• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

CASAL ASSASSINADO EM SP

Num é possível.
Ginásio nem é do meu tempo, e acho que sou mais velho que o Bruce, não?

No meu tempo era a transição de Primeiro Grau, Segundo Grau para Ensino Fundamental e Médio.
 
Educação Moral e Cívica eu até já ouvi falar.. mas OSPB I have no idea!!! kkkkkkkkkkk
 
Nessa época eu vivia uma rotina a la Fingolfin (aqui do fórum), viajando a trabalho o Brasil todo e um pouco da nossa América do Sul.
 
Em 2002 eu já tinha 21 e já estava vendo a água correr pra cima, mas aula de OSPB e ginásio, não tive não... É, eu sei, sou velha.
 
véi.. o q é OSPB? tive que googlar... apesar que queria isso na mão:

OSPB (Organização Social e Política Brasileira)
Disciplina que, de acordo com o Decreto Lei 869/68, tornou-se obrigatória no currículo escolar brasileiro a partir de 1969, juntamente com a disciplina de Educação Moral e Cívica (EMC). Ambas foram adotadas em substituição às matérias de Filosofia e Sociologia e ficaram caracterizadas pela transmissão da ideologia do regime autoritário ao exaltar o nacionalismo e o civismo dos alunos e privilegiar o ensino de informações factuais em detrimento da reflexão e da análise. O contexto da época incluía a decretação do AI5, desde 1968, e o início dos “anos de chumbo” - a fase mais repressiva do regime militar cujo “slogan” mais conhecido era “Brasil, ame-o ou deixe-o”.
 
Não é da minha época, mas dessaí e do EMC eu sabia porque vivo vertendo histórico antigo pro inglês.
 
Como eu concluí o primeiro grau no final nos anos 80, naquela época na grade da 8a série eu tive OSPB e de fato essa disciplina ainda era uma resquício oriundo do sistema educacional da época da ditadura militar. Educação Moral e Cívica não fugia a regra também.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo