• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Murdrogi O Vingativo

Capitão Uruk
Por que Celebrimbor (até onde sei) não foi tão mencionado nas obras de Tolkien? Eu li um pouco de cada uma das obra mas oque eu notei foram pequenas menções a ele, ele tinha um papel bem importante, afinal, ele forjou os anéis do poder. E outra coisa, por que o Celebrimbor e o Talion (personagens principais de Sombras de Mordor e Sombras da Guerra) só ficaram realmente conhecidos graças aos jogos que se passam na Terra de Mordor? eu realmente queria saber se tem alguma obra em que eles são mais mencionados, gosto muitos dos personagens, mas como eu disse, li pouco sobre as obras, posso estar completamente errado sobre oq estou dizendo.

Se eu estiver errado, pode me corrigir sem hesitar ;)
 
Por que Celebrimbor (até onde sei) não foi tão mencionado nas obras de Tolkien? Eu li um pouco de cada uma das obra mas oque eu notei foram pequenas menções a ele, ele tinha um papel bem importante, afinal, ele forjou os anéis do poder. E outra coisa, por que o Celebrimbor e o Talion (personagens principais de Sombras de Mordor e Sombras da Guerra) só ficaram realmente conhecidos graças aos jogos que se passam na Terra de Mordor? eu realmente queria saber se tem alguma obra em que eles são mais mencionados, gosto muitos dos personagens, mas como eu disse, li pouco sobre as obras, posso estar completamente errado sobre oq estou dizendo.

Se eu estiver errado, pode me corrigir sem hesitar ;)
O grande feito de Celebrimbor e a sua morte datam da Segunda Era, portanto é natural que não haja aprofundamento do personagem nas obras que você deve conhecer, que se passam no final da Terceira (O Hobbit e o Senhor dos Anéis) ou nos primórdios e na Primeira Era (O Silmarillion). Há mais sobre a forja dos Anéis e a descoberta da traição de Sauron, ambos protagonizados por Celebrimbor, no Contos Inacabados. Se você se interessa pelo personagem, vai curtir. Já Talion, creio que seja uma criação dos games.
 
O grande feito de Celebrimbor e a sua morte datam da Segunda Era, portanto é natural que não haja aprofundamento do personagem nas obras que você deve conhecer, que se passam no final da Terceira (O Hobbit e o Senhor dos Anéis) ou nos primórdios e na Primeira Era (O Silmarillion). Há mais sobre a forja dos Anéis e a descoberta da traição de Sauron, ambos protagonizados por Celebrimbor, no Contos Inacabados. Se você se interessa pelo personagem, vai curtir. Já Talion, creio que seja uma criação dos games.

Bem, Talion realmente só apareceu nos jogos, mas acho que deveria haver uma obra que contasse mais sobre a história dele, eu acho a trama que Talion vive muito cativante, e gostaria muito de algum dia ler uma obra que contasse mais sobre Talion e seu desejo de vingar a família morta.
 
Bem, Talion realmente só apareceu nos jogos, mas acho que deveria haver uma obra que contasse mais sobre a história dele, eu acho a trama que Talion vive muito cativante, e gostaria muito de algum dia ler uma obra que contasse mais sobre Talion e seu desejo de vingar a família morta.
Então o que você procura é uma fanfiction, né... Será que os próprios criadores dos games não escreveram algo? Pode ser que haja material de fundo.
 
Apesar de Celebrimbor ter sido o nome de ferreiro mais divulgado de seu tempo das terras mortais o passado dele se envolveu com um ferreiro ainda mais poderoso, Sauron.

Os 20 anéis, confeccionados a partir de uma associação entre elfos e Sauron, eram o equivalente hoje às armas militares de alto segredo como ogivas nucleares.

Por exemplo, todos sabem o mapa com os países aonde existem ogivas mas nenhum deles divulga informações de como e aonde submarinos com ogivas nucleares estão, podendo estar a meras milhas da nossa costa sem sabermos por serem matéria de alto segredo.

Aos olhos de Sauron Celebrimbror o traíra, tomando anéis que considerava seus por ter contribuído até mesmo para os 3 anéis élficos que não foram tocados por ele mas que usavam conhecimento fundamental para funcionamento deles, submissos ao Um.

Esse tipo de inimizade nas guerras contra a sombra condenava a pessoa a sumir sem deixar rastros (tipo a família de Beren). Aonde a guerra estourasse Sauron destruía tudo logo depois de descobrir aquilo que queria da informação do paradeiro dos anéis. E lentamente as terras e os registros vão todos se apagando da memória.

À época da terceira Era, os elfos devido a guerra também já não conversavam com os homens nem anões e não passavam o que sabiam e sabendo que Celebrimbor também tinha uma parte na condenação de seu pai viam essa informação como digna de não ser tão protegida (a celebração da memória dos elfos em que feitos infelizes merecem um destino infeliz).

Saruman inicia uma pesquisa dessa história, mas mesmo ele só juntou alguns pedaços e contou no livro apenas uma parte mínima do que havia descoberto.

Parte da ausência de informações também decorre de haver razões dependentes da vontade de Tolkien (razões internas a história da obra) e independentes da vontade dele (ex: tempo insuficiente para lapidar e explicar a obra antes de morrer).
 
Apesar de Celebrimbor ter sido o nome de ferreiro mais divulgado de seu tempo das terras mortais o passado dele se envolveu com um ferreiro ainda mais poderoso, Sauron.

Os 20 anéis, confeccionados a partir de uma associação entre elfos e Sauron, eram o equivalente hoje às armas militares de alto segredo como ogivas nucleares.

Por exemplo, todos sabem o mapa com os países aonde existem ogivas mas nenhum deles divulga informações de como e aonde submarinos com ogivas nucleares estão, podendo estar a meras milhas da nossa costa sem sabermos por serem matéria de alto segredo.

Aos olhos de Sauron Celebrimbror o traíra, tomando anéis que considerava seus por ter contribuído até mesmo para os 3 anéis élficos que não foram tocados por ele mas que usavam conhecimento fundamental para funcionamento deles, submissos ao Um.

Esse tipo de inimizade nas guerras contra a sombra condenava a pessoa a sumir sem deixar rastros (tipo a família de Beren). Aonde a guerra estourasse Sauron destruía tudo logo depois de descobrir aquilo que queria da informação do paradeiro dos anéis. E lentamente as terras e os registros vão todos se apagando da memória.

À época da terceira Era, os elfos devido a guerra também já não conversavam com os homens nem anões e não passavam o que sabiam e sabendo que Celebrimbor também tinha uma parte na condenação de seu pai viam essa informação como digna de não ser tão protegida (a celebração da memória dos elfos em que feitos infelizes merecem um destino infeliz).

Saruman inicia uma pesquisa dessa história, mas mesmo ele só juntou alguns pedaços e contou no livro apenas uma parte mínima do que havia descoberto.

Parte da ausência de informações também decorre de haver razões dependentes da vontade de Tolkien (razões internas a história da obra) e independentes da vontade dele (ex: tempo insuficiente para lapidar e explicar a obra antes de morrer).
hmm, valeu, agora ficou bem mais explicado o porque da falta de informação do forjador dos anéis do poder, valeu mesmo parceiro da Terra-Média :)
 
@Neoghoster Akira, isso são informações do HoME, né? Não me lembro de Contos Inacabados dar tantos detalhes.

Também é possível acessar uma lista das referências apresentadas pelo Tolkien Gateway para Celebrimbor e Rings of Power em que a maioria estaria nos livros principais (CI, Silma e SDA). Algumas são das Cartas (Letters), da Enciclopédia de Arda e também da coleção History of Middle Earth.

http://tolkiengateway.net/wiki/Celebrimbor
http://tolkiengateway.net/wiki/Rings_of_Power

References
  1. 1.0 1.1 J.R.R. Tolkien, The Lord of the Rings, Appendix B, "The Second Age"
  2. 2.0 2.1 2.2 J.R.R. Tolkien, Christopher Tolkien (ed.), The Silmarillion, "Of the Rings of Power and the Third Age"
  3. J.R.R. Tolkien, The Lord of the Rings, The Fellowship of the Ring, "The Council of Elrond"
  4. J.R.R. Tolkien, Christopher Tolkien (ed.), Unfinished Tales, "The History of Galadriel and Celeborn"
  5. J.R.R. Tolkien, The Lord of the Rings, The Fellowship of the Ring, "The Shadow of the Past"
  6. J.R.R. Tolkien; Humphrey Carpenter, Christopher Tolkien (eds.), The Letters of J.R.R. Tolkien, Letter 131, (undated, written late 1951)
  7. J.R.R. Tolkien, The Lord of the Rings, The Fellowship of the Ring, "The Shadow of the Past"
  8. J.R.R. Tolkien, The Lord of the Rings, The Fellowship of the Ring, "The Mirror of Galadriel"
  9. J.R.R. Tolkien, The Lord of the Rings, Appendix B, "The Third Age", Cirdan's words to Gandalf
  10. J.R.R. Tolkien, The Lord of the Rings, The Two Towers, "The Choices of Master Samwise"
  11. J.R.R. Tolkien, Christopher Tolkien (ed.), The Return of the Shadow, "The First Phase: III. Of Gollum and the Ring", p. 78
  12. J.R.R. Tolkien; Humphrey Carpenter, Christopher Tolkien (eds.), The Letters of J.R.R. Tolkien, Letter 229, (dated 23 February 1961), “Both rings were round, and there the resemblance ceases.”

