• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Características Culturais de Lothlórien e Gondor

Lórien Leaf

Usuário
Olá!
Esse é meu primeiro tópico como usuária.
Terminei de ler o SDA e ainda não entedi muita coisa, é um livro complexo que demanda tempo.

Gostaria de saber se alguém poderia descrever um pouco das características culturais do povo de Lothlórien e de Gondor.

Quais são as semelhanças culturais existentes entre esse reinos, se é que existem?

Obrigada!
 
A reposta batida é que você encontra muitas coisas na enciclopédia.
Mas além disso o que eu poderia falar é que Gondor é um reino de homens, corajosos, guerreiros, com uma forte história de guerra. Um povo em que se pode confiar, de grande fibra, honrados. Patriarcal (linhagem paterna é a mais importante), governanda por um Rei ou na falta desse um regente, comparada com Lothlórien valoriza mais questões racionais do que as ligadas à arte, assim como Gondor é mais machista que Lothlórien.

Resumidamente Gondor é uma cidade de homens e Lothlórien de elfos e isso já gera suficientes diferenças.
Devem existir semelhanças também, mas agora tô sem tempo de desenvolver mais as idéias...ajudem a novata aí pessoal!!!:mrgreen:
 
Olá!
Esse é meu primeiro tópico como usuária.
Terminei de ler o SDA e ainda não entedi muita coisa, é um livro complexo que demanda tempo.

Gostaria de saber se alguém poderia descrever um pouco das características culturais do povo de Lothlórien e de Gondor.

Quais são as semelhanças culturais existentes entre esse reinos, se é que existem?

Obrigada!
No caso de Gondor, a cultura deles é baseada em Númenor, no numenorianos, é uma tradição de Rei para Rei. A forma de viver, de fazer obras e estruturas, de seguir treinamento e linhagem, sem contar que a honra nunca perderam.

Já Lothlórien, vem dos povos mais antigos da Terra Média. De Beleriand cujo você saberá melhor lendo O Simarillion, lá em Lothlórien os costumes eram parecidos com Doriath Menegroth e o reino de Thingol e Melian, pois Celeborn veio de Doriath e Galadriel veio de Valinor como sendo filha de Finarfin irmão de Thingol.

Uma das semelhanças que eu mais acho interessante é a honra e a glória dos tempos antigos que ambos os reinos levaram, isso é uma tradição de casa cujo nunca irá se extinguir se sempre estiver um Rei honrado e certo.
 
Última edição:
As diferenças culturais são muitas, Ayanna, Gondor, como já foi dito, é uma cidade de homens, descendentes de Númenor, ou Ponente, homens que têm uma longevidade maior, e tudo que já foi dito nos posts anteriores. Já Lothlórien era um reino élfico, uma espécie diferente, imortal, mais em contato com a natureza.

trecho da carta 131:
A “magia” deles é Arte, livre de muitas das suas limitações humanas: com menos esforço, mais rápida, mais completa (produto e visão em correspondência sem imperfeições). E seu objeto é Arte, não Poder; subcriação, não dominação e reforma tirânica da Criação. Os “Elfos” são “imortais”, pelo menos no que diz respeito a esse mundo e, consequentemente, ocupam-se mais dos pesares e fardos da imortalidade no tempo e das mudanças do que da morte.

nesse trecho Tolkien se refere aos elfos.
 
As diferenças culturais são muitas, Ayanna, Gondor, como já foi dito, é uma cidade de homens, descendentes de Númenor, ou Ponente, homens que têm uma longevidade maior...

Quanto a longevidade dos homens de Gondor, somente os Dúnedains eram de vida longa (normalmente vivendo mais de 180 anos), já que grande parte do reino de Gondor já é bastante misturado com os homens da Terra Média.
Como quando Tolkien descreve que os homens do sul de Gondor, em sua maioria, são misturados com sulistas, homens fortes e que honram o reino, mas que não são decendentes diretos de numenorianos.
Já Lothlórien, basta dizer que são elfos conservadores que preferiram se isolar e viver como nos dias antigos de Beleriand (vide O Silmarillion). :D
 
Bem, entendo que talvez seja difícil compreender muita coisa com tantos nomes, povos e informações. Mas para explicar ainda mais esmiuçadamente que os meus colegas aí, é que se trata de dois povos diferentes.
Em Lothlórien vivem elfos, os primeiros a habitarem na Terra-média. Os elfos tem costumes e modo de vida diferente dos homens, especialmente os de Gondor que, na história da TM, começam a existir um pouco depois até formarem reinos que mais tarde formaria Gondor por vários motivos que como já disseram, você vai entender melhor lendo O Silmarillion.
Enfim, não sei se ajudei, mas tentei ser mais simples na explicação, embora ela tenha ficado meio superficial. Mas para entender mesmo tem que ler. Impossível fugir disso.
 
aconselho o pessoal novo por aki e na leitura de tolkien a pesquisarem a Enciclopédia Valinor:

http://enciclopedia.valinor.com.br/Página_principal

demanda tempo mesmo, mas é difícil em um espaço como esse descrever minuciosamente as culturas de gondor e lothlórien.

quanto às características (se elas se assemelham em algo): tenho quase absoluta certeza que não! rs...

afinal, um é reino élfico e outro, a cidade dos reis dos homens.

homens e elfos podem até serem "aparentados" no sentido de serem filhos de Ilúvatar (o criador de Ëa (o mundo), sendo os elfos os Primogênitos.

Fora isso, sem contar o contato e as alianças que tiveram durante as Eras, não existem semelhanças culturais.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo