• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Campanha em ônibus diz que Deus não existe

Haran

ㅤㅤ
Campanha em ônibus diz que Deus não existe

HÉLIO SCHWARTSMAN
ARTICULISTA DA FOLHA
Folha.com
A Atea (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos) veicula a partir de hoje campanha publicitária para dizer que Deus pode não existir.

As peças de propaganda, com frases como "Religião não define caráter" e "A fé não dá respostas. Ela só impede perguntas", circularão em ônibus de Salvador e Porto Alegre por um mês.

"O prazo pode se estender, se tivermos doações", diz Daniel Sottomaior, da Atea.

A campanha teve início no Reino Unido em 2009 e se espalhou por outros países, com resultados distintos.

Nos EUA e na Espanha, a iniciativa deu certo, provocando a esperada polêmica. Na Itália, a veiculação foi proibida. Na Austrália, a companhia responsável por anúncios em ônibus se recusou a exibi-los.

Algo parecido aconteceu em São Paulo. Depois que conheceu o conteúdo dos anúncios, já após a assinatura do contrato, a empresa que os veicularia se negou a fazê-lo, alegando que a legislação proíbe temas religiosos. A Atea avalia a possibilidade de uma ação judicial.

Metade dos cerca de R$ 10 mil utilizados na campanha brasileira vem de pequenas doações e de recursos da própria instituição. A outra metade vem de um único doador paulista que prefere permanecer anônimo.

10344259.jpeg
 
Isso pode gerar pentelhação de gente ofendida....

Mas a do Hitler e a do "somos todos ateus" são excelentes!
 
Eu acho uma inciativa valida. Quem não acredita tambem tem o direito de se manifestar, e de mostrar suas ideias. desde q não ofenda as religiões e o direito de se acreditar, é valido sim. E alguns religiosos e atues, acreditam q debater a ideia de não se existir um deus é uam dispuda, quando na verdade é uma debate q pode ser extremamente enriquecedor pros dois lados.
 
A frase mais adequada aos direitos que o grupo procura defender foi a primeira, apesar das fotos terem ficado deslocadas e dizerem mais sobre o extremismo humano do que sobre um impacto que a campanha tenta passar.

As outras frases podem levantar questões de teor revanchista e ambigüidades talvez por tentar resumir uma discussão complexa com imagens extremistas e frases curtas. Mais uma vez a frase menos problemática em minha opinião é a primeira e mesmo ela possui uma série de camadas que precisariam ser peneiradas para deixar a mensagem mais objetiva.
 
Última edição:
Confesso que achei bacana, mas não aprovo esses ônibus circulando por aí.
Fora os motivos que a Ly comentou... Eu, Amanda santos, não gosto quando as pessoas JOGAM NA MINHA CARA as suas crenças. Então não acho justo jogar a minha (ou a falta dela) na cara deles.

Pra mim... não deveriam colocar essas mensagens nos ônibus. Mas fazer alguma coisa pra tirarem todo esse "jesus te ama" "desencapetamento" "ele vai voltar" "só jesus salva" das ruas.
Nem para os crentes nem para os descrentes, sugiro um empate de zero.

Todas essas mensagens, de todos os lados, parecem um ataque multiplo. Eu prefiro o respeito multiplo.
 
Última edição:
Eu não achei pregação. Ninguém está tentando convencer ninguém a ser ateu naqueles anúncios - eles estão fazendo uma campanha de "Diga não ao preconceito contra os ateus". O que eles mostram nas campanhas é que os ateus não são imorais, que grande parte das imoralidades foram praticadas por religiosos fanáticos.

Não há, em nenhum lugar "torne-se ateu", é um "pqp, galera, não somos o demo". Eu acho que vocês tem preconceito também :yep:

(aliás, vamos falar de preconceito, o que é o título da matéria? "Campanha em ônibus diz que Deus não existe". Não tem nada disso na "campanha").
 
Última edição:
Concordo plenamente Fábio, achei o objetivo da campanha fascinante... mas tenho que dizer que também concordo com a Amanda... sou Católica, mas esse excesso de "Deus é Amor" me cansa e gente gritando nas ruas pregando me dói a mente... qquer um que não entende a fé do outro é tomado como o demo.... sempre assim, qquer religião...

Tudo o que é extremo e exagerado chega a ser desnecessário qdo o assunto é religião.
____________________________________________________

Entrando no mérito do tópico.... colocar um título na reportagem como esse é obviamente um chamariz, mas tenho que concordar com o Fábio sobre a questão do preconceito. Nesse título ele é gritante! Mesmo que usado dessa forma para manipulação de leitores.
 
Então, achoq ue não deveria ter nenhum tipo de ensagem religiosa nas ruas. Mas como isso NÂO vaia contecer, sendo totalmente realista, melhor que tenha de ambos os lados.


E, ok, sei que não diz em lugar nehum "seja ateu" só é contra o desrespeito com ateus, mas não deixa de ser meio extrema.
 
extrema por que? campanhas contra o preconceito são sempre válidas

de novo: é preconceito de vocês sim, não tem nada e evangelizador ali, nem nada extremo.
 
E, ok, sei que não diz em lugar nehum "seja ateu" só é contra o desrespeito com ateus, mas não deixa de ser meio extrema.

Não acho extrema. Vejo como um apelo ao respeito à diversidade e a liberdade de expressão, só isso. Acho que isso deve ser exposto, já que muitos cidadãos, políticos e jornalistas não estão a par de que a constituição garante esse tipo de liberdade.
 
Última edição:
Ou ateus são o grupo social que mais sofre preconceito, infelizmente, é sério, provado por pesquisa :|
 
Assim como ateus tem o direito de ficarem de sacos cheios com placas de "Deus é Amor", religiosos também tem ao lerem essas placas.

A dúvida que eu fico é se seria escandaloso se uma igreja também criasse uma campanha publicitária como essa. E como ateus reagiriam.
 
Pra acabar com o preconceito (que não existe) contra os religiosos? Se3ria muito, muito estranho.

Vocês estão confundindo as bolas. Esses anúncios são equivalente do "aceite a diversidade" dos gays, por exemplo
 
Sei lá, acho que o mundo precisa de fé. A fé dá esperança e torna as pessoas que realmente seguem uma religião melhores. Impede pessoas de fazerem coisas ruins tb.

E eu estou falando em pessoas que realmente acreditam que a fé vai mudar suas vidas, pessoas que temem fazer o mal por ir pro inferno ou desrespeitar seus deuses. Não aqueles que estão lá só de fachada ou só dizem que acreditam.

Muitos mascaram-se de fé quando na hora da verdade venderiam a própria mãe para benefício próprio.

Minha religião eu mesmo criei e estou muito bem com minha fé.

By Raphael S
Long Life to Neo-Catolicism
 
qquer um que não entende a fé do outro é tomado como o demo.... sempre assim, qquer religião...

Tudo o que é extremo e exagerado chega a ser desnecessário qdo o assunto é religião.
____________________________________________________

.

A do somos todos ateus vou usar na próxima discussão religiosa que me envolver.

Sei lá, acho que o mundo precisa de fé. A fé dá esperança e torna as pessoas que realmente seguem uma religião melhores. Impede pessoas de fazerem coisas ruins tb.

Minha religião eu mesmo criei e estou muito bem com minha fé.

By Raphael S
Long Life to Neo-Catolicism

Primeiro,Indily,nunca foram ditas palavras tão sábias XD Sou espírita,e vc nem faz idéia do quanto as pessoas saõ preconceituosas com a minha religião.Sério,vc tem razão,muita gente julga a religião dos outros falando que é coisa do demo e nem conhece.Pra mim,isso é falta de cultura por parte de alguns.Eu sou espírita sim,mas eu apoio todo tipo de religião.Se os Ateus estão fazendo esse tipo de campanha,provavelmente eles querem mostrar a esses sem-cultura que a religião deles é tão impotante quanto outras.Eu não sou contra não,todo mundo tem direito a seu espaço.E revolta com essa ou outra religião não adianta de nada,Vc não vai mudar a crença de ninguém reclamando e eles não vão mudar a sua.
E parabéns Raphael,alguém que é feliz com a própria religião e não tá criticando ninguém.Te apoio e concordo com vc,As pessoas tem que ter fá nem interessa como.
E Skywalker,boa ideía,tb vou usar ^^
 
Última edição:
Ou ateus são o grupo social que mais sofre preconceito, infelizmente, é sério, provado por pesquisa :|

Pois é, eu sei o quê é isso, sou imensamente criticado por minha família (que é católica fervorosa) por ser ateu. O preconceito e intolerância (devido em muito á ignorância também) para com aqueles que se declaram ateus são enormes, e olha que eu nem sou daqueles ateus chatos que tentam á todo custo fazer com que os outros aceitem que estou certo.

Como faço as doações?

Bem, ainda não vi nenhum onibus desses circulando por aqui, mas quero ver a reação da população...
 
Eu não achei pregação.

Porque o anúncio fala da sua opinião.

Se exatamente o mesmo teor fosse em anúncio de uma religião, você se incomodaria.

Os religiosos que "espalham a palavra de Deus" também juram de pé junto que não estão fazendo nada de errado, que não estão fazendo pregação, e que as reclamações são puro preconceito contra os cristãos. (Acredite, eles acreditam que sofrem preconceito bem mais que você.)

"Diga não ao preconceito contra os ateus". O que eles mostram nas campanhas é que os ateus não são imorais, que grande parte das imoralidades foram praticadas por religiosos fanáticos.

Se fosse assim, ótimo. A parte amarela dos anúncios eu apoio totalmente. O problema é que embora não esteja descarada, existe uma pregação velada, regada a um sarcasmo muito pouco saudável.

A última frase é ótima. A primeira é até boa. A terceira é bem xarope e a segunda é totalmente infeliz.

Não há, em nenhum lugar "torne-se ateu", é um "pqp, galera, não somos o demo".

Então tem que dar uma boooooa reformulada nos anúncios. Se nós, pessoas cultas e assíduos leitores, chegamos a debater sobre essa clareza, imagine a grande quantidade de ignorantes que lerão isso nas ruas.

Seja inteligente, mas quando for fazer propaganda, faça para retardados.

(E ainda assim metade vai entender errado)
 
Última edição:
ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

10/12/2010 16h35min: A empresa responsável pela veiculação em Salvador entrou em contato com a Atea informando que não iria cumprir o contrato assinado com a entidade, temendo ação do Estado e dos empresários de ônibus. A Atea estuda ação legal.

10/12/2010 18h10min: A Atea recebeu a informação de que a veiculação em Porto Alegre também foi barrada. A informação ainda precisa ser confirmada.

A arrecadação para a campanha continua, e parte dos recursos será destinada às ações jurídicas que necessariamente seguirão. Contribua!

http://www.atea.org.br/
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo