• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Censo Valinor Literatura 2022

Status
Fechado para novas mensagens.
JANEIRO.

1- Homo Ferox: As Origens da Violência Humana e o que Fazer para Derrotá-la. Reinaldo José Lopes, pp. 316, Harper Collins.
 
Janeiro
01. A Grande Caçada - Série A Roda do Tempo – Vol. 2 - Robert Jordan (704 páginas) - Pausado
02. A Sociedade do Anel - O Senhor dos Anéis - J.R.R. Tolkien (576 páginas)
03. As Duas Torres - O Senhor dos Anéis - J.R.R. Tolkien (464 páginas) - Lendo
 
1. Ladainha - Bruna Beber.
2. Haicais Tropicais - Rodolfo Witzig Guttilla (Editor).
3. Nas invisíveis asas da poesia - John Keats
4. O livro das semelhanças - Ana Martins Marques (Releitura).
5. Pequena coreografia do adeus - Aline Bei.
6. Árvore de Diana - Alejandra Pizarnik.

agora
nesta hora inocente
eu e a que fui nos sentamos
no umbral do meu olhar.


(Alejandra Pizarnik).
 
JANEIRO
1 - A Filha das Profundezas - Rick Riordan. 328 pp.
2 -Comentário ao Evangelho segundo João, vol 1: O Livro dos Sinais - Raymond E. Brown. 848 pp.
3 - Os Reis do Wyld - Nicholas Eames. 541 pp.
4 - The World of Robert Jordan's The Wheel of Time - Robert Jordan & Teresa Patterson. 294 pp.
5 - As Desolações do Recanto do Demônio - Ransom Riggs. 476 pp.
6 - Uma Coroa de Espadas - Robert Jordan. 749 pp. (releitura)
 
JANEIRO
1. O país das neves (Yasunari Kawabata), 160 p.
2. Vila triste (Patrick Modiano), 148 p.
3. Kafka à beira-mar (Haruki Murakami), 576 p.

Olha só... finalmente. Depois que comecei a imaginar que os personagens do livro falavam como os de anime, a leitura fluiu que foi uma beleza. Acabado o livro, acho até que gostei.
 
1. Ciência e pseudociência: por que acreditamos apenas naquilo em que queremos acreditar - Ronaldo Pilati
Sou meio fissurado por esse tema desde O mundo assombrado pelos demônios. Este livro tem uma abordagem mais psicológica, explorando as armadilhas mentais que levam a maioria das pessoas a preferir a pseudociência ao conhecimento científico, e servindo também para nos manter em alerta, porque mesmo os mais treinados estão sujeitos a isso. Curto e proveitoso. Faltou, talvez, um pouco de profundidade. Para o leitor com poucas leituras sobre teoria da ciência e pensamento crítico, pode ser ainda mais enriquecedor.
2. A primeira história do mundo - Alberto Mussa
Nunca me arrependo das indicações do @Mercúcio. Que puta livro! Devorei em dois, três dias. Tem um formato diferente de tudo que eu já tinha lido: uma espécie de romance policial em documentário, sem enredo, sem diálogos, mas com uma narrativa muito envolvente, e baseada em fatos - por sinal, confesso que fiquei na dúvida das partes que são e que não reais (me esclarece isso aí, Mercúcio!). E ainda tem o bônus de ser uma aula de História deliciosa sobre o Brasil do século XVI, especialmente sobre a cultura indígena. Extraordinário!
A propósito, ele está de graça no Kindle Unlimited. Assinei só para lê-lo, e tô acelerando para tentar ler tudo que me interessa e que está de graça nestes 30 dias de degustação hehehe
3. O cortiço - Aluísio Azevedo
Mais um preconceito vencido com absoluto sucesso. Que livro delicioso! Fico pensando o tanto que eu perdi por rejeitar livros como esse, só porque eram obrigação de vestibular/escola - e o quanto perderia do mesmo jeito, se lesse "à força", sem um interesse genuíno. Eu assisti a muitas aulas e li muitas resenhas, e a partir delas tinha uma impressão completamente diferente do que era esta obra. Não há mesmo não há nada que substitua a experiência imersiva e subjetiva da leitura.
4. Admirável mundo novo - Aldous Huxley
Presente da @Arringa Hrívë no amigo secreto da Valinor, e primeiro livro físico do ano. :mrgreen: A comparação com 1984 é obrigatória, e devo dizer que eu achei bem melhor, apesar de não ter gostado tanto do enredo de nenhum dos dois. Mas 1984 é enfadonho em muitos momentos, coisa que este não é (salvo por um certo excesso em citar números). A distopia de Huxley também aborda mais aspectos sociológicos interessantes do que a de Orwell. Eu me vi professor, estimulando várias discussões em sala de aula. Com certeza uma obra obrigatória e, por mais clichê e oniaplicável que pareça dizer isso, é ainda mais nos tempos atuais, porque discursos totalitários retornaram com força, e têm conquistado pequenas vitórias aqui e ali.
 
Última edição:
1. Ladainha - Bruna Beber.
2. Haicais Tropicais - Rodolfo Witzig Guttilla (Editor).
3. Nas invisíveis asas da poesia - John Keats.
4. O livro das semelhanças - Ana Martins Marques (Releitura).
5. Pequena coreografia do adeus - Aline Bei.
6. Árvore de Diana - Alejandra Pizarnik.
7. A biblioteca da meia-noite - Matt Haig.
8. Evidências de uma traição - Taylor Jenkins Reid.
9. Sobre a estupidez - Robert Musil.
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo