• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Carne em Feriados Religiosos

Balbo Bolseiro disse:
Mas o ser humano não é mais evoluído só por ter uma grande capacidade de adaptação, mas por ser muito superior a qualquer outro animal de que se tenha conhecimento, física e psicologicamente falando.

O fato de uma espécie passar por mais ou menos fases evolutivas que outra não faz dela mais ou menos evoluída, porque o resultado final é o que conta. Se a biologia diz o contrário, então ela está usando as palavras erradas pra explicar isso.
Vocês têm que entender que a biologia evolutiva não considera correto o termo "mais evoluído", como eu já disse. Cada organismo possui adaptações que o permitem viver em determinado ambiente. Foi como eu disse, nós estamos adaptados para viver em determinados ambientes e situações nos quais outros organismos não sobreviveriam, mas eles também sobrevivem a situações que nós não sobreviveríamos. Se ocorrer uma super peste que elimina todos os humanos que não possuírem um certo aminoácido em um certo códon, e você sobreviver, não quer dizer que você era mais evoluído que eles. Você só era mais adaptado àquela situação.
Tá, eu sei que é complicado isso, e acho que não vou conseguir transmitir com clareza. Depois vou entrar em contato com um colega meu mais entendido no assunto e peço pra ele me ajudar a explicar isso.

Débora Elbereth disse:
Não seja hipócrita, te garanto que a vaca parece muito mais com voce do que qualquer vegetal.
Você tocou no ponto.
Tendemos a ter mais afeição por organismo que se assemelham conosco. É fato. Garanto que você sente muito mais pena em ver um mamífero sendo morto do que um inseto, ou um réptil. Isso porque você também é um mamífero.
 
Pandatur disse:
Vocês têm que entender que a biologia evolutiva não considera correto o termo "mais evoluído", como eu já disse. Cada organismo possui adaptações que o permitem viver em determinado ambiente. Foi como eu disse, nós estamos adaptados para viver em determinados ambientes e situações nos quais outros organismos não sobreviveriam, mas eles também sobrevivem a situações que nós não sobreviveríamos. Se ocorrer uma super peste que elimina todos os humanos que não possuírem um certo aminoácido em um certo códon, e você sobreviver, não quer dizer que você era mais evoluído que eles. Você só era mais adaptado àquela situação.

Certo. O que eu estava fazendo era considerar que mais evoluído = superior (ou seja, os humanos são superiores às outras espécies de que se têm conhecimento, não pela capacidade de adaptação, mas basicamente por ter capacidades emocionais e intelectuais muito mais vastas).

Claro que não se pode medir o grau de evolução de alguma coisa baseando-se somente na sobrevivência ou não a uma determinada situação.
 
Balbo disse:
Claro que não se pode medir o grau de evolução de alguma coisa baseando-se somente na sobrevivência ou não a uma determinada situação.
Ah, sim, com certeza ..

Lembro de alguém ter falado nesse tópico sobre jogar um homem para os leões ... algo assim. Pra pôr o homem no mesmo patamar q os outros animais, querendo dizer q o grande aspecto é a sobrevivência, e tal ...

Bem, vou tentar expor uma idéia. O homem é tão superior (seja lá como prefiram definir essa palavra) q é capaz de fazer O QUE QUISER com os outros animais da terra ... pronto, falei ...
:silenced:
 
Varatar disse:
Bem, vou tentar expor uma idéia. O homem é tão superior (seja lá como prefiram definir essa palavra) q é capaz de fazer O QUE QUISER com os outros animais da terra ... pronto, falei ...
:silenced:
isso se a arma não falhar né?
ou então se a roupa biologicamente fechada não rasgar.
 
Vixe, o tópico degenerou para uma discussão sobre vegetarianismo (já não há uns tópicos sobre isso?), e isso depois do post em que eu tento explicar por que antigamente eles tratavam o peixe de forma diferente dos animais terrestres. Ah, e cuidado para isso não degenerar num tópico no estilo" a humanidade é má, snif".
Como estou devendo uma resposta para o Fingolfin, eu vou (neste post) ignorar as ultimas paginas e voltar às origens (isso vai ser longo):

Fingolfin disse:
Engethor disse:
Fingol, você está vendo a coisa pelo lado errado. Naquele tempo, não havia peito de frango da Sadia nem filé já limpo e semi-pronto que se compra no mercado. Se você quisesse comer carne, tinha que matar o bicho. E isso envolve derramamento de sangue. Não me lembro se os judeus, dentre aquele montão de regras que eles tinham para alimentos, podiam comer sangue (muitos povos usavam o sangue no preparo dos alimentos). Mas o ponto aqui é sangue deramado.

Já o peixe para eles não se enquadrava naquele caso. Tá, vocês podem perguntar qual a grande diferença entre matar um peixe ou outro bicho, mas Biologia nunca foi o forte deles (Darwin que o diga :P ). Mas peixe não fica espirrando sangue quando você vai prepará-lo. Para eles, matar um boi, um cordeiro, uma galinha era uma coisa, mas preparar um peixe era outra categoria, que não trazia esse estigma do sangue derramado. O caso é que, para a época, faz sentido que os primeiros cristãos (muitos dos quais eram judeus convertidos), consumissem peixe para lembrar a paixão de Cristo. Além disso, como você citou, o peixe era um simbolo dos cristãos.

Lembrando que muitos desses primeiros cristãos eram pescadores, então o peixe era um item barato e acessivel. E, mesmo assim, não era um caso de "vamos fazer um 'sacrificio' e comer um item barato". Como eu disse, havia o sangue.


Dois mil de anos depois, a tradição popular revestiu a celebração em ares de banquete. E assim como a ceia de Natal virou um exagero, a Pascoa também.

Hm, se bem que, consultando minha familia, fui informado que bacalhau era razoavelmente barato há 50 anos. O sertanejo nordestino tinha condiçoes de comprar naquele tempo. Eles não souberam dizer por que o preço disparou tanto, se houve aumento na demanda ou diminuição na oferta ou mais ganância dos atravessadores.

Engethor, talvez vc é quem tenha me entendido errado. Eu não tenho nenhum problema contra comer peixe nesses dias sagrados. A questão é que hoje, faz-se banquetes com peixes nobres e deliciosos, tirando assim a questão do sacrificio que é feito.

Não interessa pra mim se isso era justificável naquela época ou não. Isso é irrelevante. Mesmo hoje, não sou contra comer peixe, mas então que façam pratos simples, com Dourado, badejo ou tantos outros pratos que seriam no minimo mais humildes que um bacalhau ou um salmão.

Meu objetivo aqui é atacar a hipocrisia que se formou hoje. Sou católico e aceito jejuar na sexta feira da paixão. Oq eu não aceito é q considerem empanturrar-se de salmão, um jejum.

você disse que deveriam fazer pratos com peixes simples, mas eu tinha apontado que
bacalhau era razoavelmente barato há 50 anos. O sertanejo nordestino tinha condiçoes de comprar naquele tempo.
e a tradição não mudou para se adaptar aos novos tempos de bacalhau abusivamente caro.

Como você citou antes, os dias de jejum são a quarta de Cinzas e a sexta da Paixão (quem quiser estender pela Quaresma toda (exceto o domingo de Páscoa), vá lá). Essa historia do jejum nem possui um padrão, pelo que eu lembre: há aqueles que jejuam apenas pela manhã, há os que comem a partir das 3 da tarde (hora da Paixão) e há os noturnos. E há os que apenas comem pouco durante o dia. Mas tem gente que se empanturra na sexta (depois de "jejuar" pela manhã (ou não)) e quer bancar o católico "certinho" e concordo que isso é um abuso.

Agora, sobre o sacrificio:
Fingolfin disse:
Como podemos ter chegado numa situação de tamanha hipocrisia onde pessoas que comem bacalhau ou salmão de olham de banda pq vc está comendo um Frango ou um Bife no dia que vc deveria estar fazendo o sacrifício?
Você coloca a questão do sacrificio, mas como eu disse, a culpa é da tradição popular que transformou a ocasião em banquete. E eu não creio que 'sacrificio' seja o ponto da abstinência de carne (dai aquela divagação sobre o motivo do peixe), seria "evitar o sangue". Se um católico come peixe habitualmente (ou é vegetariano) não estaria fazendo nada de diferente na sexta e não precisa mudar nada, pois a igreja não diz "coma algo diferente, algo que você deteste" e sim "abstinência de carne". Para quem é viciado em carne, comer um peixe seria "um sacrificio", mas não foi essa a motivação. E a brecha é: não se especificou o tipo de peixe (ou vegetal, sei lá). :P O resto a "tradição" exagerou e os atravessadores subiram os preços. E o bacalhau um dia foi acessivel...

Arre, vou fazer uma tabela:
Empanturrar-se (de bacalhau ou peixe comum) + bancar o fiel "certinho" -> :evil:
Empanturrar-se + não bancar coisa alguma -> whatever :|
Bacalhau (moderado) -> brecha; se sua consciencia não pesa...
Peixe comum (moderado) -> whatever

Isso remete `a situação da ceia de Natal: Jesus nasceu pobre, num estábulo. E a ceia de Natal geralmente é o maior banquete do ano, tanto para cristãos quanto para não-cristãos. A tal "tradição popular" gerou isso e também fez do domingo de Páscoa o 2o maior banquete do ano. Acho que o povo só quer uma desculpa para um dia de festa e fartura, mesmo que seja "nada a ver com a ocasião".


Finalmente, há o 1o post do V, que diz que, se olhar bem, nada disso faz o menor sentido. Talvez seja melhor eu parar de querer entender certas tradiçoes...
 
Eu não to nem ai pra essa data.
Nunca gostei de peixe, então so pelo fato de não pode comer carne já me deixava mais revoltado. Ainda bem que agora eu posso escolher.
Tanto que na Pascoa passada eu consegui achar uma churrascaria aberta. :obiggraz:
 
Débora Elbereth disse:
Amigo "V", o que percebo é que voce está mais preocupado em me contrariar do que encontrar uma defesa plausível para o que voce acredita.

Não. Eu estou tentando fazer você entender que os seus motivos pra não comer carne não fazem sentido. Mas aparentemente você não quer entender.

Sinceramente, os seus argumentos não são nada convincentes. Aliás, você se contradiz por conta disso.

Se os meus argumentos não são convincentes, porque você não rebate eles?

Onde estão as contradições?

Ar quente, é tudo que eu tô vendo. :uhum:

O que nos diferencia de meros animais na cadeia alimentar é nossa capacidade de raciocinar, e isso inclui escolher o que comer. O homem tem certo controle sobre a natureza, e isso implica responsabilidades, o que muita gente não consegue perceber.

O homem tem sim responsabilidade sobre o que destrói na natureza, e por isso mesmo hoje em dia muita gente empreende grandes esforços pra salvar espécies ameaçadas, procurar formas alternativas de energia que não agridam o meio-ambiente, controlar a produção de lixo, etc.

Mas, eu torno a perguntar, onde entram as vacas nessa eqüação? Para que se pare de comer animais, teria que se gastar tempo e dinheiro procurando soluções alternativas para que os mesmos nutrientes fornecidos por esses animais pudessem fazer parte da nossa dieta sem que nenhum bicho fosse morto.

Isso é simplesmente impossível. Muita gente depende da criação de animais de corte. Pra sobreviver, saca? Criadores de gado não podem simplesmente começar a plantar soja de uma hora pra outra só porque a soja também tem proteína. Não faz sentido.

O que você está falando não tem nada a ver com "responsabilidade". Nada. Como eu já disse (e você ignorou, como todo o resto do meu post anterior), a vaca não tem um habitat natural. Se as pessoas parassem de comê-las, nós teríamos milhões de vacas inúteis ocupando pastos imensos que poderiam estar sendo usados de forma produtiva.

O animal que é criado com crueldade e sem a mínima chance de viver, está fadado a ser morto, é algo natural? Justo?

Eu já disse que não sou a favor de crueldade, mas nem todo animal de corte é criado sob métodos cruéis. Muitas vacas têm uma vida ótima até a hora de serem abatidas, e são abatidas de forma rápida e limpa.

E sim, é natural, porque é pra isso que as vacas servem. Se os seres humanos não tivessem começado a criar gado e a manipulá-lo geneticamente assim como o fizeram com cachorros, gatos, cavalos, etc, essas vacas que você vê hoje em dia não existitiram. As vacas atuais são fruto de cruzamento de espécimes selecionadas, processo que vêm acontecendo há milhares de anos.

Não é como se o homem fosse lá no meio da floresta caçar a vaca. Isso seria irresposável.

Ora, pelo amor de Deus digo eu!

Calma.

Você não vê nenhuma diferença entre matar uma alface ou matar um boi?

Hmmmm.... o sangue? Então tudo se resume a isso, se pode sangrar, a gente não deve comer?

Porque, não se engane, a alface também não quer ser comida. Vegetais também têm o instinto de auto-preservação, e apesar de não poderem sangrar, gritar ou correr, eles não têm o mínimo interesse em se jogar no seu prato.

Isso é básico. Toda vida quer continuar vivendo. Seja vacas, alfaces ou amebas.

Não seja hipócrita,

Olha a ofensa.

te garanto que a vaca parece muito mais com voce do que qualquer vegetal.

E daí?

O que está nítido é que você não tem respeito por outras formas de vida, assim como a maioria das pessoas que pensa que o mundo e as criaturas que estão nele existem para nos servir.

O quê? Eu não tenho respeito por outras formas de vida? Agora eu estou começando a achar que você não leu o meu post anterior.

Eu tenho tanto respeito por outras formas de vida que inclusive acredito que uma alface tenha tanto direito à vida quanto uma vaca.

Quem é o hipócrita agora?

Me tornei o que sou não foi por acaso, eu estudei a respeito e tenho uma filosofia de vida baseada na minha dedicação em ser uma pessoa melhor, sob o meu ponto de vista. Tenho certeza que você não escolheu comer carne, mas que foi educado pra isso, assim como eu fui. Portanto, não concorde comigo, mas respeite minha opinião, pois isso faz parte do que eu sou.

Eu respeito sua opinião, só continuo achando que você não tem uma justificativa plausível pra ela.

Eu não tenho coerência? Por favor, releia seus argumentos e veja se algum deles faz sentido.

Reli. Todos fazem.

Se você não concorda, refute-os um por um, não só os desse post, mas também os daquele outro que você fez o favor de ignorar.
 
V disse:
Hmmmm.... o sangue? Então tudo se resume a isso, se pode sangrar, a gente não deve comer?

Vegetais não sentem dor. E, no caso de haver a possibilidade de os animais sofrerem um abate rápido e sem grande sofrimento, muitas vezes isso não acontece na realidade. Criadores de gado não podem simplesmente começar a tratar melhor os animais antes de abatê-los (e gastar mais tempo e dinheiro com isso) de uma hora pra outra só para que eles sintam menos dor. Não faz sentido.

Porque, não se engane, a alface também, não quer ser comida.

Vegetais também têm o instinto de auto-preservação, e apesar de não poderem sangrar, gritar ou correr, eles não têm o mínimo interesse em se jogar no seu prato.

Isso é básico. Toda vida quer continuar vivendo. Seja vacas, alfaces ou amebas.

Prove.
 
Nob disse:
V disse:
Hmmmm.... o sangue? Então tudo se resume a isso, se pode sangrar, a gente não deve comer?

Vegetais não sentem dor.

Mas sentem alguma coisa. Vegetais sentem de uma forma que a gente nem consegue compreender, aliás. Eles estão muito mais ligados com o ambiente, eles se alteram sensivelmente com o mínimo processo de troca gasosa, e muitos se movem. Se os girassóis giram (duh) pra tomar sol, eles claramente estão sentindo alguma coisa.

E, no caso de haver a possibilidade de os animais sofrerem um abate rápido e sem grande sofrimento, muitas vezes isso não acontece na realidade. Criadores de gado não podem simplesmente começar a tratar melhor os animais antes de abatê-los (e gastar mais tempo e dinheiro com isso) de uma hora pra outra só para que eles sintam menos dor. Não faz sentido.

Você é contra comer vacas também, então?

Anyway, na minha opinião os abates deveriam ser o mais limpos e indolores possíveis, mas se eles não ocorrem dessa forma isso não vai fazer eu virar vegetariano, sorry.

Protestar contra causas desse naipe não é o tipo de atividade que eu escolhi pra gastar o meu tempo. Eu sou contra a caça de baleias, mas isso não significa que eu vou comprar um barco e começar a patrulhar a costa da Groenlândia.

Porque, não se engane, a alface também, não quer ser comida.

Vegetais também têm o instinto de auto-preservação, e apesar de não poderem sangrar, gritar ou correr, eles não têm o mínimo interesse em se jogar no seu prato.

Isso é básico. Toda vida quer continuar vivendo. Seja vacas, alfaces ou amebas.

Prove.

Prove que vegetais não sentem. Prove que os abates não são rápidos.

:roll:

Btw, eu não sou biólogo, mas assisto o Animal Planet. "Provar" é meio complicado, mas eu acho que seria meio imbecil pensar o contrário do que eu disse, já que toda forma de vida se alimenta e se reproduz - ou seja, quer continuar vivendo.
 
Grandes criadores de gado procuram tratar o mesmo da melhor forma possivel justamente para obter a melhor qualidade da carne possivel, antes de ser abatido o boi tem q estar o mais relaxado possivel, as substancias químicas liberadas em momentos de stress alto resultam em carne de mais baixa qualidade. Em grandes abatedouros o gado é morto com um jato de ar na nuca, a forma mais indolor e tranquila possivel (claro q isso não se aplica a abatedouros clandestinos, mas além de comer carne de baixa qualidade, vc corre o risco de pegar alguma solitária: não coma em churrascarias de beira de estrada).

Esse lance de q o animal sofre é balela (a vida de uma vaca de corte é uma maravilha, comer e dormir), eu gostaria muito de sofrer como o gado para morrer, e não agonizar com alguma doença, num acidente ou depois de uma perseguição de com um predador comendo suas viceras com vc ainda vivo como normalmente acontece com o restante dos seres vivos, por exemplo.

Se vc é vegan, ótimo para vc, tenho alguns amigos vegans e convivemos muito bem juntos, eles me respeitam com a picanha e eu os respeito com a soja, mas não venha com essas balelas, elas não fazem sentido e eu gosto de proteína animal, logo não vou deixar de comê-la, os leões são mais crueis q eu e não abrem mão, eu tampouco.

Acredito q se Deus existe, o fato de vc ter comido ou não carne na sexta-feira não vai fazer muita diferença no Juízo Final se no restante vc tiver sido uma pessoa integra.
 
olhem eu vou postar aki so por diletantismo....


primeiro, ser vegetariano, nao faz muito sentido nao... e nao tem nada a ver com quere tornar o mundo melhor... (para vc pode ate ter... mas nao eh sempre assim) um dos maiores vegetarianos q se conhece era Hitler e eu acho q os judeus nao gostaram muito do "mundo melhor" q ele tinha me mente :twisted:

segundo eu comeria carne de gente numa boa... nao tenho nenhum problema com isso.... carne eh carne... tem umas q eu gosto mais tem outras q nao... mas carne eh carne.... e de ser-humano deve ate ser gostosa


abatedouros fazem o abate de forma indolor sim.... pq? bem pq se nao fizerem a carne fica dura e cheia de toxinas... alem disso eh muito mais facil de matar do jeito q eles fazem... q alem de facil eh barato

tem tiver estomago fresco ou sangue de barata nao leia o proximo paragrafo

: o abate eh feito batendo com uma marreta bem no meio da testa deles... isso os desacorda, mas nao mata... a marreta eh MUITO pesada e geralmente a porrada eh muto bem desferida... nao ha dor portanto... o boi cai e eles prendem as pernas dele para cima entao um cara vai la e corta a jugular deles para o sangue todo sair pq se nao a carne fica dura . no abatedoudo do meu tio o cara q cortava a jugular tomava um copo de sangue quente como a primeira refeiçao da manha..... :tsc:


quanto a evoluçao... bem os animais mais evoluidos suponho q sao os q ja passaram pelo mais numero de modificaçoes possiveis :lol:

o ser-humano eh o mais adapitado.... e isso eh Apenas pelo fato dele poder concaternar o suficiente para prever o futuro... e nao me venham falar de sapos... sapos so acertam por instinto se a mosca mudar de rumo no meio eles erram o Homem nao erra... essa capacidade de previsao foi q fez do homem oq ele eh...


outra coisa... se nossos antepassados fossem todos vegetarianos nao teriamos inventado nada... pq? pq vegetais nao dao energia o suficiente para nos mantermos funcionando por muito tempo, se fossemos todos vegetarianos teriamos q ficar comendo a cada 30 minutos e isso nao nos daria margem para avançar nosso intelecto... (por falar nisso.... vc come queijo e leite nao come?)

quanto a planta sentirem... bem isso eh contestavel.. para plantas sentirem elas deveriam ter um sistema nervoso para transformar os dados q coleta em sençacoes e sentimentos... e nao eh oq ela faz... mesmo assim.... a plantas nao tem nervos ... nem estruturas para a obtençao de dados externos (alem das folhas com q "perseguem" a luz e alguns casos MUiTO especificos de plantas carnivoras ou sensitivas) portanto ate onde sabemos hoje PLANTAS NAO SENTEM (me corrijam se eu estiver enganado biologos de plantao)


por fim respondendo de novo ao topico... nao cormer carne vermelha tem a ver com o sangre de cristo q foi aspergido na cruz... e alem disso com a forma como ele chamava seus seguidores " Os CORDEIROS de Deus" eu acredito q seja muito mais por isso do q por causa do sacrificio ... pois o jejum da quaresma nunca foi muito seguido mesmo... (ahh sim o jejum o jejum nao se deve comer comidas temperadas os suprefluas... geralmente so pao eh recomendado. e apenas agua isso eh pq o resto das comidas como eram coisas meio raras eram postos na mesa com felicidade quase uma festa e na quaresma estamos nos purificando ... risos e festas tb eram proibidos. Dai o carnaval ser uma festa pagã)

acho q me delonguei muito....

abraços Dwarf
 
Urd Sama disse:
Acredito q se Deus existe, o fato de vc ter comido ou não carne na sexta-feira não vai fazer muita diferença no Juízo Final se no restante vc tiver sido uma pessoa integra.

Olha, faz diferença se você for católico. Afinal, existe uma coisa chamada fé, e esse é o unico parametro pra essa questao da carne. O Papa manda que nao comam carne. Ora, o Papa nao é o representante da igreja? Entao, católicos, nao comam carne na semana santa, afinal o seu LIDER RELIGIOSO está mandando. Me parece razoável cumprir.

Sobre a questao do porq nao comer, é simples: há sacrifícios para a morte do animal, e o simbolismo do sangue derramado é exatamente o contrário do que se comemora na pascoa: a ressurreição de cristo, morto na cruz.

PS: estarei num churrasco na semana santa
 
V disse:
[Mas sentem alguma coisa. Vegetais sentem de uma forma que a gente nem consegue compreender, aliás. Eles estão muito mais ligados com o ambiente, eles se alteram sensivelmente com o mínimo processo de troca gasosa, e muitos se movem. Se os girassóis giram (duh) pra tomar sol, eles claramente estão sentindo alguma coisa.

Plantas não são sencientes, e nem autoconscientes.

Você é contra comer vacas também, então?

Não. Eu também defendo um melhor tratamento a todos os animais destinados ao abate, mas vai demorar um bom tempo até isso acontecer no país...

Prove que vegetais não sentem. Prove que os abates não são rápidos.

Prove que gnomos não existem.

Quem tem que provar é quem afirma, não quem nega.

E eu não disse que todos os abates não são rápidos, só disse que não são muitas vezes. Eu sei disso porque já presenciei vários.

Btw, eu não sou biólogo, mas assisto o Animal Planet. "Provar" é meio complicado, mas eu acho que seria meio imbecil pensar o contrário do que eu disse, já que toda forma de vida se alimenta e se reproduz - ou seja, quer continuar vivendo.

É impossível provar o que você disse, já que plantas não são autoconscientes. Ou seja, não poderiam nem querer alguma coisa.

Urd Sama disse:
Em grandes abatedouros o gado é morto com um jato de ar na nuca, a forma mais indolor e tranquila possivel

Só em grandes abatedouros mesmo.

Mas isso está mudando, felizmente.
 
Nob disse:
Plantas não são sencientes, e nem autoconscientes.

Amebas também não, mas você já viu as danadinhas? Vão que vão. :clap:

Prove que vegetais não sentem. Prove que os abates não são rápidos.

Prove que gnomos não existem.

:rofl:

Quem tem que provar é quem afirma, não quem nega.

Você afirmou um monte de coisas.

E eu não disse que todos os abates não são rápidos, só disse que não são muitas vezes. Eu sei disso porque já presenciei vários.

Eu sei o que você disse, só não sei porque.

Btw, eu não sou biólogo, mas assisto o Animal Planet. "Provar" é meio complicado, mas eu acho que seria meio imbecil pensar o contrário do que eu disse, já que toda forma de vida se alimenta e se reproduz - ou seja, quer continuar vivendo.

É impossível provar o que você disse, já que plantas não são autoconscientes. Ou seja, não poderiam nem querer alguma coisa.

Não "querem" no nosso sentido de "querer", mas cada célula de seu organismo tem o objetivo de proliferar, de uma forma ou de outra. Se não fosse assim a coisa não funcionaria.
 
Isso é básico. Toda vida quer continuar vivendo. Seja vacas, alfaces ou amebas.
Mas pra q exista vida, é preciso comer outra forma de vida ...
Então, eu digo q toda vida deve continuar vivendo até q outra vida venha e coma pra sobreviver ...
 
Como eu disse anteriormente:

Esse é o tipo de discussão que nunca vai ter fim, nem nunca terá um vitorioso. Não existe realmente alguém mais correto, ou mais errado, isso é uma decisão pessoal, de acordo com as ideologias e crenças de cada um, e sempre haverá os poréns.

O que me chama a atenção é a intolerância com a opinião dos outros, por tão pouco.

Sr. "V", eu não questionarei o que você disse, e nem argumentarei apesar de ter as respostas, pois não vou mais desperdiçar o meu tempo. Sei que cada palavra que eu disser não terá nenhuma serventia além de virar alvo das suas ironias. Se quiser saber as respostas que pessoas como eu teriam para o seu questionamento, vá procurar por si mesmo, e de preferência com mais humildade e respeito por opiniões que não são iguais as suas (eu só duvido que você tenha real interesse em saber minha opinião).

Só coloco a observação que não deixo de comer carne apenas por respeito aos animais, existem inúmeros motivos para isso, mas não julgo adequado explicá-los em meio a essa discussão.

E, definitivamente, eu não estou impondo minha opinião como "a verdade", se é que alguém ainda tem dúvida disso.


(Se alguém tiver interesse de conversar a esse respeito comigo, pode me mandar uma mp.)
 
Débora Elbereth disse:
Como eu disse anteriormente:

Esse é o tipo de discussão que nunca vai ter fim, nem nunca terá um vitorioso. Não existe realmente alguém mais correto, ou mais errado, isso é uma decisão pessoal, de acordo com as ideologias e crenças de cada um, e sempre haverá os poréns.

O que me chama a atenção é a intolerância com a opinião dos outros, por tão pouco.

Sr. "V", eu não questionarei o que você disse, e nem argumentarei apesar de ter as respostas, pois não vou mais desperdiçar o meu tempo. Sei que cada palavra que eu disser não terá nenhuma serventia além de virar alvo das suas ironias. Se quiser saber as respostas que pessoas como eu teriam para o seu questionamento, vá procurar por si mesmo, e de preferência com mais humildade e respeito por opiniões que não são iguais as suas (eu só duvido que você tenha real interesse em saber minha opinião).

Só coloco a observação que não deixo de comer carne apenas por respeito aos animais, existem inúmeros motivos para isso, mas não julgo adequado explicá-los em meio a essa discussão.

E, definitivamente, eu não estou impondo minha opinião como "a verdade", se é que alguém ainda tem dúvida disso.


(Se alguém tiver interesse de conversar a esse respeito comigo, pode me mandar uma mp.)

Desculpe, eu achei que nós estávamos em um fórum.
 
Deixa explicar uma coisa, Elbereth.

O V está se divertindo. Ele gosta de uma boa discussão. E fazer ironias no meio faz parte de argumentação. (claro que isto que acabei de falar é esquisito falar para alguém adulto que diz saber disso)

Você e Nob estão se irritando com qualquer coisinha que ele diga que seja contrário ao que vocês pensam. Ele tá apresentando argumentos, sim (refutando os que vocês disseram também), mas a irritaçao (ar quente) faz com que vocês ajam como crianças que foram contrariadas a respeito da brincadeira que queriam brincar (num brinco mais, tou de mal) quando eu acho que são adultos teoricamente tem de respeitar as idéias contrárias que vocês querem que os outros aceitem em vocês... :roll: blablabla (de proposito tudo misturado :P)

Se a sua tolerancia significa apenas tolerem a mim, mas eu não vou tolerar vocês, então tem algo errado mesmo...onde é que está a intolerância? :eek:

Logan, tudo bem que ele os vegetais não tenham um sistema neurológico como o nosso. A questão que o V devia ter abordado não é de crueldade, mas de equilíbrio. Todas as vidas tem de ser respeitadas, e não apenas aquelas que são parecidas conosco (apesar de que isto também tá dificil). O que o Panda disse faz sentido: somos muito mais sensiveis as foquinhas e baleias morrendo do que a sapinhos.

Por respeito, acho que as pessoas metem pés pelas mãos. Se respeito significa não comer as outras formas de vida, pois aí teríamos de fazer fotossíntese (partindo de luz solar, gás carbico para formar glicose, ou seja, garantindo que nenhuma forma de vida fosse sacrificada para nossa sobrevivencia)

Tanto o gado, quanto culturas são prejudiciais ao meio ambiente. Saca: para um kilo de arroz, quantos metros tem de ser cultivados (arranca a floresta nativa e planta as alienigenas). E trigo? Maças, peras, alfaces, escarolas... Poucos podem ser cultivados dentro da mata: cacau e mandioca, mas ninguém vive só com chocolate e tapioca.

Arroz traz o problema de poluição de silício (casca)

Hidrelétricas também poluem, destroem áreas cultivaveis e florestas.

O jeito seria sermos nomades. Mas a vida media de uma tribo nomade não daria margem para termos a consciência ecologica. Só se fossemos indios mesmo, porque a gente viu no que deu nossos ancestrais nomades europeus e orientais :mrgreen:

Porque nesse tipo de vida a gente quer uma utilidade. Se não tem utilidade, então para quer preservar?

Ou seja, seríamos tão nefastos ao ambiente do que agora.

Eu só faço isto: o que ponho no prato, eu como. Não jogo arroz fora só porque não gosto de arroz requentado. Agradeço aqueles que morreram, ou que deixaram de viver (no caso de sementes, seria aborto :mrgreen:) para que eu continuasse existindo. Esse agradecimento não é para deus, mas para as vidas que se foram. E respeito esse sacrificio, não pegando demais para jogar restos depois.

Isso inclui o peixe que é tão saboroso. :mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo