• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cartografia de RPG / dicas para quem quiser criar mundos

Stein

Usuário
Eu estou no processo final de elaboração de uma ambientação própria para D&D 3.5. Minha maior influência é o mundo "Titan" da série Fighting Fantasy, mas não se restringe a esse.

Como é a primeira vez que encaro um trabalho desses, decidi começar com algo pequeno para me poupar esforço e também com o intuito de eu poder me concentrar melhor na descrição das regiões principais.

Da mesma forma como é possível guiar uma proveitosa campanha inteiramente na "Allansia" de Titan ou na "Sword Coast" de Fâerun, não vejo como que uma geografia limitada poderia ser limitante ao divertimento dos jogadores se eu planejasse algo bem. Certamente, acharia inadmissível começar minha ambientação na escala de um mundo dos padrões da WOTC como o Eberron ( cujo continente mais importante possui uma população de cerca de ~16 milhões de seres sentientes ! ).

Algo que eu faço desde o início do ano passado é manter um arquivo de texto de fácil acesso onde sempre anoto idéias interessantes que acabo tendo ao longo do tempo. Quando essa "tempestade cerebral" estava de bom tamanho, comecei a separar somente as idéias que tinha tido em relação a lugares/cidades/localidades de renome e fiz um esboço do que viria a ser a configuração geográfica do meu mundo.

Eu pessoalmente prefiro os mapas "estilizados", com montanhas de perfil, pequenos ícones de castelos para representar cidades, árvores para representar florestas, etc. A melhor maneira de fazer um mapa dessa forma é escanear um desenho feito à mão com caneta de ponta fina e depois, digitalizá-lo para por cores, legendas, nomes, etc.

Alguns links que me ajudaram:

* Guia para fazer mapas da maneira como apresentei:
http://www.brodt.dk/peter/maps.html

* Guia incompleto com informações interessantes que você precisa levar em consideração ao fazer um mapa:
http://www.fantasymaps.com/101/

* Informações históricas sobre a demografia medieval ( o continente que estou desenhando possui apenas 1/4 da população de humanóides sentientes que seria capaz de manter; há no meu cenário razões para essa densidade ser tão baixa )
http://www.io.com/~sjohn/demog.htm

Abraços.
 
É, são informações e dicas interessantes, mas eu prefiro o meu jeito de fazer mapas. Um amigo meu recortou várias imagens de mapas de livros de rpg e os transformou em layers do photoshop. Daí é só tu copiar e colar do jeito que tu achar melhor. Quando eu estiver no meu micro eu coloco o link pra baixar os layers aqui.
 
Muito interessantes mesmo essas informações, eu to precisando com certa urgencia de conseguir um modo de fazer mapas não só tecnicamente corretos, mas também com aparencia legal...como se fosse pra colocar num livro :assobio:

Sky manda esses esquemas ai e se prepare pra me ensiar a usar já que não tenho acesso a essas canetinhas modernas. :disgusti:
 
Eu prefiro redigir descrições detalhadas das áreas pertinentes e entregá-las a um colega que seja bom desenhista.

Começo redigindo áreas pequenas, as quais vão crescendo no decorrer da narrativa/campanha, conforme a necessidade. Tenho, claro, vaga idéia do continente completo.
 
Sempre gostei de desenhar os mapas d mundo inteiro e criar as histórias antes do primeiro jogo, e sempre que vejo algum mapa em livros vejo como são os formatos de montanhas árvores e etc.
 
Há uma série de artigos relevantes no blog do João Beraldo (o qual conheço através do CLFC). Ele tem até uma página na Wikipedia

João Marcelo Beraldo é escritor e game designer. Estudou História e Desenho Industrial, o que o levou a uma carreira mista nas áreas de Educação a Distância, jogos eletrônicos e de RPG. Atualmente mora em São Paulo (SP). João Marcelo foi o único latino americano a chegar na terceira rodada do concurso RPG Superstar 2009, da editora Paizo.

http://www.jmberaldo.com/search/label/Construindo Mundos
 
Como conseguir os ícones para os mapas? Essa é a minha maior dificuldade, em si, gostaria que pudessem me ajudar.
** Posts duplicados combinados **
Sou iniciante, então, gostaria de obter respostas quanto a isso. De fato, é algo que me intriga muito.
 
É, são informações e dicas interessantes, mas eu prefiro o meu jeito de fazer mapas. Um amigo meu recortou várias imagens de mapas de livros de rpg e os transformou em layers do photoshop. Daí é só tu copiar e colar do jeito que tu achar melhor. Quando eu estiver no meu micro eu coloco o link pra baixar os layers aqui.


ei veio kd o link?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo