1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

"Cem anos de Solidão" (Gabriel G. Marquez)

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por **[email protected]_undómiel**, 27 Fev 2004.

  1. Foi um dos melhores livros que eu já li... me deixou completamente fascinada e o final é surpreendente...

    Para quem ainda não leu: atenção...o nome das pessoas é muito repetido, ex: eu me chamo danielle e a minha mãe maria... minha filha vai se chamar danielle maria, a filha dela vai se chamar danielle e assim por diante... dá pra confundir :o?:
     
  2. Bachelorette

    Bachelorette Usuário

    hehehe
    eu li esse livro 2 vezes.
    Da primeira eu montei uma árvore genealogica. Ajuda bastante :wink: .
    Esse livro tem um problema muito sério... depois q eu li, eu fui ler os outros de Gabriel Garcia Marques esperando a mesma magia, e deixei todos pela metade. Doze contos peregrinos tem algum "suspiro" de cem anos... mas não chega aos pés. Enfim. É o primor de Gabriel, não se frustre procurando outro igual :disgusti:
     
  3. Nimrodel Telcontar

    Nimrodel Telcontar Hobbit embaraçada

    Eu to lendo ele. Não to fazendo arvore genealógica. Esta sendo um verdadeiro teste de memória
     
  4. Nariá

    Nariá Usuário

    Caramba 8O você acha?
    eu acho "o amor nos tempos do cólera" tão bom quanto!! :)
     
  5. NIMRODEL

    NIMRODEL Usuário

    Foi o primeiro grande livro da minha vida, já que antes os únicos que povoavam minha estante eram os infanto juvenis(coleção vaga-lume perde :lol: ).Foi amor a primeira vista e ele virou livro de cabeceira, pois anos depois eu o ganhei de amigo oculto. Me fez conhecer a obra de Garcia Marques que é maravilhosa, vide Do amor e outros demônios. O mestre do realismo fantástico descortina um painel de maravilha narrativa ao contar a saga de uma família fadada ao esquecimento. A passagem sobre a morte do patriarca/rei sempre me emociona não importa quantas vezes eu re-leia, e olha que já foram muitas. :grinlove:
     
  6. Gil_Gaer

    Gil_Gaer A lost elf

    Eu estava pensando se não seria melhor mudar o nome desse tópico pra Obras de Gabriel Garcia Marquez ou algo do tipo pq assim poderemos discutir não só Cem Anos de Solidão mas outras obras do autor tb, mas é só um palpite pra tornar o tópico mais abrangente.

    Sobre Cem Anos de Solidão...
    Eu ainda estou lendo esse livro, já passei do meio do livro... eu estou gostando bastante apesar do livro representar um grande desafio a minha memória no que diz respeito o nome dos personagens. E sobre estas, apesar de não ter terminado de ler o livro, posso dizer que os personagens tem em sua complexiadade todos os aspectos humanos... digo isso pelo fato de todos eles serem tão mutáveis, ou seja, eles vão mudando e amadurecendo como pessoas de vedade no decorrer do livro, acho que para um escritor conseguir manter esse ritmo em um personagem é difícil e para todos os personagens, como o autor faz nesse livro é extraordinário.
    Antes de Cem Anos eu li Crônica de Uma Morte Anunciada, mas postar um paralelo entre os dois livros eu prefiro fazer depois que eu terminar o Cem Anos...assim, por hora é só isso.
     
  7. Nandorë

    Nandorë Usuário

    Nossa, esse livro é maravilhoso., tem uma magia incrível...
    Boa idéia ter montado uma árvore genealógica, nem pensei nisso... dá pra se confundir bastante...
     
  8. o legal é que pela quantidade de personagens, vc pode se identificar e se ver por um outro ponto de vista ^^

    eu me identifico com a rebeca, com a remedios, a bela e com a amaranta úrsula
     
  9. Eu amei de paixão Cem Anos de Solidão!!! E tbm tive que fazer uma árvore genealógica: são tantos Buendías que confunde a cabeça!! Depois desse, li O Amor nos Tempos do Cólera e achei bom tbm, diferente de Cem Anos, mas com uma magia muito própria do Gabriel Garcia MArquez!
     
  10. Bachelorette

    Bachelorette Usuário

    noss eu nao consegui passar das primeiras 50 paginas de "...colera".
    Achei chato e arrastadíssimo.
    na verdade eu tenho esse problema... :roll: se eu acho um livro chato de comeco nao me forco a continuar. :roll:
     
  11. Little Fairy

    Little Fairy Usuário

    Maravilhoso,foi um dos finais mais legais de livro, nunca ia imaginar que terminasse daquela maneira...reamente é um teste de memória, meu namorado perdeu a paciência de tanto nome repetido,um exagero o Aureliano(o primeiro tem não sei quantos filhos de mesmo nome...re re re)
    Sim, acho o Amor no tempo do cólera excelente tbém´. Vcs já leram o Do Amor e outros demônios? Achei muito legal...Gabriel Garcia Marquez é mágico...
     
  12. Lady of Valinor

    Lady of Valinor Usuário

    foi o que eu fiz...
    o livro é uma verdadeira obra prima...
    a parte q eu mais gosto é quando o aureliano fica fazendo peixinho de ouro e depois derretendo pra fazer de novo... filosófico, não?
     
  13. Gil_Gaer

    Gil_Gaer A lost elf

    Eu terminei de ler Cem Anos de Solidão e fiquei 8O com o final do livro... é realmente muito bom.
    Boa construção dos personagens, todos sendo complexos e um enredo muito bom mostrando a solidão dos membros de uma família durante um século. O livro é meio trágido tb mas, enfim, quem disse que o amor não é trágico?

    Sugestão: P/ aqueles que leram Cem Anos de Solidão e gostram, leiam A Casa dos Espíritos da Isabel Allende que tb é um ótimo romance.
     
  14. Little Fairy

    Little Fairy Usuário

    Com certeza, Gabriel diferenciou dos outros escritores a sua visão do amor.Ele não era meloso e nem piegas...
     
  15. Gil_Gaer

    Gil_Gaer A lost elf

    Com certeza meloso ele não é, seus livros não são contos-de-fadas onde tudo acaba bem. Ele escreve dramas muito próximos da realidade chegando a ser trágico até.

    É interessante notar que, ao ler Cem Anos de Solidão, Crônica de Uma Morte Anunciada e Relato de Um Naufrago, percebi q seus personagens não são totalmente bons ou maus, a bondade ou maldade estão dos atos dos personagens e mesmos a avaliação destes pode não levar a uma afirmação de bom ou mal pois tais atos variam de acordo com os interesses e obrigações dos personagens... nas obras não existem bandidos nem mocinhos mas pessoas comuns que cometem erros e colhem os frutos desse erro como na vida real, evidenciando a idéia de Causa E Efeito dos atos. Por ter esse elemento de "vida real" é que as obras de Gabriel Garcia Marquez são lidas e apreciadas.

    ... estou longe de ser uma especialiste em Gabriel Garcia Marquez mas essas foram algumas observações que fiz ao ler sua obra.
     

Compartilhar