• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Carta a Milton Nascimento (por Braz Chediak)

Finarfin

Perdeu, mané.
CARTA A MILTON NASCIMENTO

Meu querido Bituca,

acabo de ver, pela televisão, que você foi excluído das “personalidades negras importantes” pelo diretor da Fundação Palmares.
Isto me fez pensar: afinal, o que é que Milton fez para “ter sido” importante para tal Fundação? Um entendedor de música ou entendedor de Ser Humano, responderia:

– Milton Nascimento foi um dos maiores cantores da língua portuguesa de todos os tempos, um compositor extraordinário, um Ser Humano invejável.
“Milton levou o nome do Brasil para todos os países do mundo, combatendo o bom combate contra as ditaduras, as desigualdades raciais e sociais, a fome, a miséria, a traição, a ignorância, a mentira.
“Foi um Paladino da paz, da amizade, do abraço fraterno, do ““amai a seu próximo como a ti mesmo””.
“Milton Nascimento deu sentido e beleza às nossas vidas. Milton foi e é um brasileiro que nos faz orgulhar de sermos brasileiros”.

Mas, como você sabe, meu querido poeta/cantor, o barco às vezes balança, a noite às vezes cobre o azul do céu, do mar, da terra.
E ficamos tristes.
Tristes porque você foi excluído de um lugar que é seu (por alguém que é nada, meu querido Bituca), como também o foram Abdias Nascimento, Elza Soares, Tim Maia, Martinho da Vila, etc., etc., e até mesmo Zumbi dos Palmares.

Mas um anjo do bem chega até mim e, com sua voz Trespontana, me sussurra: “o presidente da Fundação, Sérgio Camargo, só será lembrado por sua ignorância, recalque, despeito, inveja. E Bituca será lembrado por seu amor, pela sua beleza, por sua voz, enquanto alguém cantar na face da terra. Enquanto nos ajoelharmos e louvarmos a “Voz de Deus”, porque, como disse Elis, “Se Deus cantasse, seria com a voz de Milton Nascimento!”.
E Deus canta, meu querido Bituca, Canta em todas as coisas livres: no vento, nas folhas das árvores e na relva, no murmurar dos riachos, no coração dos amigos… e no grande lamento brasileiro pelo momento de dor pelo qual passamos.

Milton você foi “excluído” das personalidades da Fundação Zumbi dos Palmares, mas não foi excluído de nós e viverá enquanto vivermos.
E depois que deixarmos a vida sua voz continuará ecoando, em eco, como os cascos dos cavalos com suas rubras ferraduras, como a voz nas estradas, como um amigo guardado do lado esquerdo do peito de todos os seres humanos. Como a música da infância no Cine Ouro Verde.
Como o Grande Bituca. O Grande Milton. O Grande Brasil.
E somos gratos a você por isto.

Com carinho,
Braz Chediak
 
Na atual administração da Fundação Palmares, ser excluído do rol de personalidades negras é na verdade uma honra. Esse sujeito aí, que o Bolsonaro arranjou sabe Deus lá em que fim de poço, criatura abismal da estupidez humana, nem mesmo será lembrado, tão logo este governo acabe. E as personalidades que foram "excomungadas", por motivos sempre os mais mesquinhos, decerto serão trazidas de volta quando na presidência houver alguém com um mínimo de inteligência e cultura.
 
Na atual administração da Fundação Palmares, ser excluído do rol de personalidades negras é na verdade uma honra. Esse sujeito aí, que o Bolsonaro arranjou sabe Deus lá em que fim de poço, criatura abismal da estupidez humana, nem mesmo será lembrado, tão logo este governo acabe. E as personalidades que foram "excomungadas", por motivos sempre os mais mesquinhos, decerto serão trazidas de volta quando na presidência houver alguém com um mínimo de inteligência e cultura.


Que felicidade de me ver concordando com o Calib em política. Eis o grande legado do Bozo: unir as pessoas de todo o espectro político contra ele.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo