• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Campanha em ônibus diz que Deus não existe

No mínimo ia ser chamado de nazista, eu concordo com a sua colocação, orgulho branco é ruim, mas orgulho negro não?




O preconceito vem dos teístas que chamam-nos adoradores do demônio e coisas do tipo, que podemos matar qualquer um a qualquer tempo etc. Só por não acreditarmos em deuses não quer dizer que não respeitemos os outros, pelo menos fazemos isso por querer fazer e não para adular um deus raivoso e ciumento, para podermos ter entrada garantida no céu etc.
Deus raivoso e ciumento segundo uma interpretação fanática das Escrituras. Não ponho todos os cristãos no mesmo saco que isso é estupidez.

E isso de demonizar ateus também não é coisa de cristão de verdade, porque o cristão ama e perdoa, ele ouve e dialoga. Quem não se comporta assim, não é cristão. A não ser só de nome.
Isso principalmente de parte dos mais fanáticos. Mas extremistas sempre são perigosos, sejam eles ateus ou crentes. Mas não te preocupa Morfindel, Deus leva os bons ateus para o céu também, por mais que os fanáticos digam que não....
De fato, esse é o ponto. Estou vendo aqui um ateu chamando Deus de raivoso e ciumento, e criticando teístas que o chama de condenado por ser ateu. O que torna esse ateu diferente, por esse viés, do teísta fanático? É o mesmo fanatismo, tanto a conversão por medo quanto a crítica desrespeitosa das divindades.
Se ele existir eu estarei na lista negra, pelas coisas que eu falei dele.

E eu? Haaa! Creio que Deus tenha perdoado minhas blasfêmias também, e sinto isso. Agora nunca é tarde.:yep:

Por outro lado, só discordo do Éomer num ponto: ir pro céu requer fé sim. A salvação vem pelas obras E pela fé, ainda creio que mais ainda pela fé, sem desconsiderar, lógico, as obras. Dizer que o batismo salva do inferno não é fanatismo. É dogma.
 
Teve um usuario aqui do forum, q estava com a camisate do conselho branco num onibus e quase foi linchado quando uma senhora de idade resolveu ficar nervosa com aquilo.

Olhe aí, a ignorãncia, eu realmente não sei o motivo de ser legal orgulho negro, mas em contrapartida orgulho branco ser racismo, orgulho de quê? De algo que você não fez, nem tem responsabilidade por isso?

De fato, esse é o ponto. Estou vendo aqui um ateu chamando Deus de raivoso e ciumento, e criticando teístas que o chama de condenado por ser ateu. O que torna esse ateu diferente, por esse viés, do teísta fanático? É o mesmo fanatismo, tanto a conversão por medo quanto a crítica desrespeitosa das divindades.

Eu sou bem tranquilo, mas respondo fanatismo com fanatismo, e não venha me dizer que o Deus judaico-cristão-islamico não é raivoso nem ciumento quando manda matar inimigos e infiéis (Bíblia) por não aceitá-lo?
 
Eu sou bem tranquilo, mas respondo fanatismo com fanatismo, e não venha me dizer que o Deus judaico-cristão-islamico não é raivoso nem ciumento quando manda matar inimigos e infiéis (Bíblia) por não aceitá-lo?

Na verdade são correntes bem identificadas que são mais radicais nas religiões e Deus não tem nada a ver com isso e sim seus seguidores. Mas todas as passagens que realmente me marcaram na Bíblia e as poucas que li do Alcorão falam de amor, de tolerância...

Pena os fiéis fanáticos e os ateus intransigentes fo***** com qualquer possibilidade de entendimento...
 
Na verdade são correntes bem identificadas que são mais radicais nas religiões e Deus não tem nada a ver com isso e sim seus seguidores. Mas todas as passagens que realmente me marcaram na Bíblia e as poucas que li do Alcorão falam de amor, de tolerância...

Pena os fiéis fanáticos e os ateus intransigentes fo***** com qualquer possibilidade de entendimento...

Esse é o ponto fraco dos livros revelados, dependendo da passagem que você escolhe, você pode conseguir "provar" qualquer coisa.
 
E eu pergunto: a culpa disso é de Deus ou do homem?

A culpa é da religião. É fácil escolher algumas passagens bíblicas falando de amor e união e alinhar isso com a fé em Deus. Mas e as passagens onde Javé se mostra um monstro cruel infanticida, genocida e racista? É fácil despistar essas [más] passagens culpando o homem.
 
Última edição:
Acho a campanha perfeitamente aceitável, independente de ser pregação ou anti preconceito, essas imagens trazem a discussão a tona, ainda que possa ser de forma polêmica, talvez seja a única maneira de alguns religiosos alienados (veja bem, alguns) terem contato com outras idéias, já que esses costumam se fechar na sua crença cega e repudiar qualquer ideologia que fuja da sua.

Agora, cadê a liberdade de expressão né gente, se existe mesmo essa opressão velada contra o ateísmo que impede uma campanha paga de ser vinculada no meio público, tem algo muito errado na nossa sociedade, e é mais um motivo pra esse tipo de campanha realmente acontecer.
 
A culpa é da religião. É fácil escolher algumas passagens bíblicas falando de amor e união e alinhar isso com a fé em Deus. Mas e as passagens onde Javé se mostra um monstro cruel infanticida, genocida e racista? É fácil despistar essas [más] passagens culpando o homem.

Esse Deus do Antigo Testamento é realmente meio radical :rofl:, mas Jesus, encarnação de Deus na minha religião, pregava compaixão, tolerância e amor. O grande problema sempre vai ser o homem, afinal de contas a China, Cuba e a antiga URSS são/eram estados laicos e de orientação atéia e não preciso nem dizer o que acontece/aconteceu lá, não é mesmo?

Agora, cadê a liberdade de expressão né gente, se existe mesmo essa opressão velada contra o ateísmo que impede uma campanha paga de ser vinculada no meio público, tem algo muito errado na nossa sociedade, e é mais um motivo pra esse tipo de campanha realmente acontecer.

Pois é, onde está o raio da liberdade de expressão? Impedir a campanha é um absurdo e até inconstitucional não?

Fico tranqüilo então, se houver uma campanha mais estruturada contra o ateísmo no mesmo estilo vocês a defenderão entusiasticamente.
 
Última edição:
Éomer... taí uma coisa difícil pra mim.
O Deus do antigo testamento... e o Deus do novo.
Não bate com a própria bíblia que diz que "Deus não muda, é o mesmo ontem, hoje e sempre..."

Isso me confunde uma quantidade. uahauhauhauhau

Achei uma citação muito pertinente:
"Nenhum homem pratica o mal de forma tão completa e prazerosa como quando o faz por convicção religiosa." - Blaise Pascal
 
Pois é, onde está o raio da liberdade de expressão? Impedir a campanha é um absurdo e até inconstitucional não?

Fico tranqüilo então, se houver uma campanha mais estruturada contra o ateísmo no mesmo estilo vocês a defenderão entusiasticamente.

Há aí uma mistura de conceitos.

Eu não entendo como não possa haver um problema no fato da campanha não ser veiculada nessas circunstâncias. Vamos por pontos:

- É uma campanha em que não há "pregação", como o Deriel já bem disse. É uma campanha contra o preconceito.

- Mesmo que fosse uma campanha de "pregação", haveria um problema na mesma ser barrada. Afinal, se todos os demais podem, por que raios ateus não podem? Será que é tão difícil ver o preconceito existente nisso?

- Vamos partir do ponto da liberdade de expressão. Ora, você certamente é livre para se expressar, até o limite em que ofenda os demais. Mas o que pode ser considerado ofensa é muito relativo. Algum religioso pode se sentir ofendido com a campanha ateia. Ao mesmo tempo em que ateus podem se sentir ofendidos com campanhas religiosas. Entretanto, não há absolutamente nada de ilegal em expressar que você acredita ou não em deus (coisa que a campanha sequer faz, lembrem-se).

- Dessa forma, se pintarem ônibus expressando crenças da religião X ou Y, eu não vou me sentir ofendido. Posso não concordar com a visão dessas crenças, mas elas certamente possuem o direito de existir e se expressarem.

- Contudo, uma campanha direcionada contra uma crença - ou ausência de - em específico é algo bem diferente, e aí sim podemos entrar na questão da legalidade. Voltando ao exemplo da campanha: ela está divulgando uma informação contra o preconceito, visando maior aceitação social dos ateus. Ela não está falando "Deus não existe" (o que também não seria nada de mais) ou "Religião é uma droga", "Cristianismo/Budismo/Espiritismo/Etc não presta" etc (caso em que aí sim haveria um problema).
 
Fico tranqüilo então, se houver uma campanha mais estruturada contra o ateísmo no mesmo estilo vocês a defenderão entusiasticamente.

Não vejo porque precisaria ser defendida, já que as chances de uma campanha desse tipo ser vetada são bem menores em comparação com essa do ateísmo. Também não defenderia, justamente por que uma campanha de crentes contra ateus seria algo parecido com uma campanha de brancos contra negros, mas se fosse eu dono de uma empresa de ônibus não me negaria a vincular as propagandas, mediante devido pagamento e se nenhum dos anúncios fossem ofensivos.
 
Fëanor, acho que "Deus não existe" seria ofensivo aos que acreditam nesse deus, não? Afirmando isso acho que estamos desmerecendo toda a religião que o cultua e as pessoas que tomam esse deus como verdadeiro. Mais ainda às pessoas que construem sua identidade em cima disso, como os evangélicos por exemplo.
 
Fëanor, acho que "Deus não existe" seria ofensivo aos que acreditam nesse deus, não? Afirmando isso acho que estamos desmerecendo toda a religião que o cultua e as pessoas que tomam esse deus como verdadeiro. Mais ainda às pessoas que construem sua identidade em cima disso, como os evangélicos por exemplo.

Não, isso não é ofensa, é frescura. Se não eu poderia me sentir ofendido quando vejo um adesivo escrito "Deus é a única verdade", já que isso diminui todo o mérito do que eu entendo por verdade. Ofensa é falar que religioso é burro e que ateu é arrogante.
 
Não acho que seja "frescura".
É algo que não me ofenderia, mas devemos pensar que determinadas pessoas regem sua vida em torno de conceitos religiosos. O mesmo caso o "Deus é a única verdade". Isso desmerece outras crenças. Então se é algo que pode levar a algum desconforto, pq não evitar? Todo mundo tem que fazer por menos.

Maaaasssss... É aquele negócio, né? A crença se valida desmerecendo outra. É chato. Tão desnecessário. Enfim...
 
Éomer... taí uma coisa difícil pra mim.
O Deus do antigo testamento... e o Deus do novo.
Não bate com a própria bíblia que diz que "Deus não muda, é o mesmo ontem, hoje e sempre..."

A Bíblia é um livro escrito e interpretado por homens. Esse negócio de inspiração divina para mim é balela, apesar de acreditar na existência de Deus. Quem pode realmente dizer qual a verdadeira essência e as reais características de Deus?

Feanor, eu acho que tu não entendeu meu ponto. Eu defendo que a campanha dos ateus deveria ser vinculada sim. É que eu acho que tu se fixou somente na última frase do meu post (que era mais uma provocação) e não leu a segunda.
 
Última edição:
Não acho que seja "frescura".
É algo que não me ofenderia, mas devemos pensar que determinadas pessoas regem sua vida em torno de conceitos religiosos. O mesmo caso o "Deus é a única verdade". Isso desmerece outras crenças. Então se é algo que pode levar a algum desconforto, pq não evitar? Todo mundo tem que fazer por menos.

Maaaasssss... É aquele negócio, né? A crença se valida desmerecendo outra. É chato. Tão desnecessário. Enfim...

Levando em conta a realidade das coisas, eu acho frescura sim. Não generalizando, mas é fato (ao menos pelo que eu vejo) que a maioria dos religiosos se acham "superiores", no sentido de serem portadores da verdade, e fazem questão de mostrar isso de todas as formas possíveis, ai quando vem um ateu querer mostrar um pouco da sua descrença essas mesmas pessoas se sentem ofendidas, e sim, são as mesmas que colam um adesivo do tipo "meu deus é melhor do que o seu" no porta-malas do carro.

Os adesivos e outdoors ou o que quer que seja em si não me incomodam, mas sim essa liberdade religiosa hipócrita do nosso país.
 
fico triste em saber que essa campanha começou no reino unido que já foi o berço do Cristianismo. Acho que tem um monte de "neguinho" e "branquinho" também ( vai que me acusam de preconceito, ja que tudo hoje em dia é preconceito) que se diz Ateu só para parecer intelectual.
 
Última edição:
Então tem que dar uma boooooa reformulada nos anúncios. Se nós, pessoas cultas e assíduos leitores, chegamos a debater sobre essa clareza, imagine a grande quantidade de ignorantes que lerão isso nas ruas.

Seja inteligente, mas quando for fazer propaganda, faça para retardados.

(E ainda assim metade vai entender errado)

À margem do debate sobre culpa e preconceito, o comentário de Vela foi puramente profissional e, na minha opinião, mata toda a questão.

O primeiro mandamento para um publicitário/designer/profissional do marketing com um mínimo de neurônios é o de pesquisar seu meio de veiculação, e baseado no público-alvo a qual ficará exposto, aí sim elaborar a forma de linguagem mais adequada.

Falhou fragorosamente: por não pesquisar, por não especular e por não avaliar o impacto que isso teria sobre uma população de média-baixa renda que utiliza o transporte coletivo. Obviamente, desejou um impacto, e obteve. Mas inflamou um atrito totalmente desnecessário, por trás do discurso da tolerância.:no:


Realmente, assim como a Castiel, não vejo motivos pra este alarde todo por parte dos Ateus. Eu pelo menos não vejo nada de mais numa pessoa ser Ateu, pelo menos nunca ia tomar uma atitude nociva para com a pessoa.


Eu creio em Deus, sou espírita. E apesar disso, respeito as pessoas com convicções ateistas, pela coragem e pelo poder de especulação de suas mentes. Não os considero nem mais nem menos inteligentes que pessoas religiosas, apenas as vejo como pessoas que usam de seu direito de olhar para fora da caixa, e vêem a vida sob uma perspectiva diferente.


Teve um usuario aqui do forum, q estava com a camisate do conselho branco num onibus e quase foi linchado quando uma senhora de idade resolveu ficar nervosa com aquilo.


Eu não sei se rio ou se choro. :facepalm: E onde? Justamente num ônibus! Uma parcela muito infima da clientela de coletivos representa pessoas com o mínimo de cultura para entender/tolerar opiniões divergentes das suas próprias, independente de ser ateus ou não. A tolerância não é uma questão religiosa. É uma questão de educação. Uma campanha como esta teria um impacto muito mais positivo, por exemplo, num portal ou revista de cunho científico, pois o público é muito mais seleto, e apto a aceitar diferenças de opiniões.

E ainda pensando do ponto de vista profissional, meus amigos ateus, não fiquem tão bravos pela medida judicial. Isso tenderá à campanha a conseguir ainda mais força, agregando ainda mais valor à opinião daqueles que crêem nessa causa.

O marketeiro que criou essa campanha atirou no que viu, e acertou no que não viu. Porque mesmo que tenha escolhido (muito) mal o processo de veiculação, não há melhor forma de impelir uma campanha quando ela atrai atenção massiva da população, mais ainda se carregada de carga sentimental - mesmo que seja o ódio, ou a violação à liberdade de expressão.
 
A Bíblia é um livro escrito e interpretado por homens. Esse negócio de inspiração divina para mim é balela, apesar de acreditar na existência de Deus. Quem pode realmente dizer qual a verdadeira essência e as reais características de Deus?

Rapaz, já perdi a conta de quantas vezes quase apanhei quando cito isso (e desse mesmo jeito, até às vírgulas).

É um meio muito eficiente de enfartar tias velhas. :lol:
 
Fëanor, acho que "Deus não existe" seria ofensivo aos que acreditam nesse deus, não? Afirmando isso acho que estamos desmerecendo toda a religião que o cultua e as pessoas que tomam esse deus como verdadeiro. Mais ainda às pessoas que construem sua identidade em cima disso, como os evangélicos por exemplo.

É como eu disse: pode ser encarado como ofensivo, mas até aí muitas outras coisas podem. O fato é que não há absolutamente nada de ilegal. É uma expressão do mesmo nível que a de alguém que diz acreditar no deus Z.

E também há o que o Hamfast falou: eu posso, da mesma forma, me sentir ofendido com qualquer afirmação de outra crença que não a minha. E aí?

A questão nesse caso é que as crenças são naturalmente incompatíveis. Seja cristianismo em relação ao espiritismo em relação ao xintoísmo em relação ao ateísmo e assim por diante. Mas o problema em si não é a questão da incompatibilidade, e sim da intolerância. E é justamente o ponto da intolerância que me parece ser o alvo da campanha.

Feanor, eu acho que tu não entendeu meu ponto. Eu defendo que a campanha dos ateus deveria ser vinculada sim. É que eu acho que tu se fixou somente na última frase do meu post (que era mais uma provocação) e não leu a segunda.

Quem mandou escrever como provocação? :g:

Mas eu realmente não tinha entendido o que você afinal estava defendendo (não li todos os posts do tópico também :obiggraz: ), e com base na sua última frase eu argumentei e buenas. De qualquer forma, taí minha opinião.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo