ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Sistema de Jogo: Vou usar as regras do livro básico de Call of Cthulhu - CoC (6ªedição), em inglês, além de algumas inovações e tabelas interessantes retiradas do manual do Basic Role Playing (4ª edição), ambos da Chaosium. Mas não sou nenhum fanático por regulamentos, então eu posso alterá-los levemente, sempre visando a diversão do grupo. Vocês não precisam conhecer o sistema a fundo, basta o roleplay ou no máximo uma lida no Fast Play que está aí na minha assinatura como "Resumo das Regras".
Frequência de postagens: O número de posts ideal por jogador é de pelo menos 3 ou 4 por semana. Normalmente eu, na posição de Keeper (o DM de CoC), posto uma vez por dia e aguardo 24 horas pelas respostas dos jogadores. Se alguém não posta, sigo adiante com as ações dos outros. Vou abrir uma exceção, aguardando mais 24 horas, apenas para casos em que o movimento do personagem é absolutamente necessário para o jogo ou para sua própria sobrevivência. Atentem que não levo em conta esses prazos nos finais de semana ou feriados.
Comprometimento, ausência e desistência: Uma partida de PbF, para fluir e garantir a diversão do grupo, depende da presença e participação de todos. Nada mais chato do que o jogo parar porque alguém não age justamente em um momento crucial da aventura. Assim, gostaria que cada um deixasse explícito quantas vezes pode/deve postar de segunda a sexta, sem constituir isso uma obrigação, obviamente, apenas uma responsabilidade para com os colegas e o mestre. Também é importante avisar o keeper com antecedência quando for se ausentar do jogo por mais do que dois dias para que eu tome as providências para a partida continuar e não elimine desnecessariamente o investigador. O mesmo vale para quem não puder/ quiser continuar na campanha por qualquer motivo.
On, Off e Diário: Quem já jogou um PbF sabe as diferenças entre os tópicos [ON] e [OFF] da aventura. O “on” é o local onde o jogo propriamente ocorre, com as descrições do mestre, as ações dos personagens, as imagens e handouts etc. O “off” serve para tirar dúvidas sobre as regras, fazer comentários paralelos, gracejos e tudo o que não envolva diretamente as ações. Breves comentários ou dúvidas sobre uma ação podem ser feitos dentro do jogo, deixando isso claro com um “off” antes dessas ações. A novidade que implantei nesta partida é o tópico “Diário de Campanha”, reservado para vocês irem anotando as pistas, deduções, objetos e NPCs encontrados etc. Usem e abusem desse recurso, pois sem ele o jogo tende a não fluir dada a enorme quantidade de informações que os investigadores vão colher no transcorrer das aventuras.
Metagaming: Masks of Nyarlathotep é uma das campanhas mais jogadas de CoC, então é muito simples encontrar na internet dezenas de sites com a narração completa do jogo, sem falar no próprio livro. Sei que é difícil segurar a curiosidade, mas tentem não ler muito sobre as pistas e a estória para não estragar sua própria diversão ou pior, a dos colegas. Se não der pra evitar uma olhadela nessas fontes, digam não ao Metagaming, por favor.
Faith Points: É a primeira vez que uso esse recurso (explicado no primeiro post deste tópico), então me lembrem quando quiserem usá-los.
Construção coletiva do cenário: Mais uma obviedade sobre o RPG, mas todos sabemos que a estória se constrói coletivamente. Então, conto com sugestões de vocês na hora das descrições e ações dos NPCs, fazendo perguntas e sugerindo alternativas que não estejam no roteiro. Se usado sem abusos e com coerência, é muito útil e enriquecedor o recurso de intervenção do personagem como “acho que eu não falei pra vocês que tenho um primo morando aqui em Londres que é colecionador de antiguidades, não?” (ou coisas do tipo), trazendo para a partida possíveis contatos, conexões e conhecimentos.
Handouts: Possuo o livro da campanha em inglês e em espanhol. Como não tenho condições nem paciência para traduzir todos os handouts (pistas) da aventura, pretendo postá-los no original. Por isso, pergunto se vocês têm preferência por um ou outro idioma ou se devo colocar os documentos nas duas versões.
Regra Número 1: RPG é um jogo que DEVE ser divertido para todos. Esse é o espírito e a base da nossa campanha. Se alguma coisa que escrevi aqui for do desagrado de alguém ou puder sabotar nosso prazer de jogar, avisem-me para que possamos mudar o quanto antes. O mesmo vale durante o transcorrer da partida. Tudo nesse jogo deve girar em torno da satisfação do grupo, então não tenhamos pudor de criticar algo que esteja atrapalhando esse objetivo.
Devo colocar a primeira postagem em "ON" entre hoje e amanhã.
Obrigado, Bem-vindos às “Máscaras de Nyarlathotep” e cuidem de sua Sanidade!