• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Certificações

Garth Blackwood

Dragon Highlord
Estou procurando informações sobre certificações de empresas. No momento estou interessado na certificação CCNA da Cisco, mas tô procurando informações sobre ainda.

O que acham? Não vou perguntar se vale a pena ter uma certificação, porque sei que vale, mas vale tanto quanto há uns tempos atrás? Quais certificações valem mais? E as certificações neutras, que não pertencem a empresa alguma?
 
Fala, Blackwood ...

Olha, cara
Certificações na área de tecnologia, até onde sei, valem muuuito à pena (mesmo as neutras). Em breve eu tmb estarei correndo atrás das minhas.
E pra quem quer começar, vc é ousado, hein?! Certificação da Cisco?! hehe
Vc vai ter que saber TCP/IP e configuração de roteadores de trás pra frente, protocolos, interfaces ... Boa sorte, ae, cara!
:joinha:

Valew, cara
 
Eu to correndo atras da de Java. Fiz o SL 275 da Sun, mas acabei que nem me dediquei pra fazer a prova. Preciso ver isso logo... :think:
 
Também tô interessado na MCP, a mais básica da Microsoft, mas a CCNA da Cisco tá me chamando mais a atenção. É, até posso estar sendo ousado, mas não vou fazer a prova na cara e na coragem. Vou fazer algum curso antes. Na Estácio de Sá tem o curso de CCNA por R$ 1080... e de MCP por R$ 600... :think:
 
Última edição:
Estácio de Sá... Estácio de Sá... não é aquela mesma que teve um vestibular muito estranho em que dois analfabetos foram aprovados? Cuidado onde vai investir seu dinheiro, certificação tem seus benefícios, mas também morde o bolso até o certificado vir.

Mas não recomendo apenas certificações. Reconheço que certificação tem muito valor para o mercado. Por ter um pé (aliás, os dois) na academia, também não deixo de notar uma coisa nelas: a imensa maioria tem prazo de validade. Você é certificado por um período de tempo e terá sempre que correr atrás de novas certificações. Além disso, mesmo sabendo que o número de aprovados é bem pequeno, sempre tenho um calafrio em pensar que é uma prova de marcar "X". Portanto, minha sugestão é: invista em certificação, mas também procure uma especialização (pós-graduação Lato Sensu). O certificado vale pelo resto da vida e muitas empresas também valorizam (ao contrário do Strictu Sensu, que é mais focado na academia, o Lato procura soluções para o mercado, o que chamamos de educação continuada). E é possível conciliar os dois :)
 
Erulasto disse:
Estácio de Sá... Estácio de Sá... não é aquela mesma que teve um vestibular muito estranho em que dois analfabetos foram aprovados?
Ow, não desmereça a Estácio, cara! É uma das melhores faculdades de tecnologia do Rio, acredite. Acho q só perde pra Ufrj e pra Puc.

TT1 disse:
Eu to correndo atras da de Java. Fiz o SL 275 da Sun, mas acabei que nem me dediquei pra fazer a prova.
Meus colegas vão fazer a prova esse ano. Eu quero fazer uma relacionada a administração de Linux primeiro, não me decidi ainda, antes das certificações da Sun. Mas eu vou ter q comer muito feijão ainda. :tsc:
 
Varatar disse:
Ow, não desmereça a Estácio, cara! É uma das melhores faculdades de tecnologia do Rio, acredite. Acho q só perde pra Ufrj e pra Puc.

Estácio é Lixo em tecnologia e em engenharia. Lixo, lixo, lixo. Os caras só tem UM cálculo. :puke:
 
TT1 disse:
Os caras só tem UM cálculo.
:ahn?::ahn?::ahn?:
Eu tive que fazer 4! Para Ciência da Computação. Fora Mat. Computacional (Cálculo Numérico com enfoque computacional implementando e otimizando aqueles algoritmos), Matemática Discreta, Álgebra (e tive que aprender Álgebra Linear e Geometria Analítica por fora)...

Tá certo que o currículo novo só tem 3 cálculos para a comp. e as engenharias (florestal e agrícola), mas foi só uma junção de integral e derivadas que compunham Cálculo I e II, que era moleza...

Varatar: para Linux, recomendo a certificação LPI (internacional) ou a certificação da Alternativa Linux. Na verdade, essa última tem um estilo bem parecido com a certificação da Red Hat, não é prova de marcar X, você recebe uma máquina, um cronômetro e alguns pepinos para resolver e levantar os serviços... 100% prática :lol:
Estou pensando nas duas ultimamente.
 
TT1 disse:
Estácio é Lixo em tecnologia e em engenharia. Lixo, lixo, lixo. Os caras só tem UM cálculo. :puke:
Cá entre nós , cara, isso pro mercado não quer dizer grande coisa
 
Varatar disse:
Cá entre nós , cara, isso pro mercado não quer dizer grande coisa
Depende do nicho de mercado que a pessoa quer atender. :eek:
Você pode atender um mercado local (Sistemas de Informação) sem precisar de coisas que vão além da matemática do Ensino Médio. Mas se você quer gerar tecnologia/pesquisa (Ciência/Engenharia da Computação), isso vai fazer muita diferença em várias áreas. Não podemos esquecer que o currículo não pode ser montado para atender uma única finalidade, tem que estar preparado para os vários perfis dos alunos que vão ingressar. Principalmente a área tecnológica que permite uma vasta gama de áreas e sub-áreas.
 
Erulasto disse:
Depende do nicho de mercado que a pessoa quer atender. :eek:
Você pode atender um mercado local (Sistemas de Informação) sem precisar de coisas que vão além da matemática do Ensino Médio. Mas se você quer gerar tecnologia/pesquisa (Ciência/Engenharia da Computação), isso vai fazer muita diferença em várias áreas.
Verdade. Nesse ponto a Estácio não é a das melhores, e receio que nem a Puc. Mas cá entre nós, a parcela de alunos que vai pra área de pesquisas em tecnologia é muito menor que a galera de sistemas ... e nessa área, eu posso lhe garantir: os profissionais que vieram da Estácio não perdem em nada pra quem veio das universidades públicas.
 
Última edição:
Varatar disse:
Verdade. Nesse ponto a Estácio não é a das melhores, e receio que nem a Puc. Mas cá entre nós, a parcela de alunos que vai pra área de pesquisas em tecnologia é muito menor que a galera de sistemas ... e nessa área, eu posso lhe garantir: os profissionais que vieram da Estácio não perdem em nada pra quem veio das universidades públicas.

Eu não subestimaria a PUC. Não posso falar de todas as unidades, mas pelo menos o paraíso da pós-graduação strictu sensu em Computação é a PUC-Rio (Nível 7 da Capes, ou seja, qualidade internacional). Ouvi comentários que o pessoal da PUC em BH também obteve bom índice de aprovação em uma das seleções para o mestrado da UFMG.

Quanto à análise de sistemas, eu diria que isso depende muito do aluno. Primeiro, são raros os cursos de Sistemas de Informação (BSI) em universidades públicas, a maioria, se não me engano, é Ciência/Engenharia da Computação, o que já muda muito o perfil. Os cursos de BSI em geral são voltados para o mercado local, portanto, costumam dar ênfase ao que é usado nas software house locais/regionais, e alguma pincelada em tecnologias consagradas do mercado. Com um treinamento orientado, eu não duvido que tenham um bom desempenho.

Isso é sério. Tem aluno de computação que até hoje esbugalha os olhos quando falo que não temos que ensiná-los a usar uma linguagem de programação, mas os conceitos de programação. Ficam ainda mais irados quando falo que se sabem isso, podem pegar o manual de qualquer linguagem e dar um banho de programação, pois é só traduzir a idéia em uma gramática da linguagem. Sentem-se como lesados, porque não entendem o foco do curso. Quando falo em outros departamentos da Universidade que aluno de C. Computação não é para fazer página Web ou ficar reinstalando sistema operacional, perguntam então para que eles estão aqui... :eek: Nesses momentos eu prefiro abortar a discussão, pois falar que eles devem discutir o problema da parada vai ser demais... :blah:
 
O CCNA é uma boa, mas tá ficando saturado já... e pra quem quer seguir firme, eu dou um conselho... Estuuuuude muito no CCNA... A versão nova (3.1) tá bem mais dificil que a anterior, que já era bem dificil... quanto à Microsoft, o MCP é bem geral... vale mais a pena um MCDST pra quem tá começando ou um MCSA... Tem também a certificação Furukawa, que é bem interessante... Ahhh quem vai pagar pelo curso da Cisco??? Dá uma passada na Fundação Bradesco em Osasco que o CCNA é na faixa ;-)
Pra Linux, como já citaram o LPI é um dos mais bem aceitos... ahhh vale a pena se cadastrar também no Technet Brasil da Microsoft e fazer o Programa 5 Estrelas, que você estuda o conteúdo online e faz as provas online, na faixa também... É só correr atrás =)

[]´s
 
Infelizmente moro no Rio... pra eu fazer o CCNA, eu teria que pagar. Seria realmente uma boa esse curso aí da Fundação Bradesco. Mas eu não imaginava que o mercado estava saturado de CCNA...
 
Existe uma Fundação Bradesco aí no RJ... Tem uma academia da Cisco tbm na escola... procure a secretaria da escola para verificar... importante... de graça \o/
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo