• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Capa de Tormenta censurada no RJ

Regente

Serenity Painted Death
Hoje tivemos um "problema" inusitado e folclórico, que poderia muito bem ter passado apenas pelo anedotário do RPG nacional se não fosse algo extremamente sério: fomos obrigados a mudar a capa do Tormenta por causa de pastores evangélicos do Rio de Janeiro.

Estou enviando este comunicado para dizer que a capa do livro TORMENTA - MÓDULO BÁSICO teve de ser modificada. Por causa de uma "lei da moral" criada por vereadores evangélicos no Rio de Janeiro, qualquer publicação que seja distribuída em bancas de jornal e tenha "conteúdo sexual" precisa ser recoberta por uma tarja preta que envolva totalmente a capa da revista, deixando apenas o logotipo da publicação. Isso serve não apenas para as revistas de sexo explícito, mas também para revistas leves como Playboy, Sexy, Ele&Ela e outras.

O problema é que agora o "outras" inclui também livros e revistas de RPG. Alguns distribuidores evangélicos ficaram assustados com a capa do livro e exigiram que a editora escolhesse outra capa ou colocasse uma tarja preta no livro; ou a publicação não poderia ser distribuída.

Conversando com outros editores que tiveram problema semelhante, descobrimos o que está acontecendo: de uma maneira ilegal, com total abuso do poder, fiscais evangélicos estão "autuando" todas as publicações que não lhes interessam, fazendo com que as revistas sejam recolhidas das bancas "para serem avaliadas" e fiquem um tempo paradas e impossibilitadas de serem vendidas até que o caso seja julgado.

Em todos os casos até agora, os editores ganharam os processos, MAS como se trata de um poder público, os fiscais alegam que estão "agindo com interesse no bem comum", declarando-se surpresos a cada decisão judicial favorável aos editores e, por extensão, à liberdade de opinião e pensamento. Entre as vítimas da censura evangélica estão a revista da MTV, Witch e Planeta (por "coincidência", revistas que tratam respectivamente de homossexualismo, wicca e ocultismo...).

E isso porque o livro já havia passado por outro tipo de "censura" não declarada: o Ministério da Justiça, que aprovou o livro para maiores de 16 anos após examinar atentamente a capa e o conteúdo. Nós temos certeza absoluta que não foi a bunda da Shivara Sharpblade a responsável pela tentativa de proibição do livro, mas com a proximidade da Bienal do Livro e do EIRPG, preferimos simplesmente modificar a capa a começar uma briga demorada e inútil com a imparcial justiça brasileira.

Peço por gentileza que vocês repassem este comunicado para outras listas de discussão ou copiem esta matéria, caso tenham um site/blog de notícias sobre RPG ou liberdade de imprensa, avisando mais uma vez que o livro VAI para as bancas de jornal a R$39,00 e o miolo continua 100% idêntico ao que estava. Apenas a capa teve de ser modificada.

Abracao
Marcelo Del Debbio
Caralho! Eu me pergunto como em pleno século XXI coisas como essa acontecem! Esses evangélicos extremistas são um pé no saco! AFF.
 
A capa velha é a mesma do Tormenta D20 (o primeiro), q mostra aquela princesa com a super prática armadura q deixa a bunda dela de fora de costas para um exército e com uma área de Tormenta no fundo.

A capa nova é um outra imagem reciclada, essa uma imagem de corpo inteiro do mestre arsenal (q consegue ser o npc mais idiota de Tormenta, pq não tem absolutamente nada de medieval).

Vou procurar as capas e depois eu coloco aqui.

EDIT:

Capa 1:

capa-tormenta01.jpg


Capa 2:

capa-tormenta02.jpg
 
A propósito, esse negócio da bunda aí... não é só uma frescura da braba, mas também é uma violação da Open Game License, já que depois de toda aquele rolo que deu quando lançaram o Book of Erotic Fantasy (sim, existe!), modificaram a licensa proibindo qualquer fato que envolva sexo, mesmo de uma maneira fantasiosa e sutil...

Mas aí me vem à cabeça a hipocrisia da coisa, já que o Book of Vile Darkness tem (ou pelo menos tinha, não sei se modificaram) regras pra estupro...

Anyway, se é pra ralar com Tormenta, até banir o RPG do universo tá valendo. :P
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo