ombudsman
O Eto'o brasileiro

Directed by
Michael Curtiz
Elenco:
Humphrey Bogart .... Rick Blaine
Ingrid Bergman .... Ilsa Lund Laszlo
Paul Henreid .... Victor Laszlo
Ainda nao acredito que nao exista um topico para esse filme, que sem sombra de duvidas, é um dos marcos do cinema. Mesmo que exista uma ala de criticos e fãs de cinema que sintam uma especie de repudio por este filme nao possuir uma densidade muuuuuuito grande, eu me sinto na obrigacao de deixar aqui um tributo à ele.
Muitos se perguntam a que genero Casablanca se enquadra, pois nao é um simples romance, apesar de ser sem sombra de duvidas, uma das maiores obras sobre amor que o cinema americano já produziu.
Casablanca é noir. E portanto carrega junto com tal denominacao alguns elementos essenciais. Primeiro de tudo, a marcante dosagem de misterio/romance/drama. E por segundo, o fato do protagonista nao ser o tipico heroi moderno e romantico, mas sim um heroi com virtudes e vicios. E este heroi é Richard. Ou Rick. E é claro, a existencia de um triangulo.
Basicamente a historia é a seguinte: durante a 2ªGuerra , um lider revolucionario ( Victor Laszlo ) , fugindo da Gestapo, vai parar juntamente com a sua esposa , a deslumbrante Ilsa ( I.Bergman ) na cidade de Casablanca, ponto de parada daqueles que tentam fugir da Europa em direcao a America.
Mas quem vive lá também é Rick, ex-amante de Isla ; e o reencontro de ambos provoca uma serie de acontecimentos que decidirao o futuro deste triangulo amoroso.
Nao vou mais contar porque qualquer coisa que eu diga a mais, será um spoiler.
Me despeço desta obra prima com uma frase.
"Play it again Sam"