..mas de vez em quando..
 
Rapaz, mas se tem uma coisa que eu não recomendo é o Baden Powell cantando. Porque ele se mostra um violonista genial na hora de cantar, vou dizer... :lol:

Eu sou mais um que só ouço choro quando vejo tocando na rua; quando ia com mais freqüência ao centro da cidade isso era bem mais fácil... mas pra quem gosta, eu acho que o Rio é mesmo o melhor lugar no Brasil. Na Lapa e emSanta Tereza, só não ouve choro quem não quer.

Aliás, já ouviram sobre a discussão entre os próprios 'chorões' sobre ser ou não um "estilo musical"? Porque muitos deles dizem que o choro é apenas uma forma de tocar samba, não exatamente um estilo à parte. Olha, eu acho que concordo, aqui do meu canto.
 
maglor vc concorda com qual...e realmente tem essa discussao, inclusive o pixinguinha ( q apos essa afirmativa deve considerar um estilo) dizia q carinhoso naum era um choinho de verdade pq naum tinha tres partes, e q todo o chorinho q se preze tem q ter 3 partes...
eu acho q e um estilo muito parecido com o samba, mas um estilo diferente...naum ei bem pq eu aho isso , realmente naum tenho argumentos , so acho q e....
 
Cara, geralmente esse estudo sobre estilos musicais, pelo pouquíssimo que eu ouvi sobre, é feito a partir de estudos comparativos. As músicas são transcritas, e depois observa-se se há semelhança na estrutura rítmica. E se você reparar, o ritmo de um samba-enredo daqueles de carnaval encaixa muito bem em choro - claro que o samba-enredo tem um andamento muito mais rápido que a maioria dos choros, mas o ritmo é bem parecido.

Por isso que eu acho que sim, é um jeito refinado de tocar samba. Até porque nós chamamos de choro um determinada combinação de instrumentos tocando determinadas músicas bem típicas. É uma flauta transversa ou clarineta, um ou mais violões, pandeiro, cavaquinho(ou banjo), e tá pronta a roda. :P
 
mas maglor, talvez uma comparaçao com samba de raiz ate vai (se vc lembrar alguns chorinhos como tico-tico no fuba e ate brasileirinho ja ganharam letras) , mas samba enredo passa longe... outra batida outro ritmo
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo