• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Centenário do Theremim - 1° instrumento musical totalmente eletrônico

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
O que é o theremin.


“Através de um batimento de freqüência entre dois osciladores são obtidas diversas freqüências audíveis ou notas musicais que podem ser facilmente variáveis. Através da modificação de sintonia na antena externa vertical. A aproximação da mão a asta antena modifica o campo magnético adjacente alterando a freqüência do oscilador e gerando uma nota audível. Desta forma um “toque” invisível faz com que se possam produzir sons como otoque numa harpa ou um violoncelo. E da mesma forma que estes anota mais alta será obtida quanto mais próximo estivermos do ponto de amarração das cordas. No theremin a nota mais alta se obtém ao quase tocar a antena”.
Léon Theremin

O theremin é um instrumento musical eletrônico de primeira geração. Ele produz música sem contacto com o artista. Seu nome é devido ao inventor russo Léon Theremin que o patenteou em 1928 nos Estados Unidos. Tinha originalmente os nomes de termenvox ou aetherphone.

Dmitri Shostakovich o famoso compositor russo foi o primeiro a utilizá-lo em suas pecas orquestrais, incluindo-o na trilha musical do filme “Odna”. Filão onde encontrou muitas utilizações.

O theremin é um inatrumento musical eletrônico de primeira geração. Ele produz música sem contacto com o artista. Seu nome é devido ao inventor russo Léon Theremin que o patenteou em 1928 nos Estados Unidos. Tinha originalmente os nomes de termenvox ou aetherphone.

Leopold Stokowsky também organizou uma orquestra com dez theremins.

image006.jpg


Lev Sergeyevich Termen, em russo Лев Сергеевич Термен adotou o nome de Léon Theremin (Lev=Leão ou Coração; Theremin é o som em inglês de Termen em língua russa) ) quando foi aos Estados Unidos em 1927. Foi um dos pioneiros da época áurea do rádio e descobriu o principio da heterodinização em suas experiências quando se aproximava do oscilador regenerativo e observava sua mudança de freqüência. Era também músico e o theremin foi um passo que combinava sua duas facetas. O primeiro aparelho data de 1919.

A sua viagem e permanência nos Estados Unidos foi inicialmente custeada pela embaixada da União Soviética por dois motivos: Primeiramente pelo fato da URSS estar lançando seu primeiro plano qüinqüenal e precisar de tecnologia industrial americana, como foi o caso da Ford, depois específicamente os russos queriam desenvolver a televisão em seu país junto com a RCA, por isto foi cedida a licença para a patente nos Estados Unidos. Theremin trabalhou durante um tempo na RCA e inventou o processo interlace, ou seja, das imagens interlaçadas na transmissão de televisão, o que melhorou bastante a qualidade de imagem recebida. A outra atividade era além de se apresentar em público demonstrando e divulgando seu instrumento, a de ensinar a muitos outros interessados. Provavelmente a mais famosa e virtuosa foi o prodígio Clara Rockmore que já era uma excelente violinista aos cinco anos de idade.

image018.jpg



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


** Posts duplicados combinados **

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Quem diria que esse instrumento a princípio bem simples já chegou ao seu centenário e inicialmente teve uma utilização mais erudita na música clássica.

Quanto a parte eletrônica, já tive a oportunidade de montar um numa versão transistorizada e é bem fácil e tranquilo de operar.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo