• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Chama imperecível

Helluin

Usuário
Olá pessoal, :D
Tenho uma dúvida: O que é mesmo a chamada "chama imperecível"?? :o?:
Acho que eu sabia isso antes, mas esqueci... :oops: 8-)
 
É o poder de dar a vida a outros seres.... Melkor procurou por muito tempo por ela, mas naum a encontrou, uma vez que essa estava com o próprio Ilúvatar...


Vo aproveitar o tópico para aprofundar um dúvida minha que apareceu no tópicos sobre os seres sem nome.... a chama imperecivel era concreta ou abstrata???
Eu ainda acho que seja abstrata.... depois eu ponho meus argumentos aqui....
 
Vo aproveitar o tópico para aprofundar um dúvida minha que apareceu no tópicos sobre os seres sem nome.... a chama imperecivel era concreta ou abstrata???
Eu ainda acho que seja abstrata.... depois eu ponho meus argumentos aqui....
Gostaria de saber tb porque nao faco ideia !!!! :oops:
 
eu acho q era abstrata tbm ....porém naum tenhu meios concretos para provar !
se analisar seria possivel ver o seguinte ....uma chama ....ou um poder de dar um tomar vida naum pode ser pego ....seria uma ipotese ....issu tah escrito no Silma mas naum me lembro ond ! :mrgreen:
 
Obrigada por responder a dúvida, finarfin.
Já que descobri o que a chama imperecível é, posso dizer o que acho:
Acho que é abstrata. É um poder. Um poder de dar vida a alguém. Estava com Eru, e não era algo que Morgoth pudesse roubar.
Agora vou aproveitar para também fazer outra pergunta: Tem uma parte no Silmarilion que Eru põe a chama imperecível, na própria arda (estou enganada?) ?
O que isso significa?
 
ele naum põe a chama ....se naum me engano ...mas há uma parte q ele fala e mostra o fogo aos ainur ...e depois mostra concreto seu plano ....e da a ordem, a ordem de Eä ....porém naum sei se este fogo que ele mostra eh o da chama imperecivel ....naum tem logica neh ?!
:eek: oq eu disse esta no silma (naum com estas palavras ....) :grinlove: tah no Ainulindalë
se naum me engano eh issu :lol:
 
Finarfin disse:
Vo aproveitar o tópico para aprofundar um dúvida minha que apareceu no tópicos sobre os seres sem nome.... a chama imperecivel era concreta ou abstrata???
Eu ainda acho que seja abstrata.... depois eu ponho meus argumentos aqui....

Ta aí meus argumentos:

Sempre achei que a Chama Imperecível era algo abstrato, um poder apenas de Eru, um poder proprio dele, e naum um poder que ele tinha porque possuia a chama.. a chama era parte dele....

Helluin, no Silmarillion é sito que Eru envia a Chama para o coração do mundo, para que ele exista.... mas acho apenas que essa foi uma forma figurada para dizer que Eru deu vida ao mundo...

Mas no tópico sobre os seres sem nome, eu cheguei a uma hipotese um tanto quanto estranha.... de que aqueles seres se nome de que Gandalf sejam guardiões da Chama então dessa forma, ela passaria a ser algo concreto....

Mas ainda acho que é algo abstrato, essa foi apenas uma suposição minha, como ja disse, um tanto quanto estranha.....

O link do topico dos seres sem nome é esse aqui, se alguem tiver interessado em ver: http://forum.valinor.com.br/viewtopic.php?t=29793
 
Vo aproveitar o tópico para aprofundar um dúvida minha que apareceu no tópicos sobre os seres sem nome.... a chama imperecivel era concreta ou abstrata???
Eu ainda acho que seja abstrata.... depois eu ponho meus argumentos aqui....

Bem, sempre a "vi" como abstrata..... Pois num acho q algum ser possa tomar poçe desse grande "poder" criado pelo prpio Ilúvatar :wink:
 
A Chama Imperecível é como Tom Bombadil; ela simplesmente "é".

Não necessariamente um poder, não é nem concreta nem abstrata, é um pouco de tudo. A Chama Imperecível está em Arda assim como está em cada um dos habitantes de Arda; na folha que cresce e na chuva que cai.

A Chama Imperecível é a vida e a morte, o tempo, o livre-arbítrio, o céu, o mar e a terra.

A Chama Imperecível é o que permite que tudo exista. Sem ela, há o vazio.

Melkor nunca a encontrou porque ela é tudo.
 
Fëaruin disse:
A Chama Imperecível é como Tom Bombadil; ela simplesmente "é".

Não necessariamente um poder, não é nem concreta nem abstrata, é um pouco de tudo. A Chama Imperecível está em Arda assim como está em cada um dos habitantes de Arda; na folha que cresce e na chuva que cai.

A Chama Imperecível é a vida e a morte, o tempo, o livre-arbítrio, o céu, o mar e a terra.

A Chama Imperecível é o que permite que tudo exista. Sem ela, há o vazio.

Melkor nunca a encontrou porque ela é tudo.

Dessa forma ela é abstrata....
 
Fëaruin disse:
Se ela é tudo, ela é concreta também.
A chuva é concreta, naum a Chama que esta na chuva.... a Chama pertence ao concreto, mas ela por si é abstrata.... ao menos esse é o meu conceito de abstrato...
 
Tipo que cada um tem sua ideia sobre ela ser abstrata e concreta!!!
mas se ela e tudo ela tambem pode ser abstrato e concreto ...ou não?!
 
Fëaruin disse:
**Aragorn** disse:
mas se ela e tudo ela tambem pode ser abstrato e concreto ...ou não?!

Sim, justamente por ser tudo.

A Chama não só "está" na chuva, como "é" a chuva.

Por isso, ela é tão concreta quanto abstrata.

Vendo por esse lado ela realmente também é concreta.... mas eu ainda acho que ela "está" na chuva e naum que ela "é" a chuva..... por isso penso que seja abstrata...
 
**Aragorn** disse:
Mas sendo tudo ela e totlamente concreta!!!!
tendo seu lado abstrato no ser!!!
mas ela e concreta tambem!!!

Se ela "é" tudo, ela tanto é concreta quanto abstrata, e naum totalmente concreta como você disse aí, aliás, você mesmo caiu em contradição na frase seguinte...
Mas se ela "está" em tudo, que é o que eu acredito, então ela é abstrata...
 
e msmo!!!
pensei em um negocio tambem!!!
Ele e muito mais abstrata do que concreta!!!
pois se ela e tudo ela não e tão concreta do que abstrata!!!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo