• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Campeonato Brasileiro 2009 Série A

[quote='[F*U*S*A*|KåMµ§]
Estadual é de muito longe os campeonatos mais tradicionais do Brasil. Foi o que criou e sustentou o nosso futebol por mais de 70 anos.
[/quote]

Foi até bom ter escrito no passado... "sustentou".. porque antigamente quando não havia um grande campeonato nacional até tinha razão de ser.. mas desde 71 já temos um campeonato brasileiro que agora já tem 4 divisões, tem a Copa do Brasil que movimenta todos os estados do pais e mais a Libertadores que no começo foi muito desprezada pelos times brasileiros, mas que tem seu valor reconhecido.
Hoje estadual deveria ser exsitir apenas como pré-temporada de aquecimento pra competições maiores e ser bem mais curto.. na minha opinião deveria ser disputado no maximo em um mês como uma Copa do Mundo.. divide-se todos os times em varios grupos de 4, depois faz um mata-mata e pronto.
 
Foi até bom ter escrito no passado... "sustentou".. porque antigamente quando não havia um grande campeonato nacional até tinha razão de ser.. mas desde 71 já temos um campeonato brasileiro que agora já tem 4 divisões, tem a Copa do Brasil que movimenta todos os estados do pais e mais a Libertadores que no começo foi muito desprezada pelos times brasileiros, mas que tem seu valor reconhecido.
Hoje estadual deveria ser exsitir apenas como pré-temporada de aquecimento pra competições maiores e ser bem mais curto.. na minha opinião deveria ser disputado no maximo em um mês como uma Copa do Mundo.. divide-se todos os times em varios grupos de 4, depois faz um mata-mata e pronto.
Isso eu não discordo. Hoje é menos importante que Brasileirão, Libertadores, etc.
Mas é muito mais tradicional que qualquer um. Não deveria ser completamente desmerecido só porque temos que copiar os outros. Temos que saber nos valorizar também. A nossa cultura e história. E no futebol, cultura e história passa muito pelos estaduais.



Fusa, quantas vezes eu ou o Olórin vamos ter que postar dizendo que o Santo André não é clube de prefeitura? Se liga, o Ramalhão tem décadas de vida. Disputou a primeira divisão nacional em 84, em até ficou em décimo!

Veja a gloriosa história do Ramalhão:

1974 - Vice-Campeão Paulista da Segunda Divisão
1975 - Campeão Paulista da Segunda Divisão (sem acesso)
1981 - Campeão Paulista da Segunda Divisão
2001 - Vice-Campeão Paulista da Segunda Divisão
2003 - Campeão da Copa São Paulo de Juniores
2003 - Campeão da Copa Estado de São Paulo
2003 - Vice-Campeão Brasileiro da Série C
2004 - Campeão da Copa do Brasil
2008 - Campeão Paulista da Segunda Divisão (Acesso a Série A-1)
2008 - Vice-Campeão Brasileiro da Série B (acesso a Série A)

Poxa, é quase uma seleção de Portugal!
Fusa, quantas vezes eu ou o Olórin vamos ter que postar dizendo que o Santo André não é clube de prefeitura? Se liga, o Ramalhão tem décadas de vida. Disputou a primeira divisão nacional em 84, em até ficou em décimo!

Veja a gloriosa história do Ramalhão:

1974 - Vice-Campeão Paulista da Segunda Divisão
1975 - Campeão Paulista da Segunda Divisão (sem acesso)
1981 - Campeão Paulista da Segunda Divisão
2001 - Vice-Campeão Paulista da Segunda Divisão
2003 - Campeão da Copa São Paulo de Juniores
2003 - Campeão da Copa Estado de São Paulo
2003 - Vice-Campeão Brasileiro da Série C
2004 - Campeão da Copa do Brasil
2008 - Campeão Paulista da Segunda Divisão (Acesso a Série A-1)
2008 - Vice-Campeão Brasileiro da Série B (acesso a Série A)

Poxa, é quase uma seleção de Portugal!

Não é time grande, mas sempre lutou e jogou com suas próprias pernas!
Não é time grande, mas sempre lutou e jogou com suas próprias pernas!
E surgiu surpreendentemente do nada com força a nivel nacional depois que o São Caetano foi bi-vice brasileiro e vice-continental.....
Engana que eu gosto.....
 
Sou fã do mata-mata no Brasileirão, exatamente como era antes. E até achei muito legal o sistema de Play-Offs que tinha (talvez por que meu time tenha sido campeão nesse esquema).
Eu achava mais emocionante, e testava mais o time a ser campeão. Algumas pessoas podem dizer, como que um time que chega em oitavo ou sétimo, ou sexto, com uma diferença as vezes de mais de 12 pontos pro primeiro colocado, pode ser campeão e isso ser justo? Eu acho justissimo, porque o Campeonato não era só a etapa classificatória, mas também a parte de mata-mata. Um bom time sabe jogar dos dois jeitos, tanto cadenciando o futebol (pontos corridos), como decisão (mata-mata).
Mas vamos continuar com pontos corridos durante um bom tempo. Eu diria no mínimo mais 5 anos, porque a Globo já faz pressão pra ter finais ($$$). Isso porque ver o time ser campeão contra o América-RN ou ver o time ser campeão perdendo o jogo não tem tanta graça quanto um Fla x Bota, um Corinthians x Cruzeiro, Santos x Corinthians, Vasco x Palmeiras, Grêmio x Lusa, São Paulo x Grêmio. É óbvio, que como todo campeonato, vamos ter altos e baixos, finais chatas e finais legais, mas eu acho mais a cultura do futebol brasileiro assim.

Anyway, não acho que tão cedo com os pontos corridos, vamos ter só 3 ou 4 times disputando. Pode até ter uma dominação, e isso é normal, mas sempre vamos ter mais de 10 times grandes com potencial de ganhar o campeonato.

Grêmio
Internacional
Corinthians
Palmeiras
São Paulo
Santos
Atlético Mineiro
Cruzeiro
Botafogo
Flamengo
Fluminense
Vasco

Não dá pra achar que um desses caia no ostracismo. Já aconteceu com outros times, como o Bahia, Vitória, Sport, especialmente depois que o Futebol virou monetário (década de 90), mas estamos em uma época de reciclagem de times.
Lembro que até 2001, o Santos quase não tinha muito Status de time grande. Era um time do passado, tinha poucos santistas. Foi só ganhar 2 Brasileiros que voltou a ser grande. A mesma coisa com o Internacional. Desde a década de 80 vinha tendo mais baixos que altos, o pessoal daqui do sudeste tinha muito mais medo do Grêmio. Aí ganhou uma Libertadores, uma Sulamericana, pronto, taí, virou um time gigante de novo. Mas ambos nunca deixaram de ser grandes. O mesmo pode acontecer com o Botafogo e com o Atlético Mineiro. E com o Fluminense já está acontecendo (ou pelo menos parece, com a Libertadores do ano passado, copa do Brasil de 2007, etc...).

Acho também que o São Paulo é mais organizado que os outros times, sim, mas também concordo que não é nenhum Manchester da vida, está no páreo com outros times Brasileiros, que vez ou outra, tomam a frente com algumas atitudes. Mas meio que o São Paulo dormiu em berço esplêndido, ganhou Libertadores, Mundial e 3 Brasileiros, esses últimos mais pela própria organização, mas não estava percebendo outra coisa: os outros clubes também estão se organizando.
Enquanto a toada dos anos 90 foi dinheiro e parceira, isso ficou um pouco pra trás nessa década da qual estamos saindo. O futebol brasileiro já não é mais o mesmo. Por exemplo, ser rebaixado já não é tão dolorido (vide Palmeiras, Botafogo, Grêmio, Corinthians, que voltaram bem melhores do que estavam antes). O São Paulo levou vantagem porque se pôs na frente nos quesitos de investimento, de manutenção da comissão técnica, de eleições. Mas as outras equipes já alcançaram o São Paulo.
Acho que a toada da próxima década vai ser organização de novo, mas com um Q mais corporativo ainda. Vide sócios do Internacional, com mais de 100.000, bem como do Corinthians, não por acaso as equipes que são mais badaladas esse ano. E o Cruzeiro que eu não conheço muito do seu dia-a-dia.
 
Acho difícil voltar pro mata-mata. Até porque o sistema de pontos corridos já está engrenando. A média de público de 2007 foi a maior deste 87!

E deveríamos definir então o que é ser "grande". Se seguirmos o seu raciocínio, o Bahia é time grande, campeão nacional duas vezes, e o primeiro brasileiro a ir a libertadores.
 
Meu Deus, time sem técnico não dá. Palmeiras jogou muito no primeiro tempo, mas não voltou do Intervalo. Quando vi no letreiro "Entra 27: Felipe", todos se perguntaram: QUEM É ESSA PO***?" O moleque veio da base, deve ser filho do Jorginho. Depois, o cara me coloca o Edmilson pra ganhar ritmo de jogo, sendo que o jogo ainda estava 1x0!!! O empate foi inevitável.

Mas, teve penalti no Obina que o Gaciba não deu. Mais uma vez prejudicados...

Pelo menos não nos distaciamos do G4, e Barueri, Vitória e Atl. Mineiro (com todo o respeito aos seus torcedores) não devem lutar pelo título.

ENTRETANTO, o Barueri não cai!!!
 
Eu acho o seguinte: Avaí e Náutico caem. Daí tem mais duas vagas, mas eu acho que dificilmente esses 2 times escapem. Até nem sei se vão ser tipo um América da vida ou Ipatinga, quando no final do primeiro turno a gente já dizia com certeza que cairiam.

Mas caem.

E o Botafogo, mesmo o time sendo ruim, tem esse Batista que tem talento e tá a 2 vitórias do teu Flamengo.. é muito cedo mesmo.

Sobre o título, eu acho que o Inter mesmo com o Tite e mesmo com a venda do Nilmar vai brigar. Se manter o Nilmar eu acho que será campeão.
O Atlético vai seguir por enquanto lá em cima e com o Celso eu não dúvido que no fim consiga uma vaga na libertadores, vai que algum investidor banque algum bom meia agora na janela.

Eu não desprezo nunca o São Paulo, apesar que acho que o time vai custar a mudar sua cara. Mas tem individualidades, e é através dela que pode ir atrás do título porque dificilmente vai jogar bonito.

O Cruzeiro se ganhar a libertadores não briga pelo titulo nem G4. Já vendeu o Ramirez e o Kléber provavelmente sai. Portanto esse tá jogando tudo na libertadores.

Idem Gremio, porem com um time mais fraco e com menos chances no brasileiro.

Eu não levo fé no Palmeiras do Neithan. Acho que precisa de reforços urgentemente se quiser brigar pelo título. Mas hoje tem a vantagem de estar na frente dos principais concorrentes, fora o Inter.


O Corinthians é muito forte em casa, mas se ganhar a copa do Brasil acho que dá uma relaxada no Brasileiro. Não tem tanto elenco assim para ganhar as 2 competições.

Sobre o Vitória, eu não quero magoar ninguém, mas eu dúvido que se mantenha lá em cima depois que acabar libertadores e copa do brasil. Mas fica entre os 10 primeiros.

O Barueri é time de empresário. Logo logo cai de produção.

O Sport pra mim é uma incógnita e o mesmo vale para os paranaenses.

E os cariocas de novo não conseguirão seus objetivos. Talvez só o Botafogo escapando do rebaixamento.


Essas são as impressões que eu tiro nas 10 primeiras rodadas.
 
Ah, e tem o Santos tb.

Essa direção do Santos, ou o Mancini, não sei quem. Apostaram demais no Neymar. Fizeram um contrato altissimo com ele, ele tem um salário de craque. Mas até agora não jogou absolutamente nada.

Essa é a diferença da direção do Inter para as demais. O Taison tá ai arrebentando desde o início do ano, mas não tem um salário maior que 20 mil reais. O Lulinha e o Neymar, mesmo sem terem feito nada demais, já tem salários superiores a 100 mil.
Eu acho que as vezes as direções dos clubes paulistas e cariocas acham que a mídia vai vender todos os seus jogadores. Isso não é verdade. A mídia ajuda e muito, puxa saco, mas se eles não confirmarem dentro de campo não tem negócio.

O Santos preferiu apostar no Neymar e no Roni e deu poucas chances ao Bolaños. Nós colorados agradecemos.
 
Realmente, quando os jogos começam a ser quarta-domingo o Vitória cai muito de produção. Carência de elenco.

Agora, o clube finalmente voltou a se enxergar, e saber usar o potencial que tem: as divisões de base. No ano passado principiou isso, 3 destaques do time eram da base (Anderson Martins, Williams e Marquinhos), agora reforçou mais ainda: 6 titulares são da base (Anderson Martins, Wallace, Victor Ramos, Uellinton, Leandro Domingues e Elkeson), sem falar nos dois laterais que não são da base mas foram revelações nossas, Apodi e Leandro. Time que não tem o mesmo dinheiro ou visibilidade dos outros tem que saber buscar outras alternativas mesmo, e não é clubismo meu dizer que o Vitória tem uma das melhores divisões de base do Brasil: todo ano sai jogador bom.
 
E o Botafogo, mesmo o time sendo ruim, tem esse Batista que tem talento e tá a 2 vitórias do teu Flamengo.. é muito cedo mesmo.
Não é com tanta felicidade que acho que o Bota cai.
É meia felicidade pela queda de outro aspirante a querer confrontar o Flamengo no Rio. Mas preocupado já que as 2 diretorias mais séries e menos sujas do Rio estão em situação pior que a dos outros 2 grandes.



O Cruzeiro se ganhar a libertadores não briga pelo titulo nem G4. Já vendeu o Ramirez e o Kléber provavelmente sai. Portanto esse tá jogando tudo na libertadores.
Eu já acho que debandam se o Cruzeiro não for campeão.
Se for campeão, alguns deverão ficar pelo sonho de ser campeão mundial.
Não conseguiria acreditar que os dirigentes cruzeirenses fariam o mesmo erro do mundial anterior de contratar um bando de mercenários em cima da hora pra disputar o mundial.



O Corinthians é muito forte em casa, mas se ganhar a copa do Brasil acho que dá uma relaxada no Brasileiro. Não tem tanto elenco assim para ganhar as 2 competições.
Também acho isso.
Acredito que iriam colocar todas as forças para o planejamento do ano do centenário. Já fazendo limpas no elenco que precisasse e utilizando o dinheiro pra trazer alguns jogadores.
Aí o brasileiro seria a "pré-temporada" do centenário.
 
Eu já acho que debandam se o Cruzeiro não for campeão.
Se for campeão, alguns deverão ficar pelo sonho de ser campeão mundial.
Não conseguiria acreditar que os dirigentes cruzeirenses fariam o mesmo erro do mundial anterior de contratar um bando de mercenários em cima da hora pra disputar o mundial.

Pior é que eu não duvido :|
 
Com essas previsões do pelego, fiquei mais animado com a chance do título. Tudo que ela fala acontece o oposto. Cuidado com o rebaixamento do Inter, hein?

E só pra informação: Corinthians é forte no seu mando, não na sua casa. Eles jogam no municipal, pois os coitadinhos completam 100 anos sem lar. Tsc tsc.

Só concordo com a parte dos reforços. Figueroa estreia em agosto, e provavelmente chegará outro atacante. Com as voltas de Edmilson, Sandro Silva, Lenny, Marquinhos e mais uns 30 que estão machucados, o time fica bom.

Parece que o Palmeiras vai jogar no 4-4-2. Se for, tem dois lados. Pode ser que o meio com Diego Souza, Cleiton Xavier, Pierre e Souza (joga muito, tem futuro) fique forte mesmo, mas meu medo é a zaga. Só dá pra fazer isso ensinando os laterais que eles não podem subir ao mesmo tempo, e o Wendel tem um QI abaixo da média pra entender a fala humana.
 
Cara teu time não tem nem treinador..

E o principal problema é que tem muitos jogadores ruins no elenco. Todo grupo tem um jogador ruim, mas quando temos vários e pode acontecer de todos entrarem ao mesmo tempo, temos um problema.

Mas levo tanta fé no Palmeiras que um dos meus atacantes no Cartola é o Obina.
 
Agora eu fico na dúvida do campeão da temporada.
O Inter parece estar em queda livre. O Corinthians talvez prefira se preparar pra ganhar todos os campeonatos no ano que vem. O São Paulo perdeu seu mentor que sabia ganhar de 1X0. Palmeiras estagnou.

O Roth tem a chance da sua vida pra calar a boca de todo mundo.

E é capaz de este ano termos o campeão com o menor aproveitamento de pontos.
 
O incrível é que vocês cariocas não colocam seus times como possíveis favoritos ao título. Às vezes, por torcerem pelo time, mas nunca realmente acreditando, ao meu ver, no possível título.

Tudo bem que os times paulistas, mineiros e gaúchos estão bem melhores no momento, tanto em estrutura, quanto em jogadores, mas esse futebol carioca precisa começar a pensar grande novamente. Talvez esteja faltando comandantes ambiciosos no futebol carioca, que traga jogadores realmente bons e tentem voltar ao topo.

Sim, teve o Fluminense na Libertadores ano passado, mas só. Tanto que no Brasileiro ficou lá em baixou por um tempão!

Enfim, apenas um comentário.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo