• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Che Guevara

Goba

luszt
"Hay que edurecerse, pero sin perder la terunura jamás.", disse o poeta. Ou melhor, disse o revolucionário.

Che Guevara foi o mais marcante homem a instigar revoluções na minha opinião, e tocou profundamente no quadro político e social do mundo todo através de suas atitudes... Pelo menos mudou o pensamento de muitos com tudo que ele promoveu.

Gostaria de saber o que vocês acham desse ilustre personagem da História da humanidade?! Quais os pensamentos que vocês mais admiram?! O que acham do que ele fez?!

Vamos lá! Começarei falando sobre uma sitação que muito admiro dele:

"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros."

Essa citação traz muito à tona muito do que vejo que falta hoje em dia... Enfim, depois falo mais, agora é a vez de vocês! :mrpurple:
 
Creio que Che Guevara foi "apenas" mais um herói. Herói sendo aquele que não se cala perante o que não concorda e na maior parte das vezes muda o mundo à sua volta, com sorte ganha seguidores. Normalmente os heróis vão contra o habitual, contra o que é imposto e tentam mudar. Ultimamente sentimos a falta de heróis, falta de pessoas que estejam dispostas a morrer por um ideal. É isso o que falta, a criação da sociedade atual é baseada em valores utópicos, realidades distintas. Apenas se sonha em ser herói, se pensa em mudar, mas nunca é tomada uma atitude.

"Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário
fazer, enfrentando as conseqüências. "
(Shakespeare)
 
Eu não sei muito sobre ele, só que teve um papel importante na Revolução Cubana. No entanto, conheço o rosto dele como se fosse a palma da minha mão. Afinal, está em todo lugar.

Isso mostra uma coisa, na minha opinião: as pessoas usam Che para qualquer coisa, mas provavelmente poucas sabem com clareza quem ele foi e tudo o que ele fez e pensava.
 
Para começarem a saber sobre Che eu indico em livreto que chama "Che Guevara - Vida e Pensamento". Faz parte de uma coleção lançada pela editora Martin Claret, com textos sobre Che Guevara... É muito bom pra se ter idéia da importância que ele teve, conhecer sua história, seus ideais, pensamentos... EU estou gostando! :mrgreen: E é uma leitura beeem rápida ao meu ver...
 
Acho que Che teve mais importância simbólica que real. Ele foi um grande revolucionário e um grande exemplo, mas acho que seu maior valor foi a inspiração que ele deu aos jovens, principalmente da América Latina. Não importa que tenha sido romantizado, mais vale o símbolo. É pena que tenha sido tão banalizado.
 
Nao gosto dele.
Acho ele um bagunceiro que nunca devia ter saido da Argentina.

Ou que tivesse sido morto no caminho à Cuba
 
"Não estou disposto a entregar minhas armas. Morrerei com os poucos que me acompanham, porque nos é preferível morrer como rebeldes, a viver como escravos"

VIVA SANDINO!!!! :twisted:
 
bechara disse:
Nao gosto dele.
Acho ele um bagunceiro que nunca devia ter saido da Argentina.

Ou que tivesse sido morto no caminho à Cuba
desculpe kerer interferir na sua opinião, mais vc tem certeza q conhece o sullficiente da vida dele para afirmar isso? :osigh:

che foi um grande revolucionario, q pregava a luta de classes, o fim do imperialismo, e o fim das desigualdades sociais, por isso ele abandonou a faculdade de medicina na argentina e saiu de moto pela america latina com um amigo, esse foi seu primeiro contato com as desigualdades sociais e com a exploração da america latina, ....(algum tempo depois, com sua vida mudada por motivos não tão importantes)vai para a guatemala, onde conhece hilda sua futura esposa, e lá tbm tem contato com alguns exilados cubanos membro do movimento 26 de julho, q junto com fidel lançaram um ataque a ditadura de fulgencio batista(apoido pelo governo norte americano)porem fidel e seu irmão raul castro não tiveram a msm sorte e permaneciam presos em cuba!

a guatemala petensia a um governo esquerdista q apos efetivar uma ampla reforma agraria ganhou a inimizade da elite guatemalteca e dos americanos, pois a maior parte das terras cultivadas q foram desapropriadas pertenciam a UNITED FRUIT.. com a repressão e a investida americana contra o governo da guatemala , che se alista na brigada de saude(agora medico formado)e logo depois na aliança democratica comunista, com isso passa tambem a fazer rondas noturnas pelo pais!
após a queda do regime de arbens(presidente esquerdista da quatemala)o novo regime inicia uma persiguição aos antigos aliados do governo, e che se vê obrigado a se exilar no mexico, onde inicia seu trinamento como guerrilheiro(iniciamente como medico , mais logo se destaca em outros campos como tiro e liderança),tem no mexico tbm seu primeiro contato com raul e fidel castro.

em 25 de novembro de 1956, che e o outros guerrilheiros partem do mexico , chegando a cuba em 2 de dezembro e sendo surpreendido la por aviões de batista; por um atraso de 2 dias do iate q pretendia deixar os 80 guerrilheiros nas praias cubanas, a força tarefa de 100 homens q deveria estar na praia para juntos subirem a sierra maestra não estava lá, e conta-se q dos 80 revolucionarios q desembarcaram apenas 12 chegaram vivos a serra, onde iniciaram a luta pela libertação de cuba,
no dia 30 de dezembro(conhecidencia não, o dia do meu aniverssario!!!! :mrgreen: )decem a sierra maestra e tomam havana, fidel se torna(ditador, num sei c chamava o cargo dele de ditadura)e che ocupa varios cargo em cuba, após alguns anos, não se sabe o porque, che abdica de tds os seus direitos e de sua cidadania cubana(a kem diga q por imposição de fidel, pois c acontece algo com ele e ele sendo cubano a URSS poderia não gostar de ter seu aliado socialista metido em encrenca),após abidicar disso td parte para uma mição mto mal organizada e extruturada no congo -AFRICA, com o fracasso( é com 2s isso?) da missão che e seu companheiros voltam para cuba e após algum tempo partem para uma missão teoricamente apoiada pelo governo cubano e pelo partico comunista boliviano na bolivia, lá seus contatos com cuba são perdidos, os reforços q deveriam chegar do treinamento no mexico enviados por fidel não chegam, e o PC e os camponeses bolivianos tbm não apoiam a causa, e che é capturado e assassinado por um oficial boliviano no dia 9 de outubro de 1967!!

oficialmente é basicamente isso!
mas um parceiro de che, um dos poucos sobreviventes da missão na bolivia, hoje exilado por fidel na frança acusa fidel de trair che por motivos politicos, e este teria sido mandado para a morte em sua missão na bolivia....mas ai são dados não oficiais e não posso confirmar nd,
:D

para kem kiser saber mais, e ler na integra a entrevista desse revolucionario q esta na frança

http://www.angelfire.com/de2/cheguevara/

tentem reerguer esse topico!! :mrgreen:
 
meu pai O Fanatico por ele.....pro meu pai ele eh o grande heroi do povo....

le uma porrada de livro dele....tem um q ateh me surpreende...mais de 900 paginas soh de che guevara...

Quando eu saio pra caminhar com ele, ele me conta sobre a vida do Che guevara. Uma coisa que eu achei irado na vida dele eh q ele tirou a faculdade de medicina indo apenas as provas, nao assistindo a praticamente nenhuma aula....o cara eh foda....
 
Continuo achando o que postei.
Devia ter morrido cedo.
Cuba nao existiria como é hj.

Ia ser um mundo bem melhor
 
bechara disse:
Continuo achando o que postei.
Devia ter morrido cedo.
Cuba nao existiria como é hj.

Ia ser um mundo bem melhor

mundo mlhor?
oq vc entende por mundo melhor?, um monte de propriedades de multinacionais americanas, ou uma crise prq o governo tentou igualar a moeda cubana com o dolar?, oq teria acontecido com cuba seria o msm q aconteceu com a argentina, q sempre foram os keridinhos dos EUA, prq semrpe fizeram oq eles mandavam ,e olhe ai como tá, numa m*erda muito pior doke cuba, concordo q cuba se tronou tão ditatorial quanto os EUA mas acredito q fidel só entrou nesse lado de abuso de poder prq foi obrigado pela repressão q sofreu por parte dos outros paises.....e msm com pessoas dizendo q ele mata suspeitos de conspiração contra o regime em praça publica, sou obrigado a concordar em partes com os metodos dele , pois por piores q sejam sempre deram resultados, ao contrario do brasil q sempre falou tanto em direitos humanos para com os presos e oq menos se presa nesse pais são os maldittos direitos humanos!!!!!!

por mais q os cidadãos cubanos não tenham grana sobrando, devemos adimitir q sem a ajuda, pelo contrario, com paises atrapalhando cuba tem a melhor medicina do mundo, msm sem a tecnologia, a menor taxa de analfabetismo do mundo, mais doque os estados unidos, ,,em cuba tds tem uma casa q não é luxuosa pra ninguem ,mas tds a tem , e tds tem comida, por mais q seja um caminhão q passe uma vez por mes distribuindo estritamente akela quantidade de comida para cada pessoa tds a tem em quantidade sulficiente para viver sem ter fome...
e isso pra mim ja é mtu melhor doke mtus dos amiguinhos dos EUA tem
 
Gostaria de saber o que vocês acham desse ilustre personagem da História da humanidade?! Quais os pensamentos que vocês mais admiram?! O que acham do que ele fez?!
e tb quais são os defeitos q mais odiamos nele né?! :mrgreen:

roccondil, o verdinho , existe uma coisa chamada liberdade de expressão!!!!!
o bechara está apenas dizendo o q ele acha correto....
convenhamos q Cuba não pode, e não deve, ser usada como exemplo de um país democrático...aliás, esse é o maior problema dos países socialistas, a ausência de democracia!
:wink:
 
Depende da definição de democracia. Nos EUA o poder não está nas mãos do povo, portanto não seria uma democracia verdadeira. Acontece que o que se chama de democracia é na verdade do modelo de república americano, iluminista e burguês. Já a definição stalinista é a da ditadura do proletariado do estado tecnocrata. Então dizer que falta democracia a Cuba é aderir ao modelo americano. Eu prefiro usar termos menos partidários.
 
Ecthelion disse:
Gostaria de saber o que vocês acham desse ilustre personagem da História da humanidade?! Quais os pensamentos que vocês mais admiram?! O que acham do que ele fez?!
e tb quais são os defeitos q mais odiamos nele né?! :mrgreen:

roccondil, o verdinho , existe uma coisa chamada liberdade de expressão!!!!!
o bechara está apenas dizendo o q ele acha correto....
convenhamos q Cuba não pode, e não deve, ser usada como exemplo de um país democrático...aliás, esse é o maior problema dos países socialistas, a ausência de democracia!
:wink:

sim , concordo com a parte da liberdade de expressão, só keria saber prq ele acha isso?, prq até agora só postou ai q odeia che, e q o msm devia ter morrido antes, mais ainda num me disse o motivo pra tanto odio!!
e qual a diferença de uma ditadura em cuba e uma ditadura nos EUA , concordo q não é o exemplo td mundo ter comida controlada, mais sinceramente prefiro a liberdade e a democracia cubana q a brasileira! :osigh:
 
Eu penso q che guevara foi uma pessoa muito importante para o mundo, lutou contra as desigualdades socias, apesar de ser tido por muitos como icone POP, ou um baderneiro como nosso "amigo" capitalista brechara pensa. Tenho até uma frase dele na minha assinatura, gostei dessa frase, pois define o ideal revolucionario.
 
roccondil disse:
mais sinceramente prefiro a liberdade e a democracia cubana q a brasileira! :osigh:

No Brasil você escolhe seus governantes. Em Cuba não.

No Brasil você pode discordar a vontade dos governantes. Em Cuba você pode ser executado se fizer isso.

No Brasil você tem liberdade de expressão. Em Cuba não.

Você ainda prefere a "liberdade" e a "democracia" cubanas? Realmente, gostaria que me explicasse por que, pois não consigo entender.

RottEN GeNeRAtiON disse:
:puke: :disgusti: .
Pare de ser um idiota!!! Olhe a sua volta e veja q o mundo é um lugar miseravel, onde prevalece a lei da selva, o mais rico ganha, se vc acha q esse mundo poderia ser melhor sem a intervenção de revolucionarios como CHE, vc certamente não conhece o q é liberdade, e está sempre preso ao dinheiro!!!
so mais uma coisa: VAI TE FERRAR, SEU PORCO CAPITALISTA!!! :x :x :x

Você já ouviu falar de uma coisa chamada respeito? Pois é... isso existe... acho que você devia conhecê-lo.

Apesar de eu não concordar com muitas idéias dele, tenho certeza que sendo uma pessoa com ideais como foi, Che gostaria que seus adeptos (e do socialismo) o defendessem com argumentos, não com ofensas.
 
Eönwë disse:
roccondil disse:
mais sinceramente prefiro a liberdade e a democracia cubana q a brasileira! :osigh:

No Brasil você escolhe seus governantes. Em Cuba não.

No Brasil você pode discordar a vontade dos governantes. Em Cuba você pode ser executado se fizer isso.

No Brasil você tem liberdade de expressão. Em Cuba não.

Você ainda prefere a "liberdade" e a "democracia" cubanas? Realmente, gostaria que me explicasse por que, pois não consigo entender.

em cuba tem medicos pra tds, no brasil não

em cuba tem comida pra tds, no brasil não,

em cuba tem educação basica e superior pra tds, no brasil mal tem a basica!!

e sinceramente, troco td oq vc disse pelo q eu disse!

oq q eu ganho podendo eleger presidentes e outros politicos como a maioria q tivemos até hj?
 
Isso é questão de preferência pessoal, mas a verdade é que a maioria, quando na miséria, prefere o pão à palavra. Mas não podemos julgar qual está certo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo