1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Calvin and Hobbes

Tópico em 'Quadrinhos' iniciado por Lethaargic, 1 Jan 2009.

  1. Lethaargic

    Lethaargic Usuário

    Jurava que já tinha visto um tópico por aqui, caso esteja errada, deletem, por favor (:

    Informações roubadas do
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    :

    Calvin and Hobbes (Calvin & Hobbes em Portugal, Calvin e Haroldo no Brasil) é uma série de Banda Desenhada/História em Quadrinhos criada, escrita e ilustrada pelo autor norte americano, Bill Watterson, e publicada em mais de 2000 jornais do mundo inteiro entre 1985 e 31 de dezembro de 1995, tendo ganho em 1986 e 1988 o Reuben Award, da Associação Nacional de Cartunistas dos EUA.
    Calvin é um garoto de 6 anos cheio de personalidade que tem como companheiro Hobbes, um tigre sábio e sardónico, que para ele está tão vivo como um amigo verdadeiro, mas para os outros não é mais que um tigre de peluche/pelúcia. De acordo algumas visões, as fantasias mirabolantes de Calvin constituem frequentemente uma fuga à cruel realidade do mundo moderno para a personagem, e uma oportunidade de explorar a natureza humana para Bill Watterson.
    Ao fim de dez anos de publicação, os fãs consideram Calvin & Hobbes uma obra prima pela sua visão única do mundo, pela imaginação do protagonista e pelas situações insólitas que se estabelecem.
    Watterson abandonou a criação que o tornou famoso em 1995, embora as tiras continuem em publicação em vários jornais, incluindo o português O Público (a "casa" de Calvin e Hobbes em Portugal desde o seu início) e o brasileiro O Estado de S. Paulo.
    A última tira original foi publicada a 31 de Dezembro de 1995.

    A inspiração dos nomes de Calvin e Hobbes

    O nome de Calvin foi inspirado no reformador religioso do século XVI, João Calvino, que discorreu, entre outros, acerca da depravação total do homem, ou seja, que o homem está naturalmente inclinado para promover o mal a seu próximo.
    Hobbes recebeu o nome de Thomas Hobbes, o filósofo inglês do século XVII que tinha aquilo que Watterson chamou de "uma visão obscura da natureza humana", sendo o autor da famosa máxima "o homem é o lobo do homem", ou seja, cada homem é o predador de seu próximo.
    A tradução de Hobbes para Haroldo no Brasil foi muito criticada por muitos fãs, uma vez que o nome é uma homenagem e não apenas um nome qualquer.
    De acordo com Watterson, a fonte dos dois nomes é entendida como uma piada para as pessoas que estudam ciência política e filosofia, e que poucas outras pessoas a iriam perceber.

    História

    Calvin e Hobbes foram inicialmente concebidos quando Watterson, trabalhando em um emprego com anúncios que ele detestava, começou a devotar seu tempo ao cartunismo, o seu verdadeiro amor. Ele explorou várias idéias de tiras, mas todas foram rejeitados pelos sindicatos aos quais ele havia enviado. Watterson, entretanto, recebeu uma resposta positiva a uma tira, a qual retratava um personagem carácteristico (o personagem principal é o irmão menor) que tivesse um tigre de pelucia. Dito que estes personagens eram os mais promissores, Watterson começou uma nova tira centrada neles. O sindicato de impressa (United Features Syndicate) que lhe havia dado este conselho rejeitou a tira nova, e Watterson sofreu mais algumas rejeições antes do United Features Syndicate decidir aceitar.
    A primeira tira foi publicada 18 de novembro de 1985, e a série transformou-se rapidamente um fenômeno editorial. Em 1 de Abril de 1987, somente dezesseis meses depois que a tira teve início, Watterson e seu trabalho foram apresentados em um artigo, pelos Los Angeles Times. Com Calvin e Hobbes, Watterson ganhou duas vezes o Reuben Award da National Cartoonists Society, na categoria de excelência em cartunismo do ano, primeiramente em 1986 e outra em 1988, sedo candidato mais uma vez em 1992. A Sociedade concedeu-lhe o prêmio o Tiras Humor em 1988.
    Watterson realizou duas tentativas de postergar a parada de escrever novas tiras, maio de 1991 a fevereiro de 1992 e de abril até dezembro de 1994. Em 1995, Watterson emitiu uma carta através da Universal Press Syndicate, a todos os editores cujos os jornais publicavam sua tira. Contendo o seguinte:
    "Eu irei parar Calvin e Hobbes no final do ano. Esta não era uma decisão recente ou uma decisão fácil, e eu deixo com certa tristeza. Meus interesses entretanto mudaram e eu acredito que eu fiz o que eu podia fazer dentro dos estreitos prazo diários de entrega e dos pequenos painéis. Eu estou ansioso para trabalhar em um ritmo mais refrexivo e com menos compromissos artísticos. Eu ainda não me decidi sobre futuros projetos, mas meu relacionamento com a Universal Press Syndicate ira continuar.
    Que tantos jornais desejaram publicar Calvin and Hobbes é uma honra que eu terei por muito tempo orgulho, e eu apreciei extremamente o apoio e complacência durante a última década. Desenhar esta historia em quadrinhos foi um privilégio e um prazer, e eu agradeço-o por me terem dando a oportunidade."
    A 3.160ª e última tira foi impressa no domingo, 31 de dezembro de 1995. Na última tira, Calvin e Hobbes estam fora de casa, na neve, o que o deixa maravilhado com a cena do inverno. O último painel mostra Calvin e Hobbes a zumbirem em cima de seu trenó, enquanto Calvin exclamara: “Vamos explorar!”

    Merchandising

    Ainda que obtenha recursos monetários de seus desenhos, Bill Watterson professa um sentimento anticapitalista e antimerchandising e proibiu expressamente a sua editora de vender os direitos para lançar no mercado uma panóplia de artigos baseados na BD. Por este motivo, Watterson passou vários anos em guerra aberta com a Universal Press e existem mesmo algumas tiras que fazem referência a esse conflito de forma muito pouco dissimulada.
    No final, Watterson não permitiu o lançamento de qualquer merchandising exceto alguns artigos únicos de edição limitada como postais e posters originais que se tornaram itens de colecionador. Apesar desta proibição, hoje em dia não é nada difícil encontrar camisetas estampadas, porta-chaves ou adesivos para carros pirateados, com imagens de Calvin a dizer e a fazer coisas que nunca disse nem fez nos quadrinhos.
    "Na verdade, no começo da série, eu não era contra o merchandising, mas cada produto que pensei em criar parecia violar o espírito da tirinha, contradizendo a sua mensagem, e me afastando do trabalho que eu amava."(Bill Watterson)
    A proibição imposta por Bill Watterson ao merchandising da série significa também que nunca será criada uma série de desenhos animados, como aconteceu com Garfield e Snoopy.

    Para quem quiser conferir as tirinhas na internet:
    http://depositodocalvin.blogspot.com/

    ~

    Calvin é uma graça, tem boas tiradas, consegue tirar boas risadas de qualquer um. Se colocarem um dos livros nas minhas mãos leio e releio umas tantas vezes (:
     
  2. Liv

    Liv Visitante

    O legal é que todos aqui já encontraram as tirinhas do Calvin nos livros de português do ensino fundamental! XD
     
  3. Alisson P.

    Alisson P. Usuário

    Isso é bem, verdade, Liv! Calvin é o preferido dos autores de livros didáticos, acho.
     
  4. Devotchka

    Devotchka Usuário

    Ah, adoro Calvin. Tenho várias tirinhas salvas aqui e um álbum no Orkut só delas, rs.
     
  5. LucasCF

    LucasCF Usuário

    Meu preferido. Estou pensando em comprar seus álbums.
    Lá no depósito do Calvin tem também uma descrição do calvin e do haroldo.
     
  6. imported_Cabal

    imported_Cabal O Poeta Aprendiz

    Virei fã dessa tira por causa da minha irmã, Calvin é fantástico, ele está no kilo de mafalda, snoopy, garfield....
    Não sabia que ele era contra o merchandising, adorei isso, agora é como o texto disse, pra achar camisas e etc.. com eles é fácil fácil, o que me dá raiva é ver um monte de cuzão usando camisas e etc.. e nem sequer saber do que se trata, acha "bunitinho", sendo que é muito mais que isso.
     
  7. LucasCF

    LucasCF Usuário

    Uma coisa que percebo é que Mafalda filosofa tanto que chega a não parecer criança. isso estraga. Já calvin consegue filosofar e mesmo assim ainda parecer uma criança descobrindo o mundo ao seu redor.
     
  8. imported_Amélie

    imported_Amélie Usuário

    Vcs sabem que Calvin e Hobbes são quadrinhos filosoficos?

    Então... Eles foram batizados assim por causa do Calvino (que participou a reforma religiosa protestante) e do Thomas Hobbes (aquele mesmo, filósofo, teórico político, do empirismo e tudo mais)... Nos quadrinhos, eles discutem esses conceitos, e debocham da concepção moderna, do capitalismo, da liberdade e tudo mais... De um jeito "delicado tapa de luva"...

    Eu adoro!!!! :rofl: nem preciso dizer que dá pra rolar de rir com as tiradas XD
     
  9. Breno C.

    Breno C. Usuário

    Calvin é cara! Ou melhor: o garoto!
    Acho que não tem ninguém com um minimo de inteligencia que não goste das tirinhas do Calvin e Hobbes.
    Agora, alguém sabe por que do autor parar com as tirinhas?
     
  10. .Penny Lane.

    .Penny Lane. Usuário

    Concordo com a Amélie...
    Calvin é meu preferido também, acho ele mais esperto do que muito adulto por aí :g:
     
  11. imported_Cabal

    imported_Cabal O Poeta Aprendiz

    tem lá no texto!!! XD
     
  12. mitsuki

    mitsuki Usuário

    Nos meus livros de gramática tinha um monte de tirinhas, em especial do Calvin. Foi assim que conheci Calvin and Hobbes.

    Calvin tem uma imaginação muito forte, quando eu leio parece que viajo na batatinha que nem ele! xD Isso que faz as tirinhas serem bacanas; ele é uma criança que percebe o mundo de uma forma toalmente maluca e diferente... Como toda criança, né? ^^
     
  13. Palazo

    Palazo Mafioso Literário

    Fonte:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Os 6 volumes

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  14. kika_FIL

    kika_FIL Usuário

    Olha! Tenho todos!!!! Tenho paixão pelo Calvin...
     
  15. Palazo

    Palazo Mafioso Literário

    Karacaaaaaa... sério kika? Eita inveja.......hehehehehe!!:rofl:
     
  16. kika_FIL

    kika_FIL Usuário

    Sério... em conjunto com minha família, mas tenho. Sou apaixonada com ele, as referências a Calvin e Hobbes, a filosofia "infantil" e as horas de risadas garantidas...
     
  17. imported_Cabal

    imported_Cabal O Poeta Aprendiz

    iNDO PRO SUBMARINO PESQUISAR OS LIVROS!!!!
     
  18. Palazo

    Palazo Mafioso Literário

    Caracaaaaa!! Teus pais são professores? Ou pelo menos apaixonados por literatura... rss
     
  19. SAbe que eu dei de presente pri meu amigo Fingolfin, vulgo Luis, o O Mundo é Mágico. Eu já tinha lido (não me lembro quem me deu...gente preciso olhar lá...).
    Eu adorei, e ele mais ainda que ama Calvin e Hobbes.
     
  20. kika_FIL

    kika_FIL Usuário

    Apaixonados por literatura... sou de uma família de bancários...
     

Compartilhar