References
  1. 1.0 1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 J.R.R. Tolkien, Christopher Tolkien (ed.), The Peoples of Middle-earth, "Of Dwarves and Men", "Notes"
  2. Mark Fisher, "Celebrimbor" dated 11 August 2002, Encyclopedia of Arda (accessed 10 November 2017)
  3. 3.0 3.1 J.R.R. Tolkien, Christopher Tolkien (ed.), Unfinished Tales, "The History of Galadriel and Celeborn"
  4. J.R.R. Tolkien, The Lord of the Rings, The Fellowship of the Ring, "A Journey in the Dark"
  5. 5.0 5.1 J.R.R. Tolkien, The Lord of the Rings, Appendix B, "The Second Age"
  6. J.R.R. Tolkien, Christopher Tolkien (ed.), The Silmarillion, "Of the Rings of Power and the Third Age"
  7. J.R.R. Tolkien, Christopher Tolkien (ed.), Unfinished Tales, "The History of Galadriel and Celeborn", "Concerning Galadriel and Celeborn"
  8. J.R.R. Tolkien, "Words, Phrases and Passages in Various Tongues in The Lord of the Rings", in Parma Eldalamberon XVII (edited by Christopher Gilson), p. 42
  9. J.R.R. Tolkien, Christopher Tolkien (ed.), The Silmarillion, "Index of Names"
  10. J.R.R. Tolkien, Christopher Tolkien (ed.), The Peoples of Middle-earth, "Of Dwarves and Men"

De certo sabemos que Tolkien meio que esconde intencionalmente o papel de Sauron evitando eclipsar Celebrimbor na TE diante do fato mais importante de que o Um fora feito por um Maia que fora pupilo do povo de Aule (o ferreiro oficial de Ea). Para não perturbar o andamento da história apêndices e outras fontes conteriam o caso de Celebrimbor com Sauron de forma mais aberta mas menos divertida. Apesar dele ter sido um ferreiro fenomenal ele o fora para os padrões da Terceira Era e para os padrões dos filhos de Eru. Feanor, que aprendera com um dos ferreiros de Aule (Mahtan) e que também fora um elfo estaria no nível da Primeira Era. De sorte que Sauron que serviu Aule e Melkor desde o princípio dos tempos seria capaz de manipular outros ferreiros sem eles perceberem até ao segundo que precede o último momento em que teriam que tomar uma decisão fatal igual a de Frodo (curiosamente Aulë também é assim quando esconde os Anões de Eru). Sauron fora auxiliado pelo que aprendera da sombra (Melkor) e desafiara Celebrimbor de forma semelhante a que Melkor desafiara Fëanor (aproximação disfarçada). Por dedução se estabelece uma relação que fora projetada por Sauron para ser a de domínio.
 
Realmente o conteúdo sobre Celebrimbor é bem escasso, sendo ele o personagem que mais gosto, sei bem como é difícil encontrar informações sólidas a respeito de sua vida. Nesses momentos lamento muito a morte de Tolkien!
A trama do game deixa mesmo uma impressão de poder, grandiosidade e até genialidade no personagem!
Assim como muitas pessoas colocam Sauron como uma "sombra" de Morgoth, seria Celebrimbor uma "sombra" ou um "eco" de seu avô Fëanor? Gosto de pensar que sim!
 
É algo a se considerar, mas vai depender muito da abordagem...
Depois de Shadow of Mordor, dá até um certo receio!
 
O que existe de material sobre Celebrimbor está espalhado ao longo dos Contos Inacabados e notas explicativas sobre os acontecimentos da Segunda Era. A cidade Ost-in-Edhil, palco da guerra entre Annatar e o Povo Joalheiro, foi fundada por Galadriel e Celeborn.

Seria interessante saber que entre as milhares de páginas deixadas por Tolkien, está algum conto mais detalhado sobre Celebrimbor a amizade que conquistou com Narvi e os demais Anões que amavam as criações dos elfos acima de tudo.

Sobre esse Talion do jogo, creio que seja uma referência à Húrin Thalion (O Inabalável), Senhor de Dor-lómin e da Casa de Hador - único dos edain a desafiar e zombar do poder de Melkor e que pagou um preço muito alto por tal ousadia.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo