• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Capitão América: Guerra Civil (Captain America: Civil War, 2016)

Que nota dá ao filme? 0

Votos: 0 0,0%

Votos: 3 11,1%

Votos: 4 14,8%

Votos: 7 25,9%

Votos: 7 25,9%

Votos: 6 22,2%

• Total de votantes
Gostei da brincadeira, farei meu ranking Marvel tb.

X-men 2
X-men Dias
Cap 2

Vingadores 1
Cap 3

Aranha 2
HdF 1
Deadpool
Blade 2

GdG 1
X-men PC
Thor 2
Aranha 1
Vingadores 2
X-men 1
Formiga 1

HdF 2
Hulk
Blade 1
Justiceiro 1

Cap 1
Novo Aranha 1
Thor 1
Justiceiro 2
Hulk (Ang Lee)

Quarteto 1
Blade 3
Novo Aranha 2
Motoqueiro 2
Motoqueiro 1
Aranha 3

HdF 3
Novo Quarteto
Quarteto 2
** Posts duplicados combinados **
Edit. Se esqueci algum filme, avisem-me.

Última edição:
Nada é dito sobre o braço dele, mas:
(i) O tiro do reator Arc não destrói o escudo do Cap (que é de vibranium) e (ii) arrebenta o braço do Soldado. Logo, o braço dele deve ser feito de algo mais fraco que vibranium.

Texto interessante sobre algo que eu também senti que faltou no filme: uma sensação real de pathos.
Someone Should Have Died In Captain America: Civil War
Tom Ley
Today 11:26am

I loved Captain America: Civil War. It was fun and somehow pulled off the monumental feat of not being a bloated, nonsensical mess despite the presence of like 734 super heroes. Except one thing: no one of importance dies inCaptain America: Civil War, and someone should have.

I would apologize for the hitting you with a spoiler here, but nothing has been spoiled, and that’s its problem. Sure, the Marvel movies are good precisely because they haven’t been put in the hands of a nutjob who thinks Bruce Wayne should have been prison raped, and I’m not saying they should be taken in that direction. Nobody wants to see Hawkeye get his back broken over The Winter Soldier’s knee here, okay? All I’m asking for is a little more consequence, and a little less reliance on inertia.

All the stakes-free punching and kicking has taken some of the juice out of these movies. The big airport battle royale in the middle of Civil War was a delight, but I never once felt like any of the participants were in danger of suffering any real harm, which takes out the anxious suspense that comes with a rumble. (Was anyone shocked to see the supposedly paralyzed Other Iron Man get a set of robo-legs at the end?) This was supposed to be a fight between a bunch of badass superheroes defending their deeply held beliefs, but the battle itself proved as inconsequential as a spirited game of dodgeball. Even the guys who lost and had to go to Ocean Jail were only in Ocean Jail for, like, two days!

Think of where Captain America and Iron Man stand at the beginning of Civil War. The former is a stubborn do-gooder who is suspicious of institutions of power, and the latter is an increasingly weary and guilt-ridden TED talker with bad sunglasses. The two are basically buddies. By the end of the movie—after each have participated in a civil war that supposedly tore the world’s super hero community apart—Captain America is a stubborn do-gooder who is now suspicious of institutions of power, and Iron Man is an increasingly weary and guilt-ridden TED talker with bad sunglasses. The two are basically buddies. You know what would have taken either of these characters in a surprising and meaningful new direction? If one had killed the other.

We could really use some real pathos in these movies, you know? It’s hard as hell for a story to achieve that when the main characters never have to sniff anything resembling real tragedy. Say what you will about a movie likeWatchmen, but at least it had the stones to let Rorschach die over his principles. I didn’t even really like that movie, but I admit to feeling a twinge or two of pity while watching him get blown up by his big blue buddy.

I realize that those of us in the audience are supposed to feel as sad about the innocent civilians that keep getting buildings dropped on them as Iron Man does, but that’s not how movies work! I don’t feel bad for the Wakandan aid workers that Scarlet Witch accidentally blew up because I haven’t spent nearly a dozen movies getting to know those people.

There’s a scene at the end of Civil War, in which Colonel Zemo, unexpectedly one of the best villains in the Marvel film universe, unwittingly delivers a stinging bit of meta-criticism. While explaining why he set out to tear the Avengers apart, he points out that after all of the earth-shattering problems our heroes faced in Avengers: Age Of Ultron, they just got to go home, like nothing had happened.

It’s a good point, and one that relates. After all, what reflection did moviegoers get from paying their $15 and holding their pee, just to watch superheroes punch at each other for two and a half hours? None. There was no cliff-hanger to discuss, no serious plot-twists that might alter forthcoming Marvel-universe movies.We all just went home, like nothing had happened.

E sobre os extremos ideológicos - embora eu ache esse ponto fraco no filme:
Civil War's Writers and Directors Explain Why You Shouldn't Side With Iron Man or Captain America
Germain Lussier
Today 11:00am

Going into Captain America: Civil War, all the conversation was about what side were you on: Team Captain America or Team Iron Man? According to the writers and directors, walking out of the movie, that debate should not be over—because they specifically didn’t want to answer it.

“We weren’t interested in enforcing a point of view that might limit a conversation walking out of the theater,” co-director Joe Russo told io9. “We always felt from the beginning that the most compelling story we could tell is if at the end of the film, when you walked out, you were arguing with your friends and family about who was right. It was important to us to honor both points of view.”

What’s also important is how those points of view are actually the complete, 180-degree opposite of what the characters were at the beginning of their journeys. In Civil War, Iron Man is for the Sokovia Accords, a law that would put the Avengers under the control of the government. Captain America is against them and believes they should be able to operate independently.

“In many ways they find themselves on opposite sides of where they started,” said co-write Stephen McFeely. “Tony was the rebel. Now he’s a bit of a company man because of decisions he’s made in other movies. And Cap was, in essence, a company man, right? ‘I want to do the right thing for my country.’ And now, because of the experiences he’s gone through in these movies that that can’t always be the safest way to handle it. And hopefully, 49 and 51 percent of the people go ‘I’m with that guy.’ That was always the challenge and it’s great that we have so much to work with.”

It’s actually kind of brilliant when you think about how these characters have evolved over a dozen or so movies. In the first Iron Man, Tony Stark creates the suit because he wants to police the world himself. He’s not beholden to any rules and kind of spits in the face of authority. And yet, over the course of the Marvel Cinematic Universe, events such as creating Ultron and flying into space have made him realize, maybe we do need to be watched over. Meanwhile, it’s the opposite for Captain America. When he came out of cryo-sleep, Cap was all about helping S.H.I.E.L.D and the Avengers and following orders. Now, after finding out HYDRA took over S.H.I.E.L.D, he trusts himself and his friends more than anyone else. They’re total opposites, which makes them great foils.

“We wanted both characters in this movie to play protagonists and antagonists alternatively at different points of the film” added co-director Anthony Russo. “And they both have very sound, emotional reasons for doing what they do in the movie. And what’s interesting is Cap the hero becomes Cap the anti-hero and Tony the anti-hero becomes a hero. We felt that that trajectory would be a complex trajectory for the audience taking into account all that’s come before it.”

Russo also believes that ambiguity was basically the crux to the entire movie. They couldn’t have done the film without it.

“It’s almost impossible for us to have done it any other way,” Anthony Russo said. “Yes, at the heart of the story it’s Captain America vs Iron Man, but these two guys, they’ve been developing now of the course of many movies and many years and played by amazing actors. How do you turn one of those guys into a villain? It’s impossible. They’re too well-rounded as characters to be villains so you have to treat them both as protagonists even though they serve as antagonists to one another.”

And so, even at the end of Captain America: Civil War, you may side with Iron Man or you may side with Captain America. Even the characters aren’t quite sure what’s next.

“We wanted [audiences to choose a side, but we didn’t want anyone to be right or wrong,” said co-writer Christopher Markus. “The appeal of it is no one is clearly on the side of righteousness. There’s a good argument to be made [with Iron Man] and there’s a good argument to be made [with Captain America].”

Última edição:
Nada é dito sobre o braço dele, mas:
(i) O tiro do reator Arc não destrói o escudo do Cap (que é de vibranium) e (ii) arrebenta o braço do Soldado. Logo, o braço dele deve ser feito de algo mais fraco que vibranium.
não, não é... as únicas coisas de Vibranium (ao menos por enquanto) são: o escudo do Capitão e a armadura do Pantera. Se não me engano em Cap 1 o Howard Stark fala que o Vibranium é muito escasso.

Ah! Se não me falha a memória o Visão também tem o corpo de Vibranium (que o Ultron rouba do Gollum Garra Sônica na Africa do Sul em Vingadores 2)

Do que é feito o reator da armadura do Stark? Eu sei que o elemento foi "inventado", mas tinha nome?

não, não é... as únicas coisas de Vibranium (ao menos por enquanto) são: o escudo do Capitão e a armadura do Pantera. Se não me engano em Cap 1 o Howard Stark fala que o Vibranium é muito escasso.

Ah! Se não me falha a memória o Visão também tem o corpo de Vibranium (que o Ultron rouba do Gollum Garra Sônica na Africa do Sul em Vingadores 2)

O Pantera Negra tem a roupa toda pq Wakanda é o país com mais Vibranium no mundo.

Do que é feito o reator da armadura do Stark? Eu sei que o elemento foi "inventado", mas tinha nome?

Pior que não lembro se tem um nome tb.

É... Isso de a armadura do Pantera Negra ser de vibranium vai dar problema, viu? O cara é completamente invulnerável.

A questão é a tecnologia pra fazer uma roupa, flexível como tecido, mas resistente como vibranium. Isso vai desbalancear de mais.

A questão é a tecnologia pra fazer uma roupa, flexível como tecido, mas resistente como vibranium. Isso vai desbalancear de mais.

A saída pra isso é a mesma pro escudo do Capitão - que ao mesmo tempo quica E absorve impacto: deixa por isso mesmo :lol:

A saída pra isso é a mesma pro escudo do Capitão - que ao mesmo tempo quica E absorve impacto: deixa por isso mesmo :lol:

O escudo é um escudo. A roupa é uma blindagem que reveste o corpo inteiro do cara.

Do jeito que está, o Pantera Negra é absolutamente invulnerável. Ele poderia arranhar o Hulk ou o Thanos até a morte... A única coisa que poderiam fazer contra ele é isolarem ele pra longe, ou prenderem ele em uma gaiola. Tirando isso, não dá pra ferir ele, enquanto ele estiver utilizando essa roupa.

Vi o filme hoje apenas. Em geral, gostei. Mas tem uns plot holes e problemas que me incomodaram bastante.

Começando por aquela câmera filmando
o Bucky assassinar os pais do Stark. Sério que tinha uma câmera no meio da floresta, numa árvore qualquer, filmando justamente o local exato do acidente?

E depois tem o plano do Zemo
O cara precisava fazer todo aquele malabarismo só pra levar Tony e Capitão para verem um vídeozinho e se confrontarem láá na pqp? Só porque lá ele supostamente ficaria protegido pra ver os dois se digladiando? E se o Falcão nunca dissesse ao Tony onde o Capitão e o Bucky tinham ido? E se o Tony nunca tivesse ido para lá? E se o Tony demorasse demais pra chegar? O cara não podia simplesmente ter mandado esse vídeo pro Tony, sei lá, por e-mail?

Outra coisa que me incomodou, mas que não é um plot hole, é o próprio personagem do Zemo
Mais especificamente o nome dele. Porque diabos deram para o cara o nome de um vilão dos quadrinhos que não tem absolutamente nada a ver com o personagem do filme? É como se escolhessem o nome do vilão pra ser, sei lá, Norman Osborne ou Victor von Doom. Se o personagem como retratado não existe no universo dos quadrinhos, criassem um nome novo, ué.

Pra finalizar, a ~~Guerra Civil~~
Que Guerra Civil? Um embate marromenos entre uns poucos super heróis virou Guerra Civil? O conflito não chegou nem perto de proporções que justificassem esse nome (como acontece nos quadrinhos, por exemplo), seja em número de envolvidos, seja em questão de danos.

Essa ultima coisa que vc escreveu feanor, foi o que me incomodou também, mas já me o incomodava antes de lançar, e devemos entender qe jogar uma monte de herói galhofa seria caro e meio estranho.

Sei lá, ficou meio paia e parece uma briga de gangues.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Pra finalizar, a ~~Guerra Civil~~
Que Guerra Civil? Um embate marromenos entre uns poucos super heróis virou Guerra Civil? O conflito não chegou nem perto de proporções que justificassem esse nome (como acontece nos quadrinhos, por exemplo), seja em número de envolvidos, seja em questão de danos.

Sinceramente, nem me incomodei muito com isso porque já deu pra sacar desde Vingadores 2 que a Marvel tá usando o nome de arcos famosos pra chamar público mas a história em si tem pouquíssimos elementos da história que dizem estar ~adaptando~

É como disseram aí pra cima (ou em algum outro lugar, não me lembro):
Se pelo menos a cena da luta do aeroporto tivesse sido no meio dos civis, tal como a luta final da HQ, pra ter um peso do tipo "estamos realmente errados", aí seria MUITO mais Guerra Civil do que o que teve no filme

devemos entender qe jogar uma monte de herói galhofa seria caro e meio estranho.

Sim, isso seria um impedimento pra colocar um monte de gente no conflito (como é na HQ). Mas pô, que ao menos retratassem a coisa em dimensões maiores (como televisões mostrando notícias de conflitos diversos ao redor dos EUA/planeta, que mostrassem um real conflito envolvendo o governo dos EUA e a SHIELD, que houvesse montes de destruição urbana... ou qualquer combinação desses elementos. Desse jeito aí, ficou toscão chamar de guerra civil.

Enfim, são coisas que me fazem não conseguir avaliar o filme melhor do que com um 7 (sendo bonzinho).
** Posts duplicados combinados **
Sinceramente, nem me incomodei muito com isso porque já deu pra sacar desde Vingadores 2 que a Marvel tá usando o nome de arcos famosos pra chamar público mas a história em si tem pouquíssimos elementos da história que dizem estar ~adaptando~

Em geral eu não me incomodo com questões de adaptação no caso da Marvel, porque o universo cinemático é outro. Mas o filme deveria ao menos manter uma certa coerência com o título. E com os personagens (~~Zemo~~).

Só queria observar que a história do míssil foi de responsabilidade da SHIELD, um órgão internacional de segurança.

Ah, e nas HQs a briga entre os dois lados faz muito mais sentido.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back