• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"Cem anos de Solidão" (Gabriel G. Marquez)

Foi um dos melhores livros que eu já li... me deixou completamente fascinada e o final é surpreendente...

Para quem ainda não leu: atenção...o nome das pessoas é muito repetido, ex: eu me chamo danielle e a minha mãe maria... minha filha vai se chamar danielle maria, a filha dela vai se chamar danielle e assim por diante... dá pra confundir :o?:
 
hehehe
eu li esse livro 2 vezes.
Da primeira eu montei uma árvore genealogica. Ajuda bastante :wink: .
Esse livro tem um problema muito sério... depois q eu li, eu fui ler os outros de Gabriel Garcia Marques esperando a mesma magia, e deixei todos pela metade. Doze contos peregrinos tem algum "suspiro" de cem anos... mas não chega aos pés. Enfim. É o primor de Gabriel, não se frustre procurando outro igual :disgusti:
 
Bachelorette disse:
hehehe
eu li esse livro 2 vezes.
Da primeira eu montei uma árvore genealogica. Ajuda bastante :wink: .
Esse livro tem um problema muito sério... depois q eu li, eu fui ler os outros de Gabriel Garcia Marques esperando a mesma magia, e deixei todos pela metade. Doze contos peregrinos tem algum "suspiro" de cem anos... mas não chega aos pés. Enfim. É o primor de Gabriel, não se frustre procurando outro igual :disgusti:

Caramba 8O você acha?
eu acho "o amor nos tempos do cólera" tão bom quanto!! :)
 
Foi o primeiro grande livro da minha vida, já que antes os únicos que povoavam minha estante eram os infanto juvenis(coleção vaga-lume perde :lol: ).Foi amor a primeira vista e ele virou livro de cabeceira, pois anos depois eu o ganhei de amigo oculto. Me fez conhecer a obra de Garcia Marques que é maravilhosa, vide Do amor e outros demônios. O mestre do realismo fantástico descortina um painel de maravilha narrativa ao contar a saga de uma família fadada ao esquecimento. A passagem sobre a morte do patriarca/rei sempre me emociona não importa quantas vezes eu re-leia, e olha que já foram muitas. :grinlove:
 
Eu estava pensando se não seria melhor mudar o nome desse tópico pra Obras de Gabriel Garcia Marquez ou algo do tipo pq assim poderemos discutir não só Cem Anos de Solidão mas outras obras do autor tb, mas é só um palpite pra tornar o tópico mais abrangente.

Sobre Cem Anos de Solidão...
Eu ainda estou lendo esse livro, já passei do meio do livro... eu estou gostando bastante apesar do livro representar um grande desafio a minha memória no que diz respeito o nome dos personagens. E sobre estas, apesar de não ter terminado de ler o livro, posso dizer que os personagens tem em sua complexiadade todos os aspectos humanos... digo isso pelo fato de todos eles serem tão mutáveis, ou seja, eles vão mudando e amadurecendo como pessoas de vedade no decorrer do livro, acho que para um escritor conseguir manter esse ritmo em um personagem é difícil e para todos os personagens, como o autor faz nesse livro é extraordinário.
Antes de Cem Anos eu li Crônica de Uma Morte Anunciada, mas postar um paralelo entre os dois livros eu prefiro fazer depois que eu terminar o Cem Anos...assim, por hora é só isso.
 
Nossa, esse livro é maravilhoso., tem uma magia incrível...
Boa idéia ter montado uma árvore genealógica, nem pensei nisso... dá pra se confundir bastante...
 
o legal é que pela quantidade de personagens, vc pode se identificar e se ver por um outro ponto de vista ^^

eu me identifico com a rebeca, com a remedios, a bela e com a amaranta úrsula
 
Eu amei de paixão Cem Anos de Solidão!!! E tbm tive que fazer uma árvore genealógica: são tantos Buendías que confunde a cabeça!! Depois desse, li O Amor nos Tempos do Cólera e achei bom tbm, diferente de Cem Anos, mas com uma magia muito própria do Gabriel Garcia MArquez!
 
noss eu nao consegui passar das primeiras 50 paginas de "...colera".
Achei chato e arrastadíssimo.
na verdade eu tenho esse problema... :roll: se eu acho um livro chato de comeco nao me forco a continuar. :roll:
 
Maravilhoso,foi um dos finais mais legais de livro, nunca ia imaginar que terminasse daquela maneira...reamente é um teste de memória, meu namorado perdeu a paciência de tanto nome repetido,um exagero o Aureliano(o primeiro tem não sei quantos filhos de mesmo nome...re re re)
Sim, acho o Amor no tempo do cólera excelente tbém´. Vcs já leram o Do Amor e outros demônios? Achei muito legal...Gabriel Garcia Marquez é mágico...
 
Bachelorette disse:
hehehe
eu li esse livro 2 vezes.
Da primeira eu montei uma árvore genealogica. Ajuda bastante

foi o que eu fiz...
o livro é uma verdadeira obra prima...
a parte q eu mais gosto é quando o aureliano fica fazendo peixinho de ouro e depois derretendo pra fazer de novo... filosófico, não?
 
Eu terminei de ler Cem Anos de Solidão e fiquei 8O com o final do livro... é realmente muito bom.
Boa construção dos personagens, todos sendo complexos e um enredo muito bom mostrando a solidão dos membros de uma família durante um século. O livro é meio trágido tb mas, enfim, quem disse que o amor não é trágico?

Sugestão: P/ aqueles que leram Cem Anos de Solidão e gostram, leiam A Casa dos Espíritos da Isabel Allende que tb é um ótimo romance.
 
Senhora Branca dos Noldor disse:
Com certeza, Gabriel diferenciou dos outros escritores a sua visão do amor.Ele não era meloso e nem piegas...
Com certeza meloso ele não é, seus livros não são contos-de-fadas onde tudo acaba bem. Ele escreve dramas muito próximos da realidade chegando a ser trágico até.

É interessante notar que, ao ler Cem Anos de Solidão, Crônica de Uma Morte Anunciada e Relato de Um Naufrago, percebi q seus personagens não são totalmente bons ou maus, a bondade ou maldade estão dos atos dos personagens e mesmos a avaliação destes pode não levar a uma afirmação de bom ou mal pois tais atos variam de acordo com os interesses e obrigações dos personagens... nas obras não existem bandidos nem mocinhos mas pessoas comuns que cometem erros e colhem os frutos desse erro como na vida real, evidenciando a idéia de Causa E Efeito dos atos. Por ter esse elemento de "vida real" é que as obras de Gabriel Garcia Marquez são lidas e apreciadas.

... estou longe de ser uma especialiste em Gabriel Garcia Marquez mas essas foram algumas observações que fiz ao ler sua obra.
 
Vou comprar briga. Não gostei, achei uma novela da globo, acho que trouxe um plus para o escritor foi criar o realismo fantástico. Claro que o Gabriel domina a forma que faz a estória, mas não traz nenhuma mensagem naquelas, mais de 300 páginas de livro. O negócio de ter vários personagens não me incomodou, pois parecia uma novela da globo, só que achei o livro é superestimado, qualquer um poderia ter escrito aquele livro, tem vários escritores brasileiros que para mim são melhores.
 
Última edição:
qualquer um poderia ter escrito aquele livro
Err.... NÃO.

tem vários escritores brasileiros que para mim são melhores.
Sim, tem escritor brasileiro melhor que o Gabo; e tem livro brasileiro melhor que Cem Ano de Solidão; Guimarães Rosa, sem dúvida, é um. Raduan Nassar talvez seja outro. Mas"vários", assim como quem diz que caem de árvores às pencas, já é forçar a barra... Diga lá: quais seriam? Gabo é um dos grandes nomes do século XX. E não se encontram desses em qualquer esquina.
Se você achou "novela da Globo", é direito seu, apesar de ser uma opinião bem esdrúxula, confesso.
 
Obrigado por responder.
Colocam essa Obra apenas atrás de Dom Quixote, é forçar a barra demais. Oscar wilde dizia que uma literatura apenas por ser literatura não tem valor, concordo com o que ele diz. Esse livro não trás mensagem alguma, como por exemplo O estrangeiro de A Camus. Vejo algum mérito se ele inventou o realismo fantástico, que parece não ser o caso, o livro não me impressionou, acho mais divertido ler coleção vaga lume, se for para ter diversão enquanto lê então qualquer um dessa coleção. Outro super estimado que o GABO era fã era o Franz Kafka, o que tem de interessante em relatar que uma pessoa se transformou em inseto e ficar perambulando por seu quarto?! E infelizmente não tiro o que disse, uma novela da globo pode ter mais mensagem do que "Cem Anos de Solidão". E alguém, pode me explicar porquê desse título?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo