• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Califórnia pode sumir do mapa!

Alucard

Um completamente aleatório
Pessoal, não sei quem sabe sobre a falha de San Andreas, aquela que sempre ocasiona terremotos no leste dos Estados Unidos. Parece que a coisa por lá promete piorar, de acordo com alguns pesquisadores.

Reportagem da Folha Online Ciência

Folha Ciência disse:
Califórnia pode sofrer um forte terremoto em breve, diz estudo

da Folha Online

O Estado da Califórnia (costa oeste dos Estados Unidos) pode em breve sofrer um terremoto de grande importância. O especialista Yuri Fialko, do Instituto de Oceanografia Scripps e do Instituto de Geofísica e Física Planetária da Universidade da Califórnia, afirma na última edição da revista científica britânica "Nature" que a falha de San Andreas alcançou um ponto de tensão crítico em sua parte sul, perto de Los Angeles --o que poderia provocar o chamado "Big One", um terremoto devastador.

A parte sul da falha não produziu nenhum terremoto de grande extensão nos últimos três séculos. Porém, o estudo de Fialko -- considerado um dos mais detalhados já realizados-- analisou as bordas dessa área entre 1985 e 2005 e constatou que os movimentos das bordas acumularam muita tensão.

Não é possível prever exatamente quando o terremoto acontecerá. Especialistas estimam que um tremor de magnitude 7,6 ou mais na escala Richter, ocasionado na parte sul da falha de San Andreas, poderia matar milhares de pessoas na área de Los Angeles, densamente habitada, e causar dezenas de bilhões de dólares de prejuízos.
20060622-mapa230.jpg

AP PhotoReprodução de mapa aponta o sul da falha de San Andreas (trecho destacado em verde)Em 1906, a falha de San Andreas --uma "cicatriz" de 1.290 quilômetros de extensão entre as placas americana e pacífica-- causou um terremoto em São Francisco (mais ao norte) que deixou cerca de 3.000 mortos. Sobre a parte sul da falha (de 161 quilômetros), porém, pouco se sabe além do fato de dividir o sul da Califórnia, de São Bernardino (a leste de Los Angeles) até próximo da fronteira com o México.

O último abalo nessa área da seção foi em 1690, quando ocorreu um terremoto de magnitude 7,7 na escala Richter. Os danos foram considerado pequenos, pois na época a área era pouco habitada.

Yuri Fialko lembrou que as bordas da falha se movem vários centímetros por ano em média. Isso representa na parte sul um acúmulo de deslizamentos entre 5,5 metros e 7 metros em 250 anos, comparável ao nível máximo registrado antes dos acontecimentos sísmicos mais importantes ocorridos até agora.

"Os índices de tensão observados confirmam que a parte sul da falha de San Andreas poderia se aproximar do fim de uma fase intersísmica", avaliou Fialko, destacando que em um futuro não muito distante pode ocorrer uma ruptura causadora de um terremoto importante. O cientista reconheceu que "o intervalo entre dois sismos importantes varia muito".

Ken Hudnut, geofísico do Instituto Geológico Americano, em Pasadena, ressaltou que as últimas pesquisas reafirmam a necessidade de mais estudos sobre essa ainda misteriosa área sul da falha de San Andreas. No segundo semestre, Hudnut coordenará um projeto de pesquisa de US$ 240 mil sobre a região.
Link para a reportagem:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u14756.shtml
 
Larissa - Aredhel disse:
Tomara que o Arnold Schwarzenegger vá junto. Cara mais chato...
Nossa, você respondeu ao tópico tão rápido que eu tenho uma dúvida se leste ou não a reportagem... :think:
:dente:


Bem, e eu não tenho nada contra o Arnold Schwarzenegger... :g:

De qualquer modo, os prejuízos seriam incalculáveis: dezenas de bilhões... :eek:
 
Alucard disse:
Nossa, você respondeu ao tópico tão rápido que eu tenho uma dúvida se leste ou não a reportagem... :think:
:dente:
Eu lí sim. :disgusti:


E cadê meu banner que você disse que ia fazer? :dente:
 
Edrahil disse:
Na verdade, ele, The Governator, irá salvar a Califórnia.
:lol:

Omykron disse:
mas L.A. vive de Imigracao...
Pode ser por isso que eles estão tão amiguinhos do México, apesar daquele muro na fronteira...
"Venham todos para a Califónia meus amigos sulistas do NAFTA, aqui e legal!" :dente:
 
Como diria aqueles bombeiros da região...

"Ow Sheat..."

Eu não queria que isso acontecesse... :|

Bom, mas não é só os EUA que vão perder com isso.

+/- 70% da Ilha de Marajó vai pro beleléu.
 
A California pode sumir do mapa, DEPOIS do dia 3 de julho.



Pq meu amoreco está lá trabalhando e só volta dia 02/07, e o pior, no sul...
 
Omykron disse:
mas L.A. vive de Imigracao...


Eu sei, ams num ritmo quase nulo. Na verdade as pesquisas so mostram que a população aumenta. Principalmente de estrangeiros é verdade, mas nã deixa de aumentar.

Eu li uma teoria nao sei aonde que diz 2 coisas sobre a fenda. Ou ela se parte e leva metade de L.A com ela pro mar ou acontecerá terremotos e mais terremotos até a completa destruíção da feenda. Não sei se é verdade, alguem pode confirmar isso?
 
se a falha realmente estrondar, é capaz de até uma parte da California se separar do continente. Com a reação vulcânica nova ali, teríamos um novo arquipélogo do havaí.
mas isso daqui há muuito tempo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo