• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cassado o deputado Roberto Jefferson

Nob

Usuário
14/09/2005 - 21h23
Plenário da Câmara aprova cassação de Roberto Jefferson

da Folha Online

O plenário da Câmara aprovou nesta quarta-feira a cassação do mandato do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ). Foram 313 votos a favor da cassação e 156 contra. Com isso, Jefferson perde seus direitos políticos por oito anos. A Casa registrou ainda 5 votos em branco, 13 abstenções e dois votos nulos. Ao todo, 489 deputados participaram da votação, que foi secreta.

Jefferson saiu do plenário da Câmara depois de fazer o seu discurso e havia se comprometido a conceder uma entrevista coletiva. O clima no plenário é calmo e poucos parlamentares acompanham a apuração.

Antes do início da votação, Jefferson fez um discurso duro contra o PT, o presidente Lula, com "farpas" para o relator de seu processo de cassação e a mídia.

"Tirei a roupa do rei. Mostrei ao Brasil quem são esses fariseus", gritou Jefferson, ao final do discurso, em uma provável referência aos integrantes do PT envolvidos no escândalo do "mensalão".

20050630-jefferson.jpg

Câmara aprova cassação de Roberto Jefferson

Ele ironizou o fato do relator Jairo Carneiro (PFL-BA) não ter admitido a existência do "mensalão". Os ataques mais pesados, no entanto, foram reservados para os políticos do PT, como o deputado José Dirceu (SP) e o ex-presidente da legenda José Genoino.

Sobre o presidente Lula, classificou de "preguiçoso" e disse que cometeu crime por omissão. Ele comparou o presidente a Genoino, que afirmou ter assinado contratos de empréstimo sem ler.

Antes de Jefferson, discursaram o relator de seu processo, o deputado Jairo Carneiro (PFL-BA), e os seus advogados. Carneiro fez uma recapitulação das declarações do parlamentar: o "mensalão", os avisos ao Executivo, as denúncias de corrupção em empresas, a exemplo da Eletronorte e o IRB (Instituto de Resseguros do Brasil).

Os advogados Itapuã Messias e Luiz Francisco Correia Barbosa despenderam pouco mais de 30 minutos para fazer a defesa de seu cliente. Messias lembrou as denúncias do parlamentar sobre o "mensalão" e afirmou que "as mentiras contadas por Jefferson têm a mania de se transformarem em verdades". Barbosa falou em inviolabilidade "de palavras e votos" de parlamentares.

Início

Jefferson denunciou, em entrevista publicada pela Folha de S.Paulo, que congressistas aliados recebiam o que chamou de um "mensalão" de R$ 30 mil. Admitiu ter recebido R$ 4 milhões do PT para caixa dois de campanha das mãos do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza e foi citado como o líder do esquema de corrupção nos Correios.

20050914-camara.jpg

Deputados em sessão da cassação de Jefferson

Ontem, questionado sobre a possível cassação, o ex-presidente do PTB afirmou em tom de brincadeira que vai virar cantor: "Vou cantar". Ele tem feito aulas de canto e, desde que fez as denúncias sobre o suposto "mensalão", passa o dia em seu apartamento cantando óperas.

CCJ

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara rejeitou anteontem o recurso apresentado por Jefferson contra a decisão do Conselho de Ética da Câmara que pediu, por unanimidade, a cassação de seu mandato.

Em seu parecer, o relator deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP) rejeitou os argumentos de Jefferson de que o Conselho violou o processo legal e cerceou seu direito de defesa ao dispensar testemunha e não garantir oportunidade para a apresentação de suas alegações finais por escrito.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u72362.shtml
 
Fosco disse:
Excelente. Mas e o resto? Vai uma pizza aí?
Tudo depende da mídia. Se eles ficarem em cima como estão agora, as chances da cassação resultar em alguma coisa aumentam substancialmente.

Porém, se a mídia considerar o assunto "morto", a cassação acaba morta também.
 
to nem ai pra cassaçao, esses FDP tem q ser presos e devolver o dinheiro do comtribuinte...... coisa q eu dou minha cara a tapa se acontecer.... eh mais ou menos como pedir pro maluf admitir q roubou ......


Dwarf
 
O pior é ver isso
Admitiu ter recebido R$ 4 milhões do PT para caixa dois de campanha das mãos do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza e foi citado como o líder do esquema de corrupção nos Correios.
E ainda tem gente que se diz fã desse cara.

A sim, ele só abriu a boca depois da CPI dos correios apontar ele como líder.

Mas que seja, que outros percam a cabeça e que o congresso tente retomar a sua infima credibilidade que tinha.
 
É como alguém disse aí, o rumo que as coisas vão tomar depende, quase exclusivamente, da atitude da mídia em relação a isso tudo. Infelizmente é assim, esse é o preço que temos que pagar por estarmos sendo informados - tudo passa por um filtro chamado "vontade da mídia". É assim, meus caros, quando a notícia chega para a gente, ela já foi manipulada pela imprensa.

____________________

Agora sobre Roberto J.,

Quero deixar aqui registrada a minha indignação! Chego a sentir vergonha de ser conterrâneo desses que se dizem fãs do "grande justiceiro". Como essas pessoas podem achar graça nisso tudo? IDIOTAS ALIENADOS! - é isso que eles são. Acho que essas pessoas pensam que R.J.revelou isso tudo porque ele é bonzinho... Mas não meus quereidos, não foi MESMO por isso. Nao cabe a mim, no entanto, explicar essa questão. O que quero aqui é dizer, para estes, que se o Brasil está assim, se você ganha pouco no fim do mês, e se Brasília é uma sujeira; A CULPA É DE VOCÊS que só lembraM de política para falar mal do governo ou para fazer piadinhas infelizes no bar da esquina.

Morreu sua capacidade de raciocinar...
Para vocês,
meus sentimentos.
 
Me parece óbvio que a atitude natural é a mídia ficar em cima... Veja, Editora Abril, Globo, etc... Não existe razão para que esses queiram que tudo acabe em pizza. Pelo contrário.

O que me leva a crer que a pizza será assada tão somente se não houverem provas. O caso Severino foi a ilustração perfeita de que não precisam provas, apenas denúncias para derrubar alguém, visto que antes do tal cheque aparecer ele já estava sendo sepultado por alguns que tinham interesses acima do princípio ético em o faze-lo.

Sem defender ninguém, mas pregar suspeitos na cruz não é o mais ético a se fazer.


Quanto ao discurso de Jefferson... bem... um discurso de um desesperado, sem coisas novas... mas ao mesmo tempo sem a classe de antigamente. Aos poucos a máscara cai e vemos que nem toda laranja é realmente uma laranja.
 
Só vou comentar uma ironia: o Zé Dirceu foi o único deputado que teve seu voto anulado, pq esqueceu de colocar no envelope... uahuahuahuahaha...
 
FlavioSotam disse:
Agora sobre Roberto J.,

Quero deixar aqui registrada a minha indignação! Chego a sentir vergonha de ser conterrâneo desses que se dizem fãs do "grande justiceiro". Como essas pessoas podem achar graça nisso tudo? IDIOTAS ALIENADOS! - é isso que eles são. Acho que essas pessoas pensam que R.J.revelou isso tudo porque ele é bonzinho... Mas não meus quereidos, não foi MESMO por isso. Nao cabe a mim, no entanto, explicar essa questão. O que quero aqui é dizer, para estes, que se o Brasil está assim, se você ganha pouco no fim do mês, e se Brasília é uma sujeira; A CULPA É DE VOCÊS que só lembraM de política para falar mal do governo ou para fazer piadinhas infelizes no bar da esquina.

Morreu sua capacidade de raciocinar...
Para vocês,
meus sentimentos.
Embora eu ache que você esteja generalizando e sendo drástico demais ao dizer que sente vergonha de ser "conterrâneo dessas pessoas", concordo com suas colocações. Tais pessoas foram envoltas pela lábia de Jefferson, pois tem a mente fraca. É esse status quo que a mídia insiste em manter, alienando cada vez mais a população que se sujeita a programas como Big Brother, Domingão do Faustão e similares.
E são essas pessoas que se refugiam no clichê "não gosto de política", como se fosse desculpa para sua alienação.
Segundo a mitologia judaica (não, não sou judeu), existem 36 Lamed vav Tzadikim, ou 36 homens honestos que justificam o propósito da humanidade aos olhos de Deus. Caso um desses seja morto, a humanidade acaba, ou algo do gênero. Acontece a mesma coisa com o congresso brasileiro: não adianta have apenas uma pessoa honesta lá, e sim uma esmagadora maioria, lembrando sempre que o poder corrompe as pessoas.
O problema é que algumas pessoas que realmente querem mudar isso não tem condições de o fazer, por falta de tempo, verba, coragem ou uma bizarra combinação dos três.
 
Metz disse:
Eu não consigo entender porque agora ele criticou o Lula e antes só defendia ele.
Simples, ele fez um discurso direcionado ao baixo clero da Câmara... um último suspiro tentando evitar a cassação. =]

Lula vetou o aumento de salários, esse pessoal, que ajudou a eleger Severino, simplesmente abominou isso e não tem escrúpulos e nem competência para em uma votação secreta mandar Jefferson as favas. Vide que ele recebeu 100 e poucos votos favoráveis a sua não-cassação.

O que pesou ali foi a pressão popular mesmo.
 
E o Dirceu não será cassado, mais seis deputados do Partido dos Trabalhadores.

Quem mencionou pizza?
 
Eö Calmcacil disse:
Embora eu ache que você esteja generalizando e sendo drástico demais ao dizer que sente vergonha de ser "conterrâneo dessas pessoas", concordo com suas colocações.

Valeu pelo comentário...
Não acho que fui dramático não. Tenho sim vergonha dessas pessoas.
O que sei é que, até agora, indeferença não adiantou nada.
 
Última edição:
É...quero ver os outros serem cassados também...mas não no estilo Severino...Apesar de ser horrível ter ele elegido pelo povo (isso se ele não deu um jeito de se eleger e tals) e depois pelos deputados, o que fizeram com ele não se faz. Atacar sem provas, você acaba perdendo toda a sua razão.

E o Maluf?faz tempo que eu sonhava com o dia que ele seria preso...e isso aconteceu...e porque aconteceu?

Para abafar a crise, para a abafar os corruptos do PT, ou então porque eles não o prenderam antes?

Escolheram uns 2 ou 3 para prender, dizer que está tudo limpo e continuar como está (não digo só do PT, mas de todos os corruptos).

Isso tudo é enojante..=P
 
Jefferson naum era do baixo clero,tinha muitos rabos presos,era conhecido,presidente de partido.Ainda por cima,moralmente,a Câmara tem muitos no seu(baixo)nível.Conclusão:existem muitos dentro da Câmara q votariam para q ficasse.Muito mais q 156.Essa votação expressiva é o sinal d q nunca o opinião publica moveu tantos pauzinhos no Congresso.Vc ainda acredita em pizza????Eu não.

Alguém disse q Severino foi acusado sem provas....bem,a Veja(primeira q falou em em mensalinho) naum o condenou,apenas pôs as denncias na mesa.Mas podia até ter condenado,pq na reportagem cita o documento q prorroga a concessão do direito de Buani explorar o restaurante assinado pelo presidente.Prova irrefutável.
 
Ué, eu não disse que Jefferson era do Baixo Clero.

Eu disse que Jefferson fez um discurso para o Baixo Clero, pois esse era o único grupo capaz de lhe dar uma chance, ou de onde vocês acham que saiu os mais de 100 votos contrários a sua cassação?

E o Dirceu não será cassado, mais seis deputados do Partido dos Trabalhadores

Quem disse isso? Se vc está se referindo a liminar do Jobim, está enganado. Ela apenas dá mais tempo para a defesa dos deputados acusados, sem que eles tenham que ter contra si um processo de cassação aberto que sabe Deus onde vai parar.

Para abafar a crise, para a abafar os corruptos do PT, ou então porque eles não o prenderam antes?

Engraçado "corruptos do PT". A idéia de que a corrupção é do PT pelo jeito foi vendida e amplamente aceita por todos. :think:

.
Essa votação expressiva é o sinal d q nunca o opinião publica moveu tantos pauzinhos no Congresso.

Votação expressiva? huh? com 156 deputados que representam milhares e mais milhares de votos do povo votando contra a cassação de um corrupto confesso?

Mas podia até ter condenado,pq na reportagem cita o documento q prorroga a concessão do direito de Buani explorar o restaurante assinado pelo presidente.Prova irrefutável.

Se essa prova fosse imediata e irrefutável Severino teria caído antes, ou você acha que todos estavamos esperando o cheque porque queriamos duas provas?

De qualquer maneira, se a Veja não condenou, instigou a sentença do público sem provas irrefutáveis. Como virou de praxe.
 
Engraçado "corruptos do PT". A idéia de que a corrupção é do PT pelo jeito foi vendida e amplamente aceita por todos.

A corrupção que não deu certo, a que apareceu para o povo foi a do PT...talvez eu tenha me expressado errado, até porque me parece óbvio que nos outros governos isso também acontecia.

Alguém disse q Severino foi acusado sem provas....bem,a Veja(primeira q falou em em mensalinho) naum o condenou,apenas pôs as denncias na mesa.Mas podia até ter condenado,pq na reportagem cita o documento q prorroga a concessão do direito de Buani explorar o restaurante assinado pelo presidente.Prova irrefutável.

Se fosse assim, Dirceu já estava na prisão...porque com o Severino está sendo tão rápido e com os outros (a maioria do PT - para o LordPas não ficar bravo...hehehe) está tão demorado?

Tem gente com medo de que joguem mais merda no ventilador...quanto antes abafarem o caso, culparem um ou outro culpado, melhor para esses...me parece óbvio isso...
 
Meriadok Malkav disse:
Se fosse assim, Dirceu já estava na prisão...porque com o Severino está sendo tão rápido e com os outros (a maioria do PT - para o LordPas não ficar bravo...hehehe) está tão demorado?

Deve ser pq não existe nenhuma prova q o Dirceu tenha se metido em nada.

Mesmo sendo óbvio q sendo o ministro da casa civil ele devia saber (no minimo) do esquema, apenas alguns depoimentos não levam a nada
No caso do Severino, tinha um cheque com assinatura de uma assessora.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo