Fëanor, o mais poderoso dos elfos, e por ele Manwë chorou! Porquê um Vala choraria por alguém tão impulsivo??
Porquê, apesar de ameaçado com uma espada em seu peito, mesmo depois de Finarfin ter desistido de seguí-lo, Fingolfin o fez?? Foi por mera honra?? Ou por também reconhecer isso em Fëanor? Reconhecer que seguia o maior dos elfos??
Fëanor é o incompreendido! O gênio por trás das maiores obras feitas por um elfo, às quais nem mesmo os Valar conseguiram copiar. Era seu destino ter valido por muitos elfos e assim era.
Quiz o destino que precisasse de mais "fëa" que os outros, para não ser dobrado e ser um grande Rei Élfico!
Mas com a ausência de sua mãe e a perda da atenção de seu pai para Indis e seus filhos, Fëanor e todos os elfos perderam.
O seu apêgo ao pai é a chave do personagem, mais e maior do que seu apego pelas Silmarills, coisa que pouca gente percebe ao ler sobre ele e sua tragédia.
Acredito que o então Melkor percebeu em Fëanor o seu pior inimigo, e invenjou tudo que aquele elfo poderia fazer, pois sabia que aquele não seria um mero Rei ou elfo de Valinor. E então, o odiou por toda a grandeza que aquele elfo alcançaria, tornando seus feitos maiores do que os dele. Tornando-se ainda mais reconhecido que ele mesmo.
No entanto, Fëanor sentia-se solitário, como todas as grandes mentes se sentem. Apesar de toda a adulação que vinha de todos os lados por seus feitos, faltava-lhe ainda os pais, e o pai estava cuidando de outras tarefas, outros filhos, outra familia...
Ciúmes?? Talvez! Mas penso em algo mais profundo...
Quem tem pai só imagina o que é não ter um pai! Eu sou um bastardo, digamos assim e sei do que digo.
Há uma observação na estória respeito de Fëanor depois da perda do pai; ..."
Pois seu pai lhe era mais caro do que a Luz de Valinor ou do que as incomparáveis obras de suas mãos. E quem, entre os filhos, de elfos ou de homens, deu mais valor aos pais?".
Enfim, aqui começa realmente uma visão diferente a respeito de Fëanor. Infelizmente, todos os textos que lí sobre O Elfo, falam mais de suas Jóias do que dele, e sendo assim, não relatam o noldo com o devido tratamento que lhe é merecido...
Ah, se as HoME falassem a respeito dele...