• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Celular: qual é o melhor custo-benefício?

O Moto X é um celular muito interessante por causa do preço.

Mas no momento, eu compraria o Nexus 5, por ter um Android Puro.

Além do mais, o poder de processamento do Nexus 5 é superior ao do Moto X, assim como a resolução da tela.

Moto X e Moto G também são Android puro, por serem posteriores à compra da Motorola pelo Google.

Como assim android puro?

Os Nexus e os novos Motorola, por serem do Google, que faz o próprio Android, conseguem extrair o melhor do sistema operacional e serem mais eficientes, por isso são chamados de "Android puro".
 
Como assim android puro?

É o sistema Android sem modificações feitas pela empresa fabricante do smartphone.

As vezes (sempre) as empresas alteram diversas características do Android para dar uma "identidade" ao celular.

Moto X e Moto G também são Android puro, por serem posteriores à compra da Motorola pelo Google.

Os Nexus e os novos Motorola, por serem do Google, que faz o próprio Android, conseguem extrair o melhor do sistema operacional e serem mais eficientes, por isso são chamados de "Android puro".

Na verdade o Moto X não é Android puro, apesar de ter sido desenvolvido pela Google quando a Motorola ainda pertencia a ela (hoje a Motorola é da Lenovo, somente as patentes da Motorola continuam com a Google).

Tanto é que no passado a própria Google anunciou uma versão do Moto X com a versão pura do Android.

Mas são pouquíssimas as alterações.
 
O fato da Samsung não ter Android puro fez com que eu desistisse dessa marca.
O google parece que vendeu a Motorola já, para uma empresa chinesa se não me engano, não sei como vai ficar o lance do Android e dos celulares Motorola após a venda, mas hoje a maioria dos usuários estão satisfeitos com a marca.
 
O google parece que vendeu a Motorola já, para uma empresa chinesa se não me engano, não sei como vai ficar o lance do Android e dos celulares Motorola após a venda, mas hoje a maioria dos usuários estão satisfeitos com a marca.
Vendeu pra Lenovo. A Lenovo é a dona do que costumava ser a divisão de computadores pessoais da IBM.

Eu não sei quais são os celulares que vem com o Android vanilla, mas se eu fosse comprar algum Android, eu consultaria a lista de dispositivos que tem suporte oficial da CyanogenMod. Este link mostra todos os celulares que aceitam oficialmente o CyanogenMod 11. Não é garantia de qualidade, mas é ao menos de que você não vai ter de bater cabeça pra te livrar de interfaces pesadas, como o TouchWiz.
 
E isso é... ?

A CyanogenMod é um projeto que desenvolve diversas ROMs alternativas.

Você consegue, por exemplo, modificar a interface do smartphone baixando uma ROM alternativa, mas a ROM deve ser desenvolvida especificamente para o seu smartphone.

Você também acha algumas ROMs caseiras, mas se quiser evitar dor de cabeça é melhor baixar uma da CyanogenMod.

O bom é que as vezes não somente a interface é modificada, e sim algumas funcionalidades do seu celular.

Eu sinceramente nunca usei uma ROM alternativa, mas conheço um pessoal que usa e gosta.

Quem gosta de modificar o smartphone geralmente procura comprar celulares que facilitem nesse sentido.
 
Última edição:
A CyanogenMod é um projeto que desenvolve diversas ROOMs alternativas.

Você consegue, por exemplo, modificar a interface do smartphone baixando uma ROOM alternativa, mas a ROOM deve ser desenvolvida especificamente para o seu smartphone.

Você também acha algumas ROOMs caseiras, mas se quiser evitar dor de cabeça é melhor baixar uma da CyanogenMod.

O bom é que as vezes não somente a interface é modificada, e sim algumas funcionalidades do seu celular.

Eu sinceramente nunca usei uma ROOM alternativa, mas conheço um pessoal que usa e gosta.

Quem gosta de modificar o smartphone geralmente procura comprar celulares que facilitem nesse sentido.

Tipo, eu não manjo nada de dispositivos móveis. O que é uma ROOM?
 
Tipo, eu não manjo nada de dispositivos móveis. O que é uma ROOM?

Rapaz, esse é o tipo de pergunta mais difícil de responder, pois temos um entendimento meio que abstrato. É como perguntar o que é uma bicicleta, você sabe o que é mas não tem uma definição formal.

Fiz uma pesquisa e vou tentar explicar.

Primeiro, cometi um erro falando ROOM, na verdade é ROM.

Pelo que entendi, uma ROM (ou firmware) é uma imagem do sistema operacional incluído em um determinado dispositivo. Pode ser um celular, uma geladeira, uma câmera fotográfica, um aparelho de DVD, dentro outros. Sendo assim, as funcionalidades do dispositivo, assim como a forma com que você interage (interface) são definidas pela ROM.

Sendo assim, vamos aos tipos de ROM:

1. ROMs with Google: são aquelas que são distribuídas normalmente nos Developer Phones e mais recentemente no Nexus One. Estas ROMs são caracterizadas por terem somente o código proveniente do AOSP, como todas as ROMs, e as aplicações da Google como é o caso do Google Maps, Google Mail, etc.

2. ROMs OEM: são as que são alteradas pelo fabricante e/ou pela operadora de telefonia móvel. Neste tipo, infelizmente, temos muitas variantes: ROMs da HTC com SenseUI, da Vodafone com o tema da Vodafone, da Acer com aplicações próprias da Acer, dentre outras. De uma forma simples, é uma camada extra de software que o fabricante/operadora adiciona, quer por uma questão de branding, quer para adicionar alguma funcionalidade/aspecto diferenciador ao aparelho.

3. Community-driven ROMs: são aquelas em que o criador é o usuário comum da plataforma. Ele decidiu criar uma ROM com algumas alterações que lhe pareciam convenientes para um determinado aparelho Android. Estas ROMs podem conter alterações diversas, desde simples modificações a nível de desempenho até a uma grande alteração ao nível da interface e da experiência do usuário. Não há grandes limites ao que se pode fazer, embora, em rigor jurídico, apenas se devesse incluir código proveniente do AOSP e disponibilizado pelos fabricantes para esse intuito.

Como o Android é aberto, você pode baixar e criar a sua própria ROM.

O problema dessa fragmentação é que quando a Google lança uma nova versão do Android, muitas vezes você não pode atualizar porque a ROM utilizada não permite, deixando você com um smartphone obsoleto (pelo menos em relação a atualização). Por isso que é sempre bom utilizar uma ROM pura.

Mas os entusiastas muitas vezes não tem paciência para esperar pelo lento ciclo de desenvolvimento, e acabam criando as suas próprias ROM, como a CyanogenMod. Sendo assim, se for optar por uma ROM customizada, opte por uma ROM famosa e amplamente testada e sempre pesquise como voltar a ROM original se for necessário.

Muito do que eu falei pode ser encontrado neste link: http://www.plusgsm.com.br/topic/93678-tutorial-aprenda-o-que-e-roms-e-mods-nos-sistemas-android/
 
Tipo, eu não manjo nada de dispositivos móveis. O que é uma ROOM?
Tentando simplificar um pouco mais (o que eu nem sempre consigo), a ROM é o sistema operacional do celular, como o Leonan falou. Celulares vem com alguns de fábrica, como o Android puro; existem versões modificadas por empresas, como o TouchWiz da Samsung; e existem versões feitas pela comunidade, como o CyanogenMod.

O CyanogenMod e outras ROMs tem como principais objetivos atualizar o Android de dispositivos que não tem atualização da fábrica, melhorar a velocidade e o reduzir o consumo de bateria. Isso deveria ser função das fábricas, mas como não há interesse comercial (já que suporte não dá receita, só despesa), eles não se coçam pra fazer nada.
 
gente, qual vocês diriam que valeu mais à pena: o Samsung S4 Mini ou o Samsung S3? eu já vi vários comparativos, pesei as minhas prioridades, mas ainda não consigo me decidir...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo