• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

China inaugura "nova internet" para desenvolver IA e evitar espionagem

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Universidade de Tsinghua, em Pequim - Divulgação


O governo da China inaugurou esta semana uma nova infraestrutura de internet conectando as 40 principais universidades e institutos de pesquisa do país. A apresentação da "nova web" foi feita no laboratório de tecnologias digitais da Tsinghua, a mais renomada faculdade de ciências exatas do país.

Oficialmente, a infraestrutura que custou US$ 260 milhões foi apresentada como uma nova geração de cabeamento, roteadores, servidores e backbones para elevar a eficiência da troca de dados, diminuir a latência de pesquisas na web e permitir a conexão estável de bilhões de dispositivos simultâneos. Estas características seriam "essenciais" para permitir a massificação de tecnologias de inteligência artificial (IA) e internet das coisas (IoT).

Os investimentos na "nova rede" chinesa, no entanto, podem ter como objetivo maior proteger as instituições do país de ciberataques e de espionagem, uma vez que, tecnicamente, a infraestrutura já em uso no país não impede o avanço de aplicações de IA e IoT.

Segundo Tan Hang, diretor da China Unicom, em entrevista ao jornal South China, a nova rede usa tecnologia totalmente chinesa, incluindo processadores nacionais. A fabricação de processadores ainda é um desafio para as empresas chinesas, que dependem de itens importados, por não dominar totalmente esta cadeia produtiva.

As pesquisas para o desenvolvimento de uma "nova internet" começaram em 2013, após as revelações feitas pelo ex-agente da CIA, Edward Snowden, apontarem tentativas sistemáticas de espionar a China.

Como, até então, grande parte da infra chinesa usava equipamentos ocidentais, técnicos da CIA teriam obtido, com os fabricantes de equipamentos, informações sobre falhas e backdoors na rede usada na China. Entre os documentos vazados à época por Snowden, há referências diretas à invasão de redes em universidades do país, como a Tshinghua.

De acordo com o anúncio feito esta semana, a "nova rede" se comunicará com a internet comercial usada no mundo todo, no entanto, informações sensíveis só trafegarão dentro da rede interna.

Durante o anúncio, o governo chinês informou que novos investimentos serão feitos para conectar a rede exclusiva a outros institutos no exterior, como centros de pesquisa dos países membros da Asean, como Indonésia, Vietnã, Malásia e Filipinas.

O anúncio sinaliza a intenção chinesa em exportar tecnologias sensíveis para estes países.

 
Ótima notícia para eles mesmo e para o restante de uma forma geral. Caso isto funcione como desejam, de certo esta tecnologia será implantada em indústrias e tem tudo para aumentar a produção/controle mais ainda. O conceito de internet das coisas é muito legal! Até mesmo o SENAI tem um curso voltado para isto, para quem se interessar.
 
O que tem de bom nesse gigantesco hub e lan corporativo? Nem parece que já trabalharam em empresa que possuem rede privada que filtra, acessa e vê a área de trabalho de PC do empregado. Uma coisa é uma empresa ter suas próprias diretrizes e todos os funcionários estarem de acordo, mas estender a toda a população da China e países aliados?

Quando o Facebook anuncia qualquer alteração nas políticas do que pode ou não ser divulgado na plataforma, aí é fim do mundo, George Orwell feelings, Conto da Aia e por ai vai. E agora o governo chinês faz a mesma coisa numa escala monstruosa e tá tudo bem. Cadê a lógica?
 
A China sempre almejou ter sua Internet 100% própria em todos os detalhes há muito tempo. Quanto as intenções serem positivas ou negativas, só o tempo irá dizer.
 
Aqui mesmo na Valinor, tem um tópico sobre o Marco Civil da Internet que gerou alvoroço por causa da interferência do governo sobre empresas e a possibilidade de coleta de dados das pessoas.

E estamos falando de uma rede 100% controlada e monitorada determinando o que entra e o que sai dos smartphones e PCs em todo o país. O sucesso chinês vai inaugurar o fim da isonomia do tráfego de dados entre os países e outros países farão a mesma coisa. Cada um no seu quadrado lendo o que já foi previamente filtrado pelos grandes provedores.
 
E estamos falando de uma rede 100% controlada e monitorada determinando o que entra e o que sai dos smartphones e PCs em todo o país. O sucesso chinês vai inaugurar o fim da isonomia do tráfego de dados entre os países e outros países farão a mesma coisa. Cada um no seu quadrado lendo o que já foi previamente filtrado pelos grandes provedores.
Eles tocaram mais no ponto de uma maior proteção para seus dados contra ataques e maior velocidade de conexão. Não sei se vão controlar 100% dos usuários, apesar que talvez isto os ajude a fazer isto de uma forma mais fácil e rápido mesmo. Por este lado, claro que é ruim para as pessoas ali, sem contar que a China de hoje já possui várias limitações para seus habitantes, como horas de jogo online, por exemplo.

Aí basta eles discutirem a melhor forma de usar esta tecnologia. Isto não irá caber a nós ocidentais.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo