• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cariocas - É COM VOCÊS!

Status
Fechado para novas mensagens.

Deriel

Administrador
[ http://www.estadao.com.br/agestado/noticias/2003/jan/31/169.htm ]

Por falta de doadores de sangue, o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da UFRJ, teve de cancelar três cirurgias que seriam realizadas nesta sexta-feira. Outros quatro pacientes internados que precisavam de transfusões não puderam ser atendidos.

Se o número de doações não aumentar na segunda-feira, novas operações terão de ser suspensas. O hospital é o que mais realiza cirurgias de alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio. O mínimo diário de doações para que todos os procedimentos da unidade sejam realizados normalmente é 60.

Desde as festas de fim de ano, a freqüência tem sido de apenas 30 doadores, sendo que nem todas as bolsas coletadas são aproveitadas, conforme explicou a chefe do setor de Hemoterapia do hospital, Carmem Nogueira.

Nesta quarta-feira, o volume de doações foi o mais baixo dos últimos 25 anos: apenas 13. De sábado a segunda-feira, há 30 cirurgias marcadas, onze de alta complexidade, o que requer reserva de sangue. O estoque de sangue Rh negativo está zerado.

Por isso, os três pacientes que seriam submetidos a cirurgias ortopédica, urológica e torácia não foram atendidos, o que não acontecia no hospital há mais de um ano. Carmem Nogueira explica que, no período de férias, é normal que a quantidade de doadores fique reduzida.

Mas, neste ano, a diminuição foi além do esperado. “Os alunos respondem por uma grande parcela das doações e, nessa época, eles não aparecem na universidade. Apelamos para a ajuda da comunidade. Afinal, não existe sangue artificial”, disse a médica.

O banco de sangue tem de surprir a demanda dos 500 leitos do hospital e mais 80 do Instituto de Pediatria da UFRJ. O Clementino Fraga Filho realiza mil cirurgias por mês, das mais diversas especialidades. O horário de coleta de sangue é de 7 horas às 13h30, de segunda a sexta-feira.

O doador tem de estar em bom estado de saúde, ter entre 18 e 65 anos e pesar mais de 50 quilos. É necessário apresentar documento de identidade. Não é preciso estar em jejum, mas não se deve ingerir alimentos gordurosos nas horas que antecedem a doação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 21-2562-2305.

Como eu sei que tem um monte de cariocas nesse fórum nada mais jusot que repassar o toque. Tudo cabra saudável... que tal dar uma ajuda?
 
Tá vendo? Se eu tivesse 18 anos já estaria lá. Mas outubro n esta tão longe ... :wink:

Mas aos "Di maiores" cariocas do Forum n custa nada ajudar né? Fundão é logo alí ... :roll: (er.. é no Fundão né?! :o?: )

:mrgreen:
 
Se eu pudesse me locomover eu com certeza iria lá.. ou melhor.. já estaria lá.. assim que eu estiver normal estarei lá...
 
Eu bem q queria ir, mas acho q se tirarem mais q 300 ml de sangue meu, eu seco!
Como esse ano vou estudar lá no fundão, vou tentar doarum pouko. É lá mesmo??
 
Eu ainda não posso :| mais ja convenci a minha mãe a doar :grinlove: em junho no meu niver vou doar aii vai ser tão lindo!!
 
Eu sempre quis doar sangue. Mas aí fui descobrindo que doenças não podia ter para poder doar. Depois tomei uns remédios que me impediam de doar. E há poucos dias descobri que quem tem tatuagem não opde doar sangue... Isso é preconceito? Eu não tenho doença nenhuma não, e eles precisam testar o sangue antes de colocar em alguém... Eu não entendi essa da tatuagem direito... vocês sabem alguma coisa?
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo