• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Celegorm era loiro?

vc lenbra da comitiva q ele trouce de valinor
atraz de morgot eu to falando desses

Os Noldor, bem a maioria tinha cabelo preto..só os da casa de Finarfin e algumas raras excessões (como Glorfindel) é que tinham o cabelo dourado..
Alguns dos Teleri (os parentes de Thingol) tinham o cabelo loiro prateado, alguns Sindar tb.
Eu acho que os únicos que todos tinham cabelos loiros eram os Vanyar.
 
Achei dois trechos importantes que não foram mencionados na discussão, os dois do HoMe. No primeiro (na parte dos nomes dos filhos de Fëanor) Tolkien confirma que "the dark", alcunha de Caranthir, é referente à cor do cabelo, e não à pele ou outra característica qualquer como foi divagado no início do tópico:

[Caranthir] Morifinwe 'dark' - he was black-haired as his grandfather. (Moryo) (The Shibboleth of Fëanor, The Peoples of Middle-Earth)

Por que Caranthir seria chamado de "black-hair as his grandfather", se seu pai e pelo menos um dos irmãos mais velhos* do que ele (Maglor) também tinham cabelos escuros? Isso para mim deixa claro a existência de pelo menos duas tonalidades de cabelos escuros: o cabelo escuro de Finwë (black), que seria o protótipo dos noldor "puros", cabelo este que Caranthir herdou (e seria uma característica só dele dentre os filhos de Fëanor, a ponto dele merecer um nome que fizesse referência a essa característica), e o cabelo escuro de Fëanor e alguns de seus filhos, que talvez fossem menos escuros (castanhos?), possivelmente por uma influência de Míriel (vide abaixo) e Nerdanel (ruiva). Dessa forma Caranthir tem uma característica marcante o bastante para ser apontado como "the dark" e comparado ao seu avô Finwë (e não ao seu pai Fëanor, o que seria mais natural se Fëanor tivesse cabelos de mesmo tipo).

Temos, além disso, o pareamento Celegorm the fair e Caranthir the dark, o que parece sugerir que "the fair" seja também referente aos cabelos; o que é estranho, pois de onde ele herdaria cabelos claros? Curiosamente, Tolkien aponta que Míriel tinha cabelos prateados (o que sugere um parentesco com a casa real dos teleri):

Miriel was the name of his mother. Silver was her hair and dark were her eyes, but her hands were more skilled to fineness than any hands even of the Noldor. (Of the Silmarils and the darkening of Valinor, Morgoth's Ring)

Uma boa hipótese é que, assim como Caranthir teria resgatado o cabelo negro de seu avô, Celegorm pudesse ter resgatado o cabelo prateado de sua avó Míriel, de forma que aquele pareamento vai ainda mais longe. Isso, é claro, se aceitarmos como canônico esse cabelo da Míriel, o que não vejo motivo para não fazê-lo - é até interessante, porque nos passa possíveis informações sobre os antepassados de Míriel. Curiosamente, no mesmo texto, Olwë é descrito como tendo cabelos brancos, contrapondo Elwë e seus cabelos prateados, isto é, a cor prata no cabelo não seria uma característica de todos da casa real dos teleri.

Além disso, Dior também é chamado de "the fair" (justamente aquele que mata e é morto por Celegorm the fair), embora a tradução brasileira coloque-o como "o Belo", afinal Dior não tinha cabelos prateados ao que parece, visto que Beren e Lúthien tinham cabelos escuros... Será possível, porém, que ele tivesse resgatado os cabelos prateados de seu avô Thingol? Aí seria bem interessante porque teríamos um novo pareamento. Infelizmente, contudo, é difícil sustentar essa hipótese, se olharmos o seguinte:

Idril (loiro) [+] Tuor (loiro) ----------- Dior (prateado?) [+] Nimloth (prateado)
----------Eärendil (loiro) ----------[+]----------Elwing (prateado?)
-------------------------------Elrond (negro!)

Seria bem improvável termos Elrond com cabelos negros. Dessa forma não temos esse pareamento entre o significado do "the fair" de Dior e Celegorm. Alguém poderia preferir optar por um pareamento entre esses dois, colocando Celegorm como "o Belo", e deixar o pareamento dos cabelos "the dark / the fair" de lado, visto certa dificuldade com os cabelos claros na casa de Fëanor. Porém eu prefiro optar por esse pareamento dos cabelos, visto que as alcunhas de Celegorm e Caranthir parecem parear-se naturalmente, tendo sido recebidas mais ou menos na mesma época e convívio familiar e social, diferentemente do título de Dior.

Teríamos assim, então:
Finwë (negro) [+] Míriel (prateado)
-------------Fëanor (castanho) ----------[+]----------Nerdanel (ruivo)
Maedhros (ruivo), Maglor (castanho), Celegorm the fair (prateado), Curufin (castanho), Caranthir the dark (negro), Amros (ruivo na infância, castanho ou menos ruivo na vida adulta), Amrod (ruivo)


*Uma dificuldade que encontrei é determinar a ordem de nascimento dos filhos de Fëanor. Sabemos que Maedhros é o mais velho, seguido de Maglor, e Amrod e Amras são os mais novos, porém a coisa fica meio nebulosa nos filhos do meio. O glossário de O Silmarillion e enciclopédias como a A Tolkien Gateway colocam Celegorm > Caranthir > Curufin, mas a lista de nomes de The Shibboleth ordena-os de tal forma que Celegorm > Curufin > Caranthir, o que, junto a uma nota do mesmo texto ("Curufin, his fourth and favourite son (...)"), sugere que a ordem de idade seja essa.

**Sobre os nomes, cabelos e ordem de nascimento de Amros e Amrod, vide aqui.
 
Última edição:
*Uma dificuldade que encontrei é determinar a ordem de nascimento dos filhos de Fëanor. Sabemos que Maedhros é o mais velho, seguido de Maglor, e Amrod e Amras são os mais novos, porém a coisa fica meio nebulosa nos filhos do meio. A Tolkien Gateway coloca Celegorm > Caranthir > Curufin, mas a lista de nomes de The Shibboleth ordena-os de tal forma que Celegorm > Curufin > Caranthir, o que, junto a uma nota do mesmo texto ("Curufin, his fourth and favourite son (...)"), sugere que a ordem de idade seja essa.

Olha só...! Não sabia que o Shibboleth colocava os fllhos do Fëanor nessa sequência...
Nunca tive dúvidas de que o correto é Maedhros>Maglor>Celegorn>Caranthir>Curufin>Amrod e Amras; isso pq, nas inúmeras (selecionadas) fanfictions que li (e que ajudam muito, diga-se de passagem), onde os autores sempre colocam as notas, especialmente dos HoME, a sequência de idade sempre foi essa. No entanto (se não me engano), o Shibboleth foi escrito depois de todos os HoME...
 
Repare que essa sequência acima mencionada é meramente a sequência que a lista coloca para explicar seus nomes, não é dito explicitamente que essa sequência está ordenada por idade. Porém, seria muito estranho a lista trocar de ordem Curufin e Caranthir, sendo que nos demais casos ela segue a ordem correta de idade; juntando isso com a nota de rodapé que aponta Curufin como quarto filho (justamente a "novidade" na ordem da lista), faz parecer certo que a ordem na mente de Tolkien seja mesmo aquela da lista.

Já que Curufin e Celegorm são bem mais próximos nos contos, e Caranthir é mais isolado deles, para mim faz mais sentido essa ordem da lista, visto que segundo ela os dois primeiros são mais próximos também na questão da idade.
 
Última edição:
O Reinaldo traduziu "Celegorm, the fair" como "Celegorm, o alvo".

al·vo
(latim albus, -a, -um, branco, sem brilho, pálido)​
substantivo masculino
1. Brancura.​
2. Ponto a que se mira.Ver imagem
3. Escopo, fito, fim.​
4. Motivo principal.​
5. Esclerótica.​
adjetivo
6. Muito branco.​
7. [Figurado] Puro, límpido.​
"alvo", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/alvo [consultado em 30-03-2020].​

O que foi uma boa escolha, "alvo" é uma palavra que poderia bem descrever o cabelo prateado de Celegorm (conforme conjecturei acima), mas ainda deixa livre o caminho para outras interpretações que se contraponham a "moreno".

Já "Dior, the fair" (justamente o que mata Celegorm the fair) continua "Dior, o belo". Perde-se a coincidência... :think:
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo