1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Chorinho....

Tópico em 'Música' iniciado por the lonely bard, 19 Jan 2004.

1. the lonely bard

the lonely bard Usuário

Gostaria de saber quem curte chorinho, e ate se alguem toca chorinho...
    vale lembrar q e um estilo fabuloso, em q surgiram classicos da musica brasileira, como carinhoso, tico-tico no fuba e odeon... e tb mestre da composiçao como pixinguinha e benedito lacerda....

2. Magangster®

Magangster® Usuário

Aí cara eu curto escutar chorinho,bossa nova e talz mas num entendo nada disso,meu pai que toca isso("isso" com todo respeito).Meu pai toca violão,flauta doce,acordeon(sanfona) e teclado,toca de saber ler partitura... :mrgreen:

3. Urd Sama

Urd Sama I can't contain myself anymore

Eu tive q pesquisar a respeito de chorinho e modinha para um trabalho da faculdade e fiquei fascinada por estes generos, saum deliciosos de se ouvir e de uma riqueza fora de série!

Existe um cara chamado Baden Powel, q embora tenha um nome meio estrangeiro toca estes generos além de bossa nova e etc.

O cara é extremamente virtuoso com o violão, eu fiquei impressionada com o pouco q ouvi, é altamente recomendável!

4. Knolex

Knolex Well-Known Member In Memoriam

Eu adoro chorinho. Não tenho muito conhecimento sobre o estilo, mas sempre que passo em algum lugar com roda de choro eu paro pra curtir, e tenho vária sMP 3 do estilo...

5. -Feanor-

-Feanor- Usuário

Pessoalmente e adoro choro, é a música clássica brasileira, tem muita qualidade técnica e melodia. Pra quem não sabe o gênero tem sua origem no Barroco com ritmos populares, um choro propriamente dito é uma especie de Rondò. Gosto principalmente de violão solo como Dilermando, Turíbio Santos toca incrivelmente. Toco um pouco: Marcha dos marinheiros, Tempo de Criança, Magoado, Odeon.

6. Eru- o Ilúvatar

Eru- o Ilúvatar Usuário

Adoro chorinho! o Chorinho remonta a música popular do século XIX. A série Chiquinha Gonzaga constitui formidável experiência no que tange a boa demonstração de chorinho de primeira. Eventualmente, aqui no Rio, há apresentações de bandas de chorinho. A última que assisti foi na PUC ano retrasado, e foi soberba.

Brasileirinho é uma das mais formidáveis músicas instrumentais já criadas aqui no Brasil, é uma das que mais tem a cara do nosso país. E das que melhor nos representam.

7. the lonely bard

the lonely bard Usuário

ele era genial... exelente musico e compositor... meu favorito e o pixinguinha... mas ja citaram odeon por ai q tn e exelente e q eu tb toco... os compositores eu naum sei muito , sei mas as musicas , mesmo...tb tem muito bom q se chama andre com calo no pe... muito bom...

8. renanka

renanka Usuário

depois de 5 anos de aula de cavaquinho cansei dos chorinhos...já toquei e ouvi muito..agora do preferencia ao rock..mas de vez em quando..

9. Maglor

Maglor Lacho calad! Drego morn!

Rapaz, mas se tem uma coisa que eu não recomendo é o Baden Powell cantando. Porque ele se mostra um violonista genial na hora de cantar, vou dizer... :lol:

Eu sou mais um que só ouço choro quando vejo tocando na rua; quando ia com mais freqüência ao centro da cidade isso era bem mais fácil... mas pra quem gosta, eu acho que o Rio é mesmo o melhor lugar no Brasil. Na Lapa e emSanta Tereza, só não ouve choro quem não quer.

Aliás, já ouviram sobre a discussão entre os próprios 'chorões' sobre ser ou não um "estilo musical"? Porque muitos deles dizem que o choro é apenas uma forma de tocar samba, não exatamente um estilo à parte. Olha, eu acho que concordo, aqui do meu canto.

10. the lonely bard

the lonely bard Usuário

maglor vc concorda com qual...e realmente tem essa discussao, inclusive o pixinguinha ( q apos essa afirmativa deve considerar um estilo) dizia q carinhoso naum era um choinho de verdade pq naum tinha tres partes, e q todo o chorinho q se preze tem q ter 3 partes...
    eu acho q e um estilo muito parecido com o samba, mas um estilo diferente...naum ei bem pq eu aho isso , realmente naum tenho argumentos , so acho q e....

11. Maglor

Maglor Lacho calad! Drego morn!

Cara, geralmente esse estudo sobre estilos musicais, pelo pouquíssimo que eu ouvi sobre, é feito a partir de estudos comparativos. As músicas são transcritas, e depois observa-se se há semelhança na estrutura rítmica. E se você reparar, o ritmo de um samba-enredo daqueles de carnaval encaixa muito bem em choro - claro que o samba-enredo tem um andamento muito mais rápido que a maioria dos choros, mas o ritmo é bem parecido.

Por isso que eu acho que sim, é um jeito refinado de tocar samba. Até porque nós chamamos de choro um determinada combinação de instrumentos tocando determinadas músicas bem típicas. É uma flauta transversa ou clarineta, um ou mais violões, pandeiro, cavaquinho(ou banjo), e tá pronta a roda. :P

12. Maldito`Tuelho

Maldito`Tuelho Usuário

Falando em Baden Powell, ouçam "Berimbau"; não é chorinho, mas é bom também :mrgreen:

13. the lonely bard

the lonely bard Usuário

mas maglor, talvez uma comparaçao com samba de raiz ate vai (se vc lembrar alguns chorinhos como tico-tico no fuba e ate brasileirinho ja ganharam letras) , mas samba enredo passa longe... outra batida outro ritmo

Compartilhar