• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Campeonato Mineiro 2010

Matando a unica identidade que o futebol brasileiro de clubes tem.
Matando a chance de bons jogadores do norte/nordeste/centro-oeste surgirem.
Matando a noção de futebol nacional, já que times dessas regiões citadas ficarão cada vez mais fracas em relação ao eixo sul-sudeste.
 
É por essa causa de democratização do futebol e chance para as equipes de regiões distantes do centro econômico que eu acho a competição com fórmula mais consistente no país a Copa BR. 64 times (nenhum time tem que jogar mais partidas que os outros, não há os "piores" que tem que concorrer em fases regionais e etc) selecionados dentre os campeões de todos os Estados mais quem está por cima no ranking. Leva o futebol pros rincões do país, tanto para o torcedor do time local tanto para quem torce por time dos outros estados, dá chance de visibildiade às equipes e aos jogadores de outro país.

A única coisa que falta para a competição ficar ideal é extendê-la pelo ano todo, para que se inclua os participantes da Libertadores.

Existe dentre os torcedores uma certa divisão "ideológica" a respeito disso. A "esquerda" e a "direita" futebolística.
 
O Atletico MG perdeu alguem importante do ano passado para agora?
Porque se não perdeu, eu acredito que o Luxa tem capacidade de levar o time mais longe que o Retrancoth. E o Retrancoth conseguiu liderar por um tempo.

Não mudou muita coisa não! A base é a mesma.


Se Deus quiser esse modelo provinciano e ultrapassado de campeonatinhos estaduais que insintem em manter aqui estará ainda bem deteriorado ou extinto. É o que espero.

O que vc sugere?

Lembra do torneio Rio-São Paulo?
No início desta década teve 2 ou 3 edições da Copa Sul-Minas, lembra?

Pessoalmente, eu gostei pra caramba. Muito melhor que os estaduais.
 
ExtraTerrestre disse:
A única coisa que falta para a competição ficar ideal é extendê-la pelo ano todo, para que se inclua os participantes da Libertadores.
Concordo. Poderiam fazer algo parecido com a Copa da Inglaterra. Assim a Copa do Brasil até que ganharia um charme a mais.
 
Matando a unica identidade que o futebol brasileiro de clubes tem.
Matando a chance de bons jogadores do norte/nordeste/centro-oeste surgirem.
Matando a noção de futebol nacional, já que times dessas regiões citadas ficarão cada vez mais fracas em relação ao eixo sul-sudeste.

Não

Embute isso tudo dentro de uma Copa do Brasil mais longa com fases preliminares estaduais disputada em paralelo com o Brasileiro durante mais meses.

E sem falar que já foi criada pra esses times menores a série D do brasileirão.
 
Última edição:
Não

Embute isso tudo dentro de uma Copa do Brasil mais longa com fases preliminares estaduais disputada em paralelo com o Brasileiro durante mais meses.

E sem falar que já foi criada pra esses times menores a série D do brasileirão.

Mas a Série D é mais parecida com a C de antigamente do que tudo. Inclusive tecnicamente.
 
Parabéns ao Galo. Mas olha, campeão brasileiro, mesmo com Vanderlei Manicure eu acho impossível. Nem tenho nada contra (o Galo talvez seja o único time grande do Brasil a qual eu tenha alguma simpatia, fora o meu time, óbvio), mas perá lá, hein...
 
Parabéns ao Galo. Mas olha, campeão brasileiro, mesmo com Vanderlei Manicure eu acho impossível. Nem tenho nada contra (o Galo talvez seja o único time grande do Brasil a qual eu tenha alguma simpatia, fora o meu time, óbvio), mas perá lá, hein...

Com o time atual eu também não acredito. O negócio é ver quem vai chegar para o Brasileiro.
 
Não

Embute isso tudo dentro de uma Copa do Brasil mais longa com fases preliminares estaduais disputada em paralelo com o Brasileiro durante mais meses.

E sem falar que já foi criada pra esses times menores a série D do brasileirão.
Se você não acha que ser eliminado depois de 2 jogos e ficar o resto do ano INTEIRO sem fazer NADA não vai acabar com os times dessa região, então você é um grande otimista sonhador.
 
Se você não acha que ser eliminado depois de 2 jogos e ficar o resto do ano INTEIRO sem fazer NADA não vai acabar com os times dessa região, então você é um grande otimista sonhador.

Pra esses times menores numa Copa do BR com etapas regionais jamais se faria mata-mata puro. Poderia ser uma fase de grupos que duraria alguns meses e quem avançar se encontra com os grandes que teriam tempo decente pra uma pré-temporada podendo ter tempo livre pra fazer excursões no exterior como antigamente.
 
Olha, eu até concordo que esse formato que o Fúria sugere.

Mas não precisa ter isso dos times só começarem a jogar em maio. Com um calendário decente e bem organizado, dava pro Brasileirão começar em fevereiro e terminar em dezembro, eliminando as rodadas de meio semana, que ficariam para Libertadores, Sul-Americana e a tal Copa do Brasil extendida.

Teriam datas de sobra pra fazer isso sem sobrecarregar nenhum time.


Edit: E mais! Dava inclusive para fazer uma pausa de 2 ou 3 semanas no fim do primeiro turno do Brasileirão, para que os times pudessem participar dos torneios de verão na Europa, que dão um pouco de visibilidade pros clubes nacionais e ainda uma graninha extra.
 
Olha, eu até concordo que esse formato que o Fúria sugere.

Mas não precisa ter isso dos times só começarem a jogar em maio. Com um calendário decente e bem organizado, dava pro Brasileirão começar em fevereiro e terminar em dezembro, eliminando as rodadas de meio semana, que ficariam para Libertadores, Sul-Americana e a tal Copa do Brasil extendida.

Teriam datas de sobra pra fazer isso sem sobrecarregar nenhum time.


Edit: E mais! Dava inclusive para fazer uma pausa de 2 ou 3 semanas no fim do primeiro turno do Brasileirão, para que os times pudessem participar dos torneios de verão na Europa, que dão um pouco de visibilidade pros clubes nacionais e ainda uma graninha extra.

Esse seria o calendário ideal para mim, tamnbém.
 
5 meses coçando o saco e ganhando salário?

Os times que estão envolvidos na Libertadores, o futebol pra eles já começa em Fevereiro e poderiam se dedicar com força total ao torneio continental entrando na Copa do Brasil estendida mais a frente. Atualmente eles ficam impedidos porque na reta final da Copa do Br, está a reta final da Libertadores e mais o inicio do brasileirão.

Os demais disputariam a Copa do BR mais inteira, com a diferença que é não é mais um estadual e sim um título nacional com uma fase preliminar estadual.

Pros grandes que ficaram só com a Copa do BR eles poderiam ser todos cabeças de chave de grupos iniciais fáceis pra ir pegando ritmo e embalo.

Ninguém ficaria 5 meses parado e a vantagem é que essa competição terminaria antes do Brasileirão e ajustando bem as datas e as fases pode até sobrar pra fazer amistosos e excursões coisa que nossos clubes não conseguem fazer reglarmente a décadas.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo