• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cena do exorcismo....péssima "adaptação"

Porque não funcionaria no cinema?????Os telespectadores seriam tapados demais para perceber que a sequencia mostra o "poder da palavra" em destruir alguem, como o Grima e o Saruman, e em levantar alguem, como o Gandalf?
Ao menos foi isso o que a cena me passou, quando eu li o livro.
A grande arma que é a palavra.E esse sentido foi completamente perdido no filme. :lily:
 
Porque não funcionaria no cinema?????Os telespectadores seriam tapados demais para perceber que a sequencia mostra o "poder da palavra" em destruir alguem, como o Grima e o Saruman, e em levantar alguem, como o Gandalf?
Ao menos foi isso o que a cena me passou, quando eu li o livro.

Por que iria requerer mais uns 15 a 30 minutos no mínimo de filme para isso. Se abreviassem, correria o risco de ficar pior do q o atual. Tipo o Gandalf falando "Théoden, vc não está velho nada" e ele "Ah, é mesmo".

Não que eu tenha gostado da cena, acho q poderia ter ficado melhor, mas acho que prum filme ela funciona muito mais (e é mais fácil) do q o original do livro.
 
Eu vou postar uma coisa aqui que vai contradizer o que eu já disse no meu review, mas beleza.

Agora que vi o filme pela segunda vez, não me incomodo mais com a cena do exorcismo.

Por que? Bom, tava eu lá, esperando o "exorcismo"... achando q o público ia achar ridículo... mas qual não foi a minha surpresa! Logo depois que o Gandalf dá aquele "totozinho" com o cajado e aparece o Saruman caindo em Orthanc, um cara no cinema falou "Ah... o Saruman!"

Percebem a necessidade de esfregar na cara? Se não fizer isso, o povo não entende.

E fora esse momento histérico, a cena foi mesmo bonita. Culpa de quem? Howard Shore. A trilha nessa hora é emocionante. Reparem na hora em que o Theoden recebe a espada.
 
Por que? Bom, tava eu lá, esperando o "exorcismo"... achando q o público ia achar ridículo... mas qual não foi a minha surpresa! Logo depois que o Gandalf dá aquele "totozinho" com o cajado e aparece o Saruman caindo em Orthanc, um cara no cinema falou "Ah... o Saruman!"

Percebem a necessidade de esfregar na cara? Se não fizer isso, o povo não entende.

O nosso "problema" é q vamos ver o filme já sabendo o q acontece no livro, já acostumados com aquilo. Acho q pra ver o filme (como filme mesmo, sem pensar na adaptação) acho q temos de nos livrar de alguns "preconceitos".

As pessoas tendem a falar "ah, mas da forma q tá no livro é muito melhor". Mas ninguém tá filmando o livro palavra por palavra, até porque é impossível. Essa mudança pode ficar ridícula pra quem já leu o livro e acha muito boa a forma como o Gandalf "recupera" o Théoden. Mas eu continuo achando q seria inviável colocar isso no filme. Embora, eu repito, tenha achado q a cena poderia ter ficado melhor, acho q ela funciona muito mais para o público em geral porque:

1) Mostra como o Théoden estava corrompido (de forma simples e direta)
2) Mostra como Gandalf agora está mais poderoso q Saruman (as pessoas não sabem disso, e no primeiro filme ele só apanhou do Saruman, é a primeira vez q ele "ganha" uma disputa).
3) Mostra de forma clara que Grima é aliado de Saruman, e q esse controlava o rei de forma a permitir, como diz Éomer no filme, "que orcs andem livremente pela terra dos cavaleiros sem serem incomodados".

Acho que, no final, das contas, a cena funciona muito bem. Não vi ninguém reclamar dela que não fosse fã do livro. Aliás, de nenhuma mudança eu vi alguém reclamar (só ouvi reclamações até agora do "Orc Olímpico" hahahahahaha)
 
Eu achei essa cena aí do exorcismo muitooo sem noção... primeiramente, o exorcismo em si é sem noção. Como muitos já falaram, pra que o Gríma estaria ali se o próprio Saruman está "controlando" o Théoden?
Pra mim nessa parte o PJ teve uma certa recordação da época de seus filmes trash...
Em segundo, aquele rejuvenescimento (é isso?! :P) do Théoden ficou forçado (pra mim tudo com o B.H. ficou forçado... em especial aquele choro dele no túmulo do Théodred - mas isso já é outra história)
Poderia ter sido mais elaborada essa cena, e um pouco mais fiel ao livro...
 
Lord Henry disse:
Aliás, de nenhuma mudança eu vi alguém reclamar (só ouvi reclamações até agora do "Orc Olímpico" hahahahahaha)


putz aquele orc olímpico foi o máximo uehauehauheuahuea

Tipow as críticas sempre serão feitas principalmente pelos fãns e/ou leitores de Tolkien..... realmente vc está certo lord.....

tipow a cena do exorcismo, a galera do cinema se empolgou legal ehuaheuaea... Principalmente quando os 3 tava dando uns golpes karateka, e o Gandalf com aquele sorriso conversando com Theoden.....

A Função de Grima em Edoras é atrapalhar e desmentir qualquer pessoa que tente acabar com os planos de Saruman.... veja no filme em relação a Éomer....
Ah o grima envenena a comida do Theoden tb ne?
 
Foi muito ruim!!!!! Faltava o Gandalf falar:
Sai desse corpo q não te pertence!!!!! Sai capeta!!!!! :twisted: :evil:

Aí, como eu já falei, o Theodén girar a cabeça e vomitar no Gandalf!!!
Foi muito ruim, mas não precisa ser tirada do DVD, pq teve gente que gostou dessa cena...
 
Eu considerava uma parte grandiosa no livro Gandalf levantando Theoden com palavras, mas acho que o Sarumam usando o palantiri pra possuir Theoden ficou meio :x , traz desnecessaria a parte do Grima, alem de fazer parecer que Saruman tinha esse poder todo
 
tá, foi completament estranho o exorcismo... Mas se fosse fazer q nem está no livro ia ter q ser mto longo e cansativo p/ ser convincente.... o q é uma pena... :osigh: mas depois d um t4empo vc se acostuma... fazer o q? :|


E qndo o Théoden começa a rir do Gandalf... pensei q o veio tinha pirado akela hora! 8O :eek:
 
Mal resolvida no livro??

Bom, só se a gente pensar que magos são criaturas burras sem retórica cuja única função é soltar bolas de fogo por aí, no melhor estilo "aventura overpower de dungeons & dragons". Uma das grandes virtudes de Gandalf sempre foi o poder persuasivo de suas palavras e a cena do livro, na qual ele consegue trazer de novo vigor ao semblante do velho rei Theoden por meio de palavras que trouxeram de volta a ele a consciência da importância do seu reino, é primorosa!

Pra mim isso foi uma saída cômoda para os roteiristas que ficaram com medo que o diálogo do original, excelente, fosse destoar dos que eles inventaram para cenas extras deprimentes como aquela em que o Elrond fica querendo empatar a vida da Arwen com o Aragorn... :lol: :lol: :lol:
 
Pra mim isso foi uma saída cômoda para os roteiristas que ficaram com medo que o diálogo do original, excelente, fosse destoar dos que eles inventaram para cenas extras deprimentes como aquela em que o Elrond fica querendo empatar a vida da Arwen com o Aragorn...

Meu livro favorito é Memórias Póstumas de Brás Cubas e Machado de Assis é, pra mim, o maior gênio da História da humanidade. Vi, ano passado, o filme que fizeram baseado no livro e achei razoável (pensei que fosse pior). Mas muitas cenas com diálogos tirados exatamente como estão no livro ficaram ridículas. Ridículas. E o final, que pra mim é o melhor que eu já li e que sempre me dá arrepios quando eu leio, simplesmente ficou fraco.

Apenas acho que toda essa parte do Gandalf com Théoden, por melhor que esteja no livro (e, ainda assim, não acho tão fantástica assim), não funcionaria no filme. Só porque no livro é "primorosa" não significa que no filme também seria.

***** EDITADO *****

Acabo de ler a entrevista do Christopher Lee para o site "Omelete"... ele diz que foi ELE quem interpretou Théoden antes do exorcismo. Nem sabia disso! Alguém já sabia ou reparou nisso?

Outra coisa:
R: Você acha que ele [Tolkien] gostaria do filme?
CL: Claro! O espírito de Tolkien estava ali o tempo todo.

Bem, tudo bem q é tudo uma questão de marketing e tal, ele nunca falaria q o Tolkien não gostaria do filme... hehehehehe mas não deixa de ser uma declaração simpática.

O link: http://www.omelete.com.br/cinema/artigos/base_para_artigos.asp?artigo=1102
 
O exorcismo pode ser até uma péssima adaptação para alguns....

Mas garanto que ela é uma ótima interpretação do ator Bernard Hill... :P :roll:
 
Eu acho que no filme seria sim, seguindo o diálogo primoroso, uma adaptação irretocável. Em muitos momentos do filme essa transposição foi muito boa, como na cena do Conselho de Elrond, e não veria problema em manter esse procedimento na cena da libertação de Theodén. :obiggraz:
 
Em muitos momentos do filme essa transposição foi muito boa, como na cena do Conselho de Elrond,

Eu achei q o conselho ficou muito abreviado. No filme eles concordam muito rápido q têm de destruir o anel. Até na versão estendida (q acho q melhorou um pouco) ficou bem apressado.
 
Verdade, ficou abreviado... Mas não chegou a ferir a obra, acho eu. Foi sem dúvida uma cena curta, mas a cena do Faramir, além de curta, desvirtuou o personagem. Claro que gostaria de ver a conversa entre Gloin e Frodo, e o debate sobre o que fazer com o anel, mas alí não houve nenhuma agressão ao livro, como creio ter havido com Faramir.
 
Bom, só se a gente pensar que magos são criaturas burras sem retórica cuja única função é soltar bolas de fogo por aí, no melhor estilo "aventura overpower de dungeons & dragons". Uma das grandes virtudes de Gandalf sempre foi o poder persuasivo de suas palavras e a cena do livro, na qual ele consegue trazer de novo vigor ao semblante do velho rei Theoden por meio de palavras que trouxeram de volta a ele a consciência da importância do seu reino, é primorosa!

Pra mim isso foi uma saída cômoda para os roteiristas que ficaram com medo que o diálogo do original, excelente, fosse destoar dos que eles inventaram para cenas extras deprimentes como aquela em que o Elrond fica querendo empatar a vida da Arwen com o Aragorn...
BRAVO!!! BRAVO!!!! COMENTÁRIO IRRETOCÁVEL!!!!!

Apenas acho que toda essa parte do Gandalf com Théoden, por melhor que esteja no livro (e, ainda assim, não acho tão fantástica assim), não funcionaria no filme
Desculpe querer discordar da sua opinião novamente, mas volto a repetir, essa é uma das passagens mais belas do livro. Gandalf passou de o "arauto da destruição" para o "arauto da esperança", apenas usando palavras de encorajamento. Theoden passou a ve-lo naum mais como um "corvo" que apenas trazia notícias ruins (muito devido tb a má influencia de Lingua de Cobra), mas um amigo e aliado.
 
Desculpe querer discordar da sua opinião novamente, mas volto a repetir, essa é uma das passagens mais belas do livro. Gandalf passou de o "arauto da destruição" para o "arauto da esperança", apenas usando palavras de encorajamento. Theoden passou a ve-lo naum mais como um "corvo" que apenas trazia notícias ruins (muito devido tb a má influencia de Lingua de Cobra), mas um amigo e aliado.

Não precisa se desculpar, discordâncias fazem parte de qualquer discussão.

Enfim, tudo bem que vc ache uma bela passagem do livro. Não discuto isso, pois mesmo que eu discordasse nisso, seria uma outra discussão completamente diferente. O que eu acho é que seria muito difícil, senão inviável, colocar essa passagem toda dentro do filme. Afinal, não é apenas a qualidade do diálogo que influi, há várias outras coisas como o ritmo do filme, tempo de duração final, influência em cenas posteriores etc. Tentar seguir o que está no livro, porém abreviando consideravelmente o diálogo, poderia ter um efeito final muito pior do q a cena do "exorcismo".
 
As pessoas reclamam que a cena com o Théoden deveria ser como estava no livro, que tinha de ter mais cenas com ents e o entmoot, que do diálogos do Faramir deveriam estar presentes etc. e a justificativa é sempre a mesma, basta cortar o tempo da Arwen. Não sei se eu vi um filme diferente, mas no que eu vi, juntando todas as cenas da Arwen dava uns 10 minutos no máximo. Acho improvável que alguém conseguisse incluir tudo isso nos 10 minutos que restariam sem a Arwen, mas tudo bem.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo