• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Charles Baudelaire

Lucas_Deschain

Biblionauta
[size=medium][align=center]Charles Baudelaire (1821-1867)[/align][/size]

[align=center]
portrait.jpg
[/align]

[align=justify]Charles-Pierre Baudelaire (Paris, 9 de Abril de 1821 — Paris, 31 de Agosto de 1867) foi um poeta e teórico da arte francês. É considerado um dos precursores do Simbolismo, embora tenha se relacionado com diversas escolas artísticas. Sua obra teórica também influenciou profundamente as artes plásticas do século XIX.
Nasceu em Paris a 9 de abril de 1821. Estudou no Colégio Real de Lyon e Colégio Louis-Le-Grand (de onde foi expulso por não querer mostrar um bilhete que lhe foi passado por um colega).
Em 1840 foi enviado pelo padrasto, preocupado com sua vida desregrada, à Índia, mas nunca chegou ao destino. Pára na ilha da Reunião e retorna a Paris. Atingindo a maioridade, ganha posse da herança do pai. Por dois anos vive entre drogas e álcool na companhia de Jeanne Duval. Em 1844 sua mãe entra na justiça, acusando-o de pródigo, e então sua fortuna torna-se controlada por um notário.
Em 1857 é lançado As flores do mal contendo 100 poemas. O livro é acusado no mesmo ano, pelo poder público, de ultrajar a moral pública. Os exemplares são presos, o escritor paga 300 francos e a editora 100, de multa.
Essa censura se deveu a apenas seis poemas do livro. Baudelaire aceita a sentença e escreveu seis novos poemas "mais belos que os suprimidos", segundo ele.
Mesmo depois disso, Baudelaire tenta ingressar na Academia Francesa. Há divergência, entre os estudiosos, sobre a principal razão pela qual Baudelaire tentou isso. Uns dizem que foi para se reabilitar aos olhos da mãe (que dessa forma lhe daria mais dinheiro), e outros dizem que ele queria se reabilitar com o público em geral, que via suas obras com maus olhos em função das duras críticas que ele recebia da burguesia.
Morre em 1867, em Paris, e seu corpo está sepultado no Cemitério do Montparnasse, em Paris.[/align]

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_baudelaire

[align=justify]
As Flores do Mal é ótimo, e estou encarando na estante o Paraísos Artificiais. No livro Tudo que é Sólido se Desmancha no Ar, do Marshall Berman, ele faz um estudo de algumas obras de Baudelaire, principalmente do primeiro título citado aqui, e é muito bom. Alguém aí já leu Baudelaire?[/align]
 
Nunca li por que eu tenho uma séria birra com o simbolismo. Mas esse comentário foi tão empolgante, que eu vou deixar de ser tão rabugenta.
 
Liv disse:
Nunca li por que eu tenho uma séria birra com o simbolismo. Mas esse comentário foi tão empolgante, que eu vou deixar de ser tão rabugenta.

Por que você possui essa birra ? Simbolismo é maravilhoso ! Baudelaire então, fantástico !
Eu já li As Flores do Mal e recomendo, brilhante e belo ! =)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo