• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Chorar em demasia = imaturidade emocional?

Itarillë

Usuário
Quando a pessoa chora, creio eu que seja mais para comover os outros com seu sofrimento. As pessoas, assim, acabam sendo egoístas quando choram, pois só pensam nos seus sentimentos, sendo que com certeza deve haver alguém muito pior.

Quando você chora, portanto, está sofrendo de auto-piedade. Pois fica tão comovido com o próprio sofrimento que acaba chorando. Mas se você chora, dependendo do motivo, é porque você é um imaturo. Porque, se há tanta gente pior, e você fica aí chorando apenas para comover os outros, o que não vai adiantar muito?

O que vocês acham disso? Chorar é ou não é um ato realmente egoísta?
 
Não acho que a gente chore para comover os outros. Em algumas ocasiões, talvez, mas normalmente não. Pelo menos comigo é assim. Além disso o choro é normalmente algo incontrolável e não uma coisa planejada pra se tornar alvo da piedade de outros.

Acredito no entanto que em algumas ocasiões a essa sua idéia se aplica. Em alguns momentos o choro pode ser um instrumento para atrair a atenção de outros. É uma forma de fazer com que as outras pessoas lhe perguntem "O que houve? Por que você está triste?". Nada mais comum na alma humana do que lutar pela atenção dos outros. Não considero egoísmo.
 
Itarillë disse:
Quando a pessoa chora, creio eu que seja mais para comover os outros com seu sofrimento.

E quando vc chora sozinho???????Como vai comover os outros?

Nem todos choram pq querem,às vezes o cara tenta segurar e não consegue...discordo q seja para comover os demais,sendo q até humilhante isso é...a não ser q vc se refira à crianças pedindo um brinquedinho.
As pessoas, assim, acabam sendo egoístas quando choram, pois só pensam nos seus sentimentos, sendo que com certeza deve haver alguém muito pior.
E daí q há alguém muito pior?Há alguém muito melhor tb!Vc quer oque?Que o cara chore só pelos q estão piores q ele?Mas os q estão piores q ele ainda assim estarão bem melhores q outros...
 
E daí q há alguém muito pior?Há alguém muito melhor tb!Vc quer oque?Que o cara chore só pelos q estão piores q ele?Mas os q estão piores q ele ainda assim estarão bem melhores q outros...

Beleza.

Mas a gente não se comove com o sofrimento dos outros. Isso mostra que a gente não está nem aí pros que estão embaixo, apenas pros que estão em cima, pra gente ficar igual eles.

Chorar sozinho? Tudo bem, aí não. Mas não seria um caso de querer comover cada vez mais a si mesmo? Eu tenho dó de mim, oh coitado de mim...
 
Itarillë disse:
Mas a gente não se comove com o sofrimento dos outros.

Comove sim. Podemos ser centrados nas nossas emoções, mas a atitude humana não é de total indiferença (ou ódio) com os outros.

Isso mostra que a gente não está nem aí pros que estão embaixo, apenas pros que estão em cima, pra gente ficar igual eles.

Além do que eu já disse acima, esse comportamento é natural do ser humano. A não ser que seja em alguma parte da sociedade de castas, todos querem subir porque não querem sofrer. Sabem que sofrer é ruim.

Esse é o ponto. Não é uma questão de se preocupar com os que estão piores. Eu não gostaria de sofrer alguma dor mesmo que exista alguém sofrendo uma dor bem pior.

Chorar sozinho? Tudo bem, aí não. Mas não seria um caso de querer comover cada vez mais a si mesmo? Eu tenho dó de mim, oh coitado de mim...

Ninguém chora porque quer.

Nem tudo o que fazemos é consciente. Se eu quiser ficar feliz, não ficarei - posso demonstrar felicidade, mas posso não estar. Não tem como mandar uma mensagem para o cérebro "faça eu chorar". O choro é mais como algo involuntário.
 
Mas a gente não se comove com o sofrimento dos outros.
Não sei vc,mas às vezes eu fico comovido sim...
Mas não seria um caso de querer comover cada vez mais a si mesmo? Eu tenho dó de mim, oh coitado de mim...
Concordo,é sim,mas devemos pensar em nós mesmos,faz parte...eu pelo menos prefiro ter peninha de mim mesmo q dos outros.
Não tem como mandar uma mensagem para o cérebro "faça eu chorar". O choro é mais como algo involuntário.
Claro q tem!É só ficar pensar em coisas tristes,vc controla seus pensamentos:pode agora mesmo ir pra cama pensar em sua vida infeliz ou abrir uma janela aí no pc e ler umas piadas...como acha q os atores choram então?
 
Serious_Heero disse:
Claro q tem!É só ficar pensar em coisas tristes,vc controla seus pensamentos:pode agora mesmo ir pra cama pensar em sua vida infeliz ou abrir uma janela aí no pc e ler umas piadas...

Isso é indireto. No caso, o pensamento faz com que a pessoa fique triste ou as piadas façam a pessoa rir (mas isso não garante felicidade). Mas eu estava falando de mandar um comando direto que criasse essas emoções.

como acha q os atores choram então?

Isso é a tal demonstração de que eu falei no meu post anterior.
 
Perdão, mas a proposta inicial deste tópico parece-me carregada de um certo desrespeito para quem chora.

É fato que existem os que choram para chamar atenção para si, bem como os que choram sinceramente.

Demonstrações legítimas de emoção devem ser consideradas; nem todos "fingem".

Por fim, eu não choro faz 11 anos.
 
Claro que alguém pode chorar pra enganar outras pessoas, ou simplesmente pra chamar atenção, mas quem faz essas coisas geralmente são só as crianças.

Quem tem pena de si mesmo é porque tem problema de auto-estima, e mesmo assim acho difícil alguém chorar por isso. Quando alguém se faz de vítima é pra dramatizar, pra parecer que o problema é maior do que realmente é. Mas não creio que uma pessoa possa acreditar nisso o suficiente pra chorar.

Quando o choro é natural, é porque a pessoa está muito triste ou muito feliz.

Não tem essa de chorar pra comover os outros, pra chamar atenção ou por egísmo. Isso é querer complicar o que é simples.
 
Aliás me veio agora uma curiosidade antiga e só quem é ator, pode responder: Como atores fazem para chorar em cena? Principalmente no teatro, que tem recursos diferentes da tv?

Acredito que eles também induzem ao choro, nas platéias.
 
Ka Bral disse:
Perdão, mas a proposta inicial deste tópico parece-me carregada de um certo desrespeito para quem chora.

De jeito nenhum. Eu, quando fico sem chorar durante um mês, fico feliz.

Fiz esse tópico pensando na minha própria atitude, mas inconsciente. Tipo, não é aquela coisa de "Nossa, vou chorar só praquele fulano me dar atenção", mas por você fazer isso quase inconscientemente, do mesmo jeito que um reflexo, já que, como o Nob disso, é quase incontrolável.

Pronto, acho que agora expliquei melhor.

E quanto ao se comover com o sofrimento dos outros: sim, a gente se comove, mas nunca se comove mais com a dor dos outros do que com a nossa prórpia. A gente faz isso pra parecer humano e altruísta, até pras nossas próprias consciências. Um calo seu te dói muito mais do que a fome das criancinhas lá na China ou na Etiópia.
 
Itarillë disse:
Fiz esse tópico pensando na minha própria atitude, mas inconsciente. Tipo, não é aquela coisa de "Nossa, vou chorar só praquele fulano me dar atenção", mas por você fazer isso quase inconscientemente, do mesmo jeito que um reflexo, já que, como o Nob disso, é quase incontrolável.

Sim, mas isso é inerente ao ser humano. Não dá pra tirar como se tira uma dor de cabeça.

Mas eu garanto que uma das coisas menos importantes na ocasião do choro é a possibilidade de alguém dar atenção. A não ser em casos em que a pessoa queira mesmo fazer isso, mas aí ela só estará fingindo, como eu falei.

E quanto ao se comover com o sofrimento dos outros: sim, a gente se comove, mas nunca se comove mais com a dor dos outros do que com a nossa prórpia. A gente faz isso pra parecer humano e altruísta, até pras nossas próprias consciências. Um calo seu te dói muito mais do que a fome das criancinhas lá na China ou na Etiópia.

Mas é lógico. Se eu ficar me importando para cada problema externo da vida, não farei nada para reparar os meus.

Claro que também tem os casos em que a pessoa não se preocupa mesmo quando não tem nenhum problema (algo praticamente impossível hoje em dia), mas aí não tem nada a ver com choro ou algo assim.
 
Mas é lógico. Se eu ficar me importando para cada problema externo da vida, não farei nada para reparar os meus.
Então. Egoísmo.

Somos todos muito, mas muito egoístas. Se não fôssemos, ligaríamos pros problemas dos outros tanto quanto pros nossos.

"Ah, mas os outros lá vão ligar pros meus?"

Porque eles também são egoístas.

Quando a gente por um acaso liga pros problemas dos outros, é porque de alguma forma está achando que eles também podem atingir a gente. Isso é empatia.
 
Todo mundo tem pelo menos algo de egoísmo.

Mas isso também é natural. Criticar não vai mudar em nada (embora possa diminuir o egoísmo a curto prazo).
 
Nada a ver chorar pra comover os outros! Chorar eh uma maneira de descarregar os sentimentos, sejam eles mto ruins ou mto bons! Eu odeio chorar na frente das pessoas, mas como já disseram ai, o choro mtas vezes eh incontrolável!
Choro eh bem diferente de auto-piedade! Não choro pq tenho pena de mim, choro pq o q eu sentindo eh grande demais pra eu guardar dentro de mim!
Concordo q algumas pessoas podem chorar pra aparecer... mas o significado real do choro nao eh isso!
E tb nao acho q pessoas q choram são imaturas emocionalmente, do mesmo jeito q nao acho q quem nao chora eh insensivel! Depende mto de como a pessoa, ao meu ver o choro eh bom sim... tem aquelas horas de "nao chorar de jeito nenhum" hehehe... mas eh bom descarregar...
Eu particularmente nao gosto de chorar... principalmente na frente de alg... mas acho q deveria de vez em qndo...
 
O choro pode ou não ser um ato egoísta, assim como pode ou não ser imaturidade.

Exemplos:
Chorar porque quer que os outros prestem atenção em vc - egoísmo
Chorar porque perdeu um parente/amigo/namorado, que seja - não há nada de egoísta aí.
Chorar porque quer algo que não pode ter- imaturidade
Chorar porque te tiraram algo que vc tinha, como é o caso de furtos - tb não é nada imaturo.

Então varia de caso pra caso.

Agora, quanto a não chorar porque existem pessoas em situações piores que a sua, besteira total. Eu duvido que se alguém aqui perdesse uma perna não ia chorar pensando que alguem em algum lugar do mundo perdeu as duas pernas! Isso não existe, o pior sofrimento é aquele que vc está sentindo em determinado momento e este, muitas vezes te induz ao choro.

No meu caso, acho que chorar muitas vezes faz bem sim, quando eu esto triste serve como valvula de escape, mas são raras as pessoas que já me viram chorar, exatamente porque eu não gosto que os outros tenha pena de mim ou venham me perguntar "o q vc tem?", isso é um saco.

Admito, ja chorei sim pra comover os outros :twisted: mas isso foi um caso a parte e pq eu precisava muito, foi um ato egoísta pq naquele momento eu pensava no que eu queria, mas até que valeu a pena :twisted:
 
Nob disse:
Mas isso também é natural. Criticar não vai mudar em nada (embora possa diminuir o egoísmo a curto prazo).

Eu não estou criticando pelo lado mau. Só estou querendo saber as opiniões de vocês. :wink:

E também estou me referindo mais aos que choram demais, por qualquer porcaria, não pelos motivos que a Ephemera postou como sendo válidos.
 
O choro é muito mais que uma demonstração de egoísmo. A não ser que vc ache que um recém nascido já nasce chorando pra chamar a atenção...

O choro em primeiro lugar é uma forma do corpo de liberar a tensão. Qdo passamos por alguma situação que nos emocione demais, tanto no bom qto no mau sentido, ou mesmo por um desgaste físico, o choro é o ápice desses sentimentos, qdo já não conseguimos segurar a tensão e temos de liberá-la de alguma forma.
Aliás, tanto o excesso quanto a falta de choro são sinal de problemas emocionais.

Existe choro pra manipular os outros, mas é só uma das variações.

Comprei um livro mto bom sobre choro, chamado "a linguagem das lágrimas". Vou confirmar o autor e depois posto aqui.
 
Qualquer coisa em demasia é problema. Só isso. Só tem de ver se o bebê não tá sendo esmagado ou com cólica por chorar.

Egoismo que seja, sem isso não há auto-preservação.
 
Eu sou chorão...
Sempre que vejo um filme triste cai lagrimas do meus olhos...

P.S: É, faltou uma carinha para Cry
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo