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Call of Cthulhu d20: A resenha

Skywalker

Great Old One
O livro é bem bonito, com algumas ilustrações matadoras... segue o padrão de todo livro d20, com classes, feats, monstros.... (o challenge rating do Azatoth é 50!!).

Mas sinceramente? Não gostei. Pra começar, o autor. O Monte Cook pode ser o melhor autor de rpg fantasia na realidade, mas horror é outra coisa. As magias seguem a linha de spells do d&d. Mas agora vem o pior: aquilo que eu mais temia.

SIM! A PROGRESSÃO DE PONTOS DE VIDA NÃO FOI MUDADA DE ACORDO COM O NÍVEL!

Ou seja: se tu for um médico nível 1, tu pode resistir à X pontos de dano. Agora, se tu for um médico nível 2, tu pode resistir à x2 pontos! O fato de tu ser um médico melhor te torma mais resistente? O Monte Cook acha que sim.

A parte de sanidade não pude ver, pq o dono da loja me encheu o saco "vai ler o livro inteiro aqui e não vai pagar??"

Não sei de vcs, mas vou continuar rolando 2d10 quando jogar cthulhu...


P.S.: Aconteceu uma coisa engraçada na loja... eu perguntei pro cara quando chegaria pra eles o RPG do sda. Entaõ ele me perguntou "a versão decipher ou d20?" Eu falei pra ele "não existe versão d20. Eu mandei e-mails pra decipher, wizards, d20 reviews, monte cook e todos me falaram que nao vai ter uma versão d20 pro sda." Aí ele me falou o seguinte: "olha que vai... a minha fonte é super confiável.. eu falei com o moderador dos foruns de rpg da Valinor, que é o maior site e forum de tolkien do brasil e ele me disse que é quase certo que sai....

Ëu mereço, né?
 
HUAHUAHUAHUA
Vai ver que é ele que está escrevendo hehehe
Bem que seria muito legal SdA d20... mas parece que vamos ter que esperar...
Com relação ao CoC...
o legal era 10 chars fugindo de um zumbi (quando no D&D vc sozinho destroça uns 10 de cada vez)... hehehe
mas cabe aos nossos brilhantes mestres usarem as regras de acordo com o bom senso e usarem muita discrição...
se as regras de vida não agradam... simplismente não usem =]
eu não uso nem no D&D !! hehehe podem falar que sou mal...
mas meus jogadores pensam 2 vezes antes de querer encarar qq monstro mais "fortinho" que um Orc...
isso faz com q os jogadores desenvolvam muito a criatividade e não fiquem nakela de encarar o monstro, tomar o dano, dar dano, tomar dano, dar dano... até quem tiver mais pontos de vida cair primeiro...(manja tipo video game)...
 
Skywalker disse:
P.S.: Aconteceu uma coisa engraçada na loja... eu perguntei pro cara quando chegaria pra eles o RPG do sda. Entaõ ele me perguntou "a versão decipher ou d20?" Eu falei pra ele "não existe versão d20. Eu mandei e-mails pra decipher, wizards, d20 reviews, monte cook e todos me falaram que nao vai ter uma versão d20 pro sda." Aí ele me falou o seguinte: "olha que vai... a minha fonte é super confiável.. eu falei com o moderador dos foruns de rpg da Valinor, que é o maior site e forum de tolkien do brasil e ele me disse que é quase certo que sai....

Ëu mereço, né?

Essa é boa... é bom que esse moderador esteja certo.....:lol:
 
Onde você achou esse Call of Cthulhu? é em portugues???

Mas tipo, ta aí uma boa idéia, qualquer dia de tarde vou na scilliano daqui, catar um livro e ficar lendo a tarde inteira :D ninguém la fica olhando mesmo :P
 
Arrecém saiu em inglês.. nem o classico a devir traduziu, mas talvez esse eles resolvam fazer alguma coisa...
 
do jeito q andam as coisas nesse pais de politicos de merda , traduzir cthulhu eh pedir pra acabar com o rpg no brasil de vez...

apesar de amar esse livro[o original, nao o d20[q pelo q eu ja li ate agora ta UM LIXO, tirando as fotos e o acabamento, eles mudaram regras que antes eram totalmente ligadas a realidade para um tipo de "assim da pra evolui seu char em cthulhu".

Em cthulhu vc nao evolui, vc retarda.... :) heheheh
 
e voce falou quem voce era?.... o calls of cthulhu e um dos meus livros favoritos, o medo e incertidumbre e imensa, mas acho q o rpg d um jogo "realista" deveria ser escrito por uma pessoa especialisada em isso.

P.S: alguem conhece Kinder of the East?
 
poxa gente... as regras não contam em CoC... e sim o cenário...
alguém já leu algum livro de H.P. Lovecraft ?
ele tem um cenário riquíssimo tb...

é a mesma coisa que se prender as regras de um RPG para jogar LotR...
alguém sacrificaria algo desse fantastico cenario em prol das regras ?

se não gostarem de alguma regra, eliminem-a... os mestres tem total autonomia para mudar o que bem entender (isso esta nas regras ! huahuahua)...

[]s
 
Seishin disse:
poxa gente... as regras não contam em CoC... e sim o cenário...
alguém já leu algum livro de H.P. Lovecraft ?
ele tem um cenário riquíssimo tb...

é a mesma coisa que se prender as regras de um RPG para jogar LotR...
alguém sacrificaria algo desse fantastico cenario em prol das regras ?

se não gostarem de alguma regra, eliminem-a... os mestres tem total autonomia para mudar o que bem entender (isso esta nas regras ! huahuahua)...

[]s

Eu naum concordo muito naum. O que torna CoC o melhor rpg de terror é a facilidade com que os personagens de terror tem de morrer. Nenhum outro lida tanto com este de medo do seu personagem morrer como CoC. A regra de sanidade por exemplo, é simplesmente genial. Se for jogar CoC com regras de Gurps, por exemplo, ja fica mil vezes pior, seja qual cenario for. Mas adimito que o cenário é a base e o fudamental em CoC.
 
Conan disse:
Seishin disse:
poxa gente... as regras não contam em CoC... e sim o cenário...
alguém já leu algum livro de H.P. Lovecraft ?
ele tem um cenário riquíssimo tb...

é a mesma coisa que se prender as regras de um RPG para jogar LotR...
alguém sacrificaria algo desse fantastico cenario em prol das regras ?

se não gostarem de alguma regra, eliminem-a... os mestres tem total autonomia para mudar o que bem entender (isso esta nas regras ! huahuahua)...

[]s

Eu naum concordo muito naum. O que torna CoC o melhor rpg de terror é a facilidade com que os personagens de terror tem de morrer. Nenhum outro lida tanto com este de medo do seu personagem morrer como CoC. A regra de sanidade por exemplo, é simplesmente genial. Se for jogar CoC com regras de Gurps, por exemplo, ja fica mil vezes pior, seja qual cenario for. Mas adimito que o cenário é a base e o fudamental em CoC.

Concordo totalmente com o q tu disse... a coisa que mais prejudica um cenário é a inadequação das regras para ele...é que nem jogar na terra media com o sistema de magia do D&D...
 
é isso aí ainatan...
o medo do desconhecido é o mais importante nesse jogo...

não o medo da morte... o medo da morte vc pode ter a qq hora...
vc sai na rua... vem um cara com uma pistola e te da um tiro ..
é facil morrer... o dificil é viver sabendo que o mundo não é disprovido de magia e coisas sobrenaturais, alienigenas e demonios...

e com relação a sanidade... não precisa de regras... apenas de representação... nesse hora conta muito a capacidade do mestre de descrever ... narrar uma cena em qq jogo de terror é quase uma arte...
vc tem que convencer os jogadores... e não os personagens... que o que eles estão vendo é algo anormal... mesmo que a coisa seja algo cotidiano... o contato com o sobrenatural seixa as pessoas paranóicas...

agora se os jogadores colaborarem... vc pode ser um pouco menos "contador de histórias"...

lembrem-se... RPG não é um conjunto de regras... RPG é um jogo para se divertir... contar histórias...
mas infelizmente tem perdido área para os "advogados de regras" e "overpowers" que só pensam em como deixar seu personagem mais forte... se for assim é melhor jogar video game...

obs: para quem só conhece o jogo... visitem:
http://www.hplovecraft.com/
 
Ainatan disse:
Não vou entrar na conversa, so peço que as pessoas que discutem tal assunto pelo menos leiam os contos do lovecraft e não falem besteiras, como a que o grande medo no Cthulhu eh o medo da morte, e que a facilidade de morrer eh q torna o jogo interessante.
Os pcs não precisam morrer, nem mesmo enfrentar um perigo de morte sequer para que o jogo seja bom e assustador.
O medo nos contos de Lovecraft basicamente eh o medo do desconhecido, do bizarro , do inominavel, indescritivel.
E não simples e mundano medo da morte...

Faça me o favor... :roll:

Eu ja li TODOS os contos do lovecraft, é o meu escritor favorito,e concordo quando vc diz que O LOVECRAFT da mais importancia para o desconhecido e para aquilo que vai alem da comprensao humana. Mas estava falando a nivel de jogo, e melhor ainda a nivel de jogo de terror. jogador de rpg tá cagando pro desconhecido, a naum ser que isso represente perigo imediato ao seu personagem. Vampiro, por exemplo, pra MIM, naum é, nem nunca sera um rpg de terror.
 
Seishin disse:
é isso aí ainatan...
o medo do desconhecido é o mais importante nesse jogo...

não o medo da morte... o medo da morte vc pode ter a qq hora...
vc sai na rua... vem um cara com uma pistola e te da um tiro ..
é facil morrer... o dificil é viver sabendo que o mundo não é disprovido de magia e coisas sobrenaturais, alienigenas e demonios...

medo do desconhecido, ou seja que o desconhecido te mate ou prejudique. dããã!

e pelo menos como eu jogo, sim, as pessoas se cagam de levar um tiro na rua sim. e na vida real vc naum fica peitando ganguesters e fazendo coisas bizarras em lugares nem sempre proprios. mas adimito que tem tambem o medo da loucura. mas em Cthulhu é a mesma coisa que a morte.

Seishin disse:
e com relação a sanidade... não precisa de regras... apenas de representação... nesse hora conta muito a capacidade do mestre de descrever ... narrar uma cena em qq jogo de terror é quase uma arte...
vc tem que convencer os jogadores... e não os personagens... que o que eles estão vendo é algo anormal... mesmo que a coisa seja algo cotidiano... o contato com o sobrenatural seixa as pessoas paranóicas...

agora se os jogadores colaborarem... vc pode ser um pouco menos "contador de histórias"...

Sim, até intendo seu ponto de vista, mas sem as regras como vc vai definir qual insanidade a pessoas vai adiquirir e baseado em que por exemplo? tudo bem, até intendo que de pra jogar com as regras que dar na telha, mas o que eu quis dizer é que EU gosto das regras de Cthulhu, pra jogar Cthulhu.

Seishin disse:
lembrem-se... RPG não é um conjunto de regras... RPG é um jogo para se divertir... contar histórias...
mas infelizmente tem perdido área para os "advogados de regras" e "overpowers" que só pensam em como deixar seu personagem mais forte... se for assim é melhor jogar video game...

Uma das coisas que eu mais gosto nas regras de Cthulhus é que quebra totalmente este conceito. tu pode ter todas as suas abilidades 100% e morrer taum facil quanto uma mosca. se tu é jogador CoC, sabe do que eu to falando.

Seishin disse:
obs: para quem só conhece o jogo... visitem:
http://www.hplovecraft.com/

Há, e só um detalhe, eu jogo a 12 anos.
 
até entendo...
creio que a morte não seja a pior coisa...
a insanidade eh ainda pior que a morte...

eh legal fazer os jogadores nem saberem que seus personagens estão loucos...

jogo a 10 anos... mas tempo de jogo não quer dizer nada....
 
Seishin disse:
até entendo...
creio que a morte não seja a pior coisa...
a insanidade eh ainda pior que a morte...

eh legal fazer os jogadores nem saberem que seus personagens estão loucos...

jogo a 10 anos... mas tempo de jogo não quer dizer nada....

concordo plenamente com vc. alias, em CoC eu ja vi pessoas que nunca tinham jogado dar de mil a zero em veteranos.
 
e isso é muito comum devido ao fato de que as pessoas que jogam a muito tempo ficarem presas a algum paradigma, algum sistema, algum personagem e acabam ficando estáticas...
já jogadores que jogam a mais tempo querem conhecer mais, fazer testes...
e isso é muito importante para o RPG...
cada vez mais jogadores... para que possamos sempre estar reciclando os "velhacos"...

por isso eu curto essas listas de discussões e foruns... assim podemos ver o cada um pensa sobre o RPG, tirar dúvidas, saber coisas novas...
é isso que faz as coisas evoluirem...
 

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