1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Características Culturais de Lothlórien e Gondor

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Lórien Leaf, 1 Mai 2008.

1. Lórien Leaf

Lórien Leaf Usuário

Olá!
    Esse é meu primeiro tópico como usuária.
    Terminei de ler o SDA e ainda não entedi muita coisa, é um livro complexo que demanda tempo.

Gostaria de saber se alguém poderia descrever um pouco das características culturais do povo de Lothlórien e de Gondor.

Quais são as semelhanças culturais existentes entre esse reinos, se é que existem?

Obrigada!

2. A reposta batida é que você encontra muitas coisas na enciclopédia.
    Mas além disso o que eu poderia falar é que Gondor é um reino de homens, corajosos, guerreiros, com uma forte história de guerra. Um povo em que se pode confiar, de grande fibra, honrados. Patriarcal (linhagem paterna é a mais importante), governanda por um Rei ou na falta desse um regente, comparada com Lothlórien valoriza mais questões racionais do que as ligadas à arte, assim como Gondor é mais machista que Lothlórien.

Resumidamente Gondor é uma cidade de homens e Lothlórien de elfos e isso já gera suficientes diferenças.
    Devem existir semelhanças também, mas agora tô sem tempo de desenvolver mais as idéias...ajudem a novata aí pessoal!!!:mrgreen:

3. Finwë Fëfalas

Finwë Fëfalas Nas Echoriath...

No caso de Gondor, a cultura deles é baseada em Númenor, no numenorianos, é uma tradição de Rei para Rei. A forma de viver, de fazer obras e estruturas, de seguir treinamento e linhagem, sem contar que a honra nunca perderam.

Já Lothlórien, vem dos povos mais antigos da Terra Média. De Beleriand cujo você saberá melhor lendo O Simarillion, lá em Lothlórien os costumes eram parecidos com Doriath Menegroth e o reino de Thingol e Melian, pois Celeborn veio de Doriath e Galadriel veio de Valinor como sendo filha de Finarfin irmão de Thingol.

Uma das semelhanças que eu mais acho interessante é a honra e a glória dos tempos antigos que ambos os reinos levaram, isso é uma tradição de casa cujo nunca irá se extinguir se sempre estiver um Rei honrado e certo.

Última edição: 1 Mai 2008
  4. Fimbrethil

Fimbrethil Esse chato é um

As diferenças culturais são muitas, Ayanna, Gondor, como já foi dito, é uma cidade de homens, descendentes de Númenor, ou Ponente, homens que têm uma longevidade maior, e tudo que já foi dito nos posts anteriores. Já Lothlórien era um reino élfico, uma espécie diferente, imortal, mais em contato com a natureza.

trecho da carta 131:
    A “magia” deles é Arte, livre de muitas das suas limitações humanas: com menos esforço, mais rápida, mais completa (produto e visão em correspondência sem imperfeições). E seu objeto é Arte, não Poder; subcriação, não dominação e reforma tirânica da Criação. Os “Elfos” são “imortais”, pelo menos no que diz respeito a esse mundo e, consequentemente, ocupam-se mais dos pesares e fardos da imortalidade no tempo e das mudanças do que da morte.

nesse trecho Tolkien se refere aos elfos.

5. Dhanun

Dhanun Eu sempre fui um

Quanto a longevidade dos homens de Gondor, somente os Dúnedains eram de vida longa (normalmente vivendo mais de 180 anos), já que grande parte do reino de Gondor já é bastante misturado com os homens da Terra Média.
    Como quando Tolkien descreve que os homens do sul de Gondor, em sua maioria, são misturados com sulistas, homens fortes e que honram o reino, mas que não são decendentes diretos de numenorianos.
    Já Lothlórien, basta dizer que são elfos conservadores que preferiram se isolar e viver como nos dias antigos de Beleriand (vide O Silmarillion). :D

6. Grahan

Grahan Sim, eu me divérto

Bem, entendo que talvez seja difícil compreender muita coisa com tantos nomes, povos e informações. Mas para explicar ainda mais esmiuçadamente que os meus colegas aí, é que se trata de dois povos diferentes.
    Em Lothlórien vivem elfos, os primeiros a habitarem na Terra-média. Os elfos tem costumes e modo de vida diferente dos homens, especialmente os de Gondor que, na história da TM, começam a existir um pouco depois até formarem reinos que mais tarde formaria Gondor por vários motivos que como já disseram, você vai entender melhor lendo O Silmarillion.
    Enfim, não sei se ajudei, mas tentei ser mais simples na explicação, embora ela tenha ficado meio superficial. Mas para entender mesmo tem que ler. Impossível fugir disso.

7. Sindar Princess

Sindar Princess Que deselegante...

aconselho o pessoal novo por aki e na leitura de tolkien a pesquisarem a Enciclopédia Valinor:

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

demanda tempo mesmo, mas é difícil em um espaço como esse descrever minuciosamente as culturas de gondor e lothlórien.

quanto às características (se elas se assemelham em algo): tenho quase absoluta certeza que não! rs...

afinal, um é reino élfico e outro, a cidade dos reis dos homens.

homens e elfos podem até serem "aparentados" no sentido de serem filhos de Ilúvatar (o criador de Ëa (o mundo), sendo os elfos os Primogênitos.

Fora isso, sem contar o contato e as alianças que tiveram durante as Eras, não existem semelhanças culturais.

Compartilhar