1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Chama de Ûdun??

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Galaek, 20 Jun 2004.

1. Galaek

Galaek Usuário

Quando, em moria , Gandalf diz para o Balrog "Eu sou o servidor do fogo secreto de Anor!!Chama de Ûdun!!", o que é a tal Chama de Ûdun??

obrigado

2. Sra. Verdefolha

Sra. Verdefolha Usuário

Pergunta intreressante!!! Nossa vou dizer uma coisa muito inútil agora: Não tenho a mínima idéia. Mas fiquei curiosa também, nunca tinha parado para pensar nisso...

3. Tauraherion

Tauraherion The eyes of truth

ele chama o Balrog disso devido ao fato do Balrog ser uma criatura envolta em fogo e ter vindo do lugar chamado de Udûn (Utumno) que foi onde melkor se escondeu na terra média

4. Isatamente, O Balrog é um dos demônios antigos na TM e Gandalf está chamando o balrog de chama de ûdun. interpretação da frase:

"Eu sou o servidor do fogo secreto de Anor, Chama de Ûdun! "

Como também para melhor intendimento:

" Chama de Ûdun, Eu sou o servidor do fogo secreto de Anor " :wink:

Espero ter ajudado :)

5. Décimo

Décimo The Swanson Code

Vejam a frase completa:

-Tradução de Portugal-

"Não podes passar - disse (Nota: Gandalf) (...) - Sou um servo do Fogo Secreto, manupulador da Chama de Anor. Não podes passar. O fogo negro de nada te valerá, chama de Udûn. Volta para a Sombra! Não podes passar!"

E já disseram a resposta. :wink:
    Chama de Udûn era o Balrog, pois esse era o local onde eles tinham habitado, na altura de Morgoth.

6. Fëaruin Alcarintur ¥

Fëaruin Alcarintur ¥ Alto-rei de Alcarost

Explicitando melhor:

Udûn é sindarin para Utumno, a antiga fortaleza de Morgoth.

7. E a chama Secreta de Anor? que chama seria essa ao qual ele é guardião?

Sei onde é Anor e tal...mas e essa chama secreta?? :o?: :o?:

ate mais...

8. Mith

Mith This server is too busy!

Hum, é mesmo. Eu li algo sobre no CI. Estou certo? :o?:

9. Décimo

Décimo The Swanson Code

Tenho lido ultimamente os Contos Inacabados e não vi nada. Acho que não há.

10. Helluin

Helluin Usuário

Ajudem alguém que está meio flutuando:
    Anor é valinor... é?

11. Tauraherion

aqui ele se refere à chama imperecível que somente Eru sabe onde está... em outras palavras ele se diz um servo de Eru, uma criatura do bem...

aqui ele diz que possui a chama de anor, e manipula ela. A chama de Anor nada mais é do que um dos 3 anéis do poder dados aos elfos, mais especificamente a Círdan...o anel tem o poder do fogo, e ajuda gandalf a dar coragem aos outros seres da terra média para lutar contra Sauron

12. Eli Nerwen

Eli Nerwen Usuário

fizeram exatamente essa pergunta numa revista q eu tenho...
    eis a resposta....
    Gandalf é na verdade um Maia, um espírito imortal existente antes da criação do universo, que é um dos guardiões da Terra, tendo recebido essa função do próprio Deus do mundo tolkieniano, Eru Ilúvatar. E o poder criador de Eru é corporificado exatamente pelo Fogo Secreto que ele enviou para o coração do mundo no início dos tempos. Trocando em miúdos: "servidor do Fogo Secreto"= "servo de Deus".
    simples neh? :wink:

13. Tauraherion

exatamente como eu coloquei acima... :mrgreen:

14. Eli Nerwen

Eli Nerwen Usuário

*olhando bem*
    pois eh..... :roll:

15.  
  16. Etyel

Etyel Usuário

Aff... Pra mim que Anor é o Sol, fruto de Laurelin, o Ouro de Fogo. Não é isso?
    Então a chama de Anor seria o fogo do Sol...

17. vinialoe6

vinialoe6 Usuário

Talvez ele faça essa referência por Narya ser o Anel do fogo. Talvez isso seja uma metáfora... Anel do Fogo = Chama de Anor...

18. Fëaruin Alcarintur ¥

Fëaruin Alcarintur ¥ Alto-rei de Alcarost

A referência é como servidão a Eru.

Não é referência ao Narya e nem Gandalf possui o mesmo fogo do Sol.

Ele é o portador da Chama de Anor, aquele que trabalha em prol dos intentos de Eru, e não se desvia. É o total oposto da Chama de Udûn, a Chama de Utumno, Chama de Melkor, que se desviou de seu próprio caminho.

19. Com certeza...entendo que chama de Udun nada tem a ver com Anor....!
    Ele chama o Balrog de Chama de Udûn e diz que é servo do fogo secreto de Anor.

ate mais...

20. Etyel

Etyel Usuário

Nossa, nunca tinha pensado dessa forma. Legal...

Compartilhar