• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quem será Rebaixado para a Série B?


  • Total de votantes
    5
  • Votação encerrada .
Já reparou que o nome "Ponte Preta" já é em si mesmo uma locução formada por duas palavras no feminino? Já te ocorreu que esse "pequeno detalhe" possa influenciar na preferência pelo uso do feminino, muito mais que uma elipse? Mas enfim.
Continue afirmando que uns narram "corretamente" enquanto outros devem narrar errado por não se enquadrarem na maioria. Eu realmente não me importo nadinha com tudo isso.

Edit: dá-lhe, Galo.
 
O nome Ponte é feminino, mas se fosse Grêmio Ponte Preta, mudaria tudo. É da primeira palavra que antecede que me refiro.

Pode não ser interessante pra ti, mas pra quem vai prestar um vestibular, já me deparei com uma questão dessa em prova do ensino médio e se não tivesse prestado atenção teria errado.
 
Não sei o que te ensinaram no colégio, mas lamento te informar que a realidade concreta é sempre um pouquinho mais complexa do que esses macetes de vestibular.
1633820435130.png
1633820452687.png
1633820468768.png
1633820521171.png
1633820553306.png
1633820572351.png
1633820602657.png
Enfim... Os exemplos são inúmeros.
E o Google está aí ao alcance de todo aquele que estiver disposto a aprender.
 
A pergunta de escola era pelo nome completo do clube. Simples assim

Agora se generalizo tudo como sendo o clube "xxxx" fica tudo uma coisa só.
 
Para encerrar minha participação nessa conversa, só recomendo a leiturinha rápida disto aqui.

[16/3/1998] 'Continua interessante a polémica que rola na imprensa brasileira sobre o tratamento que se deve dar aos clubes italianos, se feminino ou masculino: a Juventus ou o Juventus? Deitando acha à fogueira, o jornalista, escritor e memorialista Ruy Castro endereçou ao cronista Armando Nogueira, uma carta aberta que merece mesmo ser transcrita. Diz ela, a carta: "Meu caro Armando: com Ronaldinho e Edmundo na Itália, nossos coleguinhas da imprensa esportiva brasileira voltaram a falar do futebol italiano. E como eles referem aos times de lá? No feminino. É a Fiorentina, a Internazionale, a Juventus, a Roma e até a Lazio. Pode haver coisa mais provinciana? Imagino que, em italiano, o tratamento se justifique : talvez cada um desses times seja uma 'associazone' ou uma 'squadra'. Mas quero crer que, por aqui, continuamos a falar e a escrever em português. E reza a nossa tradição que os clubes de futebol sejam machos: o Flamengo, o Vasco, o Corinthians — donde o Fiorentina, o Internazionale etc. Se a imprensa (paulista, principalmente) acha que o género deve seguir a razão social do clube, é bom começar pelo Palmeiras. Afinal, ele (digo, ela) não é a Sociedade Esportiva Palmeiras? Pois então vamos botar uma saia no Palmeiras. Abraços do leitor constante..."​
Armando Nogueira respondeu do alto da sua coluna — "Na Grande Área" — dando o maior apoio. Confiram: "Estou com Ruy. Nunca aceitei a imitação da imprensa italiana. Infelizmente, volta e meia, esta coluna aparece falando a Inter. Fico arrepiado. É alguém da nova geração que resolve mexer no meu original. Já pedi pra deixarem em paz meus textinhos. Quando dirigia o departamento de esportes da Globo, não admitia a troca de géneros dos clubes italianos. Evandro Carlos de Andrade, director da Central Geral de Jornalismo da Globo, acaba de reforçar antigo memorando dele proibindo o tratamento feminino no caso das equipes italianas".​
Pois é, Armando e Ruy, aqui também há quem fale e escreva à italiana, justificando que o equivalente a 'squadra', em 'lusitanês' é a equipa. Só que, antes da EQUIPA vem o CLUBE.'​
Fonte: Ciberdúvidas

Eu voto com o Ruy; mas cada um sabe de si.

Por mim, voltamos ao assunto do tópico.
 
É oficial: se, neste ano, o Galo não for campeão brasileiro, ficarei muito frustrada. Nunca me empolguei, tanto, como agora. Tá, eu me empolguei em 1999; das outras vezes, eu sempre tive um pé atrás. Ainda tenho, mas acho que é a melhor chance que temos. Eu preciso do título!​
 
Disputa de título só Galo e Flamengo daqui pra frente
O Palmeiras estava correndo por trás, mas com vários resultados ruins e um segundo elenco bem mais fraco do que o ano passado, a chance caiu praticamente para zero mesmo.

Minha torcida fica para o Atlético MG finalmente faturar o título. Elenco eles montaram para tal.
 
Felipão assumiu o Grêmio em julho já na zona de rebaixamento após a demissão de Thiago Nunes. Ele ficou apenas três meses no cargo. Ao todo, Scolari comandou a equipe nesta quarta passagem por 21 partidas. Foram nove vitórias, três empates e nove derrotas, com 47,6% de aproveitamento. O time marcou 22 gols e sofreu 23 no período....
:hxhx:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo