• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Censo Valinor Literatura 2025

JANEIRO
1. Meninos valentes (Patrick Modiano), 160 p. [releitura]
2. Trabalho impróprio para uma mulher (P. D. James), 228 p.
3. A defesa Lujin (Vladimir Nabokov), 220 p.
4. Hyperion (Dan Simmons), 560 p.
5. A travessia (Cormac McCarthy), 408 p.

Gostei bastante de Hyperion, principalmente da história do Sol e da Rachel. Estou só esperando o segundo livro entrar em promoção para comprar.

Comecei a ler A travessia em 2020, ainda na edição antiga da Companhia das Letras; era o livro que eu lia nos fins de semana no jardim da Casa de Cultura Mário Quintana quando iniciou a pandemia e acabei abandonando a leitura. Retomei este ano, já na nova edição. É um ótimo livro, ainda que, pelo estilo de escrita, eu tenha lido em pequenas porções por vez.

1. Stalin: Uma Biografia - Robert Service

Não me diverti tanto quanto com a de Churchill. Eu esperava um pouco mais de curiosidades sobre a atuação de Stalin na 2ª Guerra, e há alguns detalhes chatos (mas inevitáveis). Depois de 1945 perdi um pouco a voracidade com que comecei a leitura. Mas é um livro muito bom, com nítido esforço de imparcialidade, destacando méritos e máculas de Stalin.
Mas pra constar: que grandissíssimo filho da puta ele era. Os crimes humanitários que ele cometeu não foram simplesmente esforços de guerra ou atitudes típicas de ditadores da época (o que tornaria esta crítica anacrônica). Stalin era mesmo um fascínora. Um dos principais responsáveis pela derrocada do nazi-fascismo, e merece crédito por isso, mas jamais pode ser festejado por quem se posiciona ideologicamente em favor de direitos humanos.

01. Os Melhores Contos de Fadas Celtas (Joseph Jacobs) ★★★★★
02. O Sacrifício de Isaac (Joaquim Manuel de Macedo) ★★½☆☆

Meu último censo 2024

Janeiro
01 - Aliança com Deus - Bispo Macedo(pag. 136 de 342)
02 - Count Zero - William Gibson(pag. 61 de 307)

Cada livro aparece listado em todos os meses em que estive/estou lendo.
Numeração por ordem de inicio de leitura
Janeiro
01 - Aliança com Deus - Bispo Macedo(342 pag.)
02 - Count Zero - William Gibson(pag. 211 de 307)
03 - Sense and Sensibility - Jane Austen(releitura)(pag. 1 de 374)

Cada livro aparece listado em todos os meses em que estive/estou lendo.
Numeração por ordem de inicio de leitura

Lendo
  1. O Quarto Poder - Paulo Henrique Amorim - 10% de leitura
  2. Casa de Folhas - Mark Z. Danielewski - 3% de leitura

Finalizados
  1. A Guerra dos Tronos - George R. R. Martin - 592p - releitura
  2. Aqueles que abandonam Omelas - Ursula Kroeber Le Guin - 21p
  3. O Conto de Zoe - John Scalzi - 344p
  4. Encontro Com Rama - Arthur C. Clarke - 288p

Janeiro
01. A morte e a morte de Quincas Berro Dágua (Jorge Amado). Companhia das Letras, 118p.
02. O legado de Eszter (Sándor Márai - trad. Paulo Schiller). Companhia das Letras, 113p.
03. Um ramo para Luísa (José Condé). Record/Altaya, 129p.
04. Aventuras de Alice no País das Maravilhas (Lewis Carroll - trad. Sebatião Uchoa Leite). Ed. 34, 143p.
05. Através do espelho e o que Alice encontrou lá (Lewiss Carroll - trad. Sebatião Uchoa Leite). Ed. 34, 190p.
06. Meu reino por um cavalo!: citações, aforismos... (Org. Ivan Pinheiro Machado). L&PM, 148p.
07. Meu reino por um cavalo! 2: citações, aforismos... (Org. Ivan Pinheiro Machado). L&PM, 166p.
08. Ondas curtas (Alcides Villaça). Cosac Naify, 112p.
09. Michael Kohlhaas (Heinrich von Kleist - trad. Marcelo Rondinelli). Grua, 155p.
10. O reino deste mundo (Alejo Carpentier - trad. João Olavo Saldanha). Record/Altaya, 138p.
11. A história maravilhosa de Peter Schlemihl (Adelbert von Chamisso - trad. Marcus Vinicius Mazzari). Estação Liberdade, 158p.
12. O escorpião da sexta-feira (Charles Kiefer). Record, 112p.
13. Perfect blue: complete metamorphosis (Yoshikazu Takeuchi - trad. Nathan A. Collins). Seven Seas, 215p.
14. A cruzada das crianças / Vidas imaginárias (Marcel Schwob - trad. Dorothée de Bruchard). Hedra, 156p.

Decepcionado com o Perfect blue, que não passa de um terrorzinho juvenil de personagens bidimensionais (sendo caridoso).

Já sobre Schwob, o que dizer desse cara que eu mal conheço e já considero pacas? Escritor de mão cheia.

Última edição:
Janeiro
01. A morte e a morte de Quincas Berro Dágua (Jorge Amado). Companhia das Letras, 118p.
02. O legado de Eszter (Sándor Márai - trad. Paulo Schiller). Companhia das Letras, 113p.
03. Um ramo para Luísa (José Condé). Record/Altaya, 129p.
04. Aventuras de Alice no País das Maravilhas (Lewis Carroll - trad. Sebatião Uchoa Leite). Ed. 34, 143p.
05. Através do espelho e o que Alice encontrou lá (Lewiss Carroll - trad. Sebatião Uchoa Leite). Ed. 34, 190p.
06. Meu reino por um cavalo!: citações, aforismos... (Org. Ivan Pinheiro Machado). L&PM, 148p.
07. Meu reino por um cavalo! 2: citações, aforismos... (Org. Ivan Pinheiro Machado). L&PM, 166p.
08. Ondas curtas (Alcides Villaça). Cosac Naify, 112p.
09. Michael Kohlhaas (Heinrich von Kleist - trad. Marcelo Rondinelli). Grua, 155p.
10. O reino deste mundo (Alejo Carpentier - trad. João Olavo Saldanha). Record/Altaya, 138p.
11. A história maravilhosa de Peter Schlemihl (Adelbert von Chamisso - trad. Marcus Vinicius Mazzari). Estação Liberdade, 158p.
12. O escorpião da sexta-feira (Charles Kiefer). Record, 112p.
13. Perfect blue: complete metamorphosis (Yoshikazu Takeuchi - trad. Nathan A. Collins). Seven Seas, 215p.
14. A cruzada das crianças / Vidas imaginárias (Marcel Schwob - trad. Dorothée de Bruchard). Hedra, 156p.
15. Ficções (Jorge Luis Borges - trad. Davi Arrigucci Jr.). Companhia das Letras, 169p.

Não tem jeito; o bicho é brabo demais. :clap:

1. Histórias extraordinárias - Edgar Allan Poe.
2. Da arte das armadilhas - Ana Martins Marques.
3. Operação impensável - Vanessa Barbara.
4. Eles eram muitos cavalos - Luiz Ruffato.

Agora eu entendi o que o Luiz Ruffato quis dizer quando falou que seu livro era um romance-instalação. Meu cérebro ainda não se recuperou da experiência. Amei.​

JANEIRO
1. Meninos valentes (Patrick Modiano), 160 p. [releitura]
2. Trabalho impróprio para uma mulher (P. D. James), 228 p.
3. A defesa Lujin (Vladimir Nabokov), 220 p.
4. Hyperion (Dan Simmons), 560 p.
5. A travessia (Cormac McCarthy), 408 p.
6. Divórcio em Buda (Sándor Márai), 176 p.
7. Maigret sai em viagem (Georges Simenon), 176 p. [releitura]

Dos livros do Márai que li, este foi provavelmente aquele de que menos gostei. Posso ter perdido algumas sutilezas, mas me pareceu que a primeira e a segunda metades do livro não se conversam, nem produzem efeito.

Ademais, continuo relendo meus livrinhos do Maigret, porque me confortam.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.734,79
Termina em:
Back