1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Certificações

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por Garth Blackwood, 16 Set 2005.

1. Garth Blackwood

Garth Blackwood Dragon Highlord

Estou procurando informações sobre certificações de empresas. No momento estou interessado na certificação CCNA da Cisco, mas tô procurando informações sobre ainda.

O que acham? Não vou perguntar se vale a pena ter uma certificação, porque sei que vale, mas vale tanto quanto há uns tempos atrás? Quais certificações valem mais? E as certificações neutras, que não pertencem a empresa alguma?

2. Beriadar

Beriadar And I will see it all before

Fala, Blackwood ...

Olha, cara
    Certificações na área de tecnologia, até onde sei, valem muuuito à pena (mesmo as neutras). Em breve eu tmb estarei correndo atrás das minhas.
    E pra quem quer começar, vc é ousado, hein?! Certificação da Cisco?! hehe
    Vc vai ter que saber TCP/IP e configuração de roteadores de trás pra frente, protocolos, interfaces ... Boa sorte, ae, cara!
    :joinha:

Valew, cara

3. TT1

TT1 Dilbert

Eu to correndo atras da de Java. Fiz o SL 275 da Sun, mas acabei que nem me dediquei pra fazer a prova. Preciso ver isso logo... :think:

4. Garth Blackwood

Também tô interessado na MCP, a mais básica da Microsoft, mas a CCNA da Cisco tá me chamando mais a atenção. É, até posso estar sendo ousado, mas não vou fazer a prova na cara e na coragem. Vou fazer algum curso antes. Na Estácio de Sá tem o curso de CCNA por R$ 1080... e de MCP por R$ 600... :think:

Última edição: 16 Set 2005
  5. Erulasto

Erulasto Equipe Valinor

Estácio de Sá... Estácio de Sá... não é aquela mesma que teve um vestibular muito estranho em que dois analfabetos foram aprovados? Cuidado onde vai investir seu dinheiro, certificação tem seus benefícios, mas também morde o bolso até o certificado vir.

Mas não recomendo apenas certificações. Reconheço que certificação tem muito valor para o mercado. Por ter um pé (aliás, os dois) na academia, também não deixo de notar uma coisa nelas: a imensa maioria tem prazo de validade. Você é certificado por um período de tempo e terá sempre que correr atrás de novas certificações. Além disso, mesmo sabendo que o número de aprovados é bem pequeno, sempre tenho um calafrio em pensar que é uma prova de marcar "X". Portanto, minha sugestão é: invista em certificação, mas também procure uma especialização (pós-graduação Lato Sensu). O certificado vale pelo resto da vida e muitas empresas também valorizam (ao contrário do Strictu Sensu, que é mais focado na academia, o Lato procura soluções para o mercado, o que chamamos de educação continuada). E é possível conciliar os dois :)

6. Beriadar

Ow, não desmereça a Estácio, cara! É uma das melhores faculdades de tecnologia do Rio, acredite. Acho q só perde pra Ufrj e pra Puc.

Meus colegas vão fazer a prova esse ano. Eu quero fazer uma relacionada a administração de Linux primeiro, não me decidi ainda, antes das certificações da Sun. Mas eu vou ter q comer muito feijão ainda. :tsc:

7. TT1

TT1 Dilbert

Estácio é Lixo em tecnologia e em engenharia. Lixo, lixo, lixo. Os caras só tem UM cálculo. :puke:

8. Erulasto

Erulasto Equipe Valinor

:ahn?::ahn?::ahn?:
    Eu tive que fazer 4! Para Ciência da Computação. Fora Mat. Computacional (Cálculo Numérico com enfoque computacional implementando e otimizando aqueles algoritmos), Matemática Discreta, Álgebra (e tive que aprender Álgebra Linear e Geometria Analítica por fora)...

Tá certo que o currículo novo só tem 3 cálculos para a comp. e as engenharias (florestal e agrícola), mas foi só uma junção de integral e derivadas que compunham Cálculo I e II, que era moleza...

Varatar: para Linux, recomendo a certificação LPI (internacional) ou a certificação da Alternativa Linux. Na verdade, essa última tem um estilo bem parecido com a certificação da Red Hat, não é prova de marcar X, você recebe uma máquina, um cronômetro e alguns pepinos para resolver e levantar os serviços... 100% prática :lol:
    Estou pensando nas duas ultimamente.

9. Beriadar

Cá entre nós , cara, isso pro mercado não quer dizer grande coisa

10. Erulasto

Erulasto Equipe Valinor

Depende do nicho de mercado que a pessoa quer atender. :eek:
    Você pode atender um mercado local (Sistemas de Informação) sem precisar de coisas que vão além da matemática do Ensino Médio. Mas se você quer gerar tecnologia/pesquisa (Ciência/Engenharia da Computação), isso vai fazer muita diferença em várias áreas. Não podemos esquecer que o currículo não pode ser montado para atender uma única finalidade, tem que estar preparado para os vários perfis dos alunos que vão ingressar. Principalmente a área tecnológica que permite uma vasta gama de áreas e sub-áreas.

11. Beriadar

Verdade. Nesse ponto a Estácio não é a das melhores, e receio que nem a Puc. Mas cá entre nós, a parcela de alunos que vai pra área de pesquisas em tecnologia é muito menor que a galera de sistemas ... e nessa área, eu posso lhe garantir: os profissionais que vieram da Estácio não perdem em nada pra quem veio das universidades públicas.

Última edição: 18 Set 2005
  12. Erulasto

Erulasto Equipe Valinor

Eu não subestimaria a PUC. Não posso falar de todas as unidades, mas pelo menos o paraíso da pós-graduação strictu sensu em Computação é a PUC-Rio (Nível 7 da Capes, ou seja, qualidade internacional). Ouvi comentários que o pessoal da PUC em BH também obteve bom índice de aprovação em uma das seleções para o mestrado da UFMG.

Quanto à análise de sistemas, eu diria que isso depende muito do aluno. Primeiro, são raros os cursos de Sistemas de Informação (BSI) em universidades públicas, a maioria, se não me engano, é Ciência/Engenharia da Computação, o que já muda muito o perfil. Os cursos de BSI em geral são voltados para o mercado local, portanto, costumam dar ênfase ao que é usado nas software house locais/regionais, e alguma pincelada em tecnologias consagradas do mercado. Com um treinamento orientado, eu não duvido que tenham um bom desempenho.

Isso é sério. Tem aluno de computação que até hoje esbugalha os olhos quando falo que não temos que ensiná-los a usar uma linguagem de programação, mas os conceitos de programação. Ficam ainda mais irados quando falo que se sabem isso, podem pegar o manual de qualquer linguagem e dar um banho de programação, pois é só traduzir a idéia em uma gramática da linguagem. Sentem-se como lesados, porque não entendem o foco do curso. Quando falo em outros departamentos da Universidade que aluno de C. Computação não é para fazer página Web ou ficar reinstalando sistema operacional, perguntam então para que eles estão aqui... :eek: Nesses momentos eu prefiro abortar a discussão, pois falar que eles devem discutir o problema da parada vai ser demais... :blah:

13. Suaox

Suaox tr00 Norwegian

O CCNA é uma boa, mas tá ficando saturado já... e pra quem quer seguir firme, eu dou um conselho... Estuuuuude muito no CCNA... A versão nova (3.1) tá bem mais dificil que a anterior, que já era bem dificil... quanto à Microsoft, o MCP é bem geral... vale mais a pena um MCDST pra quem tá começando ou um MCSA... Tem também a certificação Furukawa, que é bem interessante... Ahhh quem vai pagar pelo curso da Cisco??? Dá uma passada na Fundação Bradesco em Osasco que o CCNA é na faixa ;-)
    Pra Linux, como já citaram o LPI é um dos mais bem aceitos... ahhh vale a pena se cadastrar também no Technet Brasil da Microsoft e fazer o Programa 5 Estrelas, que você estuda o conteúdo online e faz as provas online, na faixa também... É só correr atrás =)

[]´s

14. Garth Blackwood

Infelizmente moro no Rio... pra eu fazer o CCNA, eu teria que pagar. Seria realmente uma boa esse curso aí da Fundação Bradesco. Mas eu não imaginava que o mercado estava saturado de CCNA...

15. Suaox

Suaox tr00 Norwegian

Existe uma Fundação Bradesco aí no RJ... Tem uma academia da Cisco tbm na escola... procure a secretaria da escola para verificar... importante... de graça \o/

Compartilhar