• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Chama imperecível

**Aragorn** disse:
e msmo!!!
pensei em um negocio tambem!!!
Ele e muito mais abstrata do que concreta!!!
pois se ela e tudo ela não e tão concreta do que abstrata!!!

Mas no universo tem bem mais nada do que matéria/energia...
apesar de agora estarem dizendo que o nada é matéria!! :lol: :lol:


Agora sério!

Pelo que eu entendi, existem duas chamas:
A CHAMA IMPERECÍVEL e O FOGO SECRETO.
A Chama imperecível, os ainur tinham um pouco dentro de si, por isso Melkor não procurava a CHAMA IMPERECÍVEL, e sim o FOGO SECRETO, e ela lhes dava grande poder, e os tornava imortais, mas restringia o poder criativo deles a coisas não-inteligentes, além de ligar os ainur que foram para Eä, ao destino deste.

Os Elfos parecem ter um pouco das Duas Chamas, pois seus Fëa não morrem e estão ligados ao destino de Eä(CHAMA IMPERECÍVEL). Mas em compensação, eles têm mais criatividade que os ainur (FOGO SECRETO), tendo como exemplo a criação das silmarils, que eram maiores que as pedras da natureza(que na verdade foram criadas por Aulë).

Já os homens tinham apenas o FOGO SECRETO, por isso morriam, mas eles não eram presos ao destino de Eä, e podiam criar coisas totalmente3 novas( não consigo pensar num exemplo do livro).


Fëaruin disse:
A Chama Imperecível é como Tom Bombadil; ela simplesmente "é".


Eu tenho uma hipótese, que eu inclusive disse no tópico do TOM BOMBADIL:

Que tal se o Tom fosse a personificação da FOGO SECRETO?

Tipow, os homens, segundo a minha hipótese, eram mais livres pq tinham o FOGO SECRETO em seus Fëa.
Então o FOGO SECRETO dá Liberdade e Criatividade.

Tipow, quem foi primeiro pra Eä? O FOGO. Quem dá liberdade? O FOGO. quem na história preenche esses dois requisitos ao máximo(ser PRIMORDIAL e ser TOTALMENTE LIVRE)?

TOM BOMBADIL!!!

(E cá entre nós: tem que ser mto criativo pra inventar essas músicas!!)
 
Pelo que eu entendi no Silmarilion a Chama Imperecível é o poder dado por Eru para que houvesse vida e que o Fogo Secreto é o poder do anel que Gandalf usa.
 
Se ela "é" tudo, ela tanto é concreta quanto abstrata, e naum totalmente concreta como você disse aí, aliás, você mesmo caiu em contradição na frase seguinte...
Mas se ela "está" em tudo, que é o que eu acredito, então ela é abstrata...

Bem, é tudo uma questao de gramatica! :lol: Se a Chama É tudo ela é concreta, mas se ela ESTA em tudo ela é abstrata... Bem, continuo achando q ela é abtrata... Sempre tive esta opiniao de que ela faz parte do Mundo, de cada ser e do viver! Ela é a força q faz tudo, assim ela ESTA em tudo.... :mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo