1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Carta #25 - O desafio de Tolkien aos leitores

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Snaga, 14 Fev 2008.

  1. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Estou lendo as Cartas e não achei lugar algum pra se discutir sobre elas aqui. Resolvi abrir um tópico para uma carta específica em vez de criar um tópico pro livro, achei mais prático.

    Pois então, na
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , Tolkien discute com um leitor sobre vários aspéctos de O Hobbit, suas inpirações ao escrever, suas fontes etc. A carta está publicada na Valinor, sugiro que leiam para entenderem melhor. É só clica no link que deixei aí em cima.

    Enfim, o ponto específico que quero discutir é o último parágrafo da carta que, como toda ela, se refere a O Hobbit. O seguinte:

    Bom, a pergunta em negrito me despertou a curiosidade. Quais foram os dois pontos de O Hobbit que foram interrompidos por um ano?!

    Claro que não fiz uma pesquisa pelo livro, apenas revirei minhas próprias lembranças sobre ele, mas não cheguei a conclusão nenhuma.

    Alguém tem um palpite?!
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  2. Duilin

    Duilin Eruhín Alcarohtar

    Hmmm
    Primeiro... Preciso urgentemente ler todas as cartas.

    Segundo, nào consigo imaginar sem o livro a tiracolo...
    Precisaria pesquisar com certeza.

    Vamos esperar por alguém mais apto começar uma discussão...
     
  3. Daewen

    Daewen Elener

    oi..tb to lendo as cartas e esse topico me chamou a atençaum..estranho pensar q tolkein tenha parado sua narração durante tanto tempo e depois a retomado. tb naum sei ao certo em q parte do livro isso pode ter acontecido..tenho q ler o hobbit com mais atençaum pra descobrir..vou tentar..e esperar q outras pessoas se juntem a discussaum...
     
  4. Imrahil

    Imrahil Kyknos kyknón

    Essa questão é sensacional, mas eu não conheço nenhum estudioso de Tolkien que a tenha resolvido. Ainda é um mistério.

    Abraço,
     
  5. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    A carta já mostra lá um certo quê de ironia e superioridade, como se Tolkien estive, muito sutilmente, debochando das questões publicadas no Observer. E saber que, mesmo décadas depois, seu eniga não foi descoberto, só reforça o ar de superioridade da carta.

    Já havia visto esse desafio aqui na Valinor logo que a carta foi publicada, mas quando reli O Hobbit, há pouco tempo, não me lembrei de prestar atenção pra ver se achava algo, um vácuo ou quebra de narrativa. Mas realmente parece que isso não existe.

    Diferente de SdA, onde a história começa de maneira leve, como em O Hobbit, e torna-se completamente diferente após as Colinas dos Túmulos. Se o enigma tratasse de SdA, eu chutaria exatamente essa parte.
     
  6. Tilion

    Tilion Administrador

    Na verdade, dois dos maiores estudiosos de Tolkien, Wayne G. Hammond e Christina Scull, fizeram a melhor análise da questão baseada em suas pesquisas em The J. R. R. Tolkien Companion and Guide - Reader's Guide. Há uma longa análise do processo e período de composição de O Hobbit, mas vou citar apenas a parte mais relevante para o tópico, que se encontra na página 390 do livro:

    Pode não ser a verdade absoluta dos fatos (não há como se chegar nisso, de qualquer forma), mas eu diria que é a mais próxima disso, ainda mais se considerarmos que Tolkien era dado a trocar/esquecer datas e se confundir fantasticamente com questões de passagem de tempo de composição no mundo "real" - tanto que a questão de quando O Hobbit foi de fato iniciado é tão nebulosa quanto esta levantada aqui, justamente por causa das informações contraditórias sobre datas fornecidas pelo próprio Tolkien. :lol:
     
    Última edição: 14 Fev 2008
    • Ótimo Ótimo x 1
  7. Imrahil

    Imrahil Kyknos kyknón

    Boa, Til... digo, Reinhard. Esse livro eu ainda não tenho, hehehe...

    Abraços,
     
  8. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    A única coisa que consegui ler aí foi 'Tolkien' e 'Hobbit'. :gotinha:
     
  9. Tilion

    Tilion Administrador

    Como eu sou um cara legal, vou traduzir:

     
  10. Menegroth

    Menegroth Bocó-de-Mola

    Mas assim, para Tolkien dizer que um leitor podia descobri, eu imagino que ele estava se referindo a um leitor de normal do seu livro, não de quem tivesse acesso ao seus manuscritos para identificar o tipo da folha ou a letra que ele usou
     
  11. Tilion

    Tilion Administrador

    Leia de novo o trecho. Ele disse "futuro pesquisador", não "futuro leitor comum".
     
  12. Menegroth

    Menegroth Bocó-de-Mola

    Tudo é uma questão de bom entendimento. :mrgreen:
    Eu havia pensado num futuro pesquisado aquele cara, como nós que só leu o livro e tenta achar algo em meios as palavras dele.
    Mas você está certo. Assim fica mais simples mesmo acreditar que a pesquisa feita por Wayne G. Hammond e Christina Scull está mais perto de ser a correta.

    Valeu Reinhard
     
  13. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Valeu pela tradução Reinhard/Tilion/Gabriel/etc!
    Da próxima vez que estiver com O Hobbit em mãos, vou procurar nesses exatos pontos citados alguma mudança no rítimo dos acontecimentos.
    No entanto, muito provavelmente, na tradução deve ser bem mais difícil encontrar algo do tipo do que no original. No entanto, discordar eu não posso, afinal, só vendo mesmo a mudança de caligrafia nos manuscritos pra ter certeza.
     

Compartilhar