• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Olímpiadas 2012 Cerimônia de Abertura (Tópico oficial)

melhor trilha sonora de entrada dos atletas ever.
adorei a tocha, achei que ficou lindona.
vi parte pelo Terra e parte pela Band Sport. Achei uma abertura muito boa.
Tio Paul no final foi de arrepiar.

- - - Updated - - -

e pros insones, o Terra tá reprisando quase que do início repetidoamente
 
Eaí galera, realmente acharam alguma referência a Tolkien? Gostaria de dizer que sim, e apesar de me parecer obvio a parte da transformação do ''condado'' pra ''isengard'', não acho que tenha ficado obvio pra quem não leu os livros. Também teve a parte da forja do anel, que também me pareceu uma referência, mas sem objetividade nenhuma, como vimos com a parte de ''Harry Potter'' com o Voldemort gigante. Será que o Tolkien Estate complicou o uso de referências? Oque acham, galera?
 
Então, o que ficou evidente foi a representação histórica da transformação da Inglaterra, de uma terra campestre para uma terra industrial.
Claro, a Inglaterra campestre representada ali se parece muito com o Condado, mas é porque esta foi a referência usada por Tolkien para criar o próprio Condado. Já com relação a Isengard, não sei se Tolkien usou a Inglaterra da Revolução Industrial como referência também.
Mas o que deve-se ter claro é que as referências da abertura da Olimpíada são relacionadas, diretamente, à história da Inglaterra, e não à obra de Tolkien, ainda que a proposta deste é criar uma mitologia "inglesa".
Claro que, como fãs de Tolkien que somos, esperávamos que houvessem várias referências, mas não podemos "ver pelo em ovo", ou seja, ver referências onde não teve.
E isso vale para os aros olímpicos também.
 
Concordo com você, Olorin, apenas queria conferir se eu estava sendo pessimista em não reconhecer as referências. Apesar disso, a forja de um anel daquela forma, com destaque em apenas um, me lembrou fortemente do ''Um''. Mas talvez seja só imaginação!
 
Comentando atrasado, foi uma pena não ter nenhuma referência a Tolkien, nem mesmo oblíqua. Fica para a nós imaginar a forja do Um, como o Citrus comentou acima.

Eu esperava também alguma referência gigante á Doctor Who, já que a trilha sonora estava naquela lista de músicas que vazou e o ator que faz o 11th Doctor carregou a tocha e tal. No fim, só teve o som da Tardis materializando durante a música do Queen. Eu não percebi na hora, mas no fundo combina bem com o pessoal usando aqueles óculos 3D.


Mas para dar um ponto de nerd-friendliness à cerimônia, o computador que aparece com o Tim Berners Lee é um NeXT antigão igual ao que ele usou para rodar o primeiro servidor web -- esse eu percebi na hora :)
 
Última edição por um moderador:
Depois de ver a reprise durante a madrugada de ontem pra Sábado

Foi uma abertura que em vários momentos lembrou muito pra mim aquelas transmissões do EMA da MTV que é aquela festa de premiação dos videoclipes da MTV Europa com a diferença que foi todo a moda inglesa e eles procuraram abranger bem os ritmos variando entre rock, pop, R&B, dance e por aí vai desde Eurithmics, Queen, Prodigy, Soul II Soul, Blur, New Order, até Pink Floyd :D, fora as que tocaram durante a longa apresentação das delegações (Pet Shop Boys entre tantas).

Que sirva de exemplo pro Rio 2016 que espero seja assim, coisa que sinceramente duvido que vai acontecer em 100%, pois acredito acabarão socando algumas bandas gringas como fizeram em Pequim só pra fazer algum agrado porque se for tudo brasileiro vai vir reclamação que o que vai tocar é praticamente tudo desconhecido pro mundo acompanhar. Bom isso é só uma mera suposição de minha parte e deixemos pra discutir mais a frente daqui 4 anos.

To vendo no SporTV e preciso falar isso:
Pessoal pode não gostar, mas o Galvão eenriquece e muito essa abertura. Ta fazendo uma série de comentários históricos interessantes sobre as Olimpiadas, além de recordar uma série de grandes atletas de diversos país.
A narração principal ta com o ótimo Milton Leite, e o Galvão não precisando ficar falando o tempo todo está muito bem.

Jamais me iludo com isso.

Estando ele na "super confortável" posição de comentarista que tem a vantagem de poder consultar antes (ou até enquanto o narrador solta a voz) o script das atrações, dar uma estudada antes ele pode comentar tão bem como um Mauro Beting, ou seja outro comentarista de notebook :lol:

Agora coloque ele de volta no seu papelo habitual ao vivo, sem ter a possibilidade de olhar pra um notebook. De improviso volta a ser aquele que não passa mais de 5 minutos sem falar uma grande asneira e quando o ponto eletrônico solta a correção ela já é fato consumado. :roll:

Nessas horas, na boa.. comentarista de olimpiada que enriquece pra mim só existe um Mestre Alvaro José, que só lamento foi pra Record.

Ninguém no mundo está mais curioso que eu para saber como vai ser aqui, eu gostei, achei bem legal. Muito legal a parte do Mr. Bean, eu pensei nele acho que 1 minuto antes dele aparecer sem saber que ele ia aparecer.

Isso foi muito bacana, valorizaram um dos maiores nomes (senão talvez o maior) nome do humor inglês.
 
Última edição:
OS escritores que eles citaram eram escritores voltados, pelo menos teoricamente, para crianças. Acho que por isso que deixaram o Tolkien de fora. Eu também queria ver algo do Doctor e tava frustarada, agora vou ver se revejo a música que Queen para ouvir a Tardis, porque eu não percebi o som dela. Tinha informação demais rolando. Foi muito bom.
 
Achei o simbolismo da abertura muito lindo; a pira se formando com uma parte trazida por cada país e ao fim sendo acendida pelos mais jovens.

Legal que a Inglaterra inovou com a pira, e não foi aquela coisa tradicional, de algo imenso e isolado.
E como sempre Paul McCartney encerra lindamente com "Hey Jude", clássica e maravilhosa... *-*

Assim como o Citrus121, eu fiz a relação direta ao Condado das obras de Tolkien, quando vi os camponeses na abertura, mas também concordo com o Olórin, foi mais para relatar a história e mitologias da Inglaterra, a relação surge porque nós somo fãs e também porque foi um cenário parecido ao de Tolkien etc... Meus pais assistiram junto e comentaram que não viram nada que lembrasse Tolkien diretamente, e meu pai já assistiu milhares de vezes SdA comigo. :dente:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo