• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Câmara conclui votação e permite que qualquer atividade seja terceirizada

Acho q o argumento contra mais razoável é que se hoje, com a possibilidade de terceirização de menos atividades, há toda essa quantidade de processos trabalhistas sobre desrespeitos aos direitos garantidos por lei aos terceirizados, então, ao terceirizarmos mais atividades, a tendência é só piorar o problema.
 
em relação aos acidentes do trabalho eu concordo com o @Grimnir , mas em relação ao salário eu tenho apenas uma suposição que ele deverá cair pois haverá um intermediário no meio disso tudo.
Fazendo uma conta de buteco, como um ex-chefe meu gostava de falar:
- A empresa vai gastar 10.000 pra contratar um funcionário.
opção normal (sem terceirização):
R$ 5.000,00 pro empregado
R$ 5.000,00 de impostos.
opção com terceirização.
R$ 2.000,00 pra empresa terceira de lucro
R$ 4.000,00 pro empregado clt terceirizado (já que não pode ser PJ)
R$ 4.000,00 de impostos.

A conta é simples e factível, mas se você for além, a empresa que terceiriza quer cortar custos, então aqueles 10.000 já viram 8.000 e aí o empregado recebe ainda menos. Enfim, não sei se essa baboseira faz sentido, mas tendo a concordar com @Clara que no fim o empregador irá receber menos mesmo.

Esses valores são totalmente aleatórios... Não dá pra fazer conta de padeiro assim.
 
Esses valores são totalmente aleatórios... Não dá pra fazer conta de padeiro assim.
Exatamente, disse que é conta de buteco mas é que no fim das contas a empresa que terceiriza quer economizar e a que oferece o terceiro quer lucrar, no fim acho que quem acaba perdendo é o trabalhador.
Mas por outro lado é bom que com essas medidas o desemprego pode diminuir, como disse antes, sou a favor de uma flexibilização da CLT e não dessa pl específica.
 
respondendo por mim, não é evidência, é achismo:

é que no fim das contas a empresa que terceiriza quer economizar e a que oferece o terceiro quer lucrar, no fim acho que quem acaba perdendo é o trabalhador.
 
So what? A premissa de que todos querem lucrar é suficiente para concluir qualquer coisa?
 
não, apenas para pensar, assim como na conta de padeiro acima.
 
A carga horária está definida na CLT. Se a terceirizada não cumpre, é problema de falta fiscalização ou punição. Não?

E sobre o "ou é ingênuo ou é mal intencionado", eu não esperava um comentário menos ridículo de você, Clara.
** Posts duplicados combinados **
Não tem analogia nenhuma. É a aplicação de uma estatística mal interpretada. Dizem que terceirizados sofrem mais acidentes como se a terceirização causasse acidentes. Então se o meu trabalho for terceirizado eu tenho mais chances de sofrer acidentes? Plain and simple.

Sobre a redução de salários, você tem alguma pesquisa (não vale a do DIEESE) que confirme isso?
** Posts duplicados combinados **
Pergunto sobre alguma fonte que confirme a redução, @Elring, pq só vejo citações ao tal estudo do DIEESE que, honestamente, é furado.

Quer dizer que a opinião de quem trabalha em uma quarteirizada (ela é sistemista da sistemista), cujo trabalho é mecânico e repetitivo de domingo a sabado, com nada de benefícios como pagamento de insalubridade e alta rotatividade de funcionários e de encarregados não é valida?

De fato, números não refletem em nada do que é a realidade.
 
A sua empresa produz peça para montar peças para um última montadora usar. É isso?

Vc trabalha com carteira assinada e é regido pela Clt? Se sim, a sua empresa está burlando as regras trabalhistas e isso não é culpa da terceirizaçao, mas da falta de punição.

Sobre a diferença de salários, o seu trabalho e o trabalho de quem atua na outra sistemista não são diferentes?

Enfim, explica essas coisas p eu entender. Se não quiser explicar e preferir apenas ficar ofendido, como vc fez no tópico sobre a maioridade, be my guets. Ou então faça q nem a clara e parta para a ignorância.
 
A sua empresa produz peça para montar peças para um última montadora usar. É isso?

Vc trabalha com carteira assinada e é regido pela Clt? Se sim, a sua empresa está burlando as regras trabalhistas e isso não é culpa da terceirizaçao, mas da falta de punição.

Sobre a diferença de salários, o seu trabalho e o trabalho de quem atua na outra sistemista não são diferentes?

Enfim, explica essas coisas p eu entender. Se não quiser explicar e preferir apenas ficar ofendido, como vc fez no tópico sobre a maioridade, be my guets. Ou então faça q nem a clara e parta para a ignorância.

Sempre trabalhei de carteira assinada. E vai punir quem? Quem contratou a empresa ou a empresa contratada? É a mesma peça, mais especificamente os bancos dos carros Onix e Prisma. E os sindicato está mais preocupado com a condição de trabalho dos funcionários da empresa principal do que de sistemistas.

Ah e não precisa usar de termos ingrish para deixar a frase bacana.
 
O pl responsabiliza a contratante e a contratada. Então aumenta a fiscalização. Entendo q atualmente a responsabilidade é só da contratada.
 
O pl responsabiliza a contratante e a contratada. Então aumenta a fiscalização. Entendo q atualmente a responsabilidade é só da contratada.

Se do jeito que está, o MT já não dá conta, o que acha que vai acontecer agora que será pulverizado com a subcontratação da subcontratação. Mesmo que diga que será somente para cargos especializados, não há nada que impeça um arigó de ser elevado a operador de robô 2 e continuar ganhando a mesma coisa.
 
Enfim, explica essas coisas p eu entender. Se não quiser explicar e preferir apenas ficar ofendido, como vc fez no tópico sobre a maioridade, be my guets. Ou então faça q nem a clara e parta para a ignorância.

Parece que você está se sentindo ofendido no debate. É só uma observação, ok. Aumentar a fiscalização e, a celeridade da justiça pra dar conta das demandas trabalhistas futuras (serão muitos os questionamentos) . As entidades patronais falam em aumento de emprego com a aprovação do projeto, mas não vejo nada de concreto no horizonte acerca de mais empregos. No momento o senado tende a não aprovar-PL/4330-04 na forma que está.
 
Se do jeito que está, o MT já não dá conta, o que acha que vai acontecer agora que será pulverizado com a subcontratação da subcontratação. Mesmo que diga que será somente para cargos especializados, não há nada que impeça um arigó de ser elevado a operador de robô 2 e continuar ganhando a mesma coisa.

Esse eu acho um bom argumento. Só que não é um bom argumento contra a terceirização em si, mas contra outras questões da justiça trabalhista brasileira.

Parece que você está se sentindo ofendido no debate. É só uma observação, ok. Aumentar a fiscalização e, a celeridade da justiça pra dar conta das demandas trabalhistas futuras (serão muitos os questionamentos) . As entidades patronais falam em aumento de emprego com a aprovação do projeto, mas não vejo nada de concreto no horizonte acerca de mais empregos. No momento o senado tende a não aprovar-PL/4330-04 na forma que está.

Na verdade eu acho que a maioria das opiniões são sim uma ofensa, só que é uma ofensa à lógica. O que eu mais li durante esse tempo todo: terceirização é escravidão, terceirização é rasgar a CLT, terceirização reduz salários, terceirização aumenta horas trabalhadas, terceirização mata o trabalhador. Tudo repetição de fontes desconhecidas ou de estudos de validade seriamente questionável.

O melhor argumento, ao meu ver, é algo mais da ordem prática do conceitual. Não consigo ver como algo errado ou prejudicial ao trabalhador por si só, mas ao considerarmos a situação precária da justiça trabalhista, que mal dá conta das acusações atuais (como já me alertou várias vezes o amigo @Eriadan), então eu acho que esse não parece um bom momento para a aprovação.
 
Esse eu acho um bom argumento. Só que não é um bom argumento contra a terceirização em si, mas contra outras questões da justiça trabalhista brasileira.

Da forma como está a proposta, quem perde a médio e longo prazo é o trabalhador desempregado ou em vias de ser demitido. No modelo atual, a vantagem de uma empresa terceirizada é a rápida contratação; para quem está parado há muito tempo ou no seguro era um ótimo quebra-galho. Note que deixei frisado a palavra pois era justamente essa a função das terceirizadas quando as empresas estavam retraídas e demoravam para abrir vagas. E não tenho vergonha de dizer que fui salvo em uma delas.

Mas acaba aí a parte positiva. O lado negativo é como apontei nos outro posts e a longo prazo não é vantagem seguir trabalhando numa terceirizada, seja pelos baixos valores e benefícios, pela ausência de plano de carreira ou de uma especialização na função exercida. Eu considero esta última a mais prejudicial para o trabalhador pois quando você sai da empresa depois de 3 ou 4 anos, não há comprovação em carteira do que você fazia na empresa além do nome da função seguido do número 2 ou 3. E o mais triste é que raramente você encontrará alguma vaga para o que você fazia.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo