• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Capitães da Areia

Cantona

Tudo é História
Estréia, nessa sexta 7/10, longa dirigido por Cecília Amado, neta de Jorge Amado.

Sinopse:

Pedro Bala, Professor, Gato, Sem-Pernas, Boa Vida e Dora são personagens que Jorge Amado um dia criou para habitarem eternamente na memória de seus leitores. Abandonados por suas famílias, eles são obrigados a lutar para sobreviver pelas ruas de Salvador


É curioso que um dos livros mais famosos de Jorge Amado, "Capitães da Areia", publicado em 1937, só tenha sido adaptado para o cinema em 1971, pelo norte-americano Hall Bartllett. No final dos anos de 1980, recebeu uma adaptação para a televisão dirigida por Walter Lima Junior, e só agora ganha uma versão nacional para o cinema, sob a direção de Cecília Amado.
O filme, que estreia em todo o país - exceto no Rio, onde participa do Festival que começa na quinta-feira -, tem roteiro assinado pela própria diretora, neta do escritor morto em 2001, cujo centenário de nascimento se comemora no próximo ano, e por Hilton Lacerda, que deixa de lado alguns dos tons mais fortes dessa obra de Jorge Amado.
O romance faz parte da primeira fase do escritor e é um livro de denúncia social, com vários subtextos políticos. No filme, eles são bastante discretos e podem vir mais de uma boa vontade de quem vê o filme do que da obra em si.
A ação é situada, como no original, na década de 1930 - mas, percebe-se, não mudaram muitas coisas na vida dos meninos de rua desde aquela época. Há algumas melhoras, é claro, com a ajuda de ONGs com projetos sociais que, aliás, foram onde a diretora foi buscar seu elenco de jovens estreantes, como Jean Luis Amorim, Robério Lima e Ana Graciela, o trio de protagonistas.
Uma espécie de Robin Hood soteropolitano, Pedro Bala (Amorim) é o líder de um grupo de garotos de rua que vivem por conta de pequenos furtos em Salvador. O grupo tem suas regras internas, assim como um código moral e de conduta próprio. (...)

Fonte, UOL

Trailer:

 
Última edição por um moderador:
Apesar de ter lido apenas um livro de Jorge Amado “A Morte e a Morte de Quincas Berro D’agua” ( :envergonhado:envergonho de dizer isto) as adaptações (TV e Cinema) da obra desse grande escritor sempre são bem aceitas pelo público e crítica em geral, e no caso, Capitães de Areia, tenho boa indicação do livro de quem já leu. Os personagens de Jorge Amadosão brasileiríssimos :sim:.



Ricardo Campos
A poesia comunga com todas as artes.
 
Em tempo: Esse filme com a direção da neta (Cecília Amado) do baiano, aí fica melhor ainda (assim espero :sim:), tudo em casa.
 

Apesar de ter lido apenas um livro de Jorge Amado “A Morte e a Morte de Quincas Berro D’agua”


Eu nunca li nada do Jorge Amado. Vou começar por Capitães da Areia, mesmo.

Foi escrito na época do Partido Comunista Brasileiro, de Gregório Bezerra, Carlos Marighela. Época em que não havia essa prostituição absurda pelo poder.
 
Fui no shopping hoje e fiquei chocada que Capitães da Areia já tá em cartaz, tenho que correr pra ver, do jeito que os filmes tem ficado pouco tempo nos cinemas se bobear eu perco. Estou bem curiosa.
Sobre o Jorge Amado em si, eu amo quase tudo. Capitães da Areia e A Morte e a Morte de Quincas Berro D'água são os preferidos, e este último é bem curtinho, um conto longo, coisa de um ou dois dias. Aconselho muito.
E alguém já viu Capitães? Meu amigo dos ramos cinematográficos falou que tá bem legal em termos de produção mesmo, e o enredo eu já sei que gosto.
 
Vi o trailer e parece ser muito bom... Vou ver se consigo dar uma checada nele, apesar das salas que o estão passando ficarem na minha contramão =(
 
E alguém já viu Capitães? Meu amigo dos ramos cinematográficos falou que tá bem legal em termos de produção mesmo, e o enredo eu já sei que gosto.

Eu vou assistir no feriado. Queria ler o livro, primeiro, mas quando eu terminar o filme já terá saído de cartaz.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo