• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Celtas

Feanor disse:
Isso é pq a Wicca tá errada. A wicca se diz celta quando, na verdade é invenção moderna.

deixa de ser cretino Feanor. Invenção moderna ? E qual religião que não é uma invenção ? Quais os argumentos que você tem pra me dizer que a Wicca tá errada ?
 
E qual religião que não é uma invenção ?
Nenhuma, a religião é o ópio do povo.
Quais os argumentos que você tem pra me dizer que a Wicca tá errada ?
Eu não quis dizer que a Wicca é errada em si mas sim em dizer que é a religião dos Celtas.

Quero deixar claro que eu não gosto de religião pq, como uma droga, faz as pessoas fugirem da realidade. Mas como eu não sou contra usarem drogas não sou contra a religião, cada um é responsável pelo seu corpo e mente. E quero também deixar claro que a minha crítica, apesar de exaltada, não foi contra a religião Wicca e sim contra a corrupção histórica. Os celtas praticavam sacrifícios sim! Poucos, mas praticavam.
 
da culrura mesmo do povo eu sei pouco, mas ja li bastantes lendas da mitologia Celta. por exemplo os Tuatha de Danann e a deusa Danu.
 
Tá, Feanor. Distorções a gente tem até na história da Guerra Fria, e nem foi culpa de religião nenhuma. E, sinceridade, vc não pode culpar os wiccans pela "corrupção histórica" ds cultura celta...

E se essa exaltação toda é por conta de q hj em dia as pessoas acham que os celtas não cometiam sacrifícios, pq vc não mata de uma vez nossa dúvida, e passa a fonte de onde tirou isso? Mesmo pq eu nunca ouvi falar, mas não descarto a possibilidade de que possa ter sido um hábito, sim...(justamente pq nunca ouvi falar nisso...). Mas para todo estudo e, especialmente, para toda afirmação, devemos nos basear em fontes seguras antes de "comprar briga" :wink:
 
Pra falar a verdade nao sei nada sobre Wicca... é uma religiao, pelo que eu to vendo.
Eu tava conversando com uma miga minha e ela falou que os Celtas eram mó violentos/.. 8O
 
The Transcendent One disse:
Maluco... eu estudo cultura celta desde comecei com a Wicca, a 5 anos e nunca ouvi falar disso. Celtas NÃO COMETIAM SACRIFICIOS. Isso é totalmente contra as dogmas druídicas. Não existe suicídio no druidismo. Toda a vida deve ser preservada e amada pois veio da Grande Mãe.

Com certeza vc está mais do que certo The Transcendent One..eu tbm estudo Wicca e Druidismo há 3 anos e nunca ouvi falar sobre sacrifícios...Isso surgiu com a Igreja católica dizendo q nós, pagães, somos adoradores do diabo, o próprio satã encarnado e q matamos galinhas e crianças... :x tsc tsc

Isso é pq a Wicca tá errada. A wicca se diz celta quando, na verdade é invenção moderna. Eu pessoalmente acho quem pratica muito hipócrita pois se apropriam da identidade de um povo que não tem nada a ver com esse besteirol de adolescentes malucas. São provas históricas contra um bando malucos do início do século que se dizem "portadores" do "saber" "celta".

Hei, hei...calma lá! Adolescentes malucas existem, e muitas, e se acham as bruxinhas, mas não queira colocar culpa disto na arte da grande mãe! A Wicca foi popularizada e isso faz com q as pessoas pensem q nem vc, mas quando essas pessoas vão atrás em saber realmente o que é Wicca, paganismo e Druidismo percebem o qnt essas religiões e crenças (sim, Wicca é considerada religião desde 1984) são sérias e que não cultuam demônios como teimam em falar....
Nós somos adoradores sim, mas adoradores da natureza, da Gaia, a mãe terra...acreditamos na força q vem da natureza, respeitamos e cuidamos da mesma. Não dizemos q somos portadores do saber, ao contrário, acreditamos no eterno aprendizado e vamos atrás de aprender sempre mais, sobre tudo...
Ao contrário das adolescentes idiotas q querem se achar bruxas, os verdadeiros wiccans e druidas e estudiosos dessas artes não gostam de se expor, de falar q são o q são...não por vergonha, absolutamente, mas por respeito a si próprios e às suas artes...
Por isso, não chame nós, estudiosos da Wicca de idiotas...chame a quem merece.
 
Como eu já havia dito eu não sou contra a Wicca. Longe de mim, já cheguei até a tomar curiosidade por ela. O que eu não gosto (abrangendo um pouco mais) é esse maniqueísmo de vcs. Ou é mau ou é bom, ou é fada ou assassino. Não dá pra apenas ser? Afinal, que vcs vêem de tão mal no sacrifício humano? Afinal os Maias e Astecas, povos mais evoluidos viviam para isso. Quanto às fontes é só vc digitar no google que aparecerão uma porção de sites, ou procure numa enciclopédia recente, chegou a passar no Discovery eu acho.

Pra Wicca eu digo o mesmo que eu disse pra maçonaria num outro tópico: Cada doido com a sua mania.
 
Um bom tópico descambando pro btae-boca. Vamos esquecer Wicca e voltar aos Celtas? Para preservar o bom andamento e evitar discussões, vamos também evitar informações contidas em sites religiosos e afins, ok? ;)

Então: Celtas...
 
e eu la disse q eles eram um mané?
Eu curto bastante a cultura "celta" e t lend um livro chamado classic celtic fairytales agora, portanto naum os acho um mané, so que em matéria de guerras eles meio....selvagems demais, naum possuia tatica.
 
eu tb me interesso por religiao wiccan e pagã, mas admito que nao entendo muito do assunto, soh de lendas de alguns povos europeus, mas alguem pode me dizr onde consigo aprender mais sobre isso?
ah, e nem vem com aqueles "Manuais para bruxinhas" "meus primeiros feiticos" que eu acho isso idiota...
 
[quote="Dagorlad"
ah, e nem vem com aqueles "Manuais para bruxinhas" "meus primeiros feiticos" que eu acho isso idiota...[/quote]

Wicca faz magia??
tb acho idiota esses livrinhos, o pior é que um monte de pati compra...
 
Bom, vai ser inevitável não falar da Wicca, como foi pedido aqui, mas eu realmente achava mais interessante voltarmos exclusivamente aos celtas.... mas algumas perguntas não podem ficar sem respostas, né? :wink:

Primeiro que a analogia a Satã vem do Deus Cornífero. Bom, os celtas cometiam sacrifícios sim, mas que era absolutamente normal naquela época. Mas é difícil encontrar isso nesses sites primários sobre wicca, que me desculpe, na maioria das vezes tá cheio de coisa ruim. Pra saber mais é só procurar os estudos de vários antropólogos, o que não é muito difícil, porque é um tema bastante abordado em canais como A&E Mundo, National Geographic e o já citado Discovery.
E pra quem estuda Wicca, sabe que existem diversas Tradições que você pode escolher para seguir ou não (Gardneriana, Alexandrina e algumas outras...) e a tradição Celta é uma delas. Inclusive bastante procurada por sua história, que hj foi realmente muito modificada e romantizada.

Mas a Wicca pratica magia sim, e os celtas tb. Mas isso não é uma coisa ruim. Pq a magia é apenas a manipulação energética do ambiente. É você estar sempre em contato com a natureza e em harmonia com ela. Essa é a essência.

Inclusive o termo Pagão, muito usado pela igreja católica para designar aqueles que não foram batizados e esse tipo de coisa, na verdade quer dizer, mais ou menos, "aquele que vêm do campo" ou "aquele que acredita no campo". Ah, enfim, é algo parecido, não lembro bem!

E pra não dizer que não falei dos celtas, um livro até interessante, mas mais pra quem quer praticar Magia, chama Rituais Celtas. Eu andei lendo ele com um grupo de estudos que eu tenho, e ele se salva diante de tanta besteira que encontramos por aí (que inclusive costumamos virar de cabeça pra baixo qdo nos deparamos com essas coisas nas livrarias... heheh)

Beijos,
Arwen.
:arrow: Eu acho que tenho um bom acesso à cultura celta... Mas como o deriel disse, é muito difícil encontrar alguma coisa que não seja convicção pessoal do historiador e tal... Entào tudo é questionável! Qualquer coisa estou à disposição para discussão e estudos! :wink:
 
A Lucy Folha dourada mencionou o CD THE Celts... Ah! Eu tenho ele!!! :D :D
Eu ouço toda noite, pois para eu pegar no sono é super dificil :wink:
Brincadeira... É lindo mesmo... E aliás , em algumas músicas eu imagino histórias do Tolkien... Bem... é....
Nimrodel Telcontar
 
Lucy Folha Dourada disse:
Wicca faz magia??
tb acho idiota esses livrinhos, o pior é que um monte de pati compra...
Opa, opa...não confunda a magia wiccan com as magias de amarrar namoradinho q tem em livrinhos bestas de adolescentes e até na Capricho!


Feanor disse:
Como eu já havia dito eu não sou contra a Wicca. Longe de mim, já cheguei até a tomar curiosidade por ela. O que eu não gosto (abrangendo um pouco mais) é esse maniqueísmo de vcs. Ou é mau ou é bom, ou é fada ou assassino. Não dá pra apenas ser?
Não é bem assim...nós (falando em pagães em geral) não vemos diferença entre bem e mal, isso se tratando de magia...a magia é uma só, oq muda é a intenção da pessoa. Se ela quer fazer o bem, o bem acontece, se ela quer fazer o mal, o mal tbm acontece! Acho q dá pra levar essa idéia da magia para todas as atitudes q temos...
 
Sem querer ser chata, mas já sendo... pq vcs não transferem a discussão sobre wicca para o tópico de wicca q está meio parado de uns tempos para cá??? :wink:

Sobre os celtas, li uma coisa muito louca: a líder Boadicéia certa vez caiu doente, e o que uma espécie de curandeiro fez foi tirar o coração de uma criada dela, colocar no lugar do coração da Boadicéia, e depois costurar o peito dela com fios de ouro. Vejam só, o primeiro transplante de coração da história 8O *(Voz sinistra): Acreditem, se quiser!*
 
~·*Annë*·~ disse:
Sem querer ser chata, mas já sendo... pq vcs não transferem a discussão sobre wicca para o tópico de wicca q está meio parado de uns tempos para cá??? :wink:

Apoiado. Eu quase floodei lá só pra ressucitar.

~·*Annë*·~ disse:
Sobre os celtas, li uma coisa muito louca: a líder Boadicéia certa vez caiu doente, e o que uma espécie de curandeiro fez foi tirar o coração de uma criada dela, colocar no lugar do coração da Boadicéia, e depois costurar o peito dela com fios de ouro. Vejam só, o primeiro transplante de coração da história 8O *(Voz sinistra): Acreditem, se quiser!*

Perdão, mas acho que isso pode não estar correto. Pelo que me lembro, foi um japonês do século XIX que realizou o primeiro transplante de coração.

Deixe eu consultar minha possivel fonte, que aí posto pra confirmar ou desmentir isso...
 
Feanor disse:
E qual religião que não é uma invenção ?
Nenhuma, a religião é o ópio do povo.
Quais os argumentos que você tem pra me dizer que a Wicca tá errada ?
Eu não quis dizer que a Wicca é errada em si mas sim em dizer que é a religião dos Celtas.

Quero deixar claro que eu não gosto de religião pq, como uma droga, faz as pessoas fugirem da realidade.

Só um comentário... você não pode dizer que a religião faz as pessoas fugirem da realidade, pois não pode provar se ela é ou não verdadeira. :wink:
 
Celta?!?!? sei lá...prefiro o GOL!!! :-)

Falando sério....não querendo desrespeitar ninguém, mas isso é tudo papo furado....se vc for saber a respeito por curiosidade da mesma forma que podemos ter curiosidade sobre mitologia grega, romana, blz....agora começar a levar alguma coisa a sério é besteira....

desculpe se alguém aqui leva, mas é minha opinião....

té...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo