• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cartas de Tolkien: opiniões

Oromë

Purge 'em all
Bom, certamente somos todos gratos a Christopher por lançar as outras obras de Tolkien e tal, porém gostaria de saber a opinião de vocês sobre ficarem lançando cartas e outras coisas pessoais dele, coisa que eu tenho a impressão de que ele não gostaria, aliás acho que a grande maioria de nós não gostaria de que após nossa morte alguém reunisse cartas e escritos pessoais nossos e publicasse, com o (muito) provável intuito de ganhar dinheiro...não sou adverso que cartas sejam lidas e analisadas, mas por algumas pessoas, que estejam estudando o indivíduo de alguma maneira, e não colocadas à venda, pra dar mais lucro à família dele...
por favor dêem suas opiniões, enquanto fãs e enquanto pessoas...
Ah, como não li as cartas não sei se o conteúdo seria assim sério (o que tem grandes chances, não lançariam um livro com cartas de Tolkien falando que ele gostava de bolacha de chocolate e chá sem açucar...), porém é mais uma questão de respeito mesmo...
 
A publicação de cartas não é nenhuma novidade em termos literários, isso se faz praticamente desde sempre. Nos proporciona ter uma visão muito mais ampla do autor e da obra deste, o que não teríamos de outra forma. No mínimo as cartas servem como uma espécie de biografia não-intencional do autor.

No caso específico de Tolkien (temos 10 cartas traduzidas e publicadas aqui na Valinor) as cartas não são de cunho pessoal, são focadas nas obras e eu pessoalmente acho que são, depois das obras em si e da biografia, o livro mais importante para entender o todo do trabalho de Tolkien.
 
Muitas vezes para se entender uma obra, tem que se conhecer o autor. As Cartas ajudam nisso, além do fato de esclarecer (ou aprofundar) temas interessantes e discutidos acerca das obras.
 
Na própria Introdução do livro Humphrey Carpenter comenta que as cartas de cunho mais pessoal não foram incluídas, justamente para preservar a intimidade de Tolkien.

Mas compre o livro traduzido e tire as tuas próprias conclusões. :wink:
 
muito obrigado pelo esclarecimento, como disse não havia as lido ainda, e nem sabia que já haviam algumas traduzidas aqui no site, mas irei tratar de le-las...
Perguntei mais por que, como academico de história que sou já me deparei com muitas cartas que foram publicadas em revistas e etc que eram de cunho BEM pessoal...
obrigado a todos que reponderam
flw
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo