• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Celtas

Nunca estudei muito sobre os celtas. Mas respondendo rapidamente sua pergunda, Feanari, eles existiram também na Europa continental. Em grande número, inclusive. Povoaram a península Ibérica, a região onde hoje é a Turquia etc.
 
Eu já fui wicca... A muito tempo atras, mas mitologia celta é algo bem mais profundo do a simples wicca... A wicca é interessante para quem está começando a estudar sobre paganismo, magia e outras coisas, mas a mitologia celtica é algo bem mais complexo que requer um estudo bem mais a fundo. A influencia celtica na wicca é bem superficial, a wicca é uma vertente de antigas religioes pagãs. Se estuda - la a fundo vai decobrir que não é um monte de bobeira ou um grupo de menininhas loucas que acham que são bruxas...

A mitologia celtica é algo que vc tem que ter muita pasciencia e perseverança pois não é nada facil encontrar material bom para estudo, pelo menos aqui na minha cidade.:disgusti:
 
Uma curiosidade que eu sempre tive a respeito dos celtas (e nunca achei uma resposta satisfatóra) diz respeito a sua localização geográfica...
Eu sei que eles habitaram a Grã-Bretanha, mas eles também existiam na Europa continental?

Sim na verdade eles vieram da europa continental. Ocuparam grande território antes de ocuparem as ilhas.

Locais onde hoje é a Suiça, alemanha, França etc.

Não sei se você sabe mas os Gauleses, são celtas.
 
Ele invadiram a Grécia em...em...acho que séc...IV a.C., mas não tenho certeza. Chegaram até Delfos, local do principal Oráculo grego. Os gregos os chamavam de Gálatos, pela cor da pele (branca).

Que rituais?

Não sabemos quase nada em especifico sobre este ponto.

Aqueles relacionados a equinócios e tal. Sei que esses tipos de rituais são bem gerais, mas a influência celta na Wicca não tem como negar. Mas não conheço muito de celtas, apenas o básico que um estudante de história sabe, e sei menos ainda de Wicca, então...
 
Ele invadiram a Grécia em...em...acho que séc...IV a.C., mas não tenho certeza. Chegaram até Delfos, local do principal Oráculo grego. Os gregos os chamavam de Gálatos, pela cor da pele (branca).
Sim, liderados por Breno, não é mesmo? Mesmo nome daquele outro Breno que saqueou Roma... :think: Ele foi o autor da célebre frase "Vates vinci"... ("Ai dos vencidos...").
 
Última edição:
Realmente tem influencia Celta na Wicca, mas não muito aprofundou nela, a Wicca misturou muita coisa, falando pelo lado mistico da coisa, ela possibilita que vc misture a influencia que vc kiser nela, isso pode ser bom ou ruim... Depende da visão de cada um...
 
Realmente tem influencia Celta na Wicca, mas não muito aprofundou nela, a Wicca misturou muita coisa, falando pelo lado mistico da coisa, ela possibilita que vc misture a influencia que vc kiser nela, isso pode ser bom ou ruim... Depende da visão de cada um...

Se não me engano, a Wicca é mais puxada para o Druidismo do que para os Celtas. Tinham também dois "tipos" de celtas: os pagãos e os druidas. Estou certa? :cerva:
 
Eita, bom ver a primeira vez um tópico onde se fala sobre os celtas e todo mundo concorda que a wicca não é celta!

Respondendo ao Lobo Nobre, o que eu penso sobre esta civilização... para mim ela é praticamente perfeita, se não fosse o fato deles serem mercenários e facilmente brigarem entre si, e de que a poligamia era permitida e era uma sociedade patriarcal, mesmo as mulheres tendo tantos direitos. Tirando isso, para mim ela seria perfeita. O sistema de clientela, a arte céltica, o conhecimento druídico, a visão céltica do mundo e do cosmo... A sabedoria deles era tal que fascinaram filósofos conhecidos até hoje. E foi isso tudo que me levou a ser CR.

Não gosto quando uma pessoa indica o http://www.druidry.org como fonte de referência céltica. Para se entender a "religião" céltica (digo religião entre aspas pq não havia o que religar ali, o sagrado era tão intríseco na vida cotidiana céltica que não se sabe onde começa o real e onde termina o mitológico), vc precisa entender o pensamento, a cultura, a língua, a história, antes de estudar a parte considerada religiosa (por isso que tb eu estudo gaeilge (irlandês).). Por isso eu vou indicar alguns links no final do post que acho que seriam interessantes (a grande maioria em inglês, me perdoem!).

Kainof, livros sobre a mitologia céltica sem ter misturado lado religioso aqui em português não existe. Se te indicarem o livro do Claudio Crow, esqueça. Ele mistura umas viagens dele com a parte mitologica, nem vale a pena. Livros em inglês se vc quiser, um bom é o The Tain, mas leia o Lebor Gábala Érren na net primeiro (link abaixo). Depois te passo mais indicações de livros se vc quiser.
Sobre os rituais, sabemos que com certeza dois deles eram comemorados, tanto através de contos que chegaram até hoje como pelo calendário de coligny. Beltaine e Shamain. Lugh e Bríd seriam irlandeses, mas há quem diga que existem os rituais para Deuses equivalentes em outras nações. Não sei se as pessoas aqui sabem, mas cada nação céltica tinha seu panteão, e cada tribo seus Deus tribal, o que faz com que tenham mais de 300 Deuses por aí no total.

Feanari, como o Erick já respondeu, na realidade os celtas descendem dos indo-europeus, e o principal sítio onde muitos acham que começou a civilização céltica está na Áustria (celtas da europa continental), e está em Hallstat, por isso a primeira fase da arte céltica tem esse nome (mas eu prefiro a de La Téne :P ). Eles migraram para várias partes da Europa, indo para a península Ibérica, e alguns chegam a dizer que dali eles foram para a Grã-Bretanha e Irlanda (é o especulado). O interessante dos celtibéricos é a formação das casas, que diferem das dos celtas das Ilhas.
Eles invadiram e saquearam Roma tb, e chegaram a dominar o norte da Itália (por pouco tempo, claro). Os romanos os temiam, e por pouco não perderam a guerra para eles. A parte que eu acho interessante até é o medo que César tinha dos pictos (são os da Escócia). César criou um muro para que eles não fossem invadir a sua nova conquista, o que foi crucial para que o conhecimento sobre os pictos fosse isolado e perdido.

Tb acho engraçado a discussão sobre a parte da Escócia, que alguns historiadores dizem ser uma terra que foi colonizada pelos irlandeses, e dai se dá o fato de o irlandês e o gaélico escocês serem tão parecidos.

Lobo Nobre, sobre os grandes reis e nobres célticos, vale estudar as verdadeiras crônicas arthurianas, e vale dar uma olhadinha na Rainha Boadicea como introdução. Não sou muito boa na parte histórica da Bretanha, só posso te dizer que quando os Saxões chegaram, encontraram um povo enfraquecido por guerras contra os romanos (maldito César!) e por isso foi de fácil conquista para eles. Ah, e fica estranho dizer reinos celtas, pq na realidade os celtas se organizavam em tribos, e cada uma era responsável pelo seu povo e tinha sua nobreza e seu esquema de clientela. É interessante ressaltar até essa parte, são considerados celtas aqueles que falavam alguma lingua céltica, e que vivia com o mesmo esquema de crença, sociedade e pensamento. Tenho um amigo que costuma dizer brincando que é celta pq fala irlandês :P

Eu estudei por cima sobre todas as nações mas estou me especializando na Irlanda, que acho a mais rica e a que mais trouxe conhecimento sobre os celtas até o mundo atual.

Agora chega de falar que o post ficou enorme, vou colocar alguns links interessantes:
http://celt.ucc.ie/captured.html
http://w3.lincolnu.edu/~focal/docs/triads/triads.html
http://www.iit.edu/~phillips/personal/contents/carmind.html
http://members.aol.com/lochlan2/lebor.htm (Lebor Gábala Érren - O livro da Invasão da Irlanda)
http://www.pantheon.org/
http://www.missgien.net/arthurian/mabinogion/index.html - O Mabinogion (Mitologia Galesa)
http://www.irelandnow.com/
http://www.gotmead.com/index.php (pq estudar os celtas sem conhecer o mead - hidromel, é um pecado! :P)
http://www.gaa.ie/index.html - Conheçam o Hurling, o jogo mais famoso e o mais antigo da Irlanda (tem citações de que Lugh, se não me engano, era um ótimo jogador de Hurling!)

Agora os em português:
http://community.livejournal.com/gaeassail/ - É o trabalho meu e de uma amiga, de tradução de textos tanto históricos quanto mitológicos e postagem de matérias e história céltica. Tem parte do Lebor traduzido ai, estou terminando ele ^_^) É feito por pessoas que seguem o CR, mas não tem nada de religião.
http://community.livejournal.com/irlandes/ - Meu livejornal sobre Irlandês, para quem se interessar em aprender a língua.
http://br.geocities.com/sitetresmundos/ - Site de CR (ou RC - Reconstrucionismo Celta - tanto faz) bacana, tem um povo sério que trabalha nele.

Bem, é isso. Tem bastante links sobre a Irlanda, mas é que eu me dedico mais ao povo de lá então já viu ^_^

Tenho mais coisas e mais textos, para quem interessar.

Ah e antes que eu esqueça, Erick é muita mancada o pessoal da UFF fazer as palestras no meio da tarde :P Assim eu nunca vou conseguir ir! Minha amiga (que é a outra pessoa que mantém o live journal Gáe Assail comigo) já foi lá, aliás ela acaba de me dizer que te conhece! Mas anyway, se algum dia houver alguma palestra de fds ou num horário propício, eu irei com certeza!

Slán go fóil!
 
Última edição:
Druídas não seríam os sacerdotes celtas pagãos? :think:

Agora você me confundiu :roll:


Fui atrás de informações no Wikipedia, e vi que "Druidismo" e "Wicca" são tipos de paganismo. Mas eu não confio muito, pois li num site mais especializado na cultura dos antigos Druidas, [www.druidry.org], que Druidismo e Wicca (paganismo) são coisas completamente diferentes, apesar de terem alguns pontos em comum. Aí que entra questao dos celtas :)

Bem, não sou muito instruída do assunto, como se pode perseber. Mas interesso-me bastante por Cetas, paganismo, druidismo, etc.
 
Celtas são daquelas civilizações que só tem quem pague pau porque foram europeus, fossem africanos ou pre-colombianos seriam "primitivos", mas enfim, deixando de lado minha chatisse, acho musica celta legal pra caramba.

Quem foram os principais reis ou chefes dos celtas?

Putz, tem vários, os celtas não eram famosos por sua centralização politica, só pra valorizar nossa origem portuguesa, tem o Viriato, lider dos lusitanos, povo de origem celta que vivia onde hoje é Portugal e que enfrentou os romanos, só tendo sido derrotado quando um general romano subornou 3 embaixadores lusitanos pra que eles matassem Viriato enquanto ele dormia...
 
Qual foi o maior líder celta da Irlanda? Terá sido Niall dos Nove Reféns, da dinastia Úi-Niall (ou O'neil), do séc. V? Os gálatas da Anatólia descendiam de uma ou de várias tribos celtas diferentes?
 
Última edição:
Agora você me confundiu :roll:

Fui atrás de informações no Wikipedia, e vi que "Druidismo" e "Wicca" são tipos de paganismo. Mas eu não confio muito, pois li num site mais especializado na cultura dos antigos Druidas, [www.druidry.org], que Druidismo e Wicca (paganismo) são coisas completamente diferentes, apesar de terem alguns pontos em comum. Aí que entra questao dos celtas :)

Bem, não sou muito instruída do assunto, como se pode perseber. Mas interesso-me bastante por Cetas, paganismo, druidismo, etc.

O druidry.org não é um site que vc possa dizer que é confiável historicamente falando. De qquer maneira, sim, os druidas eram os sacerdotes dos celtas e sim, os celtas eram politeístas, aliás extremamente politeístas (ao contrário do que dizem os estudiosos do Colégio Druídico do Brasil), ou pagãos, como queiram colocar. E antes que alguém comente, apesar de um relato não há comprovação de que haviam druidesas. Muitos discutem sobre esse fato, mas a maioria considera fato de que só os homens podiam ser druidas.
 
Qual foi o maior líder celta da Irlanda? Terá sido Niall dos Nove Reféns, da dinastia Úi-Niall (ou O'neil), do séc. V? Os gálatas da Anatólia descendiam de uma ou de várias tribos celtas diferentes?

Acho que Niall Noigíallach foi um dos grandes líderes celtas... fica difícil vc colocar pq por mais que esse rei em específico tenha sido famoso e poderoso, em certas épocas há certos reis que são considerados tão poderosos como Niall, se não mais. Vai depender da fonte que vc escolheu para estudar e vai depender da época. Por exemplo, Cormac Mac Airt foi um dos mais famosos dos antigos reis da Irlanda.

Sobre os gálatas, se vc me der um tempo leio meu livro e te respondo pq essa não sei de cabeça não :P
 
Os druidas estavam presentes em todas as sociedades celtas, ou só na Gália e Britania?

Em todas, eles eram os sacerdotes dos celtas. Mas dizem alguns que havia uma escola druídica na Inglaterra, onde os druidas de alto nível iam, estudavam, e voltavam para a sua tribo para ensinar os outros druidas.

Aliás, o Rei tinha um papel um bocado simbólico na sociedade céltica. Mesmo sendo Rei, nenhum tomava alguma decisão sem antes consultar algum druida, pois eles além de tudo eram os juízes da tribo tb.
 
Eita, bom ver a primeira vez um tópico onde se fala sobre os celtas e todo mundo concorda que a wicca não é celta!

Slán go fóil!

O meu conhecimento sobre Wicca se resume ao senso-comum, e só não diria que "era celta" porque é uma religião nova. Mas realmente ultrapassa isso? Eu sempre achei que a relação entre neo-paganismo, como chamam a Wicca, e a mitologia celta era imensa. Apenas uma atualização, por assim dizer.
 
Celtas são daquelas civilizações que só tem quem pague pau porque foram europeus, fossem africanos ou pre-colombianos seriam "primitivos", mas enfim, deixando de lado minha chatisse, acho musica celta legal pra caramba.



Putz, tem vários, os celtas não eram famosos por sua centralização politica, só pra valorizar nossa origem portuguesa, tem o Viriato, lider dos lusitanos, povo de origem celta que vivia onde hoje é Portugal e que enfrentou os romanos, só tendo sido derrotado quando um general romano subornou 3 embaixadores lusitanos pra que eles matassem Viriato enquanto ele dormia...

Concordo, se tem uma coisa pela qual os celtas eram famosos é justamente a sua "descentralização". E foi justamente essa a sua fraqueza na minha opinião. E por isso muitos sonhavam pelo High King.
Eu acho fascinante a parte dos celtibéricos, tenho um amigo que estuda eles a fundo. Já pensou? Alguém daqui pode descender dos celtas e nem sabe :P
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo