• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cartógrafo alemão faz mapa de como seria cidade de Patópolis

Breno C.

Usuário
attachment.php


O mapa acima mostra como seria a fictícia Patópolis, cidade de Pato Donald, Tio Patinhas e de tantos outros personagens do mundo Disney.

O trabalho foi feito pelo cartógrafo alemão Jürgen Wollina e demorou 13 anos para ser concluído.

Ele tomou como base as histórias de Carl Barks (1901-2000), principal autor dos quadrinhos Disney. Em algumas narrativas, o desenhista incluía mapas de Patópolis (Entenhausen, em alemão).

Segundo noticia a "Folha de S.Paulo" nesta segunda-feira, fonte desta informação, Wollina concluiu que o Pato Donald mudou de casa 33 vezes e que o Tio Patinhas teria 20 caixas-forte.

Patópolis teria 600 km quadrados e entre 100 mil e 200 mil habitantes. "É claro que não moram só patos lá, é uma cidade grande", disse o cartógrafo na reportagem da Folha.

Wollina integra a Organização Alemã Não-Comercial de Seguidores do Donaldismo Puro. Ou D.O.N.A.L.D., em alemão. O grupo mantém um site, de onde foi reproduzido o mapa.

Pensata rápida: a mesma "Folha de S.Paulo" trouxe ontem no caderno "Mais!" uma entrevista com o crítico literário George Steiner. Na opinião dele, "é muito provável que milhões de pessoas leiam literatura em formato de gibi".

Chamada na capa do jornal: "George Steiner defende valor artístico de TV e quadrinhos". Chamada na capa do caderno: "O crítico George Steiner defende as formas criativas contemporâneas, como TV e quadrinhos, e aponta fragilidades da cultura humanista".

As frases das chamadas - que não foram ditas por Steiner, registre-se - trazem o subentendido de que, até agora, quadrinhos não gozavam de "valor artístico".

Os quadrinhos surgiram no país há exatos 140 anos (ou mais, se considerarmos as charges). E a imprensa ainda discute se têm valor artístico...

Fonte: Blog dos Quadrinhos

*********************************************

Sempre achei legal essas iniciativas de trazer o lúdico para as métricas reais.

[attachment=550]
 
13 anos? Que cartógrafo lerdo! :tedio:

Meu sonho é fazer um trabalho de conclusão de faculdade sobre quadrinhos! Se eu cursar geografia, esse tópico me deu uma idéia! XD
 
Adoro as histórias do Carl Barks!! :grinlove:
Acho que ele foi um gênio.
Comprei quase todas as revistas que saíram da série "O Melhor da Disney" e não me canso de ler e reler cada história daquelas.
 
Daniel Cowman disse:
E até hoje ouço que Quadrinhos não é arte.....
êta preconceitos!

Acho que esse subfórum aqui do Meia já provou que gradinhos é arte sim!
Tipo, é imagem e testo junto, não tem como não ser arte.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo