• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cameloth - O mito e a realidade

Tá, eu tô morrendo de preguiça de ler os ultimos posts e va lá..
eu, como fã de lendas arturianas digo: Artur poderia não ser de sangue nobre, descender de reis ou portar arma mágica, pra mim ele era um grande soldado e ficou famoso por isso, surgindo muitos mitos contados pelo povo que se tornaram lendas depois (concordando em parte com o Nemo).. tendo ou não existido Artur e seus cavalheiros eu acho a lenda fantástica, é um misto de lealdade, honraria, magia e sobretudo humildade. É uma das lendas nordicas que mais gosto (é uma lenda nordica não? fiquei em dúvida, pois pode ser inialmente de outros povos)
 
De facto, é uma saga (penso qmais para bretã (celta) do q nórdica, embora não separada do contexto dos países do Norte), amada por muitos, incluso eu, mas tem fundos de verdade histórica e semi-histórica.
 
Voltando ao assunto anterior em que se falava de Riothamus, ele foi um chefe bretão que levou 12 mil homens para ajudar os romanos contra os visigodos.
Porem, existe uma certa idéia de que ele e Arthur eram a mesma pessoa. Geoffrey Ashe, e um outro filosofo francês Fleuriot, descobriram que Riothamus, não é um nome, mas um título. É a forma latina do que teria sido um título britânico, Rigotamus, significando o rei supremo ou alto.

Acho que o Artur da lenda não tenha existido, ele seria uma junção de vários feitos , de vários homens, que assim como acontece na brincadeira do telefone sem fio, a historia foi passando de boca em boca e sendo aumentada até se tornar o que é hoje. Mas com certeza Riothamus existiu, e ele poderia ser a chave inicial do mito.
O problema é que o nome Riothamus é visto pela ultima vez nesta batalha em 470, e em 490 Artur vence em Badon. O que torna difícil conciliar a historia dos dois.
E infelizmente foi só o que eu sei e consegui sobre o provável inicio da historia do rei Artur.


by
 
No entanto, foi de inestimável valia, inclusive isto confirmaria minhas suspeitas, conforme eu já ressaltei anteriormente. Congratulações.
 
enfim, voltei:
E, aqui está o pouco q consegui encontrar do q eu prometi cpostar no fórun:

"Também cabe mencionar a lenda do mais conhecido dos reis legendários celtas, cujas aventuras foram colhidas em escritos galos e irlandeses e que era apresentado ora como um deus, ora como um herói imortal e, em ocasiões, como um simples mortal que luta contra o invasor anglo-saxão. O ciclo medieval do Rei Artur narra as façanhas deste personagem mítico, de resto ajudado na sua luta por deidades possuidoras de poderes maléficos e benéficos ao mesmo tempo.
A importância que se atribui ao episódio da procura do Santo Graal, baseado numa crença medieval cristianizada, e a série de personagens -como os Cavaleiros da Távora Redonda, Percifal e Lancelote, etc- e circunstâncias que se sucedem para descobri-lo, tem já um precedente na mais ancestral tradição celta. Isto é, naquela que relaciona o herói Artur com o achado do caldeirão mágico, do qual se apoderou mas, quando o subia para o navio, encontrou-se que a sua tripulação tinha crescido demasiado e não cabiam na nave. O certo é que na Irlanda existem inumeráveis narrações míticas, cheias de encanto e mistério, que serviram de inspiração, em numerosas ocasiões, a qualificados artistas e escritores de todos os tempos".
 
não...
existem muitos q acreditam nisso :lol:
mas, na realidade, isso q postei quer dizer respeito ao q eu encontrei, entende? nao é a última palavra...
 
Eu penso que Artur existiu, e até tornou-se um grande rei, mas não como de acordo com a lenda clássica das Lais do Ciclo Arturiano bretão e anglo-normando. Infelizmente, o século V foi um período de decadência da escrita e da cultura livresca sobre a sociedade britânica, portanto faltaram crônicas históricas adequadas para respaldar minha tese...
 
Não li os outros posts, mas, enfim...

Pelo que sei, Arthur foi um grande comandante do final do império romano e essa coisa toda de Camelot, tavola redonda e talz é apenas lenda, enfim, não tenho muitas informações para ficar aqui discorrendo á respeito.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo