• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Campeonato Carioca 2013

Quem será o campeão?


  • Total de votantes
    14
  • Votação encerrada .
A má vontade procede, o ENGENHÃO é um estádio "que não pegou", mas a ausência de público é plenamente justificável. Ele fica num lugar de difícil acesso (o mais fácil é via trem), sem estacionamento grande e com vias estreitas. É mt ruim ir e voltar do Engenhão, afinal o trem deixa de circular cedo.
 
Para o povão de fato o Engenhão é bem mal localizado. Longe, sem transporte decente, sem logistica nenhuma desde sua concepção.
Não acho que exista má vontade pela pura má vontade. A má vontade vem desses problemas.

Ainda assim, os públicos estão ridículos demais.
4 mil pessoas dava pra enfiar lá na Gavea sem precisar pagar aluguel.



Continuo achando incrivel a capacidade do Botafogo de reclamar, mesmo quando é ajudado. :lol:
O impedimento foi bem marcado, apesar de enrolado. A expulsão do Seedorf eu acho polemica, mas longe de ter sido um absurdo. E o unico lance claro foi o penalti não marcado a favor do Madureira.
Eu preciso aprender essa tática de reclamar sempre para parecer que mesmo em jogos em que sou ajudado, fica marcado nos jornais que eu fui prejudicado.
 
Procede em partes.

O Acesso ao Engenhão é de fato muito ruim. Não há estacionamento, vc tem q deixar o carro nas ruas perto q são estreitas e escuras e ir andando e é, mesmo fora de dia de jogos, uma das áreas com maior índice de assalto a carros no Rio embora tenha melhorado consideravelmente o policiamento nos últimos anos (ainda assim um amigo meu teve 4 caras armados fechando ele e roubando seu carro nessa área essa sexta agora).

De transporte público, basicamente só de trem mesmo, mas muita gente (ou quase todos q podem) evitam o trem aqui no Rio. Além disso, o trem não liga a zona sul do rio e mesmo grande parte da zona norte. o Trem praticamente liga o centro aos bairros de periferia. Quem vai de Copacabana, Ipanema, Leblon, Botafogo, Flamengo, Tijuca, Vila Isabel, etc tem q pegar o metro até a Central e fazer a baldeação pro Trem.

Agora, vc adiciona aí o fato de ser o Estádio do Botafogo, um time tradicionalmente "sem torcida" q não encheu o Maracanã nem na final do Brasileiro de 95. E aí não enche mesmo.

São Januário na teoria é pior. É tão mal localizado qto, ou pior e nem trem tem. Tem uma pequena vantagem de ter lugar pra parar carro (nas ruas mas tem) mas tem principalmente o fato do Vasco ter uma torcida maior e o Vascaíno já estar acostumado e conhecer a região ali uma vez q é o estádio do time desde 1923.
 
Última edição:
Essa questão o transporte e da dificuldade de acesso é bem relativa.

Realmente, pra quem vem da Zona Sul ou da Barra, o Engenhão é mesmo mal localizado.
Mas por outro lado, se vc vem da Baixada ou de bairros da Zona Norte, como Mal. Hermes ou Madureira, por exemplo, o acesso ao Engenhão é melhor do que ao Maracanã.
A questão é que, hoje em dia, o público do futebol (salvo aqueles que se valem de ingressos doados para torcidas organizadas) não vem dos subúrbios.
O grande público pagante vem de classes mais altas. Essas classes altas podem bancar um ingresso caro, mas pelo jeito eles não querem!
Não querem se submeter a dividir um transporte público com o habitante da baixada. Não querem abrir mão do seu automóvel, nem sequer por 3 ou 4 horas. Não querem estar presentes e testemunhar o dia-a-dia dos menos privilegiados. Eles preferem se manter do outro lado do morro, onde o verde é mais verde!

Não quero ofender nenhum carioca que se encaixe nesse perfil. Esse não é um problema pessoal, mas de uma sociedade inteira.
 
Sim, é um perrengue chegar no Engenhão. Tecnicamente, ele nem é tão mais longe que o Maraca, mas o acesso de carro é mais difícil e com ruas mais apertadas, além de ser numa região mais tensa, onde entrar no lugar errado é péssimo negócio. De trem + metrô é fácil, mas demora demais, principalmente na volta, quando todos saem ao mesmo tempo. Enfim, pra quem é da Zona Sul, o trajeto de ida e volta somado pode dar quase 3 horas, mais tempo do que ficar dentro do estádio. É pouco atrativo sim.

Já no Maraca dá pra chegar direto de metrô, pra quem é do subúrbio tem o trem, e por ônibus e carro também tem bem mais alternativas. Nem se compara em facilidade.
 
Essa questão o transporte e da dificuldade de acesso é bem relativa.

Realmente, pra quem vem da Zona Sul ou da Barra, o Engenhão é mesmo mal localizado.
Mas por outro lado, se vc vem da Baixada ou de bairros da Zona Norte, como Mal. Hermes ou Madureira, por exemplo, o acesso ao Engenhão é melhor do que ao Maracanã.
Cara, eu moro na baixada e essa informação sua não procede. É bem mais fácil ir pro Maraca do que ir pro Engenhao. Seja de trem, metro ou bus.
 
Pois é, Vc pega um Paraiba nascido em Recife que mora em Curitiba pra dar aula de transporte público do Rio q dá isso :mrgreen:

O mesmo trem q para no Engenhão para no Maraca... só q o Metrô q para no Maraca não para no Engenhão. Os onibus q vão pro Maraca não vão pro Engenhão. O estacionamento da UERJ usado pelo Maraca em dias de jogos não existem no Engenhão.
 
Cara, eu moro na baixada e essa informação sua não procede. É bem mais fácil ir pro Maraca do que ir pro Engenhao. Seja de trem, metro ou bus.
Calma lá, o trem que vem de Caxias realmente não é a melhor opção. Mas no Engenhão passam 3 linhas de trem que atendem várias cidades da Baixada e ainda a região de Campo Grande e Santa Cruz que fica ainda mais distante que Caxias.
De qualquer modo, de Caxias deve ter alguns ônibus com destino a Jacarepaguá ou à Barra que circulam pela Linha Amarela. A partir de lá, isso dá uma caminhada de uns 200m. Isso não é um acesso difícil... O que pode dificultar é o horário dos jogos, mas aí a culpa é da Globo e não do bairro.

Pois é, Vc pega um Paraiba nascido em Recife que mora em Curitiba pra dar aula de transporte público do Rio q dá isso :mrgreen:
O mesmo trem q para no Engenhão para no Maraca... só q o Metrô q para no Maraca não para no Engenhão. Os onibus q vão pro Maraca não vão pro Engenhão. O estacionamento da UERJ usado pelo Maraca em dias de jogos não existem no Engenhão.
Pô, Fingol... A diferença entre chegar ao Maraca e chegar ao Engenhão, saindo da Zona Sul, é de menos de meia hora.
Deixa esse carro em casa e pega o trem! Na volta, você vai demorar um pouco mais, mas ainda assim vai chegar em casa antes da meia-noite!
 
Paraiba, vc pode dizer q são só meia hora a mais.... mas a verdade é q é pior ir pro Engenhão pra todos q não moram em Engenho de Dentro, Caxambi ou Meier. O quão pior, são outros problemas, mas é pior.

E oq eu falo é q pro Maraca há várias opções. Pro Engenhão só uma. E a área ali é pessima pra sair. Sem contar q muitas das vezes o jogo acaba meia noite qdo não há mais metro e por isso só dá pra ir até a central. Mega perrengue.
 
A única vez que fui em São Janu (em 2005) roubaram o rádio do carro do meu pai.
 
Fingol, eu ia dizer que vc nunca passou da passarela 1 da Brasil, mas esqueci que vc é vascaíno.
Logo, vc nunca deve ter passado da passarela 3 da Brasil. :g:
 
Paraíba, tá zuando ao cara errado. Já fui VÁRIAS vezes, até o fim da Brasil, conheço muito bem toda área de São Januário e ando como um nativo pela área do Méier, Caxambi e já fui professor de física num pré vestibular para carentes no Buraco do Padre no Engenho Novo (ao lado do Engenhão). Por anos joguei poker ao lado do presídio em Agua Branca. Cara, já voltei a pé de Triagem

Na verdade eu não conheço 1 carioca da Zona Sul q conhece tão bem a Zona Norte e Oeste do Rio como eu. Oq não significa q eu ache o Engenhão bem localizado e de fácil acesso.
 
Calma lá, o trem que vem de Caxias realmente não é a melhor opção. Mas no Engenhão passam 3 linhas de trem que atendem várias cidades da Baixada e ainda a região de Campo Grande e Santa Cruz que fica ainda mais distante que Caxias.
De qualquer modo, de Caxias deve ter alguns ônibus com destino a Jacarepaguá ou à Barra que circulam pela Linha Amarela. A partir de lá, isso dá uma caminhada de uns 200m. Isso não é um acesso difícil... O que pode dificultar é o horário dos jogos, mas aí a culpa é da Globo e não do bairro.
Para ir ao Engenhão da baixada, a melhor opção é trem. Bus (poucas linhas) e carro (estacionamento ridículo) não são opções. Mas cara, mesmo se vc mora em Campo Grande ou Santa Cruz, a quantidade de trens que passam em São Cristóvao (leia-se Maraca) é mt maior do que do Engenhão. Mesmo pra essa galera é opção pior.
 
Mais de 80 jogos. 2 anos.

E quando o Rhayner finalmente desencanta e marca um gol, é sem querer.

Genial demais.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo