• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cenas de O HOBBIT exibidas em 48 fps dividem opiniões

[F*U*S*A*|KåMµ§]

Who will define me?
[size=+2]Cenas de O HOBBIT exibidas em 48 fps dividem opiniões[/size]

por Renato Silveira disse:
O Hobbit não está apenas sendo filmado em 3D por Peter Jackson. O diretor também está rodando a adaptação do livro de J.R.R. Tolkien em 48 quadros por segundo – o dobro dos 24 fps (frames per second) normalmente utilizados.

As primeiras cenas do filme rodando na velocidade original de captação foram apresentadas hoje na convenção CinemaCon, em Las Vegas, e o resultado tem dividido opiniões.

Críticos como Jeffrey Wells, do blog Hollywood Elsewhere, afirmaram, após a exibição, que as imagens impressionam bastante, mas não parecem cinematográficas. O estranhamento foi compartilhado por quase todos os jornalistas e críticos que estiveram na sessão especial e já se manifestaram em seus sites e nas redes sociais. O consenso parece ser de que, para o efeito do 3D, os 48 quadros por segundo são fantásticos, mas as cenas não parecem realmente ser de um filme como estamos acostumados a ver, ficando mais próximas de imagens de TV em alta definição.

Foram exibidos cerca de dez minutos do longa na CinemaCon, e mais cenas deverão ser mostradas na Comic-Con de San Diego, em julho, quando a Warner Bros. e Jackson realmente poderão testar a reação do público-alvo diante da projeção em 48 fps.

O Hobbit: Uma Jornada Inesperada chegará aos cinemas em 14 de dezembro.

Fonte



In Peter Jackson we trust.
 
In Peter Jackson we trust.

A questão real é: será que os exibidores também confiam? Grande parte da plateia do CinemaCon era formada por eles, e se eles não se convencerem da superioridade e do apelo comercial do formato, não vão investir na atualização dos equipamentos e O Hobbit não vai ser visto em 48 fps pela maioria das pessoas.

Confesso que fiquei preocupado ao ler declarações como:

(...) here's what The Hobbit looked like to me: a hi-def version of the 1970s I, Claudius. It is drenched in a TV-like - specifically 70s era BBC - video look. People on Twitter have asked if it has that soap opera look you get from badly calibrated TVs at Best Buy, and the answer is an emphatic YES.

Bad Ass Digest
The change from 24 frames per second to 48 frames per second is HUGE. It completely changes what every image looks like, the movements, the tone, everything is different.

It looked like a made for television BBC movie.

It looked like when you turn your LCD television to the 120 hertz up-conversion setting.

It looked uncompromisingly real — so much so that it looked fake.

More noticeable in the footage was the make-up, the sets, the costumes. Hobbiton and Middle Earth didn’t feel like a different universe, it felt like a special effect, a film set with actors in costumes. It looked like behind the scenes footage.

The movement of the actors looked… strange. Almost as if the performances had been partly sped up. But the dialogue matched the movement of the lips, so it wasn’t an effect of speed-ramping.

/Film

Por outro lado:

But because 48 fps 3D is not "cinema" in the pre-4.28-12 sense of the term, some have reacted very negatively to what we saw this morning. Older viewers especially. Guys of a certain age are going to dig in their heels and say "nope, not me, no way...this isn't a movie ...this is live video." Grain monks are going to have screaming fits. I can hear the rants already: "It's too CNN! Like a local newcast report with high-def cameras. It's not dreamy or compositional enough. The worst technical thing that has ever happened to motion pictures! It's the new Smellovision," etc.

I disagree. 48 fps is too jolting and breathtaking. I believe that henceforth 48 fps will not just become the norm but we're going to hear calls for up-rezzing classic 24 fps films to 48 fps. Douglas Trumbull has allegedly done such conversions, and I for one would be highly in favor if they caught on. And yet 48 fps kills that classic filtered, strobing effect that we've know all our lives. It's a shocker, all right, and I'm not sure if the industry as a whole is going to be on my side of this.

But any action or spectacle director henceforth is going to have to use 48 fps, 3D or not. It's just too astonishing to dismiss.

Hollywood Elsewhere

Já que não há como assistir o material para opinar, só me resta esperar (e rezar para que o filme não seja um desastre completo). Imagino como deverá estar lotada a apresentação de O Hobbit na próxima Comic-Con, todo mundo vai querer ver o material em 48 fps.
 
É esperar pra ver, na minha opinião o "realismo" é um ponto positivo, agora quanto ao excesso, só poderei opinar na hora.
 
Exibição de O Hobbit causa estranheza entre os críticos

Parece que velocidade de exibição de O Hobbit, em 48 quadros por segundo e algo ainda inédito no cinema, e que surge como uma promessa revolucionária no meio, não agradou algumas pessoas e profissionais ligados ao mundo do entretenimento. Alguns minutos do filme foram exibidos na convenção CinemaCon, e os críticos caracterizaram as imagens como [...]Artigos relacionados:
  1. Peter Jackson explica as diferenças entre SdA e O Hobbit e Christopher Lee fala sobre Saruman
  2. O Hobbit será gravado a 48 frames por segundo, explica Peter Jackson
  3. O Hobbit: também a 24 frames por segundo


Leia Mais...
 
Quero deixar registrado aqui um comentário que foi feito na notícia e que eu achei fantástico:

"Vitor Germano diz:
25 de abril de 2012 at 21:22
“Ah é bem realista esse negócio de filme colorido, mas não sei se as pessoas vão querer este realismo ou vão preferir a experiência cinematográfica do bom e velho Preto e Branco”

Os anos passam e o discurso continua o mesmo…"

Não consigo ver como excesso de realismo pode ser ruim, ainda mais no caso de um filme de fantasia. Acho que o sonho de todo mundo sempre foi esse, ter uma tecnologia capaz de trazer para a realidade toda a magia do mundo ficcional.
 
Concordo com tudo! Esses conservadores ficam nessa ilusão de atraso. Se existe tecnologia para tornar mais real o que não é real, como no caso de filmes de fantasia como o hobbit, acho totalmente válido esse emprego. Resta saber se os velhinhos gagas que "julgam" O Oscar vão gostar e dar vários merecidamente. Não preciso assistir pra saber que esse filme vai ser foda e correndo o risco de superar a Sociedade do Anel e as Duas torres, até quem sabe o retorno do Rei, mas acho difícil eles darem outra vez 11 Oscars.
 
Não sei... Acho que no cinema excesso de realismo pode ser ruim sim...
Pelos comentários das pessoas que viram, parece que fica mais na cara que é fake =)
E faz sentido, com mais realismo, a maquiagem, os figurinos e o cenário devem ser melhores também.
 
Não sei... Acho que no cinema excesso de realismo pode ser ruim sim...
Pelos comentários das pessoas que viram, parece que fica mais na cara que é fake =)
E faz sentido, com mais realismo, a maquiagem, os figurinos e o cenário devem ser melhores também.

Estou longe de entender alguma coisa de técnica cinematográfica, mas concordo: se o filme for ultrarrealista, os efeitos, maquiagem e tudo mais que você apontou têm que acompanhar o avanço e ser de muita, muita qualidade, senão vai ficar aquela impressão de 'castelo cenográfico' e de 'fantasia de monstro japonês'.
 
Isso acontece com alguns filmes antigos remasterizados pra HD.
TODAS as falhas ficam mais nítidas e mais impossíveis de serem ignoradas.

Mas nesse caso não é uma remasterização. Está sendo feito nessa tecnologia.
Por isso que "in Peter Jackson we trust" é o mantra.
 
Ah, não sei... Mesmo sendo feito nessa tecnologia...
Não tenho nada contra a aparência, acho bem legal o arzinho de filme da BBC =)
Só tenho medo de ficar muito com cara de festa a fantasia =(
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo