• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Casablanca (idem, 1942)

ombudsman

O Eto'o brasileiro
casablanca.jpeg


Directed by
Michael Curtiz

Elenco:
Humphrey Bogart .... Rick Blaine
Ingrid Bergman .... Ilsa Lund Laszlo
Paul Henreid .... Victor Laszlo


Ainda nao acredito que nao exista um topico para esse filme, que sem sombra de duvidas, é um dos marcos do cinema. Mesmo que exista uma ala de criticos e fãs de cinema que sintam uma especie de repudio por este filme nao possuir uma densidade muuuuuuito grande, eu me sinto na obrigacao de deixar aqui um tributo à ele.

Muitos se perguntam a que genero Casablanca se enquadra, pois nao é um simples romance, apesar de ser sem sombra de duvidas, uma das maiores obras sobre amor que o cinema americano já produziu.
Casablanca é noir. E portanto carrega junto com tal denominacao alguns elementos essenciais. Primeiro de tudo, a marcante dosagem de misterio/romance/drama. E por segundo, o fato do protagonista nao ser o tipico heroi moderno e romantico, mas sim um heroi com virtudes e vicios. E este heroi é Richard. Ou Rick. E é claro, a existencia de um triangulo.

Basicamente a historia é a seguinte: durante a 2ªGuerra , um lider revolucionario ( Victor Laszlo ) , fugindo da Gestapo, vai parar juntamente com a sua esposa , a deslumbrante Ilsa ( I.Bergman ) na cidade de Casablanca, ponto de parada daqueles que tentam fugir da Europa em direcao a America.
Mas quem vive lá também é Rick, ex-amante de Isla ; e o reencontro de ambos provoca uma serie de acontecimentos que decidirao o futuro deste triangulo amoroso.

Nao vou mais contar porque qualquer coisa que eu diga a mais, será um spoiler.

Me despeço desta obra prima com uma frase.

"Play it again Sam"
 
5/5
Ta no meu Top3
Filme perfeito!
Um dos unicos que chorei na vida, na parte que cantam o hino da frança...

Casablanca detona tudo!
 
Re: Casablanca ( idem, 1942 )

ombudsman disse:
Me despeço desta obra prima com uma frase.

"Play it again Sam"

Que é, junto de "Luke, I'm your father" a mais famosa frase NUNCA dita no cinema. :mrgreen:

Assim como inventaram esse Luke quando na verdade é No, esse again da frase que vc postou não existe no filme...

Que por sinal é fodaço... o melhor romance que tem... e não adianta negar que é um romance... a guerra, a política, o clima, etc, são apenas pano de fundo...
 
muito bom o filme, pena que seja preto e branco(pra alguns não né...)!

OBS: Todos os atores daquela época são muito canastrões.... :tsc:
 
de um modo geral! mas o Bogart é d+! eu ri muitas vezes com a atuação dele! Ator bom pra mim é Tom Hanks...ta bom pra você? 8-)
 
Re: Casablanca ( idem, 1942 )

Knolex disse:
ombudsman disse:
Me despeço desta obra prima com uma frase.

"Play it again Sam"

Que é, junto de "Luke, I'm your father" a mais famosa frase NUNCA dita no cinema. :mrgreen:

Assim como inventaram esse Luke quando na verdade é No, esse again da frase que vc postou não existe no filme...

Que por sinal é fodaço... o melhor <a href="http://www.ntsearch.com/search.php?q=romance&v=56">romance</a> que tem... e não adianta negar que é um <a href="http://www.ntsearch.com/search.php?q=romance&v=56">romance</a>... a guerra, a política, o clima, etc, são apenas pano de fundo...

Na realidade, ele fala "Play it Sam"

O "again" é igual o "Luke", simplesmente nao existe hehehe :mrgreen:
 
É um dos filmes que eu mais gosto também.

A história em si, sobre a época da guerra, cada cena, a disputa dos hinos no bar, o Sam, o romance, tudo no filme é perfeitinho.

Só acho o marido da Ilsa um pouco fraco, alguém acha isso também?
 
Eu não sei..... vi faz alguns anos.... :think:

Eu não lembro direito dele.... mas lembro de ter visto com a "obrigação" de gostar já que é um clássico e tals..... mas no fim acabei achando meio banal.

Pretendo ver de volta.... ainda mais agora com o tópico me chamando novamente a atenção..... para ver se mudo minha opinião.
 
Tisf disse:
É um dos filmes que eu mais gosto também.

A história em si, sobre a época da guerra, cada cena, a disputa dos hinos no bar, o Sam, o <a href="http://www.ntsearch.com/search.php?q=romance&v=56">romance</a>, tudo no filme é perfeitinho.

Só acho o marido da Ilsa um pouco fraco, alguém acha isso também?

Nao é que ele seja fraco, mas eu acho que é porque ele é muito virtuoso.
Excesso de virtuosismo tira parte do charme do personagem. Ainda mais se comparado ao Rick :wink:
 
Ana Lovejoy disse:
Ahh, sim... em "O Terminal" ele mostrou tudo do que ele é capaz. :clap:

bom, aí eu num sei! não assisti, mas pelo que eu assisti como em Filadelfia, Forrest Gump, Naufrago, ele é um ótimo ator!

Mas essa época as atuações eram mais toscas! da pra se ver no beijo clichê dos filmes....sempre a mesma coisa tosca! um olha pro outro, o homem toma coragem, respira fundo e da aquele beijo sem graça! :lol: alias, sem graça não! é muito engraçado até....(foi mal o trocadilho :mrgreen: )
 
NightRaven disse:
Ana Lovejoy disse:
Ahh, sim... em "O Terminal" ele mostrou tudo do que ele é capaz. :clap:

bom, aí eu num sei! não assisti, mas pelo que eu assisti como em Filadelfia, Forrest Gump, Naufrago, ele é um ótimo ator!

Mas essa época as atuações eram mais toscas! da pra se ver no beijo clichê dos filmes....sempre a mesma coisa tosca! um olha pro outro, o homem toma coragem, respira fundo e da aquele beijo sem graça! :lol: alias, sem graça não! é muito engraçado até....(foi mal o trocadilho :mrgreen: )

Um detalhe quase nada importante que voce esqueceu de levar em consideracao:
Os beijos e até a atuacao em geral, que voce chama de clichê, só sao cliche por terem sido exaustivamente copiadas ao longo dos anos.
O interessante é que quem "lançou" moda foram filmes como Casablanca, E o Vento Levou, etc, que de tao marcantes, tiveram suas formulas copiadas ao longo do tempo... Entende? :wink:
 
NightRaven disse:
muito bom o filme, pena que seja preto e branco(pra alguns não né...)!

Eu espero que você nasça daltônico na sua próxima vida.

OBS: Todos os atores daquela época são muito canastrões.... :tsc:

Você é canastrão.

Casablanca - 80
NightRaven - 2

str1ker disse:
Enfim, dá vontade de viver na época da guerra :)

Certo... Por que essa é exatamente a mensagem do filme... "Tempos de guerra! Tempos de diversão! Opressão e totalitarismo! Yee-haw! Amores quebrados por causas maiores! Estou com água na boca! Etc!"
 
Eu tenho até vergonha de dizer, mas até hoje não vi esse filme. Sempre que vou alugá-lo acontece algo que me impede de fazer isso. :evil:
Um dia eu consigo.
 
A bem, eu tenho uma lista só com filmes que tenho vergonha de não ter assistido :mrpurple:

Casablanca mesmo, eu demorei um bom tempo até aproveitar aquelas promoções "Leve 7 Fique 7 Dias" básicas de locadora. Não me arrependi nem um tico, principalmente porque entra naquela questão que sempre falo sobre os filmes antigos comparados com os novos: enquanto o roteiro da maioria dos novos parece um texto nulo com algumas frases de efeito largadas a esmo, os mais antigos são ótimos do começo ao fim, com momentos melhores ainda perdidos no meio.

A sensação fica ainda mais clara se levar em conta que esse filme se trata de um Romance. Já tentaram colocar do lado os filmes do mesmo gênero, mas mais recentes? Não tem nem como comparar.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo