• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Censo Valinor Literatura 2021

Livros lidos:

Janeiro:

1- Norte das Águas (José Sarney) - p. 214.
2- As Horas Nuas (Lygia Fagundes Telles) - p. 256.
3- Mensagem (Fernando Pessoa) - p. 117.

Fevereiro:

4- Um dia chegarei a Sagres (Nélida Piñon) - p. 512.

Março:

5- A Primeira História do Mundo (Alberto Mussa) - p. 240.
6- Vamos comprar um poeta (Afonso Cruz) - p. 96.
7- Moby Dick (Herman Melville) - p. 656.

Maio:

8- A Sibila (Agustina Bessa-Luís) - p. 272.
9- Cromossomos Cósmicos (Igor Alves) - p. 100

Junho:

10- A noite escura e mais eu (Lygia Fagundes Telles) - p. 128
11- Os Três Mosqueteiros (Alexandre Dumas), releitura - p. 792

______

Cara, eu realmente adoro esse livro! PQP!
 
Não sei como demorei tanto para realmente participar da area da literatura no fórum! Sério, tem muita dica boa! Inclusive já estou espalhando a palavra. O Greg está lendo flores para algernon e falou que no início achou que poderia não ser tão bom assim mas que agora está na metade do livro e está embasbacado.

Já indiquei (sem ter lido ainda) o livro do Mussa para ele e para algumas outras amigas.

Dá vontade de ler tudo que vocês comentam aqui, e isso é ótimo. Realmente ajuda a ter a disciplina de se desconectar das internets e Netflix para pegar um livro para ler.

Santo Tolkien, santo fórum! Obrigada a todos que mantêm a área de literatura viva!
 
O Greg está lendo flores para algernon e falou que no início achou que poderia não ser tão bom assim mas que agora está na metade do livro e está embasbacado.
E aí, Aragorn ganha o buquê dele ou não?
É que, quando cê ficou ativa no fórum, eu não tava por aqui. E, sejamos sinceros, quando eu não tô no fórum, o Literatura perde metade da graça. :hihihi:
METADE não, mas talvez uns 40%. ^^
 
JANEIRO.
1. Charles Darwin: Viajando - Janet Browne. Editora Unesp, pp. 776. Leitura iniciada em dezembro.
2. Todos os belos cavalos - Cormac McCarthy. Alfaguara, pp. 281.
3. A morte de Ivan Ilitch - Liev Tolstói. Editora Todavia, pp. 90.
4. Vida à venda - Yukio Mishima. Estação Liberdade, pp. 256.
5. Natureza Humana: Justiça vs. Poder - Noam Chomsky e Michel Foucault. WMF Martins Fontes, pp. 86.

FEVEREIRO.
1. O Teatro de Sabbath - Philip Roth. Companhia das Letras, pp. 507.
2. Sonata a Kreutzer - Liev Tolstói. Editora Todavia, pp. 124.
3. Consciousness and the Brain: Deciphering How the Brain Codes Our Thoughts - Stanislas Dehaene. Penguin Books, pp. 336.
4. A Estrada - Cormac McCarthy. Alfaguara, pp. 234.
5. Impressões de Michel Foucault - Roberto Machado. N-1 Edições, pp. 239.

MARÇO.
1. Crime e Castigo - Fiódor Dostoiévski. Editora Todavia, pp. 603
2. As Duas Culturas e Uma Segunda Leitura - C. P. Snow. EDUSP, pp. 128.

ABRIL.
A Metamorfose - Franz Kafka. Cia das Letras, pp. 104. (Releitura)

MAIO.
The Blind Storyteller: How We Reason About Human Nature - Iris Berent. Oxford University Press, pp. 288.
The Ancient Origins of Consciousness: How the Brain Created Experience - Todd E. Feinberg e Jon M. Mallatt. MIT Press, pp. 366.

JUNHO.
A Redoma de Vidro - Sylvia Plath. Biblioteca Azul, pp. 280.
 
1. A obscena senhora D - Hilda Hilst (Releitura).
2. Rabo de baleia - Alice Sant’anna.
3. Cânticos - Cecília Meireles.
4. Viagem - Cecília Meireles.
5. 20 poemas para o seu walkman - Marília Garcia.
6. para um corpo preso no guindaste - Julia Mendes (Releitura).
7. Rilke shake - Angélica Freitas (Releitura).
8. Um útero é do tamanho de um punho - Angélica Freitas (Releitura).
9. Os Bridgertons: O Duque e eu - Livro I - Julia Quinn.
10. A vida submarina - Ana Martins Marques.
11. Estrela da Manhã - Manuel Bandeira (Releitura).
12. Rua da padaria - Bruna Beber
13. De amor tenho vivido - Hilda Hilst (Releitura).
14. Um sopro de vida - Clarice Lispector.
15. Formas do nada - Paulo Henriques Britto.
16. A mulher submersa - Mar Becker.
17. Nuvens - Hilda Machado (Releitura).
18. Brasil Ópera-Bufa - Luís Fernando Neis Blaschke.
19. Um teste de resistores - Marília Garcia.
20. Bagagem - Adélia Prado (Releitura).
21. O coração disparado - Adélia Prado (Releitura).
22. Torto Arado - Itamar Vieira Junior.
23. Clio - Marco Lucchesi.
24. Mínima Lírica - Paulo Henriques Britto.
25. Enlouquecer é ganhar mil pássaros - Adriane Garcia.
26. Baú de Espantos - Mário Quintana.

Fui escrever um post no Cinco Livros Favoritos com Zirak-tarâg e me dei conta de que não coloquei no censo o último livrinho que li. Diante disso, parei a escrita do post, e vim aqui, antes, atualizar o trem.
 
01. A invenção de Morel (Adolfo Bioy Casares) 132 pp. (releitura)
02. Golpe de misericórdia (Marguerite Yourcenar) 121 pp.
03. Dois mundos, um herói (RezendeEvil) 144 pp.
04. A civilização do espetáculo (Mario Vargas Llosa) 207 pp.
05. No jardim do ogro (Leïla Slimani) 185 pp.
06. Fundação (Isaac Asimov) 238 pp.
07. Fundação e Império (Isaac Asimov) 244 pp.

Resolvi trazer o título para o começo, pra deixar o negrito alinhado (#toc rs).
Também alterei a paginação do livro 06, que eu tinha usado outra edição como referência; usei a minha da Aleph, na qual continuei a leitura da trilogia. :timido:
 
11- Os Três Mosqueteiros (Alexandre Dumas), releitura - p. 792

______

Cara, eu realmente adoro esse livro! PQP!
Esse livro é MUITO bom. Eu demorei pra ler, acho que faz uns 5/6 anos que li, foi depois que já estava no fórum e se não me engano, pra um clube de leitura também. Mas esse e O Conde de Monte Cristo de fato são livros adoráveis. Não tem como alguém ler e dizer que não gostou.
Não sei como demorei tanto para realmente participar da area da literatura no fórum! Sério, tem muita dica boa! Inclusive já estou espalhando a palavra. O Greg está lendo flores para algernon e falou que no início achou que poderia não ser tão bom assim mas que agora está na metade do livro e está embasbacado.
Eu terminei de ler anteontem e realmente, o livro me deu muito em que pensar. Não sei quando vou conseguir ter forças pra começar outro agora.
 
Como comentei antes, vou começar a fazer um comentário rápido sobre cada leitura, a quem interessar.

1. A história do mundo para quem tem pressa (Emma Marriott)
Eu sentia falta de uma visão mais coesa sobre a História: sabia um pouco sobre cada capítulo relevante da humanidade, mas não tinha uma noção clara do que veio antes/depois do quê, e o que estava acontecendo enquanto X estava acontencedo aqui. Esse livro ajudou, apesar do título infame de livro para concurso ou de videozinho informativo.
2. Você não é tão esperto quanto pensa (David McRaney)
Ótima indicação da @Mellime que nos ajuda a desconfiar mais das nossas próprias convicções. O livro discorre sobre as várias modalidades de autoengano, e como estamos sujeitos a todas o tempo inteiro. Mais uma gota importante no meu crescente ceticismo e humildade intelectual.
3. Diário de um quarentenado (Ruan Passos)
História bem curtinha de um homem perdendo a sanidade ao longo das fases da pandemia. É a primeira publicação de um colega que começou a se tornar escritor. Sempre faço questão de dar esse incentivo a conhecidos (em todas as minhas listas anteriores há pelo menos um livro do meu sogro ou de amigos), e esse eu peguei entusiasmado porque Ruan tem uma veia talentosa para o humor - e comédia (e futebol) é meu consumo diário.
4. Você não merece ser feliz - Como conseguir mesmo assim (Craque Daniel)
Eu já peguei esse livro cheio de expectativas, porque sou fã do humor de Falha de Cobertura e Choque de Cultura, mas conseguiu ser melhor do que eu esperava! Gargalhei umas 50x e, o mais inesperado, ao mesmo tempo me peguei pensando na validade de algumas das filosofias do Craque Daniel - mesmo que travestidas de tanto satirismo, há certa verdade na ideia de que o excesso de virtudes atrapalha a nossa busca da felicidade. Daniel Furlan é gênio!
5. Os Irmãos Karamazov (Fiódor Dostoiévski)
Quero continuar matando alguns clássicos por ano, e desde Crime e Castigo e Guerra e Paz acabo me inclinando para os russos. Este começou morno, e até bem monótono em algumas partes, a ponto de eu achar que minha opinião terminaria bem negativa. Mas a parte final foi brilhante, com um atrativo especial para quem tem algum interesse pelo Direito. Dostoiévski amarra os irmãos Karamazov num enredo em que todos exercem uma participação crucial e peculiar, na linha das suas personalidades completamente diferentes uma da outra - não à toa Freud era um fã declarado da obra. Ainda assim, não foi uma experiência de leitura que me agradou muito. Receio que a edição ser português de Portugal influenciou um pouco, tenho uma agonia horrível com os "aspetos" e cia.
6. Nineteen Eighty-Four (George Orwell)
É o próprio "1984": escrevi assim só porque eu quis arrotar que li em inglês o título original é assim mesmo por extenso. Tem coisa demais para comentar sobre esse livro, mas aqui eu só queria fazer uma observação curiosa, que se estende a Revolução dos Bichos, a outra obra-prima do autor: seja por seletividade por conveniência, seja por interpretação equivocada mesmo, é muito interessante como qualquer espectro político consegue usá-las para suas próprias bandeiras ideológicas. Eu enxerguei o bolsonarismo ilustrado lá e cá, e veja só, Sarah Winter recomenda o livro! Aposto que, se ainda fossem um grupo relevante, até os stalinistas (alvo óbvio de Orwell) conseguiriam fazer uma manobra cognitiva - um doublethink - para usar a obra em seu próprio favor.
7. The Silmarillion (J.R.R. Tolkien)
É tipo o "Velho Testamento" daquela história do gnomo que precisa jogar um anel no vulcão.

Enquanto eu escrevia esses comentários, Meneldur já leu mais 6 livros. E o sétimo, enquanto lia os comentários.
 
01. A invenção de Morel (Adolfo Bioy Casares) 132 pp. (releitura)
02. Golpe de misericórdia (Marguerite Yourcenar) 121 pp.
03. Dois mundos, um herói (RezendeEvil) 144 pp.
04. A civilização do espetáculo (Mario Vargas Llosa) 207 pp.
05. No jardim do ogro (Leïla Slimani) 185 pp.
06. Fundação (Isaac Asimov) 238 pp. (releitura)
07. Fundação e Império (Isaac Asimov) 244 pp. (releitura)

08. Segunda Fundação (Isaac Asimov) 235 pp. (releitura)

Yeah yeah :dance: Trilogia relida com sucesso. Já posso revender os livros e recuperar parte da grana investida :dente:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